O que fazer em Bento Gonçalves RS: Pontos turísticos

Bento Gonçalves foi declarada capital brasileira do vinho, um destino repleto de roteiros por videiras e vinícolas.

Vinícola Salton - Bento Golçalves
Vinícola Salton
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Bento Gonçalves, cidade declarada capital brasileira do vinho, por concentrar uma intensa atividade vitivinícola. É um destino repleto de roteiros onde os primeiros imigrantes italianos iniciaram o cultivo da uva.

Mas não há somente vinho e vinícolas em Bento Gonçalves, o destino oferece 5 roteiros turísticos pelo interior do município: Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Cantinas Históricas, Vale do Rio das Antas e Encantos de Eulália.

Além dos roteiros, BG conta com várias outras atrações históricas na cidade, um parque de aventuras, e o clássico e animado passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves.

O que fazer em Bento Gonçalves
Vista aérea do centro da cidade e a Maria Fumaça na estação

Turismo em Bento Gonçalves

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Bento Gonçalves

Navegue por este post

Quando ir a Bento Gonçalves RS

Avaliando a lista do que fazer em Bento Gonçalves podemos dizer que a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano. Porém as paisagens estão mais lindas entre setembro e abril, especialmente entre o final de janeiro e início de março, época da colheita da uva.

No inverno, as baixas temperaturas podem incomodar um pouco nos dias mais frios. Neste período, as videiras estão menos bonitas, sem folhas, mas o clima combina com algumas atrações, como a visita às vinícolas em Bento Gonçalves com degustações de vinho, no Vale dos Vinhedos.

Bento Gonçalves RS
Praça Dr. Tachini, no centro da cidade

Voltar ao índice

Onde fica Bento Gonçalves – Como chegar

Bento Gonçalves fica na Serra Gaúcha, mais especificamente na região da Uva e do Vinho, a 120 km de Porto Alegre, a 40 km de Caxias do Sul e a 114 km de Gramado.

Pacotes para Bento Gonçalves

Uma das maneiras mais fáceis e confortáveis de conhecer Bento é através de um pacote de viagem. A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece os melhores preços, incluindo as passagens aéreas, hospedagens e passeios em alguns destinos.
Consulte valores e informações no botão abaixo!

Pacote de 3 diárias para Bento (aéreo + hotel)

Pacote de 5 diárias Gramado + Bento com aéreo + hotel + carro + passeio

Chegar por conta de avião

Bento Gonçalves se localiza a 120 km do aeroporto de Porto Alegre, onde há maior oferta de voos e geralmente com melhores preços. Outra opção é pelo aeroporto de Caxias do Sul, situado a 42 km da cidade de Bento Gonçalves, mas há menos opções de voos e são geralmente mais caros.

O indicado é alugar um carro na capital e subir a serra até Bento, aproveitando para conhecer também as cidades vizinhas, como Caxias do Sul, Garibaldi, Farroupilha e Flores da Cunha.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Para quem vem de carro, a partir de Gramado são 120 km, 1032 km a partir de São Paulo e 1457 km do Rio de Janeiro, quase todo o trajeto pela BR-116. Estando de carro fica mais fácil explorar a lista com o que fazer em Bento Gonçalves.

Voltar ao índice

Onde ficar em Bento Gonçalves: Dicas de hospedagem

O que fazer em Bento Gonçalves - Vale dos Vinhedos
Hotel Spa do Vinho no Vale dos Vinhedos

Bento oferece ótimas opções de hotéis, citando alguns dos mais luxuosos podemos indicar.

Dicas de onde ficar em Bento Gonçalves: Conheça 10 ótimas opções!

Voltar ao índice

Roteiros turísticos Bento Gonçalves

Na lista do que fazer em Bento Gonçalves, vamos iniciar falando das 5 rotas turísticas oficiais espalhadas pelo interior do município, confira:

O que fazer em Bento Gonçalves: Caminhos de Pedra

O roteiro de 12 km de extensão tem início a apenas 6 km do centro, em direção à Pinto Bandeira. Esta rota destaca-se pelo charme da arquitetura das casas históricas de pedra e de madeira.

