Saiba como aproveitar uma conexão no Panamá de longa duração e sobre o Stopover gratuito oferecido pela Copa Airlines junto com o programa Visite o Panamá.

A Copa Airlines é uma companhia aérea panamenha que oferece um grande número de voos de destinos brasileiros para destinos da America Central e do Norte. Estes voos sempre tem conexão no Panamá, ás vezes longa o que pode ser uma boa oportunidade para conhecer um pouco da cidade.

Outra oportunidade que muita gente não sabe é o Stopover gratuito oferecido pela Copa Airlines em conjunto com o programa Visite o Panamá do governo, onde é possível ficar por alguns dias na cidade para depois seguir viagem para seu destino final, mas há restrições e vamos explicar como funciona.

Casco Viejo - Panamá
Casco Viejo – Centro histórico da cidade do Panamá

Conexão no Panamá – Como aproveitar para conhecer a cidade

A Copa Airlines tem seu hub na cidade do Panamá, quem viaja entre o Brasil e a América Central ou América do Norte com a companhia é certo que terá uma conexão no Panamá, no Aeroporto de Tocumen.

Se sua conexão for de poucas horas você poderá apenas fazer compras dentro do aeroporto, nas lojas estilo free shop, mas se sua conexão for longa, com mais de 6 horas de duração, dá para sair do aeroporto e conhecer um pouco da cidade do Panamá.

Mas atenção, se o tempo for apertado é bom não arriscar, são 28 km do aeroporto até o centro e nos horários de pico é comum haver congestionamentos. Há também o tempo da migração a ser considerado, então, repetindo, se não tiver no mínimo 6 horas, esqueça, você vai perder umas 3 ou 4 horas entre trâmites do aeroporto e o trânsito para ir e voltar.

SEGURO VIAGEM
Faça seguro viagemVai pro Panamá! Não esqueça de fazer o seu Seguro Viagem, pois ele é obrigatório para viajar pela Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma internação nos Estados Unidos, por exemplo, tem um custo médico diário de U$2.000 (muito caro). Um seguro viagem para 10 dias custa apenas de R$ 150,00 a R$ 200,00. Compre em nosso site e tenha desconto! Faça uma cotação, sem compromisso!

 

Canal do Panamá

Documentos para entrar no Panamá

Para sair do aeroporto durante uma conexão no Panamá de longa duração é necessário fazer a migração e apresentar 2 documentos: Passaporte e Cerificado Internacional de Vacinação da febre amarela. Brasileiros não precisam de visto para entrar no Panamá.
A moeda que gira no país é o Dólar Americano, vai precisar ter algum para fazer o tour, a moeda oficial é a Balboa, porém quase não é usada.

Onde deixar as malas

Se você estiver com as malas há um guarda-volumes onde pode deixá-las durante o passeio, saindo pelo portão que fica depois do raio-X, seguindo à direita. Eles cobram 5 Dólares por mala, e cada uma é etiquetada com código de barras, serviço confiável. Para pega-las de volta você terá que apresentar os tickets, portanto, cuidado para não perder.

Calçada de Amador - Panamá

Como fazer um tour rápido durante a conexão

Para um tour de algumas horas na cidade não podemos perder tempo, então há duas opções: Pegar um táxi ou marcar um tour privado com uma agência, sendo a segunda opção, a mais segura e mais indicada.

Se for pegar um táxi, o ideal é negociar antes de acordo com a quantidade de horas disponíveis para ir e voltar ao aeroporto, além do tour nos principais pontos turísticos possíveis dentro do tempo disponível. Os táxis amarelos comuns são mais baratos, porém, menos seguros.

Se for marcar com uma agência, opção que recomendamos, você pode deixar agendado, antes da viagem, eles conhecem bem as atrações e vão saber montar um roteiro básico dentro do tempo de sua conexão.

Nós do Viagens e Caminhos, fizemos todos os passeios na Cidade do Panamá e Arquipélago de San Blas com o receptivo da CONEXÃO PANAMÁ para os 3 dias que iremos ficar no país. Ainda não viajamos para dar nossa opinião, mas podemos adiantar que o atendimento, sugestões dos passeios e o agendamento foi muito eficiente. Após nossa viagem contaremos em detalhes, como foi.

Outra opção (mais econômica) é pegar um ônibus de linha que passa pelo aeroporto, porém só é indicado para uma conexão bem longa, pois vai ser bem mais demorado. Confira como foi a experiência da Ângela do aeroporto Tucumen ao centro de ônibus.

