O Cânion Guartelá, localizado no Paraná é o mais longo do Brasil e o 6° mais longo do mundo.

O cânion se localiza no planalto dos Campos Gerais, distribuído entre os municípios de Tibagi e Castro, no Paraná. Não é comparável com outros grandes cânions brasileiros, como o cânion Itaimbezinho e cânion Fortaleza, que são muito mais profundos e verticais. Mas em compensação é muito mais longo, com cerca de 30 km de extensão.

Escavado pelo rio Iapó, o Guartelá é o cânion mais longo do Brasil, com 30 km, porém, sua profundidade chega ao máximo de 450 metros. Não é um cânion de penhascos verticais, mas oferece belas paisagens naturais.

Nossa visita ao Guartelá foi parte de nosso Roteiro de 5 dias nos Campos Gerais do Paraná.

Cânion Guartelá - Paraná
Mirante da Ponte de Pedra, final da trilha básica

Toda sua extensão oferece uma biodiversidade típica dos Campos Gerais, semelhante à vegetação de cerrado, junto com formações rochosas. Uma parte do cânion é protegida pelo Parque Estadual do Guartelá, um patrimônio natural e arqueológico da região.

Mirante do Cânion Guartelá
Mirante do Cânion Guartelá

Existem versões diferentes para o nome “Guartelá”. A mais conhecida é sobre um morador do local que ao saber dos ataques de índios Kaingangues mandou avisar seu vizinho e falou: “Guarda-te lá, que eu aqui bem fico”. Outra versão é que a palavra significa parede de pedra.

Como chegar ao Cânion Guartelá

Estacionamento do Parque Guartelá
Estacionamento do Parque Guartelá

O cânion fica quase todo no município de Tibagi e a portaria do parque estadual fica a 20 km da cidade. Já, da cidade de Castro, são 40 km, 200 km de Curitiba e 85 km de Ponta Grossa.
O acesso ao parque fica às margens da rodovia PR-340 e depois de mais 1,5 km de estrada de terra em meio à plantações, se chega ao centro de visitantes do parque.

Parque Estadual do Guartelá

Centro de visitantes do Parque Guartelá
Centro de visitantes do Parque Guartelá

O Parque Estadual do Guartelá foi criado em 1992 e abriga uma parte protegida do cânion. A reserva possui um rico ecossistema preservado com várias atrações naturais, como cachoeiras, formações rochosas e inscrições rupestres.

Trilha do Parque Guartelá
Início da trilha do Parque Guartelá

No centro de visitantes tem estacionamento, banheiro e lanchonete. No local, é preciso fazer um cadastro para acessar as trilhas, onde um funcionário passa as instruções. As trilhas principais são autoguiadas e controladas por funcionários em pontos estratégicos.

A grande atração para os visitantes são as duas trilhas que cortam o parque. Elas são bem sinalizadas e oferecem belas paisagens do cânion e algumas atrações do caminho. Grande parte da trilha é feita sobre passarelas de madeira, mas partes são sobre pedras. Na volta o caminho é de subida, um pouco mais cansativo.

Trilha Básica do Cânion Guartelá

Trilha do Parque Guartelá
Boa parte da trilha é de passarelas de madeira

A trilha principal tem aproximadamente 5 km de extensão (ida e volta). Ela dá acesso às piscinas naturais do Arroio Pedregulho (os panelões), ao mirante da cachoeira Ponte da Pedra e ao mirante do cânion Guartelá.

Mirante do parque Guartelá
Mirante do cânion Guartelá

É uma trilha considerada leve, com 2 horas de duração e oferece a melhor vista do cânion através de um mirante de madeira. Para esta trilha não é necessária a contratação de um guia e a idade mínima para participar é de 6 anos.
O último horário permitido para começar a trilha é as 16:30 h.

Panelões do Parque Guartelá
Piscinas naturais dos Panelões

As bifurcações são muito bem sinalizadas e as trilhas muito bem definidas. Há apenas um trecho entre as pedras, no caminho para a Ponte de Pedra que não estava muito bem demarcado. Neste ponto siga as pedras pintadas do caminho.

Ponte de Pedra - Parque Guartelá
Cachoeira e Ponte de Pedra

Trilha das Pinturas Rupestres

A trilha das Pinturas Rupestres é feita com guia autorizado pelo parque e possui aproximadamente 7,5 km (ida e volta). Além das atrações normais ela dá acesso às piscinas naturais, às pinturas rupestres e ao portal de rochas areníticas. É uma extensão da trilha básica.

Trilha guiada do Parque Guartelá
Início da trilha guiada

Para esta segunda parte de trilha, é necessário o agendamento com um guia e há uma limitação de 40 visitantes por dia (20 pela manhã e 20 à tarde). A idade mínima para participar da trilha é de 8 anos.

Os horários de início de trajeto são pré-fixados: 8h30, 9h30, 13h30 e 14h30. Os grupos são de no máximo 10 pessoas, além do guia. Em dias de chuva, é permitida apenas a realização da Trilha Básica até o mirante.

Trilha do Cânion Guartelá

Horários de funcionamento do parque

O Parque funciona das 9h às 18 horas, de quarta a domingo e também em feriados nacionais. Não é cobrada taxa de entrada, porém para fazer a trilha das pinturas rupestres é necessário o acompanhamento de um guia local.

Hospedagem próximo ao cânion Guartelá

Não existe estrutura de hospedagem no local, mas em Castro e Tibagi que ficam próximas ao parque. Uma boa opções se estiver fazendo um roteiro pela região é em Ponta Grossa.

Opções de hotéis e pousadas em Castro

Opções de hotéis e pousadas em Tibagi

Opções de hotéis em Ponta Grossa

O que levar para as trilhas do Cânion Guartelá

  • Basicamente você deve levar o que levaria em qualquer trilha:
    Roupa adequada para caminhada (pode ser shorts já que as trilhas são limpas)
  • Tênis ou botina confortável
  • Boné ou chapéu
  • Protetor solar e repelente
  • Lanche e uma garrafa de água. Pode ser uma garrafa pequena, pois há água potável para reabastecer no caminho e no centro de visitantes.
  • Câmera fotográfica
  • Celular somente para fotos, já que não tem sinal algum no local
  • Leve roupa de banho e toalha, caso você queira tomar um banho de rio e entrar nos panelões.
  • Nota: Não é permitido uso de drones no parque. Já estava com o meu na mochila, mas durante o cadastro o funcionário listou o que não era permitido. Então deixei no carro.

Mais sobre a região dos Campos gerais do Paraná:

Atrações naturais de Ponta Grossa

Prudentópolis – Terra das cachoeiras gigantes

O que fazer em Castro

Top 15 cânions do Sul do Brasil


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here