Por concentrar uma intensa atividade vitivinícola, Bento Gonçalves foi declarada capital brasileira do vinho, um destino repleto de roteiros por onde os primeiros imigrantes italianos iniciaram o cultivo da uva.

Mas não é só de vinho que vive Bento Gonçalves, o destino oferece 5 roteiros turísticos pelo interior do município: Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Cantinas Históricas, Vale do Rio das Antas e Encantos de Eulália. Além dos roteiros Bento conta com algumas atrações históricas na cidade, um parque de aventuras, e o clássico e animado passeio de Maria Fumaça.

Quando ir a Bento Gonçalves

Bento pode ser visitada em qualquer época do ano, mas as paisagens estão mais lindas entre setembro e abril, especialmente entre o final de janeiro e início de março, época da colheita da uva.
No inverno, as baixas temperaturas podem incomodar um pouco nos dias mais frios e os parreirais estão feios, sem folhas, mas também dá para aproveitar bem as atrações, como degustações de vinho.

Bento Gonçalves
Praça Dr. Tachini

Como chegar a Bento Gonçalves

Bento Gonçalves se localiza a 120 km de Porto alegre, de onde chega a maioria dos voos. O indicado é alugar um carro na capital e subir a serra até Bento, aproveitando para conhecer também as cidades vizinhas.
Outra alternativa é chegar pelo aeroporto de Caxias do Sul (45 km) que também recebe voos diários de São Paulo, porém a oferta de voos é mais restrita e com isso os preços são mais caros.
Para quem vem de carro a partir de Gramado são 120 km, 1032 km a partir de São Paulo e 1457 km do Rio de Janeiro, quase todo o trajeto pela BR-116.

Vinícola Miolo
Vale dos Vinhedos – Vale dos Vinhedos

Onde ficar em Bento Gonçalves

Bento oferece boas opções de hotéis, citando alguns dos mais luxuosos podemos indicar o Spa do Vinho e o Spa do Vinho e o hotel Vila Michelon, ambos rodeados por por magníficos parreirais do Vale dos Vinhedos, já na cidade, temos o Dall’Onder Grand Hotel, Dall’Onder Vittoriae o Laguetto; um pouco maios afastado, uma boa opção é o Farina Park hotel.
Veja a lista de hotéis em Bentocom opções mais econômicas.

Roteiros turísticos de Bento Gonçalves

Bento Gonçalves conta com 5 rotas turísticas pelo interior do município, confira:

Caminhos de Pedra

O roteiro de 12 km de extensão tem início a apenas 6 km do centro, em direção à Pinto Bandeira. Esta rota destaca-se charme da arquitetura das casas históricas de pedra e de madeira, onde funcionam restaurantes, vinícolas e comércio típico italiano, tudo em sequência. Vale a pena também dar uma esticadinha rumo a Pinto Bandeira, até o mirante da Cascata dos Amores.
Confira nosso artigo exclusivo sobre o roteiro Caminhos de Pedra

Casa da Erva Mate - Caminhos de Pedra
Casa da Erva Mate, uma das atrações do Caminhos de Pedra

Vale dos Vinhedos

A rota do Vale dos Vinhedos é um charme, repleta de vinícolas e vinhedos de alto padrão, emoldurando belos cenários entre as colinas e o vale. Entre as vinícolas se destacam a Miolo e a Casa Valduga, e além delas, a rota apresenta hotéis fantásticos, como o Spa do Vinho e Villa Michelon, e bons restaurantes.
Confira nosso artigo exclusivo sobre o Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos
Hotel Spa do Vinho – Vale dos Vinhedos

Vale do Rio das Antas

Esta rota acompanha a BR-470, rodovia que liga Bento Gonçalves a Veranópolis e atravessa a Serra do Rio das Antas. O caminho é cercado por belas paisagens, com destaque para o mirante do Vale da Ferradura do Rio das Antas e a Ponte dos Arcos.
A rota também tem vinícolas como a Santon, Cainelli e Casa Bucco, além de cachaça e rapaduras.
Site do Vale das Antas

Rota Cantinas históricas

Conhecida também com Linha Faria Lemos, esta rota oferece também, lindas paisagens dos vinhedos, com belas cantinas que oferecem degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva.
Site da rota: www.cantinashistoricas.com.br

Rota Encantos da Eulália

Rota que também oferece belas paisagens com pequenas vinícolas, e restaurantes. Porém tem uma atração bem distinta das demais, que é o Parque de Aventuras Gasper, situado no topo de um grande penhasco, em um cenário espetacular.
Site da rota: www.encantosdeeulalia.com.br

Pontos turísticos de Bento Gonçalves

Além das atrações que estão integradas dentro dos 5 roteiros turísticos de Bento vamos mostrar outros pontos de interesse que podem ser visitados na cidade e arredores, confira:

Pórtico Pipa

O Portal em forma de Pipa, localizado na entrada da cidade é o cartão postal que dá as boas-vindas para quem chega de Bento Gonçalves.
Localizado junto à RS-470, o pórtico de 17 metros de altura mostra que você está entrando na terra do vinho, no local há um posto de informações turísticas aberto em horário comercial, onde é possível pegar o mapa turístico da cidade.

