Vale dos Vinhedos – As mais belas vinícolas do Brasil

Spa do Vinho - Luxo em meio aos parreirais
Paisagem no vale dos Vinhedos
  Por Jair Prandi
 

O Vale dos Vinhedos é uma região da Serra Gaúcha, onde se encontram algumas das mais belas e conceituadas vinícolas do Brasil.

Além das vinícolas, o vale conta com vários empreendimentos gastronômicos e hotéis magníficos integrados ao cenário dos vales e montanhas cobertos por parreirais.

Os vinhos produzidos no vale são os únicos do país a apresentar o selo de indicação de procedência e denominação de origem no Brasil. Além das vinícolas em si, a paisagem local é magnífica, onde se desvendam belíssimos cenários de videiras e araucárias.

Vinícola Miolo - Bento Gonçalves
Vinícola Miolo (imagem de nosso drone)

No Vale dos Vinhedos estão algumas das vinícolas mais conhecidas do Brasil. A área do Vale dos Vinhedos não pertence totalmente a Bento Gonçalves. Somente 63% pertencem ao município, outros 7% a pertencem Monte Belo do Sul e os outros 30% a Garibaldi, conhecida como capital brasileira do espumante, que também vale muito a pena a visita.

Dicas de onde ficar em Bento Gonçalves: Conheça 10 ótimas opções!

Vinícola Miolo
Jardins da Vinícola Miolo

Como chegar ao Vale dos Vinhedos

Localizado a 10 km do centro de Bento Gonçalves e a 125 km de Porto Alegre, o vale tem dois acessos a partir da BR-470. O principal é pela rodovia RS-444, rodovia que leva também a Monte Belo do Sul, e o segundo é pela Via Trento, 4 km mais ao norte.

A melhor forma de conhecer bem o lugar é alugar um carro, principalmente para quem vem de avião a partir de Porto Alegre. Mas se você estiver hospedado em Porto Alegre ou Gramado, as agências oferecem pacotes de visitação à região.

Alugue um carro em Porto alegre para sua viagem na serra Gaúcha!
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Tour no Vale dos Vinhedos

Para quem estiver hospedado em Bento ou em Gramado, sem carro, e prefere a comodidade de um tour guiado, há algumas opções, confira nos botões abaixo:

Reservar tour guiado pelo Vale dos Vinhedos

Onde ficar no Vale dos Vinhedos

Vale dos VinhedosSe hospedar no coração do Vale pode ser uma experiência muito interessante, ao abrir a janela ter a vista dos vinhedos.

O mais imponente e luxuosos é o Hotel Spa do Vinho, uma monumental construção situada no topo da colina, rodeada por magníficos parreirais. outro grande hotel incorporado ao vale é o hotel Vila Michelon situado entre vinhedos, araucárias e mata nativa.

Bento Gonçalves - Vale dos Vinhedos
Hotel Spa do Vinho e Vinícola Miolo ao fundo

Outra opção é se hospedar em Bento Gonçalves ou Garibaldi a distancias entre 5 e 10 km do vale, durante nossa visita à região, ficamos no Farina Park hotel, localizado entre Bento e Garibaldi, hotel bem estruturado com ótimo custo benefício.

Dicas de onde ficar em Bento Gonçalves: Conheça 10 ótimas opções!

O que fazer no Vale dos Vinhedos

O vale é bastante visitado por quem aprecia um bom vinho, gosta de visitas guiadas pelas vinícolas, ou simplesmente para apreciar uma boa gastronomia e as belas paisagens de vales e montanhas cobertos por parreirais.

São mais de 30 vinícolas, com opções que vão desde pequenas propriedades rurais a grandes vinícolas famosas como o caso da Vinícola Miolo.

Restaurante Vale dos Vinhedos
Restaurante com um parreiral em cima

Se estiver dirigindo, o problema de visitar vinícolas é que não vai poder fazer as degustações. Desta forma é melhor reservar o tour mencionado acima.

Quem quiser conhecer a fundo o lugar é recomendável alugar um carro, porém vai ter que dispensar as degustações de vinho.

Cave de Pedra - Vale dos Vinhedos

Principais vinícolas

As duas maiores e mais conhecidas vinícolas do vale são a Vinícola Miolo e a casa Valduga.

Vinícola Miolo

É uma bela vinícola, a mais bonita do vale dos Vinhedos, no local, mesmo para quem não seja apreciador de vinhos, é possível fazer uma visita gratuita em seu jardim, chamado de Wine Garden.

Quem quiser fazer a visita guiada e compras vai encontrar sempre bastante movimento. Para visitação não é necessário agendamento para grupos inferiores a 15 pessoas.

Vinícola Miolo

Casa Valduga

A Casa Valduga conta também com uma bela paisagem e é considerada uma das melhores visitas guiadas da região.
Visita guiada e degustação – R$ 40,00 de hora em hora
Somente degustação: R$ 20,00
Não é necessário agendar.

Vinícola no Vale dos Vinhedos

Outras vinícolas do Vale dos Vinhedos e de Bento Gonçalves

São muitas as opções de vinícolas no vale. Visitamos o vale mais pelas paisagens do que pelas vinícolas em si, mas se você é fã de vinhos e espumantes terá muitas opções para visitar. Recomendamos que você leia o artigo 13 vinícolas para conhecer em Bento Gonçalves do Buenas Dicas.

Reserve online vários passeios em Bento Gonçalves

Mais sobre Bento e região:

 


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here