Como tirar a PID – Permissão Internacional para dirigir

Saiba Como tirar a PID, Permissão Internacional para dirigir, também conhecida como Carteira Internacional de Habilitação.

Como tirar a PID
  Por Jair Prandi
 

Saiba Como tirar a PID, Permissão Internacional para dirigir, também conhecida como Carteira Internacional de Habilitação.

Para quem viaja para o exterior e gosta de alugar carro para fazer uma Road trip, é imprescindível pesquisar se o país a ser visitado exige a Permissão Internacional para Dirigir. Aliás, para qualquer viagem ao exterior que você pretenda dirigir em algum momento, tire sua PID, já que é bem fácil e pode evitar aborrecimentos.

Sempre costumamos alugar carro em nossas viagens para ampliar os lugares visitados. Com isso temos total liberdade de horários e roteiros. Foi assim em nossa Road trip no Peru, viagem de 8000 km por Argentina e Chile, Roteiro pelo Uruguai, entre outros…

Estrada de Abra Malaga - Peru
Estrada de Abra Malaga – Peru

Para nossa última viagem pelo Panamá e República Dominicana, tirei novamente a Permissão Internacional para Dirigir. Pelo Detran-RS foi muito fácil, mas claro! Sempre tem as taxas a pagar. Saiba como tirar a PID!

PID – Permissão Internacional para Dirigir

Mas afinal, o que é a PID?
A PID (CNH Internacional) nada mais é do que várias cópias de nossa CNH – Carteira Nacional de Habilitação brasileira traduzida para vários idiomas, agrupadas numa só. Assim se um guarda lá na Alemanha, por exemplo, pedir sua habilitação, vai poder ler seus dados em alemão.

Como tirar PID - Permissão Internacional para dirigir

Validade

O prazo de validade da PID será de no máximo 3 anos a partir da data de sua emissão ou até a data do vencimento de sua CNH (o que ocorrer primeiro). Isso quer dizer que quando vencer sua CHH brasileira, sua PID automaticamente não valerá mais. Isso, independente da data que for tirada e quando for viajar novamente vai ter que solicitar outra.

Dica: Se sua CNH está para vencer e você puder, espere para fazer a PID.

Como tirar a PID – CNH Internacional

PID - Permissão Internacional para dirigirÉ bem fácil e rápido obter a PID, aqui no Detran do Rio Grande do Sul, em 5 dias, estava co minha PID na mão.
Para tirar sua PID basta ir a um CFC (Centro de Formação de Condutores) com os documentos necessários e pagar a taxa. Depois basta aguardar uns 5 dias até a chegada do documento para ir busca-lo.

Estamos mostrando como funciona no Rio Grande do Sul, porém, o processo, taxas e prazos podem variar de um estado para outro.

Documentos necessários

  • CNH ou outro documento de identificação, original + cópia
  • Comprovante de residência (original + cópia) ou declaração.
    A foto e assinatura são aproveitadas do arquivo da CNH nacional.

Como tirar a PID com CNH emitida em outro estado

Se sua CNH foi emitida em outro estado do Brasil, terá que primeiro solicitar a transferência do registro da CNH para o Estado do Rio Grande do Sul. Depois da expedição da nova CNH, você poderá solicitar a PID.

Quanto custa para tirar a PID

Em julho de 2018, o preço para tirar a Permissão Internacional para Dirigir no Detran-RS era de R$ 57,60.

Para se ter uma noção de como muda de um estado para outro, no Detran-SP de São Paulo a PID custa um absurdo. São quase R$ 300,00, o que representa em cinco vezes ao valor que os gaúchos pagam pelo mesmo documento.

Para mais informações, consulte o site do Detran-RS, mora em outro estado consulte o Detran de seu estado.

Como tirar PID
Sua habilitação escrita em Árabe na PID

Países onde a PID é aceita

Teoricamente a Permissão Internacional para Dirigir é aceita em todos os países que fazem parte da Convenção de Viena. Mas na prática alguns países nem a exigem.

Um exemplo disso é que em nossa viagem à República Dominicana um policial nos parou e pediu os documentos. Entreguei a PID e ele pediu a minha CNH Brasileira, isto é, nem precisaria. Mas melhor prevenir do que remediar.
Veja a lista de países que fazem parte da Convenção de Viena

Então! Teve alguma experiência para solicitar a PID ou durante uma Road trip no exterior. Deixe seu comentário!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here