Los Tres Ojos – O parque subterrâneo de Santo Domingo

O Monumento Natural Cueva Los Tres Ojos é uma atração subterrânea espetacular e surpreendente, escondida na capital Santo Domingo.

1362
Parque Los Tres Ojos - Santo Domingo

O Monumento Natural Cueva Los Tres Ojos é uma atração subterrânea espetacular e surpreendente, escondida na capital Santo Domingo.

O que parece ser apenas uma área verde em meio à cidade de Santo Domingo, capital da República Dominicana, reserva uma grata surpresa. Uma caverna com 4 lagos de água doce naturais e uma paisagem fantástica.

O nome Os Tres Olhos se deve aos 3 principais lagos subterrâneos dentro de cavernas. Porém, com o tempo foi descoberto um quarto lago, mas este, ao ar livre.
De propriedade do governo dominicano, o parque conta com uma estrutura razoável, com trilhas pavimentadas, lanchonete e lojas de artesanato.

Caverna Los Tres Ojos - Santo Domingo

História

O lugar foi descoberto em 1916, durante a intervenção norte-americana. Foibatizado com esse nome, devido aos três primeiros lagos descobertos no local. Há indícios de que a caverna era frequentada por nativos antes da descoberta.

Conforme os estudos realizados no local, afirma-se que era uma caverna inteira com um único lago, que sofreu um colapso e desabou. Este colapso separou os lagos e também formou aberturas na caverna tornando o local como se vê hoje.

Monumento Natural Os Três Olhos
Visual do quarto lago a partir da parte superior do parque

O Parque Los Tres Ojos

O parque se encontra no meio da cidade de Santo domingo e quem passa nas ruas que o contornam só enxerga árvores (como uma área verde) e não imaginam a maravilha que tem embaixo.

O Parque Los Tres Ojos se divide em duas partes, a parte alta e a baixa.
A parte alta é uma praça arborizada com trilhas pavimentadas para caminhadas e em alguns pontos há mirantes onde se avistam partes dos lagos e cavernas.

Os três olhos - Santo DomingoA parte de baixo é o grande atrativo do parque. A formação dos lagos se deve a um fenômeno natural raro. As águas de um rio subterrâneo emergem e os formam em meio à caverna. Também vimos outros lagos parecidos em outros lugares, durante nossa Road trip pela República Dominicana.

São 4 lagos em sequência que iremos mostrar a seguir:

Lago Azufre (Enxofre)

Monumento natural Los Tres Ojos - Santo DomingoAtravés de uma escadaria se tem acesso ao primeiro lago e logo no início da descida é onde temos uma das melhores vistas do lugar.

Com 4 metros de profundidade, o lago foi nomeado por Azufre porque as pessoas pensavam que era esta a substância esbranquiçada existente no fundo do lago. Mas que depois de estudos se mostrou que não era enxofre, e sim, cálcio e outros minerais.

Lago Las Damas

Lago Las Damas - os três olhosEste lago fica à direita, depois do Azufre, passamos direto e só fomos ver na volta, já que fica meio escondido. Possui 2,5 metros de profundidade em sua parte mais profunda e foi nomeado assim porque era local de banho de mulheres e crianças. Hoje não é permitido entrar em qualquer um dos lagos do parque.

Lago La Nevera (Geladeira)

Lago La Nevera - Os Três OlhosCom 5,4 metros de profundidade, este lago foi nomeado por Geladeira devido às baixas temperaturas (entre 15 ° C e 21 ° C) de sua água, já que nunca recebe a luz do sol. Totalmente encoberto, o lago tem duas aberturas e é possível atravessar através de um barco de madeira puxado por cordas que leva até o lago Zaramagullones.

Lago Zaramagullones

Zaramagullones Lake - Os Três OlhosO nome estranho do quarto lago, se deve a uma espécie de patos anfíbios nativos da região que vivem no local. Este último lago é o maior de todos, tem 6,1 metros de profundidade e é o único lago totalmente ao ar livre.

O quarto lago é muito lindo, com algumas estalactites na chegada e grandes samambaias que o contornam. tem também muitos peixes que são vistos próximo ao deck de madeira.
O acesso se dá pela caverna do lago La Nevera através de um barco de madeira puxado por cordas fixas.

Estrutura do parque

Entrada para o parque Los Tres Ojos - Santo DomingoO parque oferece estacionamento, portaria, lanchonete e um centro de artesanato. A parte superior possui trilhas pavimentadas, mirantes e bancos entre as árvores, já a parte de baixo tem escadarias e corrimões.

Parque Natural Los Tres Ojos - Santo DomingoO que achamos que atrapalha e tira um pouco do charme do lugar são as escadas e grades com excessos de cimento e ferro, mas, mesmo assim, o lugar é incrível e inusitado, considerando o fato de estar em meio a uma grande cidade, como Santo Domingo.

Curiosidade: Vários capítulos da série “Tarzan” foram filmados no parque Los Tres Ojos.

Parque Los Tres Ojos - Santo Domingo

Serviço

Entrada: RD$ 200 pesos dominicanos, equivalente a US$ 4,00.
Horário de visitação: Das 8:30 às 17:30 todos os dias da semana.
O acesso é pela Calle Marginal Las Americas Leste, 11604

Como chegar ao parque Los Tres Ojos

O parque fica no meio da cidade de Santo domingo e sua entrada fica na Calle Marginal Las Americas Leste, 11604.

Chegamos no país por Punta Cana. Reservamos um carro pela Rentcars, ainda no Brasil e pegamos na chegada. Rodamos 1200 km na república Dominicana.

Alugue um carro para sua viagem na república Dominicana
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF. Faça sua cotação e reserve aqui!

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Reserve e tenha 5% de desconto!

Mais sobre a República Dominicana

O que fazer em Santo Domingo

Passeios em Punta Cana

O que fazer em Puerto Plata


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

9 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar lindo! Jà havia visto posts sobre este lugar, mas o teu està muito mais completo! Sabe me dizer se é possìvel visitar o parque durante todo perìodo do ano? Existe algum perìodo de cheia que impediria o acesso total?
    Parabéns

  2. Que passeio interessante, Jair! Eu ainda não havia ouvido falar, mas achei super bonito e interessante as histórias e origem dos lagos, gosto de passeios assim, obrigada pelas dicas.

  3. Que lugar mais lindo e ainda mais interessante está bem no meio da cidade, com certeza vale a visita e o preço é bem acessível, eu particularmente adoro esse tipo de passeio, as fotos ficaram lindas, parabéns.

  4. Bom Dia. Muito bacaba sua descrição sobre o lugar. Estarei indo na semana que vem e pretendo conhecer. Sabes informar se é possível fazer essa visitação apenas com o ingresso ao parque, ou é necessário a contratação de guias? Obrigado e parabéns pela página!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here