Caminhos de Pedra – Roteiro histórico de Bento Gonçalves

Caminhos de Pedra é uma estrada cênica, histórica e turística do interior de Bento Gonçalves, com casarões antigos e também réplicas da época da colonização italiana.

11199
Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra é uma estrada cênica, histórica e turística do interior de Bento Gonçalves, com casarões antigos e também réplicas da época da colonização italiana.

Situada no distrito de São Pedro, o roteiro turístico é todo por estrada asfaltada. É uma rota cênica estilizada com muitas atrações, com destaque aos antigos casarões preservados.
Algumas são de pedra, outros de madeira, da época em que os primeiros imigrantes italianos se instalaram na Serra Gaúcha.

O roteiro Caminhos de Pedra também possui restaurantes, museus, pequenas vinícolas e várias casas estilizadas abertas à visitação que vendem produtos da cultura e culinária italiana.

Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves

Caminhos de Pedra na TV e no cinema

Algumas das casas de pedra do local foram utilizadas como cenário na TV e no cinema, como na novela Tempo de Amar, da Globo, e também do filme “O Quatrilho“, além de muitas outras.

Dicas de onde ficar em Bento Gonçalves: Conheça 10 ótimas opções!

Roteiro Caminhos de Pedra

O roteiro turístico Caminhos de Pedra é uma das atrações da zona rural de Bento Gonçalves. Tem cerca de 12 km de extensão, em um lado da cidade, na estrada Barracão e vai até a junção com a RS-448, no sentido Farroupilha.

Casa da Erva Mate - Caminhos de Pedra
Casa da Erva Mate

A estrada conta com vários estabelecimentos voltados ao turismo chamados de casas, como Casa da Erva Mate, Casa da ovelha, e assim por diante. Estas casas oferecem vivências da cultura italiana, tanto na gastronomia, como na aparência e costumes, tanto que suas paisagens bucólicas já lhe renderam o apelido de “Toscana Brasileira”.

O passeio pode ser feito de carro próprio ou através de uma agência de turismo. Já fizemos o passeio duas vezes de carro. O ideal é ir parando em cada casa do roteiro para fotografar, depois entrar para ver o que cada uma tem a oferecer.

Casa Vanni - Caminhos de Pedra
Casa Vanni

Atrações do Roteiro Caminhos de Pedra

As atrações são em sua maioria estabelecimentos comerciais familiares na sequência abaixo. Além delas há também outras casas que não recebem visitação, mas podem ser visualizadas no Caminhos de Pedra.

1 – Centro de atendimento ao Turista do Caminhos de Pedra

No Centro de atendimento ao turista o visitante pode solicitar informações, como adquirir o Mapa-Guia do Roteiro Caminhos de Pedra. Fica no início da rota para quem vem do centro de Bento.

2 – Vinícola Lovara

Vinícola de 1967, totalmente remodelada em 2009, cercada de parreirais. Ao lado fica antiga casa de pedra do primeiro proprietário, vindo de Lovara, na Itália.
Nas Adegas Lovara o visitante pode adquirir os produtos da casa.

3 – Restaurante Gran Mangiare

Localizado no início dos Caminhos de Pedra, o Gran Mangiar fica a cerca de 200 m após a bifurcação de acesso a Pinto Bandeira. O Chef da casa reúne experiência em viagens internacionais, com gastronomia contemporânea.

4 – Casa di Dolci

A Casa di Dolci, situada em uma casa típica italiana, oferece ao visitante uma linha de doces e geleias artesanais. No mesmo espaço há um café para degustar com os doces.

5 – Fotos à Moda Antiga

O estabelecimento faz registros fotográficos, com o visitante caracterizado como um imigrante italiano em um cenário de pipas de vinho, carroça, entre outros.

6 – Restaurante Nona Ludia

Restaurante Nona Ludia - Bento Gonçalves
A mais bela casa de pedra nos Caminhos de Pedra, foi construída por volta de 1880 pelo imigrante Giuseppe Dall’Acqua para Francesco Macalós.

Atualmente restaurada, abriga o restaurante Nona Ludia, com decoração rustica e gastronomia típica italiana caseira.
Ao lado da casa destaca-se a enorme árvore de Umbu, com uma gruta entre suas raízes.