O que fazer em Bento Gonçalves - Casa da Erva Mate - Caminhos de Pedra
Casa da Erva Mate, uma das atrações do Caminhos de Pedra

Nelas funcionam restaurantes, vinícolas e comércio típico italiano, tudo em sequência. Vale a pena também dar uma esticadinha rumo a Pinto Bandeira, até o mirante da Cascata dos Amores.

Reservar tour guiado Caminhos de Pedra

Confira nosso artigo sobre o roteiro Caminhos de Pedra

O que fazer em Bento Gonçalves: Vale dos Vinhedos

O que fazer em Bento Gonçalves - Vinícola Miolo
Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos

A rota do Vale dos Vinhedos é uma atração imperdível e prioritária na lista do que fazer em Bento Gonçalves. O lugar é um charme, um vale repleto de vinícolas e vinhedos de alto padrão, emoldurando belos cenários entre as colinas.

Entre as vinícolas se destacam a Vinícola Miolo e a Casa Valduga, e além delas, a rota apresenta hotéis fantásticos, como o Spa do Vinho e Villa Michelon, além de bons restaurantes.

Reservar tour guiado pelo Vale dos Vinhedos

Confira nosso artigo sobre o Vale dos Vinhedos

O que fazer em Bento Gonçalves: Vale do Rio das Antas

Esta rota acompanha a BR-470, rodovia que liga Bento Gonçalves a Veranópolis e atravessa a Serra do Rio das Antas.

O caminho é cercado por belas paisagens, com destaque para o mirante do Vale da Ferradura do Rio das Antas e a Ponte dos Arcos. A rota também tem vinícolas como a Santon, Cainelli e Casa Bucco, além de cachaça e rapaduras.

O que fazer em Bento Gonçalves - Ponte Ernesto Dornelles
Ponte Ernesto Dornelles, divisa entre Veranópolis e Bento Gonçalves

O que fazer em Bento Gonçalves: Rota Cantinas históricas

Conhecida também com Linha Faria Lemos, esta rota oferece também, lindas paisagens dos vinhedos, em cantinas que fazem parte da história de Bento Gonçalves e região.
Algumas cantinas oferecem degustações de vinhos, espumantes e sucos de uva. Vale a pena fazer o tour pelas Caninas Históricas.

O que fazer em Bento Gonçalves: Rota Encantos da Eulália

Rota que também oferece belas paisagens com pequenas vinícolas, e restaurantes. Porém tem uma atração bem distinta das demais, que é o Parque de Aventuras Gasper, situado no topo de um grande penhasco, em um cenário espetacular.

Dicas de onde ficar em Bento Gonçalves: Conheça 10 ótimas opções!

Voltar ao índice

O que fazer em Bento Gonçalves: Pontos turísticos

Além das atrações que estão integradas dentro dos 5 roteiros turísticos de Bento Gonçalves, vamos mostrar outros pontos de interesse que podem ser visitados na cidade e arredores.

Para quem preferir mais comodidade ou não estiver de carro, uma boa opção é fazer o city tour, com 4 horas de duração.

City tour em Bento (4h) – Consultar / reservar tour pela cidade!

Conheça os principais pontos turísticos de Bento Gonçalves:

Pórtico Pipa – Bento Gonçalves

Pipa pórtico de Bento Gonçalves RS
O Portal em forma de Pipa, localizado na entrada da cidade é o cartão postal de Bento Gonçalves, que dá as boas-vindas para quem chega na cidade.

Localizado junto à RS-470, o pórtico de 17 metros de altura mostra que você está entrando na terra do vinho. No local há um posto de informações turísticas aberto em horário comercial, onde é possível pegar o mapa turístico da cidade.

Via del Vino e Chafariz de Vinho La Fontana

Bento Gonçalves - Via del Vino
Localizada na rua Marechal Deodoro, no centro de Bento, a Via Del Vino é o trecho onde se encontram os prédios mais antigos do município, onde surgiu a cidade.
A Via conta com um calçadão e em frente à Prefeitura de Bento Gonçalves, se localiza a ‘La Fontana’, um chafariz que jorra água na cor de vinho tinto, local imperdível para fotos.

Igreja Cristo Rei e Praça das Rosas

Bento Gonçalves - RS
A imponente Igreja Cristo Rei foi inaugurada em 1954, mas teve suas torres concluídas somente em 1978, possui estilo gótico moderno e seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares.
A igreja fica na Praça das Rosas, que possui área de recreação e lazer para crianças e academias ao ar livre.

