San Blas – Panamá: Como chegar ao Caribe Panamenho

Arquipélago de San Blas - Vista aérea
Vista aérea de uma das 360 ilhas do Arquipélago de San Blas
  Por Jair Prandi
 

San Blas é o paraíso na terra! Um arquipélago com 365 ilhas paradisíacas do Caribe Panamenho, uma ilha para cada dia do ano em um mar azul turquesa perfeito, muito transparente.

Já pensou em passar alguns dias numa ilha que parece particular com uma mar desses, em uma cabana entre coqueiros de frente para uma praia paradisíaca? Saiba que em San Blas esse sonho é possível!

Neste post iremos contar um pouco de nossa experiência de passar um dia neste paraíso e explicar um pouco como funcionam as excursões e as formas de chegar no local.

Sobre o Arquipélago de San Blas

O arquipélago de San Blas se localiza na costa atlântica (Mar do Caribe) no norte do Panamá e pertence à tribo indígena dos Kuna Yala, uma comarca indígena autônoma composta por 365 ilhas e uma imensidão de floresta preservada.

Arquipélago de San Blas - Panamá
Vista aérea de San Blas

Quem manda são os Kuna, por isso não há resorts e grandes hotéis com outros destinos do Caribe, tornando o destino ainda mais interessante, um dos poucos lugares do Caribe que oferecem uma experiência tão íntima com a natureza, onde há apenas simples cabanas nas ilhas quase nativas.

Isla Fragata - San Blas - Panamá
Visual da Ilha Fragata

As ilhas possuem tamanhos variados, porém a maior parte não passa do tamanho de um campo de futebol e menos de 50 delas são habitadas. É uma verdadeira imersão no paraíso. Pequenas porções de areia com coqueiros que se espalham pelo mar entre incríveis piscinas naturais com tons de azul e verde.

San BlasA região autônoma indígena Kuna Yala tem uma mínima interferência do governo panamenho e tem até fronteira, sendo necessário levar seu passaporte, não esqueça!
Os hotéis existentes em algumas ilhas são simples cabanas de bambu ou de madeira, não possuem energia elétrica, nem Internet, nem sinal de celular, são ilhas quase desertas.

Leia também, depois, nosso post sobre a cidade do Panamá, onde listamos tudo que você precisa saber para chegar e entrar no Panamá, sem problemas.

Quando ir à San Blas

Localizado no Mar do Caribe, San Blas tem a vantagem de ficar fora da rota de furacões, diferente de outros destinos famosos que tem este risco em certas épocas do ano. As temperaturas são estáveis (em torno de 27°C) e o clima é tranquilo o ano todo, a temperatura da água é ótima, entre 26°C e 29°C e os meses mais quentes são março e abril.

Piscina natural - San Blas - Panamá
Parada na piscina natural das estrelas do mar, em San Blas

Para escolher a data para viajar ao Panamá e San Blas, o único detalhe que pode atrapalhar sua viagem é a chuva. O período mais indicado fica entre os meses de dezembro e abril quando o tempo é mais seco e é difícil chover, já, a partir de maio as chuvas vão aumentando e chegam ao auge em outubro, o mês mais chuvoso.

Se puder, evite também ir aos finais de semana e feriados prolongados, quando os Panamenhos da capital costumam ir à San Blas e pode haver engarrafamento nas estradas de acesso e algumas das ilhas mais procuradas podem ficar lotadas.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Reserve e tenha 5% de desconto!

Como chegar à San Blas – Panamá

Existe basicamente três formas de chegar a San Blas: De carro e barco; de avião pequeno; e de veleiro, sendo a primeira opção, a mais comum.
Confira no mapa o trajeto por terra e água para chegar até San Blas!

De carro e barco

San Blas se localiza no Mar do Caribe (Oceano Atlântico) e a Cidade do Panamá às margens do Pacífico, então terá que atravessar as montanhas para depois ainda pegar um barco, portanto terá que ter no mínimo um dia inteiro livre para valer a pena.