Embu na Casa Nona Ludia - Caminhos de Pedra
Embu na Casa Nona Ludia

7 – Casa do Tomate e Ristorante del Pomodoro

Este empreendimento do Roteiro Caminhos de Pedra tem como principal atração os produtos derivados do tomate para degustação e aquisição. São produtos artesanais sem aditivos químicos.

Anexo à Casa do Tomate, encontra-se o Ristorante del Pomodoro, que serve comida típica italiana com pratos à base de tomate. Possui ambiente rústico com decoração típica de objetos antigos.

8 – Parque Casa na Árvore

Casa da Árvore - Caminhos de Pedra
Casa da Árvore

Criado pelo artesão Ademir Spezia, o parque Casa na Árvore é lugar diferente no roteiro Caminhos de Pedra. Ademir e sua esposa, pessoas muito humildes construíram sozinhos, com suas próprias mãos um emaranhado parque de madeira dedicado as crianças.

No início ele começou a fazer cataventos, depois pensou em algo maior e vem aumentando a cada dia. No local há miniaturas, um labirinto, um mirante, uma trilha suspensa em meio à mata, tudo em madeira.

Para chegar à Casa da Árvore, é preciso pegar outra estrada na encruzilhada da Pedra do Sol e andar por apenas 600 metros.

9 – Pousada Cantelli

Pousadas em Bento Gonçalves - Pousada Cantelli
Pousada Cantelli no Caminhos de Pedra

A casa de pedra construída em 1878 por imigrantes vindos das Itália, hoje funciona como pousada de propriedade da família Cantelli. Após ser restaurada passou a ser uma das pousadas típicas do Roteiro Caminhos de Pedra.

Consultar disponibilidade na Pousada Cantelli

10 – Pousada Casa Barp

Pousadas em Bento Gonçalves - Pousada Casa Barp
Pousada Casa Barp

Também construída por volta de 1878, esta casa de pedra possui todas as características das casas típicas do Norte da Itália. Após ser restaurada, no ano de 2009, passou a funcionar como pousada.

Consultar disponibilidade na Pousada Casa Barp

11 – Vinícola Casa Fontanari

Construída em 1932, a Vinícola Casa Fontanari elaborava vinhos a duas décadas apenas para o consumo da Família. A partir de 2014 abriu ao público e passou a oferecer vinhos, espumantes e suco de uva de forma artesanal e já foi premiada internacionalmente.

12 – Parque da Ovelha

Casa da Ovelha - Caminhos de Pedra
Casa da Ovelha

O Parque da Ovelha está inserido na estrutura de uma fazenda especializada na criação de ovelhas. Seu portal é um casarão verde construído em 1917 onde funciona a loja.
O Parque oferece experiências da vivência na fazenda e vende os derivados de leite de ovelha, além de souvenirs de lã de ovelha.

13 – Salumeria Caminhos de Pedra / Caminhos da Aventura parque

A Salumeria Caminhos de Pedra oferece venda e degustação de salames e derivados, alguns exóticos, como o de javali, erva-doce, apimentado, nobres como copas, culatello.

Atrás da Salumeria funciona o Caminho da Aventura Parque, com área de lazer ideal para quem busca diversão e adrenalina. Possui tirolesa, arvorismo, rapel, pêndulo. Outra atração é a Jiboia filhote para fotos.

Caminho de Aventura Parque - Bento Gonçalves
Caminho de Aventura Parque

14 – Casa das Massas e Artesanato

O velho casarão de madeira do interior de Farroupulha, construído por volta de 1910, foi desmontado e reconstruído no roteiro Caminhos de Pedra.

Funciona como loja de artesanato e souvenirs e uma pequena fábrica de massas caseiras e biscoitos típicos do cardápio italiano. No andar superior funciona um pequeno museu de ferramental de artesãos.

15 – Casa Fracalossi restaurante e café colonial

O prédio de pedra basalto abriga a família no andar superior e um restaurante na parte inferior. Oferece cardápio de café colonial e almoço italiano.
A área externa oferece uma bela paisagem, onde pode-se degustar um bom vinho, espumante e cerveja artesanal.

16 – Casa da Tecelagem

A artesã Justina Foresti criou a Casa da Tecelagem para resgatar a arte da tecelagem manual com linho e lã que era praticada pelos imigrantes vindos da Itália.
Na casa funciona o ateliê e a loja que vende peças como Xales, cachecóis, bolsas, tapetes, entre outras.

