O que fazer em Bom Jesus – RS

Bom Jesus é uma das cidades mais frias do Brasil e oferece belas paisagens de campos naturais e lindas cachoeiras.

Bom Jesus - RS
  Por Jair Prandi
 

Bom Jesus é uma das cidades mais frias do Brasil, destino que oferece belas paisagens de campos naturais e lindas cachoeiras.

O município faz parte da rota turística dos Campos de Cima da Serra, no Nordeste do Rio Grande do Sul. A região é caracterizada por baixas temperaturas no inverno, belos campos ondulados, cachoeiras e pomares de maçã. Assim, forma um belo roteiro com as cidades vizinhas, Vacaria e São José dos Ausentes.

Pontos Turísticos de Bom Jesus

As atrações de Bom Jesus que mais se destacam se encontram em áreas rurais. Algumas tem acesso fácil, outras somente por trilhas, mas que valem e muito o esforço. Confira os principais pontos turísticos do município:

Ponte da Barra dos Moraes

Estrada entre Bom Jesus e Rota do SolBela ponte de 350 m de extensão que atravessa o Rio das Antas e o vale da Barra do arroio Moraes. Abaixo da ponte há um camping e área de livre visitação para que desejar passar o dia à beira do rio.
Localizado a 18 km da cidade, a ponte é parte da rodovia RS-110 asfaltada que faz a ligação com a Rota do Sol ao litoral Norte Gaúcho.

Barragem Rio dos Touros

A barragem abastecia uma tubulação para uma pequena usina que gerava energia para Bom Jesus. Hoje, se tornou uma atração turística.

A represa tem cerca de 2 metros de altura e 180 de comprimento e forma uma longa cachoeira e um imenso lajeado na parte inferior. Há também há uma faixa de concreto com uma lâmina d’água que serve de passagem para os veículos que transitam pela RS-110, rumo a São Joaquim.

A barragem fica a 16 km de Bom Jesus e a visitação é livre.

Saiba mais sobre a Barragem Rio dos Touros

Cachoeira da Usina

Cachoeira da Usina - Rio dos Touros - Bom Jesus Bela cascata de 2 níveis localizada a 700 metros da barragem Rio dos Touros. Para chegar até ela basta seguir por cima da tubulação da velha usina ou ainda descer costeando uma das margens do rio. É um local muito bonito para passar o dia e admirar bela paisagem.

Saiba mais sobre a Cachoeira da Usina

Fazenda das Cascatas

Fazenda das Cascatas - Mirante da Ferradura
Mirante da Ferradura e Cachoeirão

Na minha opinião, é a principal atração do município de Bom Jesus. Na verdade não é só uma atração, mas sim, um conjunto de cachoeiras. A visita acontece através de trilhas, uma de 10 km, outras de 13 km (ida e volta) chamada de Rota das Cascatas.

Fazenda das Cascatas - Cachoeirão
Cachoeirão do Rio Cerquinha

São 5 cachoeiras no total: Roseira, Cachoeirão, Cascata da Ferradura, Cascatinha da caverna e Cascata das Pedras, além de um belo mirante natural no topo do morro. Parte da trilha é percorrida pelo leito do rio e que leva é o guia Alex Boeira (54) 99672.6886.

Veja a matéria completa sobre a Fazenda das Cascatas

Funil da Água Branca

Funil Água Branca - Bom Jesus
Funil da Água Branca – Foto: Alex Boeira

O Funil da Água Branca é uma formação rochosa que forma o estreitamento natural das margens do arroio Água Branca. No local ele chega a ficar com apenas 1 metro de largura.
Além do funil, tem também a cachoeira da Água Branca localizada 100 metros rio abaixo.

Cascata Água Branca - Bom Jesus
Cascata Água Branca – Foto: Alex Boeira

Esta atração se localiza a 12 Km da cidade e para chegar até ela é preciso percorrer uma trilha de 5,5 km. A visita ao local também é organizada pelo guia Alex Boeira (54) 99672.6886.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus

Bom Jesus - RSDe longe já se avista a torre da igreja matriz de Bom Jesus, que se destaca no horizonte da cidade, já que quase não há prédios na cidade.

Praça Rio Branco

Praça de Bom Jesus - RSA Praça Rio Branco localiza-se em frente à Igreja Matriz, bem no centro de Bom Jesus. É principal ponto de encontro de visitantes e moradores na cidade.

Museu Municipal de Bom Jesus

O Museu Municipal de Bom Jesus retrata o cotidiano da vida dos moradores dos Campos de Cima da Serra através de objetos antigos utilizados em várias épocas na região.

Frio em Bom Jesus
Registro de Frio em Bom Jesus – Foto: Alex Boeira

Como chegar em Bom Jesus

Há duas rodovias pavimentadas que levam até Bom Jesus, a BR-285, que vem de Vacaria e segue para São José dos Ausentes; e a RS-110, que une a cidade à Rota do Sol, e leva à Serra Gaúcha e ao litoral do Rio Grande do Sul.

Algumas distâncias da cidade:
Vacaria: 60 km
São José dos Ausentes: 44 km
Caxias do Sul: 156 km
Porto Alegre: 250 km
Canela: 160 km

Onde ficar em Bom Jesus

Na cidade ou bem próximo a ela, as opções são a Pousada Rodrivares, Recanto das Camélias e hotel Angelina.

A melhor pousada no interior do município é a Estância das Flores. Um luxo no meio do campo. Fica a 56 km da cidade, no sentido São José dos Ausentes, sendo que 23 km de estrada de terra. A pousada fica em um belo lugar e oferece todas as refeições inclusas na hospedagem.

Conheça a Pousada Estância das Flores

Pousada Estância das Flores
Pousada Estância das Flores. Imagem de divulgação

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here