Pipa pórtico de Bento Gonçalves

Via del Vino

Localizada na rua Marechal Deodoro, no centro de Bento, a Via Del Vino é o trecho onde se encontram os prédios mais antigos do município, onde surgiu a cidade.
A Via conta com um calçadão e em frente à Prefeitura, se localiza a ‘La Fontana’, um chafariz que jorra água na cor de vinho, local imperdível para fotos.

Bento Gonçalves

Igreja Cristo Rei e Praça das Rosas

A imponente Igreja Cristo Rei foi inaugurada em 1954, mas teve suas torres concluídas somente em 1978, possui estilo gótico moderno e seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares.
A igreja fica na Praça das Rosas, que possui área de recreação e lazer para crianças e academias ao ar livre.

Bento Gonçalves - RS

Estação Ferroviária

Inaugurada em 1919, a estação ferroviária de Bento Gonçalves operou trens de passageiros até 1976. A partir de 1993 foi criado o passeio turístico de “Maria Fumaça”, muito conhecido na Serra Gaúcha que leva a Garibaldi e Carlos Barbosa.
No local encontra-se também uma locomotiva/monumento doada pelo 1º Batalhão Ferroviário.

Bento Gonçalves - Estação Ferroviária

Museu do Imigrante

Situado em um antigo prédio construído em 1913, tombado como Patrimônio Histórico, o Museu do Imigrante foi fundado em 1974, para resgatar a história da Imigração Italiana.
O Museu possui dois andares e sete salas temáticas: Sala de Gaitas, Arte Sacra, Objetos Pessoais e Ofícios, Quarto de Dormir, Cozinha, Trabalho e Vinho. O acervo histórico tem mais de 15 mil peças da cultura regional.
Visitação gratuita de terça a sábado, das 8:00 h às 11:45 h e das 13:30 às 17:45 h.

Museu do Imigrante - Bento Gonçalves

Igreja São Bento e Monumento ao Imigrante

Inaugurada em 1984, a igreja de São Bento possui forma de pipa e sua decoração interna utiliza elementos temáticos da uva e do vinho, pode-se dizer que é a igreja do vinho.
A igreja se localiza em uma bela praça onde também se encontra o monumento em homenagem aos imigrantes italianos, juntos formam um belo cenário.
Visitação à igreja: Segunda a sábado das 8h às 11h e das 14h às 18h / Domingos das 14h às 18h.

Igreja de São Bento - Bento Gonçalves

Ponte Ernesto Dorneles (Ponte dos Arcos)

É uma bela ponte em arcos sobre o Rio das Antas, divisa natural dos municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, parte da rodovia BR-470.
A ponte se caracteriza por dois arcos paralelos, sendo que a pista passa entre os arcos, com uma extensão de 227 metros com um vão livre de 186 metros entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio. É considerada uma das maiores pontes em arcos paralelos suspensos do mundo.

Bento Gonçalves -Ponte do Rio das Antas

Parque de aventuras Gasper

Localizado em um lugar fantástico, na borda de um penhasco com 135 metros de altura, o parque Gasper é a opção de aventura e adrenalina da região.
O parque oferece toda estrutura com lanchonete, vestiários e churrasqueiras e opções como Bungee Jump, Arvorismo, Escalada, Rapel, Tirolesa, Quadriciclo, Paintball e super pêndulo. Mesmo para quem não quiser praticar as modalidades, a visita ao local já vale a pena.
Confira como foi nossa visita ao Parque Gasper.

Parque Gasper - Bento Gonçalves

Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Este tradicional passeio tem um percurso de 23 quilômetros entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, com duração aproximada de 2 horas. Durante o passeio, a festa é comandada por músicas típicas italianas, e degustação de vinhos e espumantes.
Os passeios ocorrem às quartas e aos sábados, sendo que, em alguns meses, há saídas extras. É necessário fazer reservas.
A única agência responsável pelo passeio é a Giordani Turismo
Telefone para contato: 54 3455 2788
A Bruna do Melhores Destinos preparou um post bem completo sobre o passeio de Maria Fumaça.

Maria Fumaça Bento Gonçalves

Tours na cidade

Vinícola Aurora

Fundada em 1931 a vinícola Aurora tornou-se a maior Cooperativa Vinícola do Brasil, com mais de 1.100 famílias associadas e foi também a primeira na região a abrir suas portas ao público, já na década de 1960.
Os horários de visitação vão de segunda a sábado das 8:15 h as 17:15 h e aos domingos das 8:30 as 11:30 h.
Para grupos acima de 10 pessoas é necessário agendamento
Contatos: (54) 3455-2095 ou (54) 3455-2051
[email protected]

Parque Temático Epopeia Italiana

Localizado no prédio da antiga Vinícola Riograndense, a Epopeia Italiana é um espaço temático com 2000m² divididos em 9 áreas temáticas, criado para proporcionar a simulação de viagem no tempo de um casal de imigrantes, onde o visitante também é envolvido na trama.
Saiba mais sobre o parque Epopéia Italiana

Nos arredores

Além de Bento, algumas cidades da região da Uva e do Vinho merecem a visita, se o tempo permitir, não deixe de conhecer: Garibaldi, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha e Nova Roma do Sul. Essa região toda oferece um legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos.

Reserve sua viagem aqui no Viagens e Caminhos | Faça sua pesquisa!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here