A Rota das Cascatas de Bom Jesus é uma trilha ecológica entre cachoeiras e as mais belas paisagens dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul.

Como já conhecemos muito de nosso estado, podemos afirmar que é um dos trekkings mais bonitos do Rio Grande do Sul, o trecho contempla 3 cachoeiras, travessias de rio, um mirante fantástico, e ainda, no final da caminhada, é oferecido um delicioso café rural na fazenda, com produtos típicos da região.

Cachoeirão do Cerquinha - Rota das cascatas
Cachoeirão do Cerquinha – Rota das Cascatas

A região onde o passeio acontece é a belíssima paisagem dos Campos de cima da Serra, de campos ondulados com araucárias e áreas de mata, onde o Rio Cerquinha (afluente do Rio Pelotas), serpenteia formando imponentes cachoeiras, principais atrações do lugar.

Rota das Cascatas - Rio Cerquinha
Trecho no leito do rio próximo à Cascata da Ferradura

Como funciona a rota das Cascatas de Bom Jesus

O passeio tem início na cidade de Bom Jesus, em frente à Fábrica de Chocolates Flocos de Neve, às 8 horas da manhã, de onde parte a van com os aventureiros, primeiro por um trecho de 12 km de asfalto, depois mais 18 km estrada de chão até a fazenda onde se inicia a caminhada.

Fazenda Rota das Cascatas - Bom Jesus
Fazenda onde inicia a caminhada

A partir daí, são 14 km de caminhada, que incluí travessias de rios, trechos com mata fechada, subidas e descidas íngremes, o que exige um bom preparo físico dos participantes. Cada um deve levar seu lanche e uma garrafinha d’água, no caminho há alguns pontos com água potável para abastecer. Na volta a fazenda um autêntico café rural nos espera para repor as energias.

Rota das Cascatas - Bom Jesus
Trecho inicial da caminhada

Trekking da Rota das Cascatas

A caminhada de aproximadamente 14 km se inicia em um trecho de campos em um sobe e desce de colinas até chegar à primeira cachoeira.

Cachoeira da Roseira

Cachoeira da Roseira - Rota das Cascatas
Preparando o drone para filmar a cachoeira

A Cachoeira da Roseira é acessível através de uma pequena descida íngreme até o leito do riacho. É uma bela cascata de cerca de 8 metros de altura onde o rio vem em meio a um campo aberto e despenca dentro da mata.

Cachoeira da Roseira - Rota das Cascatas - Bom Jesus
A bela cachoeira fotografada por nosso drone

Na sequência há um trecho por dentro do leito do rio, outra pequena queda, depois adentramos em um trecho de mata nativa até se iniciar um trecho de plantações de Pinus, onde fizemos a primeira parada para lanche.

Cachoeirão do Rio Cerquinha

Cachoeirão do Rio Cerquinha - Bom Jesus
Cachoeirão do Cerquinha (imagem drone)

Após uma caminhada pela floresta de Pinus e uma descida íngreme, chegamos ao Rio Cerquinha, onde se iniciou uma caminhada, acompanhando á margem do rio, alguns trechos dentro da água, até chegarmos à curva do rio, onde já se avista o imponente Cachoeirão do Rio Cerquinha.

Cachoeirão Rio Cerquinha - Rota das Cascatas
Acesso inferior do Cachoeirão

Neste ponto se tem uma vista frontal da queda, um pouco distante, decolei o drone para fotografar a cachoeira em diversos ângulos, depois fomos até a base da queda, e em seguida até o mirante superior, onde foi o local de nossa segunda parada para lanche.

Cascata da Ferradura

Rota das Cascatas - Rio Cerquinha - Bom Jesus
Ponto da travessia do Rio Cerquinha

Após mais um trecho pela floresta de Pinus, andamos mais um pouco pela margem do rio até o ponto onde tivemos que fazer a travessia. Depois seguimos mais um pouco pela margem oposta até um ponto onde é necessário caminhar cerca de 100 metros pelo leito do rio para chegar até a parte inferior da cascata da Ferradura.

Cascata da Ferradura - Bom Jesus
Vista aérea (drone) – Cascata da Ferradura

Tomamos aquele banho de rio, ficamos curtindo a cachoeira por um tempo, depois iniciamos a caminhada de volta, parte dela pelo mesmo caminho.

Cascata da Ferradura - Rio Cerquinha - Bom Jesus

Mirante do Vale da Ferradura

Logo pegamos um caminho diferente e após uma longa e exaustiva subida, a vista recompensou, chegamos ao mirante do Vale da Ferradura. Do alto do morro se tem uma vista fantástica da curva do rio e do Cachoeirão do Cerquinha. Sentamos nas pedras e ficamos por um tempo contemplando aquela linda paisagem.

Rota das Cascatas - Bom Jesus

Retornamos à fazenda, já por volta das 17:00 horas e logo fomos convidados a degustar o delicioso café rural com uma grande variedade de opões, como bolo frito, queijo serrano, salame, entre tantos outros preparos.
Retornamos à cidade por volta das 19:00 horas.

Café da tarde da Rota das Cascatas
Café da tarde depois da caminhada

Mapa da Rota das Cascatas de Bom Jesus

Confira no mapa interativo, o trecho que é feito pela van e o trecho da caminhada com os atrativos do caminho.

Quem leva

A única agência de Bom Jesus que faz este passeio é a Curta Bom Jesus, em conjunto com a Angra tur que faz o translado.
Agência: Ecoturismo e aventura Curta Bom Jesus
Site: www.curtabomjesus.com.br
Guia Alex Boeira: Whatsapp (54) 99672-6886

Cachoeirão Rio Cerquinha - Curta Bom Jesus
O guia Alex Boeira e sua esposa Rosinara Paim no Cachoeirão Rio Cerquinha

O passeio é pré-programado pelo guia Alex e as vagas são limitadas, apenas 13 participantes por grupo. Para participar basta entrar em contato com o Alex e agendar na próxima data disponível. No site tem mais informações.

Atenção: Não é possível fazer o passeio por conta própria, além das estradas serem ruins, a trilha fica dentro de propriedades particulares.
Dependendo das condições climáticas, o trekking poderá ser adiado e a idade idade mínima para participar do passeio é 18 anos.

Angratur - Rota das Cascatas
Nosso grupo em frente da Van da Angra tur e a fazenda ao fundo

O que levar na trilha

Recomenda-se ir com um calçado confortável, levar lanches, frutas, água, repelente, protetor solar, toalha e calçado extra.

Vídeo da Rota das Cascatas

Outros passeios que recomendamos na região:
Pontos turísticos de Vacaria
Passo da Ilha e Passo do S
Estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol
Atrações de São José dos Ausentes

Resolva sua viagem aqui no Viagens e Caminhos | Faça sua pesquisa!!

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu estou sempre a me surpreender como este país chamado Brasil tem lugares extraordinários e principalmente desconhecidos por mim! Uma vida inteira explorando nosso Brasil e ainda assim, eu acho que não o conheceríamos todo!

    Achei essa trilha incrível e digo, depois de caminhar 14 quilômetros encontrar um delicioso café rural é tudo de muito bom! 🙂

    • Acredita que moro a apenas 80 km desse lugar e fiquei sabendo de sua existência ha poucos meses?
      É um lugar de difícil acesso que só agora começou a ser explorado para o turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here