O Vale dos Vinhedos é uma região da Serra Gaúcha, onde se encontram algumas das mais belas e conceituadas vinícolas do Brasil.

Além das vinícolas, o vale conta com vários empreendimentos gastronômicos e hotéis magníficos integrados ao cenário dos vales e montanhas cobertos por parreirais. Os vinhos produzidos no vale são os únicos do país a apresentar o selo de indicação de procedência e denominação de origem no Brasil.

Vinícola Miolo - Bento Gonçalves
Vinícola Miolo (imagem de nosso drone)

No Vale dos Vinhedos estão algumas das vinícolas mais conhecidas do Brasil, imaginava que a área do vale pertencesse totalmente para Bento Gonçalves, porém somente 63% pertencem ao município, outros 7% a pertencem Monte Belo do Sul e os outros 30% a Garibaldi, conhecida como capital brasileira do espumante, que também vale muito a pena a visita.

Vinícola Miolo
Jardins da Vinícola Miolo

Como chegar ao Vale dos Vinhedos

Localizado a 125 km de Porto Alegre, o vale tem dois acessos a partir da BR-470 praticamente dentro da cidade de Bento Gonçalves. O principal é pela rodovia RS-444, rodovia que leva também a Monte Belo do Sul, e o segundo é pela Via Trento, 4 km mais ao norte.
A melhor forma de conhecer bem o lugar é alugar um carro, principalmente para quem vem de avião a partir de Porto Alegre, mas se você estiver hospedado em Porto Alegre ou Gramado, as agências oferecem pacotes de visitação à região.

Onde ficar no Vale dos Vinhedos

Vale dos VinhedosSe hospedar no coração do Vale pode ser uma experiência muito interessante, ao abrir a janela ter a vista dos vinhedos. O mais imponente e luxuosos é o Hotel Spa do Vinho, uma monumental construção situada no topo da colina, rodeada por magníficos parreirais. outro grande hotel incorporado ao vale é o hotel Vila Michelon situado entre vinhedos, araucária e mata nativa.

Bento Gonçalves - Vale dos Vinhedos
Hotel Spa do Vinho e Vinícola Miolo ao fundo

Outra opção é se hospedar em Bento Gonçalves ou Garibaldi a distancias entre 5 e 10 km do vale, durante nossa visita à região, ficamos no Farina Park hotel, localizado entre Bento e Garibaldi, hotel bem estruturado com ótimo custo benefício.
Lista de hotéis em Bento
Lista de hotéis em Garibaldi

O que fazer no Vale dos Vinhedos

O vale é bastante visitado por quem aprecia um bom vinho, gosta de visitas guiadas pelas vinícolas, ou simplesmente para apreciar uma boa gastronomia e as belas paisagens de vales e montanhas cobertos por parreirais. São mais de 30 vinícolas, com opções que vão desde pequenas propriedades rurais a grandes vinícolas famosas como o caso da Vinícola Miolo.

Restaurante Vale dos Vinhedos
Restaurante com um parreiral em cima

Se estiver dirigindo, o problema de visitar vinícolas é que não vai poder fazer as degustações, desta forma é melhor encontrar uma excursão, essas passam apenas pelas vinícolas mais famosas, mas para quem quer beber é a opção. Quem quiser conhecer a fundo o lugar é recomendável alugar um carro, porém vai ter que passar batido pelas degustações de vinho.

Cave de Pedra - Vale dos Vinhedos

Principais vinícolas

As duas maiores e mais conhecidas vinícolas do vale são a Vinícola Miolo e a casa Valduga.

Vinícola Miolo

É uma bela vinícola, a mais bonita do vale dos Vinhedos, no local, mesmo para quem não seja apreciador de vinhos, é possível fazer uma visita gratuita em seu jardim, chamado de Wine Garden.
Quem quiser fazer a visita guiada e compras vai encontrar sempre bastante movimento. Para visitação não é necessário agendamento para grupos inferiores a 15 pessoas.

Vinícola Miolo

Casa Valduga

A Casa Valduga conta também com uma bela paisagem e é considerada uma das melhores visitas guiadas da região.
Visita guiada e degustação – R$ 40,00 de hora em hora
Somente degustação: R$ 20,00
Não é necessário agendar.

Vinícola no Vale dos Vinhedos

Outras vinícolas do Vale dos Vinhedos

São muitas as opções de vinícolas no vale. Visitamos o vale mais pelas paisagens do que pelas vinícolas em si, mas se você é fã de vinhos e espumantes terá muitas opções para visitar.

Passeios e excursões na Serra Gaúcha Reserve online suas atividades turísticas pelo melhor preço, evite filas e garanta sua vaga! Basta comprar, imprimir e apresentar na atração. CONFIRA AS OPÇÕES EM BENTO GONÇALVES

 

Mais sobre Bento e região:
Roteiro Caminhos de Pedra
Parque de Aventuras Gasper
O que fazer em Flores da Cunha

Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here