O Monumento Natural Cueva Los Tres Ojos é uma atração subterrânea espetacular e surpreendente, escondida na capital Santo Domingo.

O que parece ser apenas uma área verde em meio à cidade de Santo Domingo, capital da República Dominicana, reserva uma grata surpresa, uma caverna com 4 lagos de água doce naturais e uma paisagem fantástica.

O nome Os Tres Olhos se deve aos 3 principais lagos subterrâneos dentro de cavernas, porém, com o tempo foi descoberto um quarto lago, mas este, ao ar livre.
De propriedade do governo dominicano, o parque conta com uma estrutura razoável, com trilhas pavimentadas, lanchonete e lojas de artesanato.

Caverna Los Tres Ojos - Santo Domingo

História

O lugar foi descoberto em 1916, durante a intervenção norte-americana e foi batizado com esse nome, devido aos três primeiros lagos descobertos no local. Há indícios de que a caverna era frequentada por nativos antes da descoberta.
Conforme os estudos realizados no local, afirma-se que era uma caverna inteira com um único lago, que sofreu um colapso e desabou, separando eles, o que também abriu aberturas na caverna formando o local como se vê hoje.

Monumento Natural Os Três Olhos
Visual do quarto lago a partir da parte superior do parque

O Parque Los Tres Ojos

O parque se encontra no meio da cidade de Santo domingo e quem passa nas ruas que o contornam só enxerga árvores (como uma área verde) e não imaginam a maravilha que tem embaixo.
O Parque Los Tres Ojos se divide em duas partes, a parte alta e a baixa.
A parte alta é uma praça arborizada com trilhas pavimentadas para caminhadas e em alguns pontos há mirantes onde se avistam partes dos lagos e cavernas.

Os três olhos - Santo DomingoA parte de baixo é o grande atrativo do parque. A formação dos lagos se deve a um fenômeno natural raro, onde as águas de um rio subterrâneo emergem e os formam em meio à caverna. Também vimos outros lagos parecidos em outros lugares, durante nossa Road trip pela República Dominicana.

São 4 lagos em sequência que iremos mostrar a seguir:

Lago Azufre (Enxofre)

Monumento natural Los Tres Ojos - Santo DomingoAtravés de uma escadaria se tem acesso ao primeiro lago e logo no início da descida é onde temos uma das melhores vistas do lugar.
Com 4 metros de profundidade, o lago foi nomeado por Azufre porque as pessoas pensavam que era esta a substância esbranquiçada existente no fundo do lago, mas que depois de estudos se mostrou que não era enxofre, e sim, cálcio e outros minerais.

Lago Las Damas

Lago Las Damas - os três olhosEste lago fica à direita, depois do Azufre, passamos direto e só fomos ver na volta, já que fica meio escondido, possui 2,5 metros de profundidade em sua parte mais profunda e foi nomeado assim porque era local de banho de mulheres e crianças. Hoje não é permitido entrar em qualquer um dos lagos do parque.

Lago La Nevera (Geladeira)

Lago La Nevera - Os Três OlhosCom 5,4 metros de profundidade, este lago foi nomeado por Geladeira devido às baixas temperaturas (entre 15 ° C e 21 ° C) de sua água, já que nunca recebe a luz do sol. Totalmente encoberto, o lago tem duas aberturas e é possível atravessar através de um barco de madeira puxado por cordas que leva até o lago Zaramagullones.

Lago Zaramagullones

Zaramagullones Lake - Os Três OlhosO nome estranho do quarto lago, se deve a uma espécie de patos anfíbios nativos da região que vivem no local. Este último lago é o maior de todos, tem 6,1 metros de profundidade e é o único lago totalmente ao ar livre.
O quarto lago é muito lindo, com algumas estalactites na chegada e grandes samambaias que o contornam, além de muitos peixes que são vistos próximo ao deck de madeira.
O acesso se dá pela caverna do lago La Nevera através de um barco de madeira puxado por cordas fixas.

Estrutura do parque

Entrada para o parque Los Tres Ojos - Santo DomingoO parque oferece estacionamento, portaria, lanchonete e um centro de artesanato. A parte superior possui trilhas pavimentadas, mirantes e bancos entre as árvores, já a parte de baixo tem escadarias e corrimões.

Parque Natural Los Tres Ojos - Santo DomingoO que achamos que atrapalha e tira um pouco do charme do lugar são as escadas e grades com excessos de cimento e ferro, mas, mesmo assim, o lugar é incrível e inusitado, considerando o fato de estar em meio a uma grande cidade, como Santo Domingo.
Curiosidade: Vários capítulos da série “Tarzan” foram filmados no parque Los Tres Ojos.

Parque Los Tres Ojos - Santo Domingo

Serviço

Entrada: RD$ 200 pesos dominicanos, equivalente a US$ 4,00.
Horário de visitação: Das 8:30 às 17:30 todos os dias da semana.
O acesso é pela Calle Marginal Las Americas Leste, 11604

Mais sobre a República Dominicana
O que fazer em Santo Domingo
Passeios em Punta Cana
O que fazer em Puerto Plata

Organize sua viagem! Faça sua reserva aqui no Viagens e Caminhos!

7 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar lindo! Jà havia visto posts sobre este lugar, mas o teu està muito mais completo! Sabe me dizer se é possìvel visitar o parque durante todo perìodo do ano? Existe algum perìodo de cheia que impediria o acesso total?
    Parabéns

  2. Que lugar mais lindo e ainda mais interessante está bem no meio da cidade, com certeza vale a visita e o preço é bem acessível, eu particularmente adoro esse tipo de passeio, as fotos ficaram lindas, parabéns.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here