Tour Arena da Baixada – Estádio do Atlético Paranaense

O tour Arena da Baixada passa por espaços exclusivos e restritos, que não são abertos ao público em dias de eventos e jogos.

Tour Arena da Baixada
  Por Jair Prandi
 

O tour Arena da Baixada passa por espaços exclusivos e restritos, que não são abertos ao público em dias de eventos e jogos.

O estádio do Atlético Paranaense é uma atração turística de Curitiba. Mesmo para quem não é fã de futebol, vale muito a pena visitar a arena. É o estádio mais moderno do Brasil e também o primeiro com teto retrátil e totalmente coberto.

Durante nossa participação no ERBBV 2018 (Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), fomos convidados a fazer o tour na Arena da Baixada. Confira como foi!

Arena da Baixada - Atlético Paranaense

Arena da Baixada – Estádio do Atlético Paranaense

Seu nome oficial é Estádio Joaquim Américo Guimarães, mas é popularmente conhecido como Arena da Baixada ou Estádio Atlético Paranaense. Sua capacidade é de 43 mil pessoas em jogos de futebol, podendo chegar a 60 mil em eventos. A arena recebeu 4 jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014.

Arena da BaixadaA Arena da Baixada é o estádio mais moderno do Brasil e o primeiro da América Latina, totalmente coberto. A tecnologia de seu teto retrátil permite a realização de partidas e eventos, independentemente das condições climáticas.

O teto retrátil da Arena da Baixada possui 2 módulos de 50×76 metros, com peso de 280 toneladas cada um. O processo para abrir ou fechar o teto leva 25 minutos.

Arena da Baixada - Atlético ParanaenseDiferente dos gramados convencionais, o estádio do Atlético Paranaense conta também com gramado sintético. O FIFA Pro (como é chamado) é certificado pela FIFA com alto nível de eficiência. Para deixar parecendo mais natural e absorver a umidade, é espalhada uma camada de fibra de coco triturada no gramado.

Tour Arena da Baixada

História da Arena da Baixada

O estádio nasceu em 1914 quando foi construída uma pequena arquibancada no campo de Água Verde. O Atlético Paranaense só nasceu 10 anos depois. Entre 1937 e 1939 foi construída a primeira arquibancada de concreto coberta. A segunda reforma ocorreu em 1967, com aumento da estrutura.

Em 1980 houve mais uma ampliação e instalação do primeiro sistema de iluminação. Em 1986, o Atlético Paranaense passou a jogar no estádio do Pinheirão durante uma total reconstrução do estádio que foi estreado em 1994. Visitamos esta versão da Arena e já era muito bonita.

Antiga Arena da Baixada - 2011
Antiga Arena da Baixada (tour Arena da Baixada em 2011)

A última transformação no estádio foi em 2014, para receber 4 jogos da Copa do Mundo. Em 2015, o estádio também se tornou o primeiro da América Latina e do Hemisfério Sul (construído para o futebol) a ter um teto que se abre e fecha.

Tour Arena da Baixada – Furacão tour

Tour Arena da Baixada
Nosso guia explicando sobre a estrutura e funcionamento do teto retrátil da Arena da Baixada

A visita ao estádio se chama Furacão tour, assim como a torcida gosta de chamar ao seu time, mas é mais conhecido como tour Arena da Baixada. A visita passa por espaços exclusivos e restritos, que não são abertos ao público nos dias de jogos.

Painéis Arena da BaixadaFomos recebidos pelo gerente comercial do Atlético Paranaense que nos contou um pouco da história e curiosidades do clube. Falou de dados e fatos curiosos do estádio, além de grandes eventos que ocorreram no local.

Maquete Arena da Baixada
Maquete da Arena da Baixada

O tour começou pela maquete do estádio onde pudemos ver a simulação do fechamento e abertura do teto retrátil. Depois seguimos por áreas vip, camarotes, e arquibancada superior.

Sala de Imprensa - Arena da Baixada
Foto na sala de Imprensa

Na parte inferior visitamos a sala de entrevistas coletivas, o vestiário do Atlético paranaense, área de aquecimento e por fim adentramos ao gramado.

Vestiário Arena da Baixada
Vestiário do Atlético Paranaense

Normalmente a visita ao gramado se restringe ao bando de reservas e uma pequena área destinada ao treinador. Como convidados especiais pudemos adentrar no gramado e até bater um pênalti.

Pênalti Atlético Paranaense
Experiência de cobrar um na Arena da Baixada

Horários e valores do Furacão tour

As visitas acontecem de terça a domingo (inclusive feriados), às 9h30, 10h30, 11h30, 14h, 15h e 16h, exceto se tiver jogos e eventos.
Os ingressos podem ser adquiridos no Centro de Atendimento, que fica na esplanada da Rua Buenos Aires, entrada principal do estádio.

O bilhete normal custa R$ 20,00 e R$ 10,00 a meia-entrada. Sócios Furacão pagam 50% do valor com documento oficial.
A meia-entrada inclui estudantes, professores, idosos (mais 60 anos), doadores de sangue, crianças (3 a 12 anos) e portadores de deficiência e acompanhante, com documentação válida.
Formas de pagamento: Dinheiro e cartões de débito e crédito.
Atenção: É proibido realizar o tour com alimentos, bebidas e animais.

Faxada Arena da Baixada
Faxada principal da Arena da Baixada

Para mais informações, acesse:
Site oficial do tour: https://www.ingressoscap.com.br/tour/
Email: [email protected]
Telefone: (41) 2105-5656

Sou gremista, mas me identifico com o Atlético Paranaense, meu clube preferido no Paraná. A camiseta foi um presente do clube aos blogueiros. Fizemos tours semelhantes também em vários outros estádios e escrevemos sobre dois deles: Tour na Arena do Grêmio e Visita Colorada.

Mais sobre Curitiba:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde… Acho falta de respeito com os torcedores. Viemos do interior do Pr onde andamos 500 km pra fazer a visitacao, com um menino que joga pela escolinha chegamos na arena era 10:00 para fazer a visitaçao das 10:30 no dia 16/02 hoje… Ai no momento que fomos comprar o ingresso nos avisaram que nao haveria visitaçao de manha… No site nao tinha nada avisando… Ai perguntamos para os atendentes que horas seria disseram que as 14:00 saimos e voltamos as 13:15 avisaram que não teria mais das 14 e sim das 15:00. Falta de respeito total… Os torcedores não merecem a tamanha falta de respeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here