Bom Jesus é uma das cidades mais frias do Brasil, destino que oferece belas paisagens de campos naturais e lindas cachoeiras.

O município faz parte da rota turística dos Campos de Cima da Serra, no Nordeste do Rio Grande do Sul. A região é caracterizada por baixas temperaturas no inverno, belos campos ondulados, cachoeiras e pomares de maçã. Assim, forma um belo roteiro com as cidades vizinhas, Vacaria e São José dos Ausentes.

Pontos Turísticos de Bom Jesus

As atrações de Bom Jesus que mais se destacam se encontram em áreas rurais. Algumas tem acesso fácil, outras somente por trilhas, mas que valem e muito o esforço. Confira os principais pontos turísticos do município:

Ponte da Barra dos Moraes

Estrada entre Bom Jesus e Rota do SolBela ponte de 350 m de extensão que atravessa o Rio das Antas e o vale da Barra do arroio Moraes. Abaixo da ponte há um camping e área de livre visitação para que desejar passar o dia à beira do rio.
Localizado a 18 km da cidade, a ponte é parte da rodovia RS-110 asfaltada que faz a ligação com a Rota do Sol ao litoral Norte Gaúcho.

Barragem Rio dos Touros

A barragem abastecia uma tubulação para uma pequena usina que gerava energia para Bom Jesus. Hoje, se tornou uma atração turística.
A represa tem cerca de 2 metros de altura e 180 de comprimento e forma uma longa cachoeira e um imenso lajeado na parte inferior. Há também há uma faixa de concreto com uma lâmina d’água que serve de passagem para os veículos que transitam pela RS-110, rumo a São Joaquim.

A barragem fica a 16 km de Bom Jesus e a visitação é livre.

Saiba mais sobre a Barragem Rio dos Touros

Cachoeira da Usina

Cachoeira da Usina - Rio dos Touros - Bom Jesus Bela cascata de 2 níveis localizada a 700 metros da barragem Rio dos Touros. Para chegar até ela basta seguir por cima da tubulação da velha usina ou ainda descer costeando uma das margens do rio. É um local muito bonito para passar o dia e admirar bela paisagem.

Saiba mais sobre a Cachoeira da Usina

Rota das Cascatas

Rota das Cascatas - Bom JesusNa minha opinião, é a principal atração do município de Bom Jesus. Na verdade não é só uma atração, mas sim, um conjunto de cachoeiras. A visita acontece através de uma trilha de 14 km (ida e volta) chamada de Rota das Cascatas.

Cachoeirão Rio Cerquinha - Rota das Cascatas
Acesso inferior do Cachoeirão

São 3 cachoeiras: Roseira, Cachoeirão e Cascata da Ferradura, além de um belo mirante natural no topo do morro. Parte da trilha é percorrida pelo leito do rio e que leva é o guia Alex Boeira (54) 99672.6886.
Veja a matéria completa de nossa participação na trilha da Rota das Cascatas.

Funil da Água Branca

Funil Água Branca - Bom Jesus
Funil da Água Branca – Foto: Alex Boeira

O Funil da Água Branca é uma formação rochosa que forma o estreitamento natural das margens do arroio Água Branca. No local ele chega a ficar com apenas 1 metro de largura.
Além do funil, tem também a cachoeira da Água Branca localizada 100 metros rio abaixo.

Cascata Água Branca - Bom Jesus
Cascata Água Branca – Foto: Alex Boeira

Esta atração se localiza a 12 Km da cidade e para chegar até ela é preciso percorrer uma trilha de 5,5 km. A visita ao local também é organizada pelo guia Alex Boeira (54) 99672.6886.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus

Bom Jesus - RSDe longe já se avista a torre da igreja matriz de Bom Jesus, que se destaca no horizonte da cidade, já que quase não há prédios na cidade.

Praça Rio Branco

Praça de Bom Jesus - RSA Praça Rio Branco localiza-se em frente à Igreja Matriz, bem no centro de Bom Jesus. É principal ponto de encontro de visitantes e moradores na cidade.

Museu Municipal de Bom Jesus

O Museu Municipal de Bom Jesus retrata o cotidiano da vida dos moradores dos Campos de Cima da Serra através de objetos antigos utilizados em várias épocas na região.

Frio em Bom Jesus
Registro de Frio em Bom Jesus – Foto: Alex Boeira

Como chegar em Bom Jesus

Há duas rodovias pavimentadas que levam até Bom Jesus, a BR-285, que vem de Vacaria e segue para São José dos Ausentes; e a RS-110, que une a cidade à Rota do Sol, e leva à Serra Gaúcha e ao litoral do Rio Grande do Sul.

Algumas distâncias da cidade:
Vacaria: 60 km
São José dos Ausentes: 44 km
Caxias do Sul: 156 km
Porto Alegre: 250 km
Canela: 160 km

Leia também:
Estrada entre Bom Jesus e Rota do Sol
Passo da Ilha e Passo do S
Cambará do Sul – A terra dos maiores cânions do Brasil

Organize sua viagem! Faça sua reserva aqui no Viagens e Caminhos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here