O que fazer em Lages SC – Pontos turísticos

Lages é a maior cidade da Serra Catarinense, terra de tropeiros e berço do turismo rural no Brasil.

O que fazer em Lages
  Por Jair Prandi
 

Lages é a maior cidade da Serra Catarinense, terra de tropeiros e berço do turismo rural no Brasil. A cidade que foi fundada por tropeiros e bandeirantes em 1677, hoje tem em torno de 160 mil habitantes.

Lages SC estava na rota das longas expedições em que se conduziam as tropas de gado do Rio Grande do Sul para de São Paulo no passado. Nos anos 80, as fazendas tradicionais começaram a abrir suas portas para hospedar visitantes, dando origem ao turismo rural no Brasil.

Conhecida como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão, Lages oferece vários pontos turísticos na cidade. No interior, as fazendas, demarcadas por taipas (muros de pedra), descortinam belos cenários rurais. Nelas os turistas tem a oportunidade de vivenciar os costumes e tradições, como o fogo de chão, as comidas típicas e participar de cavalgadas.

Lages SC - Morro da Cruz
A cidade vista do Morro da Cruz

Turismo em Lages SC

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Lages SC

Navegue por este post

Quando ir a Lages – Santa Catarina

  • Durante o inverno (de junho a agosto) faz frio com temperaturas negativas nos dias mais extremos. Nesta época ocorrem geadas com frequência, ao amanhecer e ás vezes até neve.
  • No verão, a temperatura é amena, mas faz calor também, ideal para atividades nas fazendas, rios e cachoeiras da região.
  • No mês de junho acontece a Festa do Pinhão, evento que dura 10 dias e recebe uma multidão de pessoas atraídas pelos shows nacionais e exposições. O evento acontece no parque de exposições da cidade.
Vista aérea do centro de Lages
Vista aérea do centro de Lages

Voltar ao índice

Onde fica Lages: Como chegar

A cidade de Lages SC fica no planalto que faz parte da Serra Catarinense, a 230 km da capital Florianópolis, a 65 km da divisa com o Rio Grande do Sul, a 340 km de Porto Alegre e a 360 km de Curitiba.

Lages é atualmente servida pelo Aeroporto Regional do Planalto Serrano, localizado na cidade vizinha de Correia Pinto, a 25 km de distância. O aeroporto de Lages opera um voo diário ida e volta para Campinas com a Azul Linhas Aéreas (ref. fev. 2022).

O aeroporto Internacional de Florianópolis é a opção mais garantida e com preços mais baixos, localizado a 240 km.

De carro, a BR-116 atravessa a cidade e dá acesso tanto para quem vem do Rio Grande do Sul, como quem vem do Paraná. Já a BR-282 cruza no sentido contrário e faz a ligação direta com Florianópolis passando por Alfredo Wagner, e também com o Oeste Catarinense.

Chegando de avião, indicamos alugar um carro para se deslocar e conhecer vários destinos da Serra Catarinense!

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Lages SC
Vista aérea da cidade de Lages SC

Onde ficar em Lages: Dicas de hotéis

Lages é bem servida de hotéis na zona urbana espalhados pela cidade. No interior predominam algumas pousadas e os hotéis fazenda. Confira algumas dicas de hotéis em Lages SC:

Voltar ao índice

Onde comer na cidade

Restaurante Galpão Cipó - Lages
Restaurante Galpão Capão do Cipó

Há opções de restaurantes em toda a cidade e em variados tipos de refeição. Entre os restaurantes que já fiz uma refeição, recomendo:

  • Restaurante Galpão Capão do Cipó – Restaurante todo tematizado com objetos antigos, que pode ser considerado também como um museu. Adorei a porção de Tilápia servida lá.
  • Restaurante e Churrascaria Candiago – Ótima opção de buffet com churrasco no almoço e jantar. Fica ao lado do hotel Planalto e Posto Palmeiras.
  • Praça de alimentação do Garden Shopping – Opção com várias marcas de fast food.

Voltar ao índice

O que fazer em Lages: Pontos turísticos urbanos

Saiba o que fazer em Lages. Conheça os principais pontos turísticos na cidade e na zona rural, confira:

Morro da Cruz (Mirante de Lages SC)

Morro da Cruz - Lages
Morro da cruz – Lages

Localizado num dos pontos mais altos da cidade, o Morro da Cruz é palco de lindas encenações na Semana Santa. O mirante lá do alto oferece uma ampla vista panorâmica de Lages. Uma escadaria de 500 degraus dá acesso ao topo para quem quiser subir a pé, mas há também acesso para subir de carro.

Catedral de Lages SC

Catedral de Lages
Vista aérea da Catedral de Lages e a prefeitura ao lado

Inaugurada em 01 de janeiro de 1922, a igreja matriz de Lages possui estilo neogótico e foi construída toda em pedra pelos padres franciscanos. Além de sua bela fachada com pedras de cor alaranjada, a igreja possui vitrais importados da Alemanha.

No interior da Catedral destaca-se o altar-mor e as imagens esculpidas do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores.

  • Abre de segunda a sexta, das 08h30 às 12h45 e das 14h às 20h.
  • Sábados: Fechado.
  • Domingo: Das 7h30 às 11h e das 18h30 às 20h30.

Prefeitura de Lages SC

Ao lado da catedral, destaca-se também o prédio da prefeitura, todo em blocos de laje, pedra natural da região. Inaugurado em 1901, o prédio é todo moldado com belos detalhes.

Praça João Ribeiro – Lages

O que fazer em Lages - Praça João Ribeiro
Praça João Ribeiro, catedral e algumas casas históricas do centro

Localizada em frente à Catedral, a praça central de Lages forma um belo cenário em conjunto com a igreja, a prefeitura e algumas construções históricas bem preservadas. Seu entorno é também rodeado de prédios.

Parque Jonas Ramos – Lages

O que fazer em Lages - Parque Jonas Ramos
Vista aérea do Parque Jonas Ramos e centro de Lages

Bela área verde localizada no coração da cidade. No local há um lago com carpas vermelhas e seu entorno é um dos lugares preferidos para caminhadas. Nos finais de semana há pedalinhos para alugar no local.
No local funciona também um Centro Ambiental e a Biblioteca pública da cidade.

Praça Vidal Ramos Sênior Filho

O que fazer em Lages - Praça Vidal Ramos Sênior Filho

Bela praça onde está localizado o monumento Carro de Molas, uma carroça passando sobre a água. O local da praça foi no passado, o ponto mais importante da cidade, onde os mercadores faziam seus negócios ao ar livre.

Calçadão Praça João Costa

Lages SC - Praça João Costa
Calçadão Praça João Costa

O Calçadão João Costa, localizado no centro da cidade de Lages SC, foi estabelecido como praça no ano de 1915. Foi remodelada com o passar dos anos e atualmente é um importante ponto de encontro de moradores e turistas, além de ser local de apresentações culturais em datas festivas como a festa do Pinhão.

Monumento ao Tropeiro de Lages

Pontos turísticos de Lages - Monumento ao TropeiroMonumento em homenagem aos tropeiros paulistas que cruzaram o planalto serrano catarinense. O monumento que representa um tropeiro com uma tropa de mulas fica ao lado de araucárias formando um belo cenário. Fica em frente ao parque de exposições da cidade.

Monumento aos Imigrantes – Lages SC

Pontos turísticos de Lages - Monumento aos ImigrantesMonumento que homenageia os imigrantes que povoaram a região, representado por uma família chegando num carro de boi.
O monumento se localiza no canteiro central na curva da Av. 1º de Maio, uma das principais da cidade.

Monumento Boi de Botas

Pontos turísticos de Lages - Monumento Boi de BotasBoi de Botas foi um apelido que os lageanos receberam durante a revolução Farroupilha. O monumento representa um fato histórico, quando um carretões com os canhões puxados por bois, atolaram na lama e foram retirados a força pela comitiva lageana.
O monumento se localiza no início da Av. Caldas Júnior.

Centro cultural e Memorial Nereu Ramos

Lages SC - Centro cultural Nereu RamosImponente prédio de grande importância histórica inaugurado em 1912. Após 70 anos de sua inauguração, foi tombado pelo governo do Estado e destinado a um Centro Cultural. No local são oferecidos cursos de dança, música, teatro, desenho, pintura e cinema. O belo prédio dispõe de espaços para todo tipo de apresentações culturais.

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8h às 22h. Sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 14h às 18h.

Museu do 1° Batalhão Ferroviário de Lages

Museu Ferroviário de Lages SC
Museu do 1° Batalhão Ferroviário

O Batalhão Ferroviário de Lages, antes sediado no Rio Grande do Sul construiu 2.000 km de estradas de ferro. Em 1971 foi transferido para Lages onde se encontra até hoje.

Em 1998 foi inaugurado o espaço cultural “Museu Ferroviário”, que conta com um belo acervo de peças, documentos e objetos que retratam os 150 anos da história do mais antigo Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro.

Museu do 1° Batalhão Ferroviário de Lages
Museu do 1° Batalhão Ferroviário

Na parte externa também há objetos expostos incluindo uma locomotiva a vapor, alguns vagões, além de uma mini locomotiva a vapor que funciona e faz um circuito pelo espaço do batalhão. O prédio de madeira do batalhão, construído em 1971, é tombado como patrimônio histórico.

Visitação à Exposição Permanente:

  • Segunda a quinta, das 08h às 16h.
  • Sexta, das 8h às 11h.
  • Sábado e domingo: Fechado.

Museu histórico Thiago de Castro – Lages SC

Lages SC - Museu histórico Thiago de Castro
Museu idealizado por Danilo Thiago de Castro, que curiosamente começou a estruturá-lo em 1937, com 17 anos de idade. O acervo do museu possui armas de guerra, utensílios diversos, peças e objetos antigos de uso cotidiano, documentos e imagens.

Ao lado do museu fica o Monumento Trançador, esculpido em homenagem aos primeiros artesãos da cidade. Nos fundos fica a Fundação Cultural e Casa do Artesão.

Abre de terça a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Convento Franciscano

Convento Franciscano de LagesFundado em 1915, pelo Franciscano Frei Rogério, o convento funciona até hoje, abrigando os religiosos. Ao lado do convento fica a Capela São José, local onde fica o mausoléu de Frei Rogério. Sua antiga moradia encontra-se ainda aos fundos do Convento.

Igreja de Santa Cruz

Lages SC - Igreja de Santa CruzLocalizada em uma praça triangular, a igreja de Santa Cruz forma um belo cenário na cidade. O local era ponto de encontro de tropeiros no passado.
Fica na Praça Siqueira Campos, na Rua Santa Cruz.

Sociedade Islâmica de Lages

Sociedade Islâmica de LagesFundada em 20 de maio de 1977, a Sociedade Islâmica de Lages é a única no sul do Brasil. Foi construída em estilos orientais caracterizando-se por um minarete e por não possuir bancos no salão do templo.
Localizada na Av. Castelo Branco, no Bairro Universitário, abre somente com agendamento. Telefone (49) 3223.1378.

Parque Natural de Lages

Parque Natural de Lages
Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto

O Parque Natural João José Theodoro da Costa Neto, situado no bairro São Paulo, em Lages, foi reaberto em novembro de 2023, após passar por obras de revitalização. É uma unidade de conservação de proteção integral, criado por lei em 1997, com 234 hectares e com uma rica biodiversidade.

O parque oferece cinco trilhas: Trilha do Xaxim, Trilha da Cachoeira, Trilha da Bracatinga, Trilha da Araucária e a Trilha do Bugio. A mais curta possui um trajeto de 270 metros e a mais extensa, 600 metros. Para uma visita rápida recomendamos fazer a trilha da Cachoeira.

Voltar ao índice

O que fazer em Lages: Cachoeiras e atrações fora da cidade

Salto do Rio Caveiras

Salto do Rio Caveiras - Lages SC
Vista aérea do Salto do Rio Caveiras

Grande cachoeira do rio Caveiras com 220 metros de largura que forma um belo cenário. Depois de alguns acidentes fatais, a cachoeira encontra-se fechada à visitação no momento (ref. nov. 2022) e pode ser vista somente à distância.
O Salto fica a 20 km do Centro de Lages em direção a São José do Cerrito.

Barragem do Rio Caveiras

Barragem do Rio Caveiras - Lages SC
Vista aérea da Barragem do Rio Caveiras

Bem próximo do Salto do Rio Caveiras, foi construída a primeira usina hidrelétrica na região e seu lago é usado para prática de esportes náuticos. A estrutura inclui uma cachoeira artificial da barragem, um restaurante e área de camping. O entorno do lago é também uma área de lazer e de pesca.

Garganta do Diabo – Cânion e cachoeiras

Garganta do Diabo - Lages SC
Vista aérea da Garganta do Diabo

A Garganta do Diabo é passagem estreita do Rio Caveiras que passa entre paredes rochosas de cerca de 100 metros de altura onde há uma cachoeira escondida. Nesse trecho do rio com cerca de 1 km de extensão há várias cachoeiras e belas paisagens.

Garganta do Diabo - Lages SC
Uma das várias cachoeiras na Garganta do Diabo
  • O acesso é pela Fazenda Rio da Prata, localizada a 27 km do centro da cidade de Lages, sendo 7 km de estrada de terra bem cascalhada. Pesquisar no GPS por “acesso à Garganta do Diabo”.
  • A partir da fazenda, a caminhada é de 6 km no total para o circuito, visitando 5 cachoeiras e o cânion, por trilha auto guiada, bem definida.
  • É cobrada uma taxa na fazenda de R$25 por pessoa (ref. Fev. 2023) e o ideal é agendar com antecedência, com o proprietário Adelar – Whatsapp: 49 99907-3799.
  • O rio Caveiras faz a divisa natural entre os municípios de Lages SC e Painel SC no local.

Cachoeira do Segredo

Cachoeira do Segredo - Lages SC
Vista aérea da Cachoeira do Segredo

A Cachoeira do Segredo é uma grande queda d’água do Rio Caveiras. Na parte superior há um extenso lajeado, ótimo para banho e para crianças. Na parte inferior há pequenas corredeiras e um poço mais profundo, com acesso por uma escada de madeira.

Cachoeira do Segredo - Lages SC
Cachoeira do Segredo
  • O acesso é por uma fazenda, situada a 35 km do centro da cidade de Lages, sendo 15 km de estrada de terra bem cascalhada. Pesquisar no GPS por “trilha da Cachoeira do Segredo”, chegando de frente ao portão, desça à direita até a fazenda por 300 metros.
  • A partir da fazenda há uma estrada interna de 1 km de extensão que leva até poucos metros da queda.
  • É cobrada uma taxa na fazenda de R$20 por pessoa (ref. Fev. 2023) e o ideal é agendar com antecedência, com o proprietário Cao – Whatsapp: 49 99175-1964.
  • No local há estrutura com quiosque, pia, banheiro e churrasqueira para uso dos visitantes.
  • O rio Caveiras faz a divisa natural entre os municípios de Lages SC e Painel SC no local.

Cachoeira Tombada

Capão Alto - Cachoeira Tombada
Cachoeira Tombada

Bela queda d’água situada entre paredes rochosas e enormes rochas caídas que deram o nome de Cachoeira Tombada. Não possui piscina natural para banho, mas dá para se banhar em baixo da queda.

  • Fica no município de Capão Alto SC, a 17 km do centro de Lages, rumo Coxilha Rica, sendo 12 km em estrada de terra.
  • Colocando no GPS, você irá chegar num sítio com uma casa verde, onde é cobrada uma taxa de R$5 (ref. Fev. 2023).
  • A trilha é de apenas 300 metros.

Cascata do Lajeadinho

Capão Alto - Cascata do Lajeadinho
Cascata do Lajeadinho – Capão Alto SC

Esta pequena cachoeira fica no município vizinho de Capão Alto, mas bem próximo de Lages SC. É uma pequena cascata que forma uma piscina natural boa para banho de rio em dias quentes.
Fica a poucos metros da rodovia BR-116, a 20 km do centro, rumo a Vacaria. Basta colocar “Cascata do Lajeadinho” no GPS.
O acesso é livre por uma trilha de 50 metros.

Cachoeira do Taimbé

Cachoeira do Taimbé - Lages SC
Cachoeira do Taimbé

Cachoeira localizada na divisa entre Lages e Campo Belo do Sul, pertinho de uma ponte. O acesso à queda se dá por uma curta trilha pelo lado de Campo Belo, porém, se o rio estiver cheio, peça autorização no bar logo acima da ponte e vá por lá.

Para chegar até a ponte, basta colocar “Cachoeira do Taimbé” no GPS. Fica a 36 km de Lages, sendo que a metade é por estrada de chão.

Parque de aventuras Pedras Brancas

Parque de aventuras pedras Brancas - Lages
Vista aérea do Parque de aventuras pedras Brancas

O parque de aventuras fica atrás do hotel fazenda pedras Brancas e oferece diversas atividades em meio a um belíssimo cenário de formações rochosas. Entre as atividades, há uma tirolesa de 1200 m de extensão, a Via Ferrata (caminhada em cabos de aço entre as rochas), rapel, escalada e um pêndulo a 40 metros de altura.

Camping da Ponte Velha

Camping da ponte Velha - Lages
Vista aérea do camping da Ponte Velha

O camping da Ponte Velha fica às margens do Rio caveiras, possui área para banho, e áreas gramadas. No local há cabanas para alugar e um grande espaço para acampamento.
Fica a 20 km do centro de Lages, às margens da SC 438, Km 12, sentido São Joaquim.

Coxilha Rica

Hotel Fazenda Lua Cheia - Coxilha Rica
Fazenda Lua Cheia, na Coxilha Rica

Coxilha Rica é um distrito de Lages, uma região de belíssimos campos naturais ondulados repletos de araucárias e antigas fazendas. Entre as principais atrações estão a fazenda Lua Cheira, Ponte ferroviária do rio Tatetos, Cachoeira e balneário do Rio Pelotinhas e os antigos caminhos das tropas.

Saiba mais sobre a Coxilha Rica

Voltar ao índice

Mapa de Lages: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com cada um dos pontos turísticos de Lages, assim como ter uma noção dos acessos às atrações e montar um roteiro pela cidade.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ficou muito bacana o texto e o video!
    Pessoal, no Parque Jonas Ramos tem estacionamento? Se sim, qual o valor por favor? Obrigada!

    • Olá, Suzane! Não um estacionamento próprio no parque. Mas é permitido estacionar nas ruas ao redor do parque. Quando fomos conseguimos estacionar com facilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here