Cachoeiras de Prudentópolis PR: Pontos turísticos e dicas

Prudentópolis é uma pequena cidade do interior do Paraná que possui mais de 100 cachoeiras, algumas delas com mais de 100 metros de altura.

Prudentópolis - Cachoeiras gigantes
Salto Barão do Rio Branco em Prudentópolis
  Por Jair Prandi
 

Prudentópolis é uma pequena cidade do interior do Paraná que possui mais de 100 cachoeiras, algumas delas com mais de 100 metros de altura.

O destino ficou bastante conhecido por “terra das cachoeiras gigantes” por concentrar cachoeiras enormes e volumosas. As que mais se destacam são o Salto São Francisco, com 196 metros, o Salto São João e o Salto Barão do Rio Branco.

Outras cachoeiras de Prudentópolis de destaque são o Salto São Sebastião e o Salto do Mlot, que ficam frente a frente, com mais de 100 metros. Não muito distante, ficam os Saltos Gêmeos, lado a lado, ambos com mais de 100 metros de altura.

Além das cachoeiras gigantes de Prudentópolis, a cidade atrai turistas por sua cultura Ucraniana, onde se concentram várias igrejas e construções no estilo do país.

Vista aérea da Igreja de São Josafat e Convento dos Freis Basilianos
Vista aérea da Igreja de São Josafat e Convento dos Freis Basilianos

Quando ir a Prudentópolis – Paraná

As cachoeiras de Prudentópolis podem ser visitadas em qualquer época do Ano. Se puder, monitore a previsão do tempo para pegar dias ensolarados.
Considerando os registros das médias de dias pouco encobertos e sem chuva, e com temperaturas agradáveis, as melhores épocas do ano para visitar Prudentópolis, são:

  • Do início de março ao meio de maio.
  • Do fim de agosto ao meio de setembro.
  • Também do fim de outubro ao meio de dezembro.
Posto de informações turísticas de Prudentópolis
Posto de informações turísticas de Prudentópolis

Como chegar a Prudentópolis

A partir de Curitiba há duas estradas a escolher. São 204 km pela BR-277 até Prudentópolis. A outra opção é iniciar pela BR-277, depois seguir até Ponta Grossa e entrar na BR-376 e por final acessar a BR-373 até o destino, totalizando 215 km.

Rota das Cachoeiras - Prudentópolis
Rota das Cachoeiras logo na saída da cidade

As estradas são boas e a segunda opção, apesar de um pouco mais longa, tem um trecho maior duplicado. Considere ir por um caminho e voltar por outro para conhecer.

Se você chegar de avião, por Curitiba, sem dúvida, a melhor opção é alugar um carro. Vai precisar dele para conhecer as cachoeiras, espalhadas pelo interior do município. Os trechos para ir da cidade às cachoeiras são em parte asfaltados e partes de terra.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Estrada do Salto São Francisco - Prudentópolis
Estrada de terra que dá acesso ao Salto São Francisco

Se não curte muito dirigir, pegue um dos 3 ônibus diários da viação Princesa dos Campos até Prudentópolis. Chegando lá, contrate uma agência que te leve às cachoeiras.

Onde ficar em Prudentópolis

As cachoeiras de Prudentópolis, que são as principais atrações são espalhadas pelo município. Com isso, a melhor localização para se hospedar é mesmo no centro da cidade.
Nossa estadia de 2 dias em Prudentópolis foi no Hotel Domo. É uma opção econômica que oferece um ótimo custo benefício, localizado no centro da cidade.

Onde comer em Prudentópolis

Onde comer em Prudentópolis
Porção de Tilápia do Recanto Teodorinho

Existem várias opções de lugares para comer em no centro da cidade, porém queremos indicar um lugar muito legal que conhecemos.
O Recanto Teodorinho fica na Av. São João (principal da cidade), mas a 1,5 km do centro. É um belo recanto entre as árvores onde se serve porções deliciosas de Tilápia.

Principais cachoeiras de Prudentópolis

As principais cachoeiras de Prudentópolis estão espalhadas pelo município. Quase todas são acessíveis por estradas de terra com um trecho inicial asfaltado.
A maior parte possui mirante para observação de cima e algumas tem também trilhas para descer até sua base. Conheça as principais cachoeiras em Prudentópolis PR:

Salto São Francisco – Prudentópolis

O Salto São Francisco é uma das maiores quedas d’água da região sul do Brasil, considerando sua altura e volume d’água. A cachoeira de 196 m de altura é a maior cachoeira de Prudentópolis e fica dentro da área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança.
O lugar faz a tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo.

Salto São Francisco - Prudentópolis
Vista aérea (drone) Salto São Francisco

O parque tem acesso gratuito, com centro de controle, banheiros e estacionamento. Além do São Francisco, há mais 2 saltos no parque: O Salto dos Cavalheiros (150 m acima) e uma Cachoeira Menor (um filete de água) que fica ao lado da principal e só aparece com o rio cheio.

