Cânion Guartelá – O mais longo cânion do Brasil

O Cânion Guartelá, localizado no Paraná é o mais longo do Brasil e o 6° mais longo do mundo.

Cânion Guartelá
  Por Jair Prandi
 

O Cânion Guartelá, localizado no Paraná é o mais longo do Brasil e o 6° mais longo do mundo.

O cânion se localiza no planalto dos Campos Gerais, distribuído entre os municípios de Tibagi e Castro, no Paraná. Não é comparável com outros grandes cânions brasileiros, como o cânion Itaimbezinho e cânion Fortaleza, que são muito mais profundos e verticais. Mas em compensação é muito mais longo, com cerca de 30 km de extensão.

Escavado pelo rio Iapó, o Guartelá é o cânion mais longo do Brasil, com 30 km, porém, sua profundidade chega ao máximo de 450 metros. Não é um cânion de penhascos verticais, mas oferece belas paisagens naturais.

Nossa visita ao Guartelá foi parte de nosso Roteiro de 5 dias nos Campos Gerais do Paraná.

Cânion Guartelá - Paraná
Mirante da Ponte de Pedra, final da trilha básica

Toda sua extensão oferece uma biodiversidade típica dos Campos Gerais, semelhante à vegetação de cerrado, junto com formações rochosas. Uma parte do cânion é protegida pelo Parque Estadual do Guartelá, um patrimônio natural e arqueológico da região.

Mirante do Cânion Guartelá
Mirante do Cânion Guartelá

Existem versões diferentes para o nome “Guartelá”. A mais conhecida é sobre um morador do local que ao saber dos ataques de índios Kaingangues mandou avisar seu vizinho e falou: “Guarda-te lá, que eu aqui bem fico”. Outra versão é que a palavra significa parede de pedra.

Como chegar ao Cânion Guartelá

Estacionamento do Parque Guartelá
Estacionamento do Parque Guartelá

O cânion fica quase todo no município de Tibagi e a portaria do parque estadual fica a 20 km da cidade. Já, da cidade de Castro, são 40 km, 200 km de Curitiba e 85 km de Ponta Grossa.
O acesso ao parque fica às margens da rodovia PR-340 e depois de mais 1,5 km de estrada de terra em meio à plantações, se chega ao centro de visitantes do parque.

Parque Estadual do Guartelá

Centro de visitantes do Parque Guartelá
Centro de visitantes do Parque Guartelá

O Parque Estadual do Guartelá foi criado em 1992 e abriga uma parte protegida do cânion. A reserva possui um rico ecossistema preservado com várias atrações naturais, como cachoeiras, formações rochosas e inscrições rupestres.

Trilha do Parque Guartelá
Início da trilha do Parque Guartelá

No centro de visitantes tem estacionamento, banheiro e lanchonete. No local, é preciso fazer um cadastro para acessar as trilhas, onde um funcionário passa as instruções. As trilhas principais são autoguiadas e controladas por funcionários em pontos estratégicos.

A grande atração para os visitantes são as duas trilhas que cortam o parque. Elas são bem sinalizadas e oferecem belas paisagens do cânion e algumas atrações do caminho. Grande parte da trilha é feita sobre passarelas de madeira, mas partes são sobre pedras. Na volta o caminho é de subida, um pouco mais cansativo.

Trilha Básica do Cânion Guartelá

Trilha do Parque Guartelá
Boa parte da trilha é de passarelas de madeira

A trilha principal tem aproximadamente 5 km de extensão (ida e volta). Ela dá acesso às piscinas naturais do Arroio Pedregulho (os panelões), ao mirante da cachoeira Ponte da Pedra e ao mirante do cânion Guartelá.

Mirante do parque Guartelá
Mirante do cânion Guartelá

É uma trilha considerada leve, com 2 horas de duração e oferece a melhor vista do cânion através de um mirante de madeira. Para esta trilha não é necessária a contratação de um guia e a idade mínima para participar é de 6 anos.
O último horário permitido para começar a trilha é as 16:30 h.

Panelões do Parque Guartelá
Piscinas naturais dos Panelões

As bifurcações são muito bem sinalizadas e as trilhas muito bem definidas. Há apenas um trecho entre as pedras, no caminho para a Ponte de Pedra que não estava muito bem demarcado. Neste ponto siga as pedras pintadas do caminho.

Ponte de Pedra - Parque Guartelá
Cachoeira e Ponte de Pedra

Trilha das Pinturas Rupestres

A trilha das Pinturas Rupestres é feita com guia autorizado pelo parque e possui aproximadamente 7,5 km (ida e volta). Além das atrações normais ela dá acesso às piscinas naturais, às pinturas rupestres e ao portal de rochas areníticas. É uma extensão da trilha básica.

Trilha guiada do Parque Guartelá
Início da trilha guiada

Para esta segunda parte de trilha, é necessário o agendamento com um guia e há uma limitação de 40 visitantes por dia (20 pela manhã e 20 à tarde). A idade mínima para participar da trilha é de 8 anos.

Os horários de início de trajeto são pré-fixados: 8h30, 9h30, 13h30 e 14h30. Os grupos são de no máximo 10 pessoas, além do guia. Em dias de chuva, é permitida apenas a realização da Trilha Básica até o mirante.

Trilha do Cânion Guartelá

Horários de funcionamento do parque

O Parque funciona das 9h às 18 horas, de quarta a domingo e também em feriados nacionais. Não é cobrada taxa de entrada, porém para fazer a trilha das pinturas rupestres é necessário o acompanhamento de um guia local.

Hospedagem próximo ao cânion Guartelá

Não existe estrutura de hospedagem no local, mas em Castro e Tibagi que ficam próximas ao parque. Uma boa opções se estiver fazendo um roteiro pela região é em Ponta Grossa.

O que levar para as trilhas do Cânion Guartelá

  • Basicamente você deve levar o que levaria em qualquer trilha:
    Roupa adequada para caminhada (pode ser shorts já que as trilhas são limpas)
  • Tênis ou botina confortável
  • Boné ou chapéu
  • Protetor solar e repelente
  • Lanche e uma garrafa de água. Pode ser uma garrafa pequena, pois há água potável para reabastecer no caminho e no centro de visitantes.
  • Câmera fotográfica
  • Celular somente para fotos, já que não tem sinal algum no local
  • Leve roupa de banho e toalha, caso você queira tomar um banho de rio e entrar nos panelões.
  • Nota: Não é permitido uso de drones no parque. Já estava com o meu na mochila, mas durante o cadastro o funcionário listou o que não era permitido. Então deixei no carro.

Mais sobre a região dos Campos gerais do Paraná:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here