Salto São João – Prudentópolis

O Salto São João é uma das principais cachoeiras de Prudentópolis, destino do Paraná, chamado de “terra das cachoeiras gigantes”.

Salto São João
Vista aérea do Salto São João - Prudentópolis
  Por Jair Prandi
 

O Salto São João é uma das principais cachoeiras de Prudentópolis, destino do Paraná, chamado de “terra das cachoeiras gigantes”.

O Salto tem 84 metros de altura e um grande volume de água. É uma cachoeira com queda praticamente livre, apenas com um pequeno degrau no meio.

A majestosa cachoeira fica dentro do parque Monumento Natural Salto São João, uma área de proteção ambiental do município. O parque é bem estruturado com centro de visitantes, estacionamento, banheiros, lanchonete, mirantes e trilhas de cascalho.

Vista aérea do Salto São João - Prudentópolis
Vista aérea do Salto São João

A cachoeira fica em um belo cânion formado pelo Rio São João, numa área natural de grande beleza. Há dois mirantes na parte superior: Um no início da trilha com vista frontal e o outro no lado do topo da queda. Não há acesso à parte inferior.

Mirante frontal do Salto São João

Vista aérea do mirante do Salto São João
Vista aérea do mirante e da cachoeira ao fundo

Para chegar ao mirante frontal basta caminhar pelo acesso inicial por pouco mais de 100 metros. O mirante de madeira oferece uma vista frontal da cachoeira que fica a 700 metros de distância. Do local se tem também uma bela vista do rio e do cânion formado por ele.

Mirante do Salto São João
Primeiro mirante da cachoeira

Mirante superior do Salto São João

O mirante superior é acessível através de uma trilha de cascalho bem sinalizada de 1 km de extensão (2 km ida e volta).

Prudentópolis - Salto São João
Mirante acima da cachoeira (imagem drone)

A plataforma projetada de observação fica praticamente em cima da queda, apenas um pouco ao lado e à frente. De lá se pode ver bem de perto a estrondosa queda, o penhasco e o rio abaixo.

Vista aérea do cânion do Salto São João
Vista aérea do cânion do Salto São João

Como chegar ao Salto São João

O parque fica a 22 km do centro de Prudentópolis, sendo 10 km de asfalto e 12 km de estrada de terra. Esta é a distância por seu acesso principal, porém, quando fomos (dezembro de 2018) estava em obras e tivemos que ir pela estrada do Salto Sete. É bom consultar no centro de informações turísticas da cidade quando for.

Centro de visitantes do Salto São João
Centro de visitantes do Salto São João

A estrada do Salto Sete faz uma ligação intermediária entre as duas cachoeiras. Se for visitar as duas vale a pena ir pela ir pela estrada principal e depois pela intermediária para conhecer as duas.

Trilha do Salto São João - Prudentópolis
Trilha do Salto São João

Até o Salto Sete são 5,5 km de asfalto e 7,5 km de estrada de terra. O atalho entre as duas cachoeiras é uma estrada secundária e tem 10 km de estrada de terra bem razoável. Veja o mapa no post principal de Prudentópolis para entender melhor.

Monumento Natural Salto São João
Horário de funcionamento: De quartas a segunda, das 9h às 16h. Nas terças não abre.
Entrada gratuita

Outros destinos desta região do Paraná


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente, parece espetacular. Eu, que no passado conheci bem algumas partes da Europa, mas a atual Ucrânia e países vizinhos, não cheguei a ir. É uma atração turística que merece ser divulgada. E porque não o é? Para a maioria dos turistas, principalmente os estrangeiros, o Brasil tem como atrações turísticas, reduzidas ao Rio de Janeiro e São Paulo. Porque não divulgam isto que vejo na internet ? Solicito que encaminhem esta mensagem ao Departamento de Turismo da região. Terei o máximo prazer em colaborar.
    Afinal de contas, é o Brasil, minha terra!
    Denis Dunin
    I will glady cooperate with you, with all my languages I speak and write. It should be extremely interestingg that these informations could arrive to the arab countries, cause they are always looking for places where they could invest.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here