Estação Ferroviária de Bento Gonçalves

Maria Fumaça Bento Gonçalves
Maria Fumaça na estação ferroviária de Bento Gonçalves

Inaugurada em 1919, a estação ferroviária de Bento Gonçalves operou trens de passageiros até 1976. A partir de 1993 foi criado o passeio turístico de “Maria Fumaça”, muito conhecido na Serra Gaúcha que leva a Garibaldi e Carlos Barbosa, passeio imperdível na lista do que fazer em Bento Gonçalves.

Reserve o passeio de Maria Fumaça e garanta seu lugar!

No local encontra-se também uma locomotiva/monumento doada pelo 1º Batalhão Ferroviário.

Museu do Imigrante de Bento Gonçalves

Museu do Imigrante - Bento Gonçalves
Situado em um antigo prédio construído em 1913, tombado como Patrimônio Histórico, o Museu do Imigrante foi fundado em 1974, para resgatar a história da Imigração Italiana.

O Museu possui dois andares e sete salas temáticas: Sala de Gaitas, Arte Sacra, Objetos Pessoais e Ofícios, Quarto de Dormir, Cozinha, Trabalho e Vinho. O acervo histórico tem mais de 15 mil peças da cultura regional.

Visitação gratuita de terça a sábado, das 8:00 h às 11:45 h e das 13:30 às 17:45 h.

Igreja São Bento e Monumento ao Imigrante

O que fazer em Bento Gonçalves - Igreja de São Bento
Inaugurada em 1984, a igreja de São Bento possui forma de pipa e sua decoração interna utiliza elementos temáticos da uva e do vinho, pode-se dizer que é a igreja do vinho.
A igreja se localiza em uma bela praça onde também se encontra o monumento em homenagem aos imigrantes italianos, juntos formam um belo cenário.

Visitação à igreja: Segunda a sábado das 8h às 11h e das 14h às 18h / Domingos das 14h às 18h.

Ponte Ernesto Dorneles (Ponte dos Arcos)

Bento Gonçalves RS - Ponte do Rio das Antas
É uma bela ponte em arcos sobre o Rio das Antas, que vale a pena colocar na sua lista do que fazer em Bento Gonçalves se estiver de carro.
A ponte fica na divisa com o município de Veranópolis, parte da rodovia BR-470 e se caracteriza por dois arcos paralelos, sendo que a pista passa entre os arcos.

Tem uma extensão de 227 metros com um vão livre de 186 metros entre os pontos de apoio, situados nas margens do rio. É considerada uma das maiores pontes em arcos paralelos suspensos do mundo.

Conheça 16 atrações do Rio das Antas

Parque de aventuras Gasper – Bento Gonçalves

O que fazer em Bento Gonçalves - Parque Gasper
Localizado em um lugar fantástico, na borda de um penhasco com 135 metros de altura, o parque Gasper é a opção de aventura e adrenalina da região.

O parque oferece toda estrutura com lanchonete, vestiários e churrasqueiras e opções como Bungee Jump, Arvorismo, Escalada, Rapel, Tirolesa, Quadriciclo, Paintball e super pêndulo. Mesmo para quem não quiser praticar as modalidades, a visita ao local já vale a pena.

Confira como foi nossa visita ao Parque Gasper.

Reserve online diversos passeios em Bento!

Voltar ao índice

Vinícolas em Bento Gonçalves

Há dezenas de vinícolas espalhadas no município. Algumas se destacam pela imponência de sua estrutura e qualidade de seus vinhos. Conheça algumas delas:

Pontos turísticos de Bento Gonçalves RS - Vinícola Salton
Vinícola Salton

Vinícola Salton

Constituída em 1910, a vinícola Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas brasileiras, líder na comercialização de espumantes nacionais no Brasil.
Situada a 13 km do centro, no distrito de Tuiutí, a Vinícola Salton impressiona logo na chegada com sua imponente fachada e belíssimos jardins.

  • A visitação à loja é livre, porém a visitação interna é feita sob agendamento e pode ser feita de três formas diferentes: Tour intenso, Tour Gerações e Fascínios da Vindima.