Casco Viejo - Panamá
Setor histórico da cidade do Panamá

Principais atrações para conhecer durante uma conexão no Panamá

Se seu objetivo é fazer compras em pouco tempo, a opção é o Metromall, shopping mais próximo do aeroporto, com bons preços.
Se sua intenção é conhecer os pontos turísticos da cidade, visite o Canal do Panamá, Casco Antiguo, Panamá Viejo, Avenida Amador e Cinta Costeira, conforme a disponibilidade de tempo.

Stopover gratuito no Panamá

Já pensou em conhecer dois países em uma só viagem pagando as passagens para um único destino, siba que algumas companhias aéreas oferecem este serviço. No caso do Panamá você pode ficar por alguns dias conhecendo a cidade e destinos do país como San Blas, para depois seguir sua viagem.

San Blas - Panamá
Isla Perro Chico – San Blas

O que é Stopover

Para quem ainda não sabe, o stopover gratuito é quando você compra a passagem para um destino final e pode ficar na cidade onde a companhia faz conexão por alguns dias, assim você poderá conhecer dois destinos sem pagar mais nada por isso.

Como exemplo, já aproveitamos o stopover da Aerolíneas Argentinas, viajamos para Ushuaia e na volta fizemos o stopover na cidade de El Calafate onde ficamos por 3 dias para conhecer o Glaciar Perito Moreno e El Chaltén, depois continuamos nossa viagem de volta para Porto alegre.

O stopover gratuito é uma ótima oportunidade, porém não são todas as companhias que oferecem, as brasileiras, por exemplo, não nos dão esta opção.

Casco Antigo - Panamá
Casco Antigo – Ruínas das primeiras construções da cidade

Como funciona o Stopover da Copa Airlines

Normalmente dá para reservar o stopover diretamente no site das companhias que oferecem, optando pela opção de múltiplos destinos na hora de pesquisar a passagem aérea, porém o da Copa Airlines é um pouco diferente. Confira abaixo a sequência para reservar desta forma:

1 – Faça a reserva para o destino final através do site copa.com, observando se terá a conexão na cidade do Panamá. Após escolher os voos e ter inserido todos os dados solicitados, antes de concluir a compra, selecionar a opção “reservar e manter seu itinerário por 24 horas. Se você finalizar a compra não será possível fazer o stopover.

2 – Ligue para a Central de Reservas da Copa pelo número 0800 886 2672 (isso mesmo, você terá que ligar para a companhia para solicitar o Stopover). Após ser atendido você terá que informar quantos dias e as datas que pretende ficar no Panamá (dá para escolher a parada na ida ou na volta). Desta forma terá que informar os dados de seu cartão de crédito e a compra será finalizada por telefone.

3 – Aguarde até sua operadora de cartão e a Copa aprovar sua compra, não se preocupe, pode levar até 2 ou 3 dias. Após ser aprovado você vai receber um email da Copa seu bilhete e todas as informações, depois disso, ligue novamente para a Copa para reservar seus assentos.

Cidade do Panamá
Parte moderna da cidade com seus prédios enormes

Restrição do Stopover da Copa Airlines

Nem tudo é perfeito! Quem compra passagens nas duas opções mais econômicas da Copa: Promo e Extra, não tem o direito ao Stopover gratuito, somente da Flex em diante.
Havia feito as reservas na tarifa promocional para Punta Cana, liguei para Copa e não teria direito ao Stopover, então acabei mudando para tarifa Flex para fazer a parada e ficar 3 dias no Panamá.

Conclusão

Se a passagem que estão comprando é da tarifa Flex ou melhor, com certeza vale a pena fazer a parada no Panamá, não terá que desembolsar nem um centavo. Se for tarifas promocionais, o jeito é fazer as contas e avaliar o custo benefício, se o que terá que pagar a mais para fazer a parada e conhecer um destino a mais e dois países em uma única viagem vai compensar a diferença.

Em nossa experiência, podemos dizer que o atendimento da Copa foi bom, todo em português e eficiente e em nossos voos entre Porto Alegre, Panamá e Punta Cana, gostamos bastante do atendimento.

Leia também:
Tudo sobre Seguro Viagem para sua viagem internacional
Lista de países que não exigem visto de brasileiros

Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here