Barragem Rio dos Touros e Cachoeira da Usina – Bom Jesus

A Barragem Rio dos Touros e Cachoeira da Usina são duas belas atrações próximas uma da outra do interior de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul

Barragem Rio dos Touros e Cachoeira da Usina
  Por Jair Prandi
 

A Barragem Rio dos Touros e Cachoeira da Usina são duas belas atrações próximas uma da outra do interior de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul.

Bom Jesus é uma cidade da região conhecida como Campos de Cima da Serra. Se localiza no Nordeste Gaúcho, numa das áreas mais frias do Brasil.

O município se caracteriza por seus belos campos ondulados. Estes também cortados por alguns rios que formam belas cachoeiras e paisagens naturais. Um destes rios é o Rio dos Touros onde estão estas duas atrações que iremos mostrar agora. O melhor de tudo é que as duas podem ser visitadas em conjunto, no mesmo passeio.

Barragem Rio dos Touros

Vista aérea da Barragem do Rio dos Touros
Vista aérea da Barragem do Rio dos Touros

A Barragem Rio dos Touros se localiza junto à RS-110 (Rodovia Caminhos da Neve), estrada de terra que liga Bom Jesus a São Joaquim.

Antigamente a barragem fornecia água para uma pequena usina através de uma tubulação que leva a uma cachoeira, 700 metros rio abaixo. Assim, esta usina fornecia energia para cidade de Bom Jesus, mas com o tempo foi desativada e o local se tornou uma atração turística.

Barragem do Rio dos Touros - Bom JesusA barragem tem 2 metros de altura e 180 de comprimento, por onde a água escorre formando uma longa cachoeira. Na parte de cima há um lago (propício para pesca) e a parte de baixo se caracteriza por um enorme lajeado (ótimo para crianças brincarem). Também há um caminho de concreto por onde os veículos atravessam.

Mirante Barragem do Rio dos Touros
Mirante da Barragem do Rio dos Touros

No outro lado do rio, à esquerda da estrada (sentido Bom Jesus-São Joaquim) há uma área para camping sem estrutura. Nesta área que é bem alta também há um lajeado que forma um mirante natural e oferece uma bela visão do lugar.

Cachoeira da Usina

Cachoeira da Usina - Rio dos Touros - Bom Jesus
Cachoeira da Usina (imagem drone)

A cachoeira da Usina é composta por duas belas quedas em sequência entre os campos e pedras. Ao lado da cachoeira ainda se encontram também as ruínas do que foi a usina que deu nome a cachoeira.

Trilha Cachoeira da Usina - Bom Jesus
Trilha da Cachoeira da Usina por cima da tubulação

As quedas d’água se localizam 700 metros rios abaixo à partir da barragem. A trilha, bem inusitada, é um caminho que segue por cima da tubulação que abastecia a turbina da usina. Desta forma basta seguir caminhando por cima dos tubos, que tem cerca de 1 metro de diâmetro para chegar à cachoeira.

Barragem Rio dos Touros e Cachoeira da Usina - Bom Jesus
Vista aérea da Cachoeira da Usina e a Barragem Rio ao fundo

Também é possível ir até a cachoeira pela parte mais alta de onde se tem uma vista mais ampla. Aconselho ir pela tubulação e voltar pela parte alta, onde está o mirante da barragem.

Como chegar à Barragem dos Rio dos Touros

A barragem fica a 16 km da cidade de Bom Jesus. Basta acessar a Br-285 (rodovia que liga Vacaria a São José dos Ausentes) e seguir para direita no sentido do Litoral. São 10 km de asfalto até o entroncamento onde há um pavilhão e a sinalização. Daí em diante são mais 6 km de estrada de terra pela RS-110 até a barragem.

Estrada da Barragem Rio dos Touros
Estrada de acesso à Barragem Rio dos Touros

A visitação é livre, porém quem preferir o acompanhamento de um guia recomendamos o Guia Mtur Alex Boeira (54) 99672-6886 da Agência de Turismo Circuito Cânions e Cascatas, que costuma organizar trilha pela região.

Mais sobre a região de Bom Jesus


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here