As 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil

Cânion Itaimbezinho
Parte da trilha do Vértice em frente à Cachoeira das Andorinhas
  Por Jair Prandi
 

Conheça nossa lista das 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil, uma região rica em serras, cânions, penhascos e cachoeiras incríveis que você não pode deixar de conhecer.

Criar uma lista limitada a um número não é fácil, algumas das atrações se destacam demais e são de fácil escolha, mas algumas se equivalem em beleza a tantas outras atrações e fica difícil escolher, porém como conhecemos bem a região sul do Brasil criamos nossa seleção de atrações turísticas naturais que já visitamos.

Alguns ótimos lugares ficaram de fora, mas afinal tínhamos que escolher nossa lista das 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil.
Cada uma das atrações tem um link do post próprio com mais informações e fotos, confira!

Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu – PR

Cataratas do Iguaçu - Foz do IguaçuEscolhida como uma das sete maravilhas naturais do mundo, é claro que as Cataratas do Iguaçu não iriam ficar de fora desta lista. O parque é formado por um conjunto de 275 quedas em uma área alargada do rio Iguaçu que despenca em um cânion. O destaque é a Garganta do Diabo, onde desce um volume de água assustador.

Mais sobre Foz do Iguaçu

Parque Estadual Vila Velha – Ponta Grossa – PR

Parque Estadual Vila Velha - Ponta Grossa PR
Parque Estadual Vila Velha

As incríveis formações de arenito do Parque estadual Vila Velha foram esculpidas pela ação do vento e da chuva, formam um labirinto de rochas que lembra uma cidade medieval em ruínas. As rochas assumem formas variadas, algumas delas nomeadas de acordo com seu formato, como a Taça, Camelo, e assim por diante…
O parque se encontra entre Curitiba e Ponta Grossa às margens da BR-376.

Mais sobre o Parque Estadual Vila Velha

Morro da Igreja – Urubici – SC

Morro da Igreja - Urubici
Mirante do Morro da Igreja e a Pedra Furada ao fundo

Um dos pontos mais visitados da Serra Catarinense, o morro da Igreja tem 1,822 metros de altitude e pertence ao Parque Nacional de São Joaquim, seu cume é o segundo mais alto de Santa Catarina.

O local conta com acesso por asfalto até o cume de onde se tem uma vista fantástica da cadeia de montanhas, do vale abaixo e da Pedra Furada, formação de pedra que fica bem em frente ao mirante.

Saiba mais de o que fazer em Urubici

Morro da Coroa e Praia Lagoinha do Leste – SC

Trilha do Morro da coroa - Praia lagoinha do LesteEscolhemos o Morro da Coroa como mirante natural de praia mais bonito da região Sul. O topo do morro oferece uma paisagem singular com belas formações rochosas pontiagudas que parece que foram cravadas formando plataformas incríveis com a vista fantástica da Praia Lagoinha do Leste, uma das mais belas e isoladas da Ilha de Florianópolis.

O acesso é pela Praia Pântano do Sul (1,5 h de trilha) ou pela Praia Matadeiro (3 h de trilha).

Saiba tudo sobre a trilha da Lagoinha do Leste

Falésias de Torres – RS

O que fazer em TorresConsiderada a mais bela praia Gaúcha, aliás, a única que possui acidentes geográficos significativos, Torres possui falésias de basalto únicas no Brasil.

Situados dentro do Parque Estadual da Guarita, esses penhascos à beira mar possuem platôs gramados no topo onde tem trilhas para caminhar e escadarias para descer até o mar. Em meio a dois penhascos fica a Praia da Guarita onde tem uma formação rochosa que deu o nome a praia.

Conheça os pontos turísticos de Torres

Cânion Itaimbezinho – Cambará do Sul – RS

Cânion Itaimbezinho - Mirante do Cotovelo
Mirante do Cotovelo

O mais espetacular dos cânions brasileiros é o Itaimbezinho, formado uma fenda gigantesca entre as matas de araucária que chega a 700 metros de profundidade e 7 km de extensão.

O cânion faz parte do Parque Nacional dos Aparados da Serra e os destaques são a verticalidade de suas paredes paralelas e a Cachoeira das Andorinhas, formada pelo Rio do Boi, rio que corta o interior do cânion.

Saiba tudo sobre as trilhas do Cânion Itaimbezinho

Cânion Fortaleza – Cambará do Sul – RS

Cânion Fortaleza - Cambará do SulFortaleza é o maior dos cânions gaúchos do Sul com 7,5 km de extensão e profundidades que chegam a quase 1000 metros de altura. A parte de cima se caracteriza por campos planos que são interrompidos abruptamente pelos penhascos. Há duas trilhas no parque, uma leva ao mirante, na parte mais alta do cânion e a outra leva à espetacular Cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo.