Saindo da cidade do Panamá, são 2 horas de viagem, 114 km de estrada toda asfaltada. Os primeiros 74 km são pela Rodovia Pan Americana, uma excelente estrada. Já os últimos 40 km, são pelas montanhas, dentro do território Kuna.

É um trecho muito sinuoso, com muitas curvas, subidas e descidas a todo momento. nesse trecho, muita gente enjoa, eu que não costumo enjoar, por um momento, mão me senti muito bem, então, é indicado tomar um Dramin antes da viagem.

Fronteira Kuna Yala - Panamá
Barreira na fronteira Kuna Yala

Na entrada no território dos Kuna Yala há uma barreira onde todos os passageiros estrangeiros são obrigados a apresentar o passaporte e a pagar uma taxa de 20 USD.

Ao chegar no litoral terá dois portos bem próximos um ao outro (Barsukun e Carti) de onde partem os barcos. No local, o mar não é dos mais bonitos, mas não se assuste, o paraíso estará próximo!

Porto de Carti - San Blas - Panamá
Porto de Carti

No porto, todos os turistas precisam pagar uma taxa obrigatória de embarque no valor de 2 USD. Para cada ilha há uma placa cravada na areia com um banco onde os turistas devem sentar e esperar a chegada do barco. No local os Kunas auxiliam os turistas mais perdidos.

O tempo de barco, que varia dependendo da distância da ilha escolhida, pode levar de 10 e 30 min e os preços do percurso de barco varia entre 10 USD e 20 USD. As ilhas mais populares ficam a cerca de 16 km da costa.

Com agência ou por conta própria

Você pode ir através de uma agência que organize o passeio completo (carro + barco + taxas + almoço), ou ir por conta própria, pagando cada um separado, ou ir por conta própria com carro alugado.

Por conta própria (com carro alugado) – O primeiro inconveniente de ir por conta própria é que terá que alugar uma camionete. É uma exigência dos Kuna para passar a fronteira, e também você estará pagando por um aluguel de um carro que depois irá ficar para do durante o período que estiver nas ilhas.

Alugue um carro para sua viagem no Panamá
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF. Faça sua cotação e reserve aqui!

No porto de Carti terá que escolher uma das ilhas e negociar com o barqueiro, procure pesquisar antes ou peça a opinião dos barqueiro sobre as melhores ilhas.

Transporte San Blas - Panamá
Camionetas dos Kuna que fazem o transporte da Cidade do Panamá ao porto de Carti

Por conta própria (com translado) – Você será buscado em seu hotel entre 5h e 6h da manhã, e conduzido por motoristas experientes que fazem o trajeto todos os dias. Esse tour tem um custo médio de 60 USD ida e volta (por pessoa), geralmente levam até 6 passageiros.
Também terá que negociar com os barqueiros, escolher a ilha, para te levarem e buscarem na volta.

Como chegar a San Blas - PanamáCom agência – Para quem viaja com agências (como foi nosso caso) o processo é bem mais tranquilo e as taxas estarão todas incluídas, inclusive o almoço, mas certifique-se se a taxa de entrada no território Kuna está incluído. Fomos buscados as 5:40 h da manhã, no hotel, fizemos a viagem terrestre com tranquilidade e o barqueiro, já estava contratado.

Outra grande vantagem de ir com agência é que eles conhecem bem as ilhas e oferecem o passeio à mais de uma ilha (geralmente à 3 ilhas), ao contrário de ir por conta onde o barqueiro te deixa em uma ilha e vai buscar à tarde.

Nossa agência foi a CONEXÃO PANAMÁ, parceira de todos os passeios no Panamá, inclusive os translados do aeroporto. Em San Blas contamos com a companhia do guia Fernando.

Conexão Panamá - Viagens e Caminhos - San Blas
Guia Fernando da Conexão Panamá, nosso parceiro em San Blas

A volta

A volta se torna mais tranquila por você estar acostumado ao processo deles. Os barcos costumam sair das ilhas às 3h da tarde. Os motoristas e os Kunas se conhecem bem e dão auxílio aos mais perdidos.

