Los Tres Ojos – O parque subterrâneo de Santo Domingo

O Monumento Natural Cueva Los Tres Ojos é uma atração subterrânea espetacular e surpreendente, escondida na capital Santo Domingo.

Parque Los Tres Ojos - Santo Domingo
  Por Jair Prandi
 

O Monumento Natural Cueva Los Tres Ojos é uma atração subterrânea espetacular e surpreendente, escondida na capital Santo Domingo.

O que parece ser apenas uma área verde em meio à cidade de Santo Domingo, capital da República Dominicana, reserva uma grata surpresa. Uma caverna com 4 lagos de água doce naturais e uma paisagem fantástica.

O nome Os Tres Olhos se deve aos 3 principais lagos subterrâneos dentro de cavernas. Porém, com o tempo foi descoberto um quarto lago, mas este, ao ar livre.
De propriedade do governo dominicano, o parque conta com uma estrutura razoável, com trilhas pavimentadas, lanchonete e lojas de artesanato.

Caverna Los Tres Ojos - Santo Domingo

História

O lugar foi descoberto em 1916, durante a intervenção norte-americana. Foibatizado com esse nome, devido aos três primeiros lagos descobertos no local. Há indícios de que a caverna era frequentada por nativos antes da descoberta.

Conforme os estudos realizados no local, afirma-se que era uma caverna inteira com um único lago, que sofreu um colapso e desabou. Este colapso separou os lagos e também formou aberturas na caverna tornando o local como se vê hoje.

Monumento Natural Os Três Olhos
Visual do quarto lago a partir da parte superior do parque

O Parque Los Tres Ojos

O parque se encontra no meio da cidade de Santo domingo e quem passa nas ruas que o contornam só enxerga árvores (como uma área verde) e não imaginam a maravilha que tem embaixo.

O Parque Los Tres Ojos se divide em duas partes, a parte alta e a baixa.
A parte alta é uma praça arborizada com trilhas pavimentadas para caminhadas e em alguns pontos há mirantes onde se avistam partes dos lagos e cavernas.

Os três olhos - Santo DomingoA parte de baixo é o grande atrativo do parque. A formação dos lagos se deve a um fenômeno natural raro. As águas de um rio subterrâneo emergem e os formam em meio à caverna. Também vimos outros lagos parecidos em outros lugares, durante nossa Road trip pela República Dominicana.

São 4 lagos em sequência que iremos mostrar a seguir:

Lago Azufre (Enxofre)

Monumento natural Los Tres Ojos - Santo DomingoAtravés de uma escadaria se tem acesso ao primeiro lago e logo no início da descida é onde temos uma das melhores vistas do lugar.

Com 4 metros de profundidade, o lago foi nomeado por Azufre porque as pessoas pensavam que era esta a substância esbranquiçada existente no fundo do lago. Mas que depois de estudos se mostrou que não era enxofre, e sim, cálcio e outros minerais.

Lago Las Damas

Lago Las Damas - os três olhosEste lago fica à direita, depois do Azufre, passamos direto e só fomos ver na volta, já que fica meio escondido. Possui 2,5 metros de profundidade em sua parte mais profunda e foi nomeado assim porque era local de banho de mulheres e crianças. Hoje não é permitido entrar em qualquer um dos lagos do parque.

Lago La Nevera (Geladeira)

Lago La Nevera - Os Três OlhosCom 5,4 metros de profundidade, este lago foi nomeado por Geladeira devido às baixas temperaturas (entre 15 ° C e 21 ° C) de sua água, já que nunca recebe a luz do sol. Totalmente encoberto, o lago tem duas aberturas e é possível atravessar através de um barco de madeira puxado por cordas que leva até o lago Zaramagullones.

Lago Zaramagullones

Zaramagullones Lake - Os Três OlhosO nome estranho do quarto lago, se deve a uma espécie de patos anfíbios nativos da região que vivem no local. Este último lago é o maior de todos, tem 6,1 metros de profundidade e é o único lago totalmente ao ar livre.

O quarto lago é muito lindo, com algumas estalactites na chegada e grandes samambaias que o contornam. tem também muitos peixes que são vistos próximo ao deck de madeira.
O acesso se dá pela caverna do lago La Nevera através de um barco de madeira puxado por cordas fixas.

Estrutura do parque

Entrada para o parque Los Tres Ojos - Santo DomingoO parque oferece estacionamento, portaria, lanchonete e um centro de artesanato. A parte superior possui trilhas pavimentadas, mirantes e bancos entre as árvores, já a parte de baixo tem escadarias e corrimões.

Parque Natural Los Tres Ojos - Santo DomingoO que achamos que atrapalha e tira um pouco do charme do lugar são as escadas e grades com excessos de cimento e ferro, mas, mesmo assim, o lugar é incrível e inusitado, considerando o fato de estar em meio a uma grande cidade, como Santo Domingo.

Curiosidade: Vários capítulos da série “Tarzan” foram filmados no parque Los Tres Ojos.

Parque Los Tres Ojos - Santo Domingo

Serviço

Entrada: RD$ 200 pesos dominicanos, equivalente a US$ 4,00.
Horário de visitação: Das 8:30 às 17:30 todos os dias da semana.
O acesso é pela Calle Marginal Las Americas Leste, 11604

Como chegar ao parque Los Tres Ojos

O parque fica no meio da cidade de Santo domingo e sua entrada fica na Calle Marginal Las Americas Leste, 11604.

Chegamos no país por Punta Cana. Reservamos um carro pela Rentcars, ainda no Brasil e pegamos na chegada. Rodamos 1200 km na república Dominicana.

Alugue um carro para sua viagem na república Dominicana
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF. Faça sua cotação e reserve aqui!

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Reserve e tenha 5% de desconto!

Mais sobre a República Dominicana


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

9 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar lindo! Jà havia visto posts sobre este lugar, mas o teu està muito mais completo! Sabe me dizer se é possìvel visitar o parque durante todo perìodo do ano? Existe algum perìodo de cheia que impediria o acesso total?
    Parabéns

  2. oi Jair… que lugar sensacional! Eu nunca tinha escutado nada sobre ele e fiquei bem impressionada com a beleza e a individualidade de cada lago. Um lugar a ser visto de perto, com certeza!

    • O impressionante é que esta atração fica praticamente escondida em uma praça em plena capital do país!

  3. Que passeio interessante, Jair! Eu ainda não havia ouvido falar, mas achei super bonito e interessante as histórias e origem dos lagos, gosto de passeios assim, obrigada pelas dicas.

  4. Que lugar mais lindo e ainda mais interessante está bem no meio da cidade, com certeza vale a visita e o preço é bem acessível, eu particularmente adoro esse tipo de passeio, as fotos ficaram lindas, parabéns.

  5. Bom Dia. Muito bacaba sua descrição sobre o lugar. Estarei indo na semana que vem e pretendo conhecer. Sabes informar se é possível fazer essa visitação apenas com o ingresso ao parque, ou é necessário a contratação de guias? Obrigado e parabéns pela página!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here