Saiba tudo sobre as trilhas do Cânion Fortaleza

Cânion Monte Negro – São José dos Ausentes – RS

São José dos Ausentes - RSMonte Negro é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, com 1403 metros de altitude, localizado ao lado do Cânion Monte Negro, também caracterizado por campos que terminam repentinamente na beira do abismo.

O Monte Negro se localiza em São José dos Ausentes, a cidade que faz mais frio no Rio Grande e sua borda faz a divisa natural com Santa Catarina.

Saiba mais sobre o Cânion Monte Negro

Cascata do Caracol – Canela – RS

Cascata do Caracol - CanelaLocalizada no Parque Estadual do Caracol, em Canela, a Cascata do Caracol é o mais famoso cartão postal da serra gaúcha, tem 131 metros de altura formando um belíssimo cenário.

A cachoeira pode ser vista de duas formas: Através do parque onde se encontra, que tem mirantes para fotografar e através do Bondinhos aéreos parque da Serra, teleférico que leva a um mirante de frente para cascata.

Saiba tudo sobre o Parque do Caracol

Cachoeira do Passo do S – Jaquirana – RS

Cachoeira Passo do SAinda bem pouco conhecida, A cachoeira do Passo do S é formada pelo rio Tainhas e se destaca entre campos com araucárias, uma belíssima cachoeira localizada nos Campos de Cima da Serra, no município de Jaquirana, Rio Grande do Sul.
A cachoeira fica poucos metros de uma passagem de carro por dentro do rio Tainhas chamada de Passo do S.

Confira como foi nosso roteiro pelo Passo do S e Passo da Ilha

E então! Gostou de nossa lista? Tem algum lugar que acha que deveria estar nela? Deixe sua opinião nos comentários.

Este post faz parte da Blogagem Coletiva #listatop10 do grupo Pequenos Grandes Viajantes, confira a Lista Top 10 de nossos colegas blogueiros de viagem:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

17 COMENTÁRIOS

  1. Quanto lugar lindo!!!
    Nessa hora, quando vejo essas fotos lindas, tenho vontade de pegar o carro e ficar meses circulando pelo sul do Brasil… uma região que me encanta muito!

  2. Nossa região sul é realmente maravilhosa! Em julho último conheci o Morro da Igreja e os Canyons, que maravilha!!! Lugares incríveis, parabéns pela lista
    E ainda tem um dos lugares mais lindos do mundo, as Cataratas do Iguaçu. País abençoado mesmo!

  3. Da sua lista só conheço Foz do Iguaçu e realmente fiquei surpresa com o que vi, não esperava tanto. Pretendo voltar com minha família à Foz, e adoraria conhecer as outras atrações da sua seleção também. Ótimas dicas!

  4. Conheci as Cataratas do Iguaçu e foi um lugar que amei! Ainda quero muito conhecer os cânions, ótima lista, cheia de belos lugares.

  5. Nossa, quantos lugares lindos!! Estivemos no sul do Brasil alguns anos atrás, mas não fomos nesses lugares. Todas essas atrações entraram em nossa lista de lugares que precisamos visitar. Ótimas dicas e lindas fotos!

  6. Excelente seleção!
    Quando planejei minha viagem a Gramado, queria muito ter incluído o Itaimbezinho no roteiro… infelizmente o tempo era curto e não deu pra fazer o bate e volta, mas tenho muita vontade de voltar com mais calma para colocar o plano em prática! 🙂

  7. Que baita seleção essa, lugares que não imaginamos termos no Brasil, pena que pra viajarmos em nosso país seja tão caro, pra nós que moramos no Nordeste, sai mais caro do que irmos para o exterior, é uma pena.

  8. Só uma obs: todos os Cânions acima citados não ficam no Rio Grande do Sul, e sim Em Santa Catarina.todos pertence a Santa Catarina.

    • Genésio! Os cânions fazem a divisa natural entre os dois estados. A parte de cima é Rio Grande do Sul e a parte de baixo, Santa Catarina pertencem aos dois). A borda do penhasco é a divisa natural. geralmente são visitados pela parte alta, no lado gaúcho!

  9. legal, CONHEÇO três da lista aí, Morro da igreja, Morro da Coroa, e a lagoinha do Leste e Cascata do caracol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here