Como ir à San Blas de avião

Existe um aeroporto na ilha El Porvenir que é a capital administrativa de Kuna Yala, que possui apenas uma pequena pista e recebe aeronaves de pequeno porte.

A única companhia que opera voos comerciais para Kuna Yala é a Air Panama, porém pesquisamos no site e não encontramos voos disponíveis. Devem oferecer voos somente na alta temporada.
A partir da ilha de El Porvenir partem os barcos que levam os turistas até as outras ilhas.

San Blas à bordo de um veleiro

San Blas IslandsConhecer San Blas a bordo de um veleiro é uma alternativa possível para quem tem mais tempo, já que as viagens duram e 3 a 21 dias. A hospedagem acontece no próprio barco que faz a visitação à várias ilhas. O preço varia de acordo com tamanho do veleiro e o número de dias, custa em torno de 150 USD por dia.

Nota: Os Kuna Yala, periodicamente fazem suas assembleias e tomam suas decisões, alterando as normas de visitação. No último carnaval, por exemplo, foi proibida a entrada de veleiros no arquipélago, também, podem fechar alguma ilha para visitação por algum motivo.

Ilhas do arquipélago de San Blas

Arquipélago San BlasDas mais de 360 ilhas que compõem o arquipélago você terá que escolher apenas umas duas ou três, se vai apenas passar o dia, ou um pouco mais se vai ficar por mais tempo, por isso, se vai por conta própria, é bom pesquisar e conhecer uma pouco sobre as ilhas através de quem já foi para escolher algumas das melhores.

Com uma agência, como a CONEXÃO PANAMÁ, você terá a vantagem de personalizar seu passeio, escolhendo ilhas que atendam mais ao seu perfil, além da facilidade de ser uma agência de brasileiros que conhecem muito bem o lugar.

Panamá - San BlasEm San Blas, o que você vai fazer é curtir a natureza pura em sua plenitude, numa ilha paradisíaca que parece sua. As ilhotas são cercadas por águas com variados tons de cores que passam do azul para o verde, todas lindas, mas com suas diferenças.

Algumas são bem pequeninas, umas parecem uma piscina, outras tem corais coloridos, umas desertas, outras com cabanas e alguma estrutura.

Panamá - Arquipélago de San BlasPara escolher sua ilha entre tantas do arquipélago que tem mais de 200 km de extensão não é muito fácil, porém as ilhas mais belas e famosas se localizam no Noroeste do arquipélago, onde os passeios costumam acontecer. As ilhas geralmente tem 2 nomes: Um na língua Kuna e outro em espanhol, visitamos 4 delas e iremos mostrar um pouco abaixo:

Isla Perro Chico (Achudub)

San Blas - Panamá

A Isla Perro fica a 16 km da costa e é uma das que ganharam mais notoriedade, uma ilha praticamente perfeita com uma grande piscina no mar, boa faixa de areia, um bom restaurante e um barco afundado numa área rasa onde se criaram corais.

A piscina natural formada no meio do mar é famosa por oferecer aos visitantes a oportunidade de encontrar várias estrelas do mar, mesmo sem mergulhar.

Isla Aguja (Icodub)

Isla Aguja Icodub - San BlasA Isla Aguja é bastante procurada por ser uma linda ilha e das mais próximas do continente, apenas 6 km, e sua estrutura está entre as melhores, com um bom restaurante, cabanas para pernoitar, banheiros e áreas para camping. O defeito dessa ilha é mesmo o excesso de gente pelo acesso mais fácil.

Isla Fragata (Banedub)

Restaurante Isla Fragata - San BlasFoi a ilha que almoçamos, o restaurante fica em um deck a beira mar rodeado por águas incríveis, a 18 km da costa. Almoçar olhando aquele foi algo inesquecível. O almoço foi simples, mas perfeito, comemos um peixe com arroz de coco e salada, e como sobremesa, uma abacaxi inteiro.