Salto dos Cavalheiros - Prudentópolis
Salto dos Cavalheiros

Os saltos podem ser vistos a partir de uma trilha circular de 1,2 km, que leva primeiro ao mirante principal do salto São Francisco e do Cânion.

Depois leva até margem do rio em cima da queda e ao Salto dos Cavalheiros. Há também uma trilha difícil que leva à base da queda. São cerca de 2h para descer e 3h para subir de volta.

O Salto São Francisco fica a 50 km da cidade, dos quais 15 km são de asfalto e 35 km de estrada de terra. Quando fomos (em dezembro de 2018) a estrada estava bem razoável.
Horário de funcionamento: Das 8:00 h às 17:30 h
Entrada gratuita

Saiba mais sobre o Salto São Francisco

Salto São João – Prudentópolis

O Salto São João faz parte do parque Monumento Natural Salto São João e tem 84 metros de altura. O parque é bem estruturado com centro de visitantes, estacionamento, banheiros, lanchonete, mirantes e trilhas de cascalho.

Salto São João - Prudentópolis
Vista aérea (drone) Salto São João

O salto fica em um belo cânion formado pelo Rio São João, numa área natural de grande beleza. Há dois mirantes na parte superior: Um no início da trilha com vista frontal da queda a 1 km de distância, e o outro no lado do topo da queda. Não há acesso à parte inferior.

O salto São João fica a 22 km do centro, sendo 10 km de asfalto e 12 km de estrada de terra.
Horário de funcionamento: De quartas a segunda, das 9h às 16h. Nas terças não abre.
Entrada gratuita.

Saiba mais sobre o Salto São João

Salto Barão do Rio Branco – Prudentópolis

Salto Barão do Rio Branco - Prudentópolis
Vista aérea (drone) Salto Barão do Rio Branco

O Salto Barão do Rio Branco fica no Rio dos Patos e tem 64 metros de altura e um significativo volume de água. A queda fica numa propriedade privada, mas de livre visitação. No local há uma pequena Usina Hidrelétrica grada através de uma tubulação.

Há um mirante na parte superior ao lado da cachoeira. Também é possível chegar à base do salto através de uma escadaria metálica com 433 degraus.
Fica a 13 km do centro, sendo 8 km pela BR 373 e 5 km por estrada de terra.
Visitação livre

Saiba mais sobre o Salto Barão do Rio Branco

Salto São Sebastião e Mlot

Salto São Sebastião - Prudentópolis
Vista aérea (drone) Salto São Sebastião

O Salto São Sebastião possui 126 metros de altura, mas faz parte de um riacho com pouco volume de água. Há um mirante frontal e um na cabeceira do salto, mas não dá para ver inteiro.
De cima desta cachoeira dá para ver o Salto Mlot, com 110 m de altura, localizado bem em frente, porém este tem um volume ainda mais baixo de água.

Salto São Sebastião e Mlot - Prudentópolis
Salto São Sebastião e Mlot frente a frente

Para ver melhor o salto inteiro é preciso descer a trilha até a parte de baixo da cachoeira, porém mais difícil e cansativo. As duas quedas são procuradas por praticantes de rapel e canyoning.

Fica numa fazenda a 29 km do centro, sendo 15 km por asfalto e 14 km de terra.
Visitação durante o dia com taxa de R$ 10,00, por pessoa (Dezembro de 2018).

Salto Manduri

O salto Manduri é conhecido popularmente por Salto Rickli, por estar localizado dentro da área de lazer particular do Recanto Rickli. É uma cachoeira diferenciada das demais por possuir mais largura do que altura. Possui 32 metros de altura e 140 metros de largura.

Salto Manduri - Prudentópolis
Vista aérea (drone) Salto Manduri

O Recanto Rickli oferece estrutura para camping, além de chalés, piscina com tobogã, churrasqueiras, sanitários, lanchonete, e áreas de esporte.
Porém, quando fomos estava fechado! Fizemos apenas imagens com drone e li relatos que se encontra meio que abandonado. Como fica no caminho para o salto Barão do Rio Branco, vale a pena conferir se estiver aberto.

Fica a 12 km do centro, sendo 8 km pela BR 373 e 4 km por estrada de terra.

Salto Sete

O Salto Sete fica na propriedade particular da pousada Salto Sete, em um riacho que despenca no Cânion do Rio dos Patos. A queda tem 77 metros de altura e pouco volume de água.
O acesso à sua cabeceira é feito por uma trilha de aproximadamente 500 metros. Já a trilha para parte inferior é bem íngreme e leva uns 20 minutos somente para descer.

Salto Sete - Prudentópolis
Vista aérea (drone) Salto Sete

Não é preciso estar hospedado para visitar a cachoeira. Mas se pretende visitar somente a parte de cima, não vale a pena, pois não dá para ver nada da queda. Fizemos a imagem com drone, que tivemos que decolar entre as árvores.

Fica a 13 km do centro, sendo 5,5 km de asfalto e 7,5 km por estrada de terra.
Ingresso: R$ 10,00 por pessoa (Dezembro de 2018)

Saltos Gêmeos

Os saltos Gêmeos (Salto Barra Grande e Salto Fazenda Velha) ficam numa região de difícil acesso. Para chegar até eles somente através de uma expedição. Porém é possível visualizar através da estrada que leva ao Salto São Francisco, a 8 km de distância.