Reservar passeio Vinícola Salton

Vinícola Aurora

Vinícola Aurora - Bento Gonçalves
Corredor das Bandeiras, na Vinícola Aurora

A Vinícola Aurora nasceu em 1931 da união de produtores de uva que fundaram uma cooperativa. Hoje, a Cooperativa Vinícola Aurora é o maior empreendimento do gênero no Brasil, com mais de 1.100 famílias associadas, 55 milhões de kg de uvas por ano e 42 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados.

A sede da Vinícola Aurora está situada no coração da cidade, onde acontecem as visitações. O passeio guiado mostra como é o processo de fabricação, passando por 2 túneis subterrâneos por baixo das ruas da cidade, terminando em uma degustação na loja.

  • A visitação é gratuita, mas feita somente sob agendamento pelo fone (54) 3455-2095 ou whats 54 99134-5916 ou e-mail: turismo@vinicolaaurora.com.br
  • Os horários de visitação vão de segunda a sábado das 8:15 h as 17:15 h e aos domingos das 8:30 as 11:30 h.

Outras vinícolas em Bento Gonçalves

Há muitas outras vinícolas em Bento Gonçalves, algumas familiares, outras gigantes e com fama internacional. Boa parte delas estão situadas no Vale dos Vinhedos.

Para ler depois:

O que fazer no Vale dos Vinhedos

Voltar ao índice

Mapa de Bento Gonçalves: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada uma das atrações da lista do que fazer em Bento Gonçalves e desta forma traçar o melhor roteiro pela cidade.

Voltar ao índice

Passeios em Bento Gonçalves e região

Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves RS

Este tradicional passeio tem um percurso de 23 km entre os municípios de Bento, Garibaldi e Carlos Barbosa, com duração aproximada de 2 horas.

Maria Fumaça em Garibaldi
Parada na estação ferroviária de Garibaldi

Durante o passeio, a festa é comandada por músicas típicas italianas, e degustação de vinhos e espumantes.
Os passeios ocorrem às quartas e aos sábados, sendo que, em alguns meses, há saídas extras. É necessário fazer reservas.

Há também alguns passeios alternativos como o passeio chamado Vinhos e Histórias, que inclui um passeio de Maria Fumaça com degustação, a visitação ao parque temático Epopeia Italiana e à Vinícola Garibaldi.

Reservar o passeio de Maria Fumaça e garanta seu lugar!

Parque Temático Epopeia Italiana – Bento Gonçalves

Parque Epopeia Italiana - Bento Gonçalves
Um dos vários cenários no Parque Epopeia Italiana

Localizado no prédio da antiga Vinícola Riograndense, a Epopeia Italiana é um espaço com 2000 m², divididos em 9 áreas temáticas. Foi criado para proporcionar a simulação de viagem no tempo de um casal de imigrantes, onde o visitante também é envolvido na trama.

Ingresso Parque Epopeia Italiana

Rota dos Espumantes

Vinícola Peterlongo - Garibaldi
Vinícola Peterlongo – Garibaldi

Este passeio, na verdade é na cidade vizinha de Garibaldi, mas bem próximo à Bento. O passeio de 4 horas oferece um city tour em Garibaldi (capital brasileira dos Espumantes), à vinícola Peterlongo, e a Madelustre, onde é possível conhecer o processo de elaboração de sofisticados lustres e peças em vidro.

Tour Garibaldi capital do Espumante (4h) – Consultar / reservar passeio!

Mais passeios em Bento Gonçalves

Conheça algumas alternativas de passeios na cidade e região. São passeios confiáveis que podem ser reservados online, com antecedência. Caso seja necessário, a reserva pode ser cancelada.

Nos arredores

Além de Bento, algumas cidades da região da Uva e do Vinho merecem a visita, se o tempo permitir, não deixe de conhecer: Garibaldi, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha e Nova Roma do Sul. Essa região toda oferece um legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos.

Pacote de 3 diárias para Bento (aéreo + hotel)

Pacote de 5 diárias Gramado + Bento com aéreo + hotel + carro + passeio

Voltar ao índice


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

3 COMENTÁRIOS

  1. Para hospedagem, vale ressaltar as excelentes opções de pousadas como a Villa Tuity, Lote20, Cantelli, Borgheto Santanna.

    Uma dica de restaurantes é a pizzeria napoletana Otto e Mezzo Pizza Verace.

    Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here