Onde comer em San Blas

Piscina natural de Las Estrellas

É uma piscina natural formada no meio do mar, a cerca de 17 km da costa, onde os barcos sempre dão uma parada os turistas aproveitar a água rasa e super transparente. O nível da água no local varia de 50 cm à 1 metro e oferece a oportunidade de ver e interagir com as estrelas do mar que costuma habitar o local.

Estrela do mar - San Blas - Panamá

Isla de Los Buracos

Esta ilha não costuma receber turistas, porém tivemos a oportunidade de visitar e interagir com uma legítima índia Kuna Yala da geração mais antiga, vestida à caráter com seu traje típico, Os índios de mais idade não falam espanhol, somente a língua Kuna.

Índia Kuna Yala - San Blas - Panamá
Índia Kuna Yala

Onde ficar em San Blas

Eu diria que o ideal é passar uma ou duas noites em San Blas, um dia apenas relaxando em uma das melhores ilhas e no outro navegando pelo arquipélago para conhecer outras ilhas e piscinas naturais, porém em um único dia, dá sim, para conhecer e aproveitar este paraíso.

Como falamos, algumas das ilhas oferecem opção de hospedagem em cabanas de madeira e de palha.

Confira a lista com as opções de hospedagem do Booking no arquipélago.

Hospedagem Isla Aguja Icodub - San Blas
Cabanas na Ilha Aguja (Icodub)

Dicas gerais para ir à San Blas

  • Não esqueça o passaporte pois é exigido a todos os visitantes estrangeiros.
  • Anote o nome e telefone do motorista e pergunte em qual porto ele vai lhe esperar na volta do barco.
  • A estrada pela montanha é muito sinuosa e costuma causar enjoo, leve um remédio para enjoo.
  • Leve dinheiro (Dólares) trocado para pagar as taxas.
  • Leve sacola ou algum tipo de proteção impermeável para os objetos que não possam molhar, no trajeto de lancha pode respingar água.
  • Leve água, protetor solar, óculos de sol, toalha, e algum lanchinho (snacks ou biscoitos).

Fizemos o tour pelo Arquipélago de San Blas com o apoio da CONEXÃO PANAMÁ, agência parceira de todos os passeios no Panamá, inclusive os translados do aeroporto. Em San Blas contamos com a companhia do guia Fernando.

Mais sobre nossa viagem ao Panamá


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

11 COMENTÁRIOS

    • Quase não ouvi eles conversarem no dialeto Kuna, os índios mais novos, que trabalham com o turismo, falam Espanhol.

  1. Apaixonada pelo seu post! Que pedaço do paraíso! Que mar! Pelo que você contou a opção do bate-volta com agência me pareceu a mais simples e dá para aproveitar bastante em um dia.

    • O lugar é mesmo um espetáculo! Sem dúvida, a melhor opção é com agência, custa um pouco mais, claro, mas tem muitas vantagens e nenhum estresse! recomendo a CONEXÂO PANAMÁ!

  2. Jair, boa tarde, li seu relato sobre San Blas, parabéns pelas informações.
    Somente uma dúvida, estou pensando em ir de carro, vi que você relatou que é obrigatório ser camionete. Eles não deixam entrar outro carro?

    • Olá, Biel! Pela informação que tive na época, sim. pela estrada não seria necessário, porém era uma exigência dos Kuna e são eles quem mandam por lá.

  3. Olá Jair! Você recomenda hospedar por uns 4 dias? Ainda, tudo em dólar? Qual a média de uma refeição por lá? Abraço e parabéns pelo post!!!

    • Olá, Patrícia!
      O lugar é muito lindo paradisíaco. Considere ficar 4 dias se gosta muito de praias. Se prefere conhecer mais lugares, 2 dias pode ser suficiente.
      Realmente no momento e toda a variação cambial, estamos por fora dos preços no momento, mas calculo que seja algo em torno de R$40 a 50 por pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here