Estas duas cachoeiras de Prudentópolis tem mais de 100 m de altura, ficam lado a lado, 500 m uma da outra, e despencam numa das escarpas da Serra da Esperança.
O ponto de observação fica a 30 km do centro, sendo metade asfalto e metade de terra, a caminho do Salto São Francisco.

Saltos Gêmeos - Prudentópolis
Vista aérea dos Saltos Gêmeos – Foto http://infoturprudentopolis.blogspot.com

Outros recantos no interior do município

Além das grandes cachoeiras em Prudentópolis, há outros lugares legais para visitar em contato com a natureza, confira!

Recanto Perehouski

O Recanto Perehouski é um lugar para acampar e curtir a natureza. O lugar oferece trilhas sinalizadas em meio a mata atlântica que levam à pequenas quedas d’água, locais para banho, paredes rochosos e grutas.
Possui estrutura de camping para 50 pessoas com energia elétrica, estacionamento, banheiros, quiosques cobertos com churrasqueiras e espaço para banho de cachoeira.

Fica a 24 km do centro, sendo 14 km de asfalto e 10 km de estrada de terra.

RPPN Ninho do Corvo

O Ninho do Corvo é uma reserva Particular do Patrimônio Natural com 8 quedas d’água. O lugar oferece também uma pousada, área para camping, e é local de prática de ecoturismo atividades de aventura como rapel, tirolesa, entre outras…
Para mais informações, acesse o site oficial.

Pontos turísticos de Prudentópolis

O município tem uma forte influência da Ucrânia, devido a imigração ucraniana. Essa influência pode ser vista facilmente nas igrejas, museus e casas de artesanato.

Igreja Matriz São João Batista

Igreja matriz de Prudentópolis
Igreja matriz e praça central de Prudentópolis

A igreja matriz foi construída em 1900, no mesmo local da primeira capela da cidade. No seu interior, o altar abriga a imagem do padroeiro São João Batista. Em frente à igreja fica a praça principal de Prudentópolis.

Santuário Nossa Senhora das Graças

Santuário Nossa Senhora das Graças - Prudentópolis
Construída na década de 1950, em estilo gótico, é a mais imponente igreja da cidade. A igreja fica no alto de uma colina, com sua torre frontal, com grandes vitrais nas laterais e altar com a Imagem de Nossa Senhora das Graças.
Na parte frontal externa há dois enormes ciprestes e pinheiros de araucárias ao seu redor.

Igreja de São Josafat

Igreja São Josafat - Prudentópolis
Igreja São Josafat (vista aérea)

Construída entre os anos de 1925 a 1928, a Igreja são Josafat é uma das mais belas Igrejas Ucranianas do Brasil. As missas são rezadas parte em Ucraniano e parte em Português.
Possui 38 metros de comprimento, 28 de largura e 30 de altura. A igreja possui uma grande abóbada central e outras 4 laterais representando cada uma os braços da cruz.

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio

Localizada na comunidade de Linha Esperança, no interior do município, a bela igreja foi construída entre os anos de 1945 e 1959. Fica a 15 km do centro da cidade.

Igreja Nossa Senhora do Patrocínio - Prudentópolis

Museu do Milênio

O museu do Milênio possui coleção de peças que representa a história dos ucranianos de Prudentópolis. Seu acervo é formado por objetos, mobília, indumentária, fotografias, documentação, entre outros.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 8h30min às 11h30min, e das 14h30min às 17h00min. Sábado, domingo e feriados das 8h30min. às 11h30min.
Valor da entrada: 5,00 reais

Museu Irmãs Servas (museu histórico)

O museu retrata a época da chegada das irmãs ucranianas em Prudentópolis. Tem dois andares e possui um acervo de fotos, documentos, obras de arte e objetos diversos.

Horário de visitação: Nas segundas das 13 h às 17 h. De terça a sexta das 9 h às 11h30 h, das 13h30 h às 17 h. Sábados, domingos e feriados (mediante agendamento) das 9 h às 11h30min.
Valor da entrada: R$5,00 reais.

Outros destinos desta região do Paraná


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

5 COMENTÁRIOS

  1. Muito útil seu texto mas ficou uma dúvida. É possível se banhar nas cachoeiras ou é só pra contemplação?

    • Olá, Patricia! As cachoeiras maiores tem poços perigosos para banho. Os lugares indicados para banho de cachoeira são no Recanto Perehouski e Ninho do corvo.

  2. VOCE ENCONTRA TODAS AS INFORMAÇÕES, COMO HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO E CONTATOS DE HOTÉIS, POUSADAS E ETC. NO WHATSAPP DO CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS DO MUNICÍPIO: 42 3908-1105

  3. Assim como faz propaganda de Hotéis, Pousadas, aluguel de carro etc e etc porque não coloca algumas agências de turismo ecológico de Prudentopolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here