17 – Cantina Strapazzon

Casa construída por volta de 1880, em pedra irregular pelo imigrante Giovanni Strapazzon, adaptada posteriormente para a função de cantina.

Em 1995 a casa fez parte de algumas cenas do filme “O Quatrilho”. No porão o visitante pode degustar e adquirir produtos coloniais como: Graspa, suco de uva, vinho, pão, queijo, salame, copa, entre outros.

18 – Vinícola Salvati

Vinícola Salvati - Caminhos de Pedra
Vinícola Salvati

O prédio de pedra, construído em formato octogonal, abriga a vinícola Salvatti. Oficialmente inaugurada em 2003, esta vinícola do roteiro Caminhos de Pedra oferece ao visitante degustação e comercialização de vinhos finos e suco de uva.

19 – Benevento chocolate e Café

A construção que possui suas paredes feitas de tijolos de demolição abriga uma loja e local para degustação de chocolates e café. Os chocolates do local seguem a tendência de serem o mais natural possível.

20 – Casa das Cucas Vitiaceri

Para quem gosta de uma boa cuca com café, este empreendimento do roteiro Caminhos de Pedra é imperdível. A Casa das Cucas Vitiaceri possui arquitetura típica e saborosas cucas nos mais variados tipos e produtos coloniais para venda e degustação.
No terreno em frente há também uma área para piqueniques em meio à natureza.

21 – Casa da Erva-mate

Casa da Erva Mate - Caminhos de Pedra
Moinho de erva-mate

O antigo moinho Cecconello do ano de 1884, é um dos locais preferidos para fotos. No local é feita a demonstração da produção artesanal de erva-mate com moedor movido a roda d’água.
A tradicional erva-mate utilizada no chimarrão dos gaúchos é comercializada na casa em frente ao moinho.

22 – Casa da Confecção / Casa do Queijo

Na casa construída na década de 1950 funciona a Casa da Confecção, aberta em 2011 para visitação turística. No porão são comercializados produtos de inverno.

Mirante da Cascata dos Amores

Cascata dos Amores - Bento Gonçalves
Um lugar interessante para incluir no roteiro é o mirante da Cascata dos Amores. Para chegar a ele é preciso pegar uma outra estrada que começa praticamente junto com o Caminhos de Pedra. É a estrada que leva a Pinto Bandeira, um desvio de apenas 4 km, todo asfaltado.

O mirante fica junto a vinícola Casa Fornasier, de onde se tem um completa vista panorâmica do vale, da Cascata dos Amores e de Bento Gonçalves ao fundo.

Dicas de onde ficar em Bento Gonçalves: Conheça 10 ótimas opções!

Como chegar nos Caminhos de Pedra

O roteiro Caminhos de Pedra é bem sinalizado e fica a poucos quilômetros do centro de Bento Gonçalves. Começa praticamente dentro da cidade e segue até a RS-448, rodovia que faz a conexão com Farroupilha e Nova Roma do Sul.

Confira no mapa abaixo, os principais estabelecimentos, acessos e localização do roteiro!

Se você estiver de carro, basta seguir pelo caminho. Se tiver a pé na cidade, terá duas opções: Alugar um carro ou fazer o passeio através de um tour. Abaixo temos as duas opções para reservar aqui pelo site mesmo!

Alugue um carro para sua viagem pela Serra Gaúcha!
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Tour Caminhos de Pedra

Ótima opção para fazer um passeio de 4 horas, com comodidade do transporte a partir de seu hotel em Bento, com acompanhamento de um guia. Confira!

Consultar e reservar o Tour Caminhos de Pedra

Mais Viagens e Caminhos na Serra Gaúcha


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Jair. Somos um casal de uruguaios que viajamos bastante pro Brasil. Em setembro vamos pra serra gaúcho, de carro, tipo road trip. Achei teu blog por acaso e tá sendo muito útil. Vou fazer várias perguntas (quem sabe escrevo direto no e-mail). Começo por uma do caminho das pedras. A visita nas casas tem custo? Como sugestão, acho que devias pôr os valores dad coisas que compram, pra ter uma ideia, tipo entradas, comidas, sei lá, coisas do tipo. Bom blog!!!

    • Olá! Franco!
      Que bom que está aproveitando as dicas do blog! Na maior parte das casas no Caminhos de Pedra não é cobrada entrada, já que são comerciais, somente algumas como a Casa da Erva Mate cobram e algumas só tem custo se for fazer alguma atividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here