Cueva de Las Maravilhas é uma caverna da República Dominicana. Opção de passeio de fácil acesso, para quem vai fazer uma Road trip pelo país.
Durante nossa viagem de carro alugado pela República Dominicana, a Cueva de Las Maravilhas foi parte de nosso roteiro. Paramos no caminho para conhecer esta bela caverna porque fica no meio do trecho entre Punta Cana e a capital, Santo Domingo.
Cueva de Las Maravilhas
A caverna foi encontrada em 1926 por um grupo de jovens exploradores. Sua profundidade é de 25 metros abaixo do nível do mar, tem 800 metros de extensão, dos quais, 240 metros foram preparados para o turismo educacional.
A Cueva de Las Maravilhas possui mais de 500 pictogramas de inscrições rupestres de grande valor estético e arqueológico que marca o primeiro museu de arte rupestre das Antilhas.
A caverna possui também inúmeras formações de estalactites e estalagmites, áreas alagadas, entre outros.
Visita ao parque Cueva de Las Maravilhas
A visitação acontece em pequenos grupos com o acompanhamento de um guia (estávamos nós e 3 franceses).
A caminhada dura cerca de 45 minutos e começa com um trecho ao ar livre repleto de rochas de variadas formas. Próximo a entrada da gruta, há uma descida através de uma escadaria.

Ao entrar na caverna, o percurso é de 240 metros todo com rampas calçadas e iluminadas através de um caminho muito bem definido. Nas partes com maior desnível há escadarias e entre as formações há iluminação em pontos estratégicos destacando as formações da caverna.

Já visitamos muitas cavernas no Brasil, como a Caverna do Diabo e as grutas mineiras de Maquiné, Lapinha e Rei do Mato, entre outras. Observamos um detalhe bem interessante na Cueva de Las Maravilhas que se diferencia das outras pelas raízes das árvores que atravessam a porção de rochas e se dependuram dentro da caverna.

Durante o percurso, o guia vai explicando sobre a história, as formações e os os detalhes. Dentro da caverna há um elevador e estradas que levam até ele na parte externa permitindo a entrada de pessoas com limitações físicas.
Visita às Iguanas
Após a visitação da caverna voltamos por uma caminhos diferente que leva à um Iguanário, onde você pode observar centenas de iguanas da raça Cyclura Cornuta. estas iguanas são endêmicas da ilha e estão em perigo de extinção. Segundo informação do guia há aproximadamente 400 iguanas no local.
Como chegar à Cueva de Las Maravilhas

O parque natural fica no município de San Pedro de Macoris, bem no meio do caminho entre Punta Cana e Santo Domingo. Fica às margens da rodovia duplicada Autovia Del este onde há um portal com um letreiro grande, não há como não ver.
Distâncias:
La Romana: 24 km
Punta Cana: 100 km
Santo Domingo: 100 km
Serviço
O centro de visitantes possui uma sala de apresentação, lanchonete, lojinha de souvenirs e banheiros.
O parque abre de terça a domingo, das 9:00 da manhã às 17:15 da tarde. Abre também nos feriados.
Preços de entrada:
Adultos: RD$ 300,00 (US$ 10,00)
Crianças (até 12 anos): RD$ 100,00 (US $ 5,00)
Site: www.cuevadelasmaravillas.com