Vale dos Vinhedos – As mais belas vinícolas do Brasil

15354
Spa do Vinho - Luxo em meio aos parreirais

O Vale dos Vinhedos é uma região da Serra Gaúcha, onde se encontram algumas das mais belas e conceituadas vinícolas do Brasil.

Além das vinícolas, o vale conta com vários empreendimentos gastronômicos e hotéis magníficos integrados ao cenário dos vales e montanhas cobertos por parreirais.

Os vinhos produzidos no vale são os únicos do país a apresentar o selo de indicação de procedência e denominação de origem no Brasil. Além das vinícolas em si, a paisagem local é magnífica, onde se desvendam belíssimos cenários.

Vinícola Miolo - Bento Gonçalves
Vinícola Miolo (imagem de nosso drone)

No Vale dos Vinhedos estão algumas das vinícolas mais conhecidas do Brasil. A área do Vale dos Vinhedos não pertence totalmente para Bento Gonçalves. Somente 63% pertencem ao município, outros 7% a pertencem Monte Belo do Sul e os outros 30% a Garibaldi, conhecida como capital brasileira do espumante, que também vale muito a pena a visita.

Vinícola Miolo
Jardins da Vinícola Miolo

Como chegar ao Vale dos Vinhedos

Localizado a 125 km de Porto Alegre, o vale tem dois acessos a partir da BR-470 praticamente dentro da cidade de Bento Gonçalves. O principal é pela rodovia RS-444, rodovia que leva também a Monte Belo do Sul, e o segundo é pela Via Trento, 4 km mais ao norte.

A melhor forma de conhecer bem o lugar é alugar um carro, principalmente para quem vem de avião a partir de Porto Alegre. Mas se você estiver hospedado em Porto Alegre ou Gramado, as agências oferecem pacotes de visitação à região.

Alugue um carro em Porto alegre para sua viagem na serra Gaúcha!
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar no Vale dos Vinhedos

Vale dos VinhedosSe hospedar no coração do Vale pode ser uma experiência muito interessante, ao abrir a janela ter a vista dos vinhedos.

O mais imponente e luxuosos é o Hotel Spa do Vinho, uma monumental construção situada no topo da colina, rodeada por magníficos parreirais. outro grande hotel incorporado ao vale é o hotel Vila Michelon situado entre vinhedos, araucárias e mata nativa.

Bento Gonçalves - Vale dos Vinhedos
Hotel Spa do Vinho e Vinícola Miolo ao fundo

Outra opção é se hospedar em Bento Gonçalves ou Garibaldi a distancias entre 5 e 10 km do vale, durante nossa visita à região, ficamos no Farina Park hotel, localizado entre Bento e Garibaldi, hotel bem estruturado com ótimo custo benefício.

Lista de hotéis em Bento

Lista de hotéis em Garibaldi

O que fazer no Vale dos Vinhedos

O vale é bastante visitado por quem aprecia um bom vinho, gosta de visitas guiadas pelas vinícolas, ou simplesmente para apreciar uma boa gastronomia e as belas paisagens de vales e montanhas cobertos por parreirais.

São mais de 30 vinícolas, com opções que vão desde pequenas propriedades rurais a grandes vinícolas famosas como o caso da Vinícola Miolo.

Restaurante Vale dos Vinhedos
Restaurante com um parreiral em cima

Se estiver dirigindo, o problema de visitar vinícolas é que não vai poder fazer as degustações, desta forma é melhor encontrar uma excursão, essas passam apenas pelas vinícolas mais famosas, mas para quem quer beber é a opção.

Quem quiser conhecer a fundo o lugar é recomendável alugar um carro, porém vai ter que passar batido pelas degustações de vinho.

Cave de Pedra - Vale dos Vinhedos

Principais vinícolas

As duas maiores e mais conhecidas vinícolas do vale são a Vinícola Miolo e a casa Valduga.

Vinícola Miolo

É uma bela vinícola, a mais bonita do vale dos Vinhedos, no local, mesmo para quem não seja apreciador de vinhos, é possível fazer uma visita gratuita em seu jardim, chamado de Wine Garden.

Quem quiser fazer a visita guiada e compras vai encontrar sempre bastante movimento. Para visitação não é necessário agendamento para grupos inferiores a 15 pessoas.

Vinícola Miolo

Casa Valduga

A Casa Valduga conta também com uma bela paisagem e é considerada uma das melhores visitas guiadas da região.
Visita guiada e degustação – R$ 40,00 de hora em hora
Somente degustação: R$ 20,00
Não é necessário agendar.

Vinícola no Vale dos Vinhedos

Outras vinícolas do Vale dos Vinhedos e de Bento Gonçalves

São muitas as opções de vinícolas no vale. Visitamos o vale mais pelas paisagens do que pelas vinícolas em si, mas se você é fã de vinhos e espumantes terá muitas opções para visitar. Recomendamos que você leia o artigo 13 vinícolas para conhecer em Bento Gonçalves do Buenas Dicas.

Mais sobre Bento e região:

Roteiro Caminhos de Pedra

Parque de Aventuras Gasper

O que fazer em Flores da Cunha


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here