Viajar com Drone: Regras de outros países e companhias aéreas

Vai viajar com drone? Saiba um pouco mais sobre a regulamentação de cada país e algumas dicas gerais para evitar problemas.

Viajar com drone
Uma das ilhas no meio do deserto de sal
  Por Jair Prandi
 

Vai viajar com drone? Saiba um pouco mais sobre a regulamentação de cada país e algumas dicas gerais para evitar problemas.

O uso de drones por viajantes se tornou, cada vez mais, muito comum. Nós mesmos, do blog Viagens e Caminhos, utilizamos muito em nossas viagens. É um equipamento poderoso para capturar imagens muito amplas, em ângulos, antes inimagináveis.

Mas atenção! Não é só chegar no lugar e decolar o drone, principalmente em outros países. É fundamental conhecer a legislação do país que vai viajar, sendo que em certos casos, é melhor não levar. Você pode ter seu drone apreendido ainda no aeroporto.

Viajar com drone
decolando o drone para fazer imagens de cachoeiras, no Rio Grande do Sul

Viajar com Drone para outros países

Cada país tem sua própria regulamentação. Alguns proíbem a entrada no país com o equipamento, como Egito e Cuba, por exemplo. Outros exigem registros burocráticos e algumas regras para voar, como a França. Outros exigem uma autorização antes do voo, como o Panamá. Alguns não exigem nada e outros não possuem regulamentação alguma, como a Bolívia.

Filmando com Drone no Valle de Las Ánimas, na Bolívia
Utilizando o Drone no Valle de Las Ánimas, na Bolívia

Viajamos recentemente à Bolívia e como não havia regulamentação alguma, levamos. Usamos em toda a viagem e não tivemos problema algum. Também usamos no Panamá e República Dominicana, sem problemas.

Em geral, os países que permitem tem regras bem parecidas, que são as mesmas ou similares com as do Brasil. As principais regras, são:

  • Não voar a menos de 5 km de distância de aeroportos e áreas militares.
  • Não voar acima de 120 m de altura.
  • Não voar acima de aglomerações de pessoas.
  • Voar somente na distância onde o drone esteja visível a olho nu.
  • Respeitar a privacidade das pessoas (por exemplo, não filