Lages é a maior cidade da Serra Catarinense, terra de tropeiros e berço do turismo rural no Brasil.

A cidade que foi fundada por tropeiros e bandeirantes em 1677, hoje tem mais de 150 mil habitantes. Lages estava na rota das longas expedições em que se conduziam as tropas de gado do Rio Grande do Sul para de São Paulo. Nos anos 80, as fazendas tradicionais começaram a abrir suas portas para hospedar visitantes, dando origem ao turismo rural no Brasil.

Conhecida como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão, Lages oferece vários pontos turísticos na cidade. No interior, as fazendas, demarcadas por taipas (muros de pedra), descortinam belos cenários rurais. Nelas os turistas tem a oportunidade de vivenciar os costumes e tradições, como o fogo de chão, as comidas típicas e participar de cavalgadas.

Vista do Morro da cruz - Lages
Vista de Lages a partir do Morro da Cruz

Quando ir à Lages

Durante o inverno (de junho a agosto) faz frio com temperaturas negativas nos dias mais extremos. Nesta época ocorrem geadas com frequência, ao amanhecer e ás vezes até neve.
No mês de junho acontece a Festa do Pinhão, evento que dura 10 dias e atrai uma multidão de pessoas atraídas pelos shows nacionais e exposições. O evento acontece no parque de exposições da cidade.
No verão, a temperatura é amena, mas faz calor também, ideal para atividades nas fazendas e rios da região.

Vista aérea do centro de Lages
Vista aérea do centro de Lages

Como chegar à Lages

Lages é servida pelo Aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo, localizado na saída para Florianópolis. O aeroporto de Lages recebe um voo diário de Campinas da Azul Linhas Aéreas.
De carro, a BR-116 atravessa a cidade e dá acesso tanto para quem vem do rio Grande do Sul, como quem vem do Paraná. Já a BR-282 cruza no sentido contrário e faz a ligação direta com Florianópolis e com o Oeste Catarinense.

Onde ficar em Lages

Hotel Fazenda Pedra Branca - Lages
Vista aérea do hotel Fazenda Pedra Branca

Lages é bem servida de hotéis na zona urbana espalhados pela cidade. No interior predominam algumas pousadas e os hotéis fazenda. O hotel fazenda Pedras Brancas é um deles, localizado a 10 km da cidade, no sentido São Joaquim.
Confira a lista de hotéis da cidade

Pontos turísticos de Lages


Saiba o que fazer em Lages. Visitamos os principais monumentos e atrações turísticas da cidade. Confira a localização de cada um no mapa acima e uma breve descrição com foto abaixo:

Morro da cruz (Alto do Morro Grande)

Morro da cruz - Lages
Morro da cruz – Lages

Localizado num dos pontos mais altos da cidade, o Morro da Cruz é palco de lindas encenações na Semana Santa. O mirante lá do alto oferece uma ampla vista panorâmica de Lages. Uma escadaria de 500 degraus da acesso ao topo para quem quiser subir a pé, mas há também acesso para subir de carro.

Catedral de Lages

Catedral de Lages
Vista aérea da Catedral de Lages e a prefeitura ao lado

Inaugurada em 01 de janeiro de 1922, a igreja matriz de Lages possui estilo neo-gótico e foi construída toda em pedra pelos padres franciscanos. Além de sua bela fachada com pedras de cor alaranjada, a igreja possui vitrais importados da Alemanha.
No interior da Catedral destaca-se o altar-mor e as imagens esculpidas do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores.
Visitas de terça a sábado das 08h00 às 11h30 e das 14h00 às 20h00.
Missas de segunda a sábado às 12h10 e às 19h00. No domingo às 08h00, às 10h00 e às 19h00.

Ao lado da catedral, destaca-se também o prédio da prefeitura, todo em blocos de laje, pedra natural da região. Inaugurado em 1901, o prédio é todo moldado com belos detalhes.

Praça João Ribeiro

Praça João Ribeiro - Lages
Praça João Ribeiro, catedral e algumas casas históricas do centro

Localizada em frente à Catedral, a praça central de Lages forma um belo cenário em conjunto com a igreja, a prefeitura e algumas construções históricas bem preservadas. Seu entorno é também rodeado de prédios.

Parque Jonas Ramos

Parque Jonas Ramos - Lages
Vista aérea do Parque Jonas Ramos e centro de Lages

Bela área verde localizada no coração da cidade. No local há um lago com carpas vermelhas e seu entorno é um dos lugares preferidos para caminhadas. Nos finais de semana há pedalinhos para alugar no local.
No local funciona também um Centro Ambiental e a Biblioteca pública da cidade.

Praça Vidal Ramos Sênior Filho

Praça Vidal Ramos Sênior Filho - LagesBela praça onde está localizado o monumento Carro de Molas, uma carroça passando sobre a água. O local da praça foi no passado, o ponto mais importante da cidade, onde os mercadores faziam seus negócios ao ar livre.

Monumento ao Tropeiro

Monumento ao Tropeiro - LagesMonumento em homenagem aos tropeiros paulistas que cruzaram o planalto serrano catarinense. O monumento que representa um tropeiro com uma tropa de mulas fica ao lado de araucárias formando um belo cenário. Fica em frente ao parque de exposições da cidade.

Monumento aos Imigrantes

Monumento aos Imigrantes - LagesMonumento que homenageia os imigrantes que povoaram a região, representado por uma família chegando num carro de boi.
O monumento se localiza no canteiro central na curva da Av. Iº de Maio, uma das principais da cidade.

Monumento Boi de Botas

Monumento Boi de Botas - LagesBoi de Botas foi um apelido que os lageanos receberam durante a revolução Farroupilha. O monumento representa um fato histórico, quando um carretões com os canhões puxados por bois, atolaram na lama e foram retirados a força pela comitiva lageana.
O monumento se localiza no início da Av. Caldas Júnior.

Centro cultural e Memorial Nereu Ramos

Centro cultural Nereu Ramos - LagesImponente prédio de grande importância histórica inaugurado em 1912. Após 70 anos de sua inauguração, foi tombado pelo governo do Estado e destinado a um Centro Cultural. No local são oferecidos cursos de dança, música, teatro, desenho, pintura e cinema. O belo prédio dispõe de espaços para todo tipo de apresentações culturais.
Horário de atendimento:
Segunda a sexta: Das 8h às 22h
Sábado: Das 9h às 21h
Domingo: Das 14h às 18h.

Museu Batalhão Ferroviário

Museu Batalhão Ferroviário
Foto: Visitlages

O Batalhão Ferroviário de Lages, antes sediado no Rio Grande do Sul construi 2.000 km de estradas de ferro. Em 1971 foi transferido para Lages onde encontra-se até hoje. Em 1998 foi inaugurado o espaço cultural “Museu Ferroviário”, que conta com um belo acervo de peças, documentos e objetos que retratam os 150 anos da história do mais antigo Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro.
Visitação à Exposição Permanente:
Segunda a Quinta-feira das 08:00 às 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas
Sexta-feira das 08:00 às 12:00 horas

Museu histórico Thiago de Castro

Museu histórico Thiago de Castro - LagesMuseu idealizado por Danilo Thiago de Castro, que curiosamente começou a estruturá-lo aos 17 anos, em 1937. O acervo do museu possui armas de guerra, utensílios diversos, peças e objetos antigos de uso cotidiano, documentos e imagens.
Visitas de terça a sexta-feira das 08h30 às 11h45 e das 14h00 às 17h15.

Ao lado do museu fica o Monumento Trançador, esculpido em homenagem aos primeiros artesãos da cidade. Nos fundos fica a Fundação Cultural e Casa do Artesão.

Convento Franciscano

Convento Franciscano de LagesFundado em 1915, pelo Franciscano Frei Rogério, o convento funciona até hoje, abrigando os religiosos. Ao lado do convento fica a Capela São José, local onde fica o mausoléu de Frei Rogério. Sua antiga moradia encontra-se ainda aos fundos do Convento.

Igreja de Santa Cruz

Igreja de Santa Cruz - LagesLocalizada em uma praça triangular, a igreja de Santa Cruz forma um belo cenário na cidade. O local era ponto de encontro de tropeiros no passado.
Fica na Praça Siqueira Campos, na Rua Santa Cruz.

Sociedade Islâmica de Lages

Sociedade Islâmica de LagesFundada em 20 de maio de 1977, a Sociedade Islâmica de Lages é a única no sul do Brasil. Foi construída em estilos orientais caracterizando-se por um minarete e por não possuir bancos no salão do templo.
Localizada na Av. Castelo Branco, no Bairro Universitário, abre somente com agendamento. Telefone (49) 3223.1378

Atrações próximas à cidade

Salto do Rio caveiras

Salto rio CaveirasGrande cachoeira do rio caveiras com 220 metros de largura. No lugar foi construída a primeira usina hidrelétrica na região e seu lago é usado para prática de esportes náuticos. A estrutura inclui um restaurante, área de camping e um grande trapiche. O Salto fica a 20 km do Centro de Lages em direção a São José do Cerrito.

Parque de aventuras Pedras Brancas

Parque de aventuras pedras Brancas - Lages
Vista aérea do Parque de aventuras pedras Brancas

O parque de aventuras fica atrás do hotel fazenda pedras Brancas e oferece diversas atividades em meio a um belíssimo cenário de formações rochosas. Entre as atividades, há uma tirolesa de 1200 m de extensão, a Via Ferrata (caminhada em cabos de aço entre as rochas), rapel, escalada e um pêndulo a 40 metros de altura.
Não tivemos tempo de nos aventurar, mas sobrevoamos a área com nosso drone para fotografar.
Reserve hospedagem no hotel fazenda Pedras Brancas e acesse o site do parque de aventuras para mais informações.

Camping da Ponte Velha

Camping da ponte Velha - Lages
Vista aérea do camping da Ponte Velha

O camping da Ponte Velha fica às margens do Rio caveiras, possui área para banho, e áreas gramadas. No local há cabanas para alugar e um grande espaço para acampamento.
Fica a 20 km do centro de Lages, às margens da SC 438, Km 12, sentido São Joaquim.

Conheça outros destinos próximos à Lages:
Pontos turísticos de Vacaria
O que fazer em Urubici
Serra do Rio do Rastro

Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here