Caminhos de Pedra é uma estrada cênica, histórica e turística do interior de Bento Gonçalves, com casarões antigos e também réplicas da época da colonização italiana.

Situada no distrito de São Pedro, o caminho todo asfaltado é uma rota cênica estilizada com muitas atrações, com destaque aos antigos casarões preservados, alguns de pedra, outros de madeira, da época em que os primeiros imigrantes italianos se instalaram na Serra Gaúcha.
O roteiro Caminhos de Pedra também possui restaurantes, museus, pequenas vinícolas e várias casas estilizadas abertas a visitação que vendem produtos da cultura e culinária italiana.

Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves

Caminhos de pedra na TV e no cinema

Algumas das casas de pedra do local foram utilizadas como cenário na TV e no cinema, recentemente serviu de cenário para os primeiros capítulos da novela Tempo de Amar, da Globo, como também do filme “O Quatrilho“, além de muitas outras.

Roteiro Caminhos de Pedra

O roteiro turístico Caminhos de Pedra é uma das atrações do interior de Bento Gonçalves, tem cerca de 12 km de extensão, inicia dentro da cidade, na estrada Barracão e vai até a junção com a RS-448, no sentido Farroupilha.

Atrações do roteiro

Casa da Erva Mate - Caminhos de Pedra
Casa da Erva Mate

A estrada conta com vários estabelecimentos voltados ao turismo chamados de casas, como Casa da Erva Mate, Casa da ovelha, e assim por diante. Estas casas oferecem vivências da cultura italiana, tanto na gastronomia, como na aparência e costumes, tanto que suas paisagens bucólicas já lhe renderam o apelido de “Toscana Brasileira”.

Casa Vanni - Caminhos de Pedra
Casa Vanni

O passeio pode ser feito de carro próprio ou através de uma agência de turismo, fizemos o passeio de carro no sentido contrário à Bento e a primeira construção que nos chamou a atenção foi a Casa da Erva Mate, uma centenária construção de madeira, onde um moinho d’água move as roldanas que trituram a erva.

Vinícola Salvati - Caminhos de Pedra
Vinícola Salvati

O ideal é ir parando em cada casa do roteiro pra fotografar, depois entrar para ver o que cada uma tem a oferecer, a Casa do Tomate, por exemplo possui todos os produtos que se possa imaginas produzidos à base do produto, além de um estúdio onde é possível tirar fotos com roupas de época junto à cenários da imigração italiana.

Casa da Ovelha - Caminhos de PedraA Casa da Ovelha é um casarão de 1917, onde funciona uma loja e fazenda especializada em ovelhas e seus produtos, com queijo de ovelha, produtos de lã, entre outros. No local, funciona também o Parque da Ovelha, onde é possível ver uma apresentação de cães-pastores, tosquia das ovelhas, etc…

Também tem a Casa das Massas e do Artesanato, a Salumeria especializada em salames e embutidos e a Casa da Tecelagem, Casa da Confecção, vinícolas e cantinas.

Casa da Árvore - Caminhos de Pedra
Casa da Árvore

Casa da árvore

Um lugar um pouco diferente, mas imperdível é o Parque Casa da Árvore, onde seu Ademir e sua esposa, pessoas muito humildes construíram sozinhos, com suas próprias mãos um emaranhado parque de madeira dedicado as crianças.

No início ele começou a fazer cataventos, depois pensou em algo maior e vem aumentando a cada dia. No local há miniaturas, um labirinto, um mirante, uma trilha suspensa em meio à mata, tudo em madeira, e quanto fomos, estava construindo um avião.
Para chegar à Casa da Árvore, é preciso pegar outra estrada na encruzilhada da Pedra do Sol e andar por apenas 600 metros.

Mirante da Cascata dos Amores

Cascata dos Amores - Bento GonçalvesUm lugar interessante para incluir no roteiro é o mirante da Cascata dos Amores. Para chegar a ele é preciso pegar uma outra estrada que começa praticamente junto com o Caminhos de Pedra, é a estrada que leva a Pinto Bandeira, um desvio de apenas 4 km, todo asfaltado.
O mirante fica junto a vinícola Casa Fornasier, de onde se tem um completa vista panorâmica do vale, da Cascata dos Amores e de Bento Gonçalves ao fundo.

Onde comer nos Caminhos de Pedra

Na hora de comer, os Caminhos de pedra contam com belos e excelentes restaurantes, com destaque para o Restaurante Nona Ludia, a Casa Vanni e a Trattoria del Piacere.

Restaurante Nona Ludia - Bento Gonçalves

Como chegar nos Caminhos de Pedra

O roteiro Caminhos de Pedra é bem sinalizado e fica a poucos quilômetros do centro de Bento Gonçalves, começa praticamente dentro da cidade e segue até a RS-448, rodovia que faz a conexão com Farroupilha e Nova Roma do Sul.
Confira no mapa abaixo, os principais estabelecimentos, acessos e localização do roteiro!

Recomendo também o post da Anna Bárbara do blog Nós no Mundo

Mais Viagens e Caminhos na Serra Gaúcha
O que fazer em Caxias do Sul
Garibaldi – Capital brasileira do espumante
Pontos turísticos de Campestre da Serra
Parque Gasper – Aventura e adrenalina na Serra Gaúcha

Reserve sua viagem aqui no Viagens e Caminhos | Faça sua pesquisa!!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Jair. Somos um casal de uruguaios que viajamos bastante pro Brasil. Em setembro vamos pra serra gaúcho, de carro, tipo road trip. Achei teu blog por acaso e tá sendo muito útil. Vou fazer várias perguntas (quem sabe escrevo direto no e-mail). Começo por uma do caminho das pedras. A visita nas casas tem custo? Como sugestão, acho que devias pôr os valores dad coisas que compram, pra ter uma ideia, tipo entradas, comidas, sei lá, coisas do tipo. Bom blog!!!

    • Olá! Franco!
      Que bom que está aproveitando as dicas do blog! Na maior parte das casas no Caminhos de Pedra não é cobrada entrada, já que são comerciais, somente algumas como a Casa da Erva Mate cobram e algumas só tem custo se for fazer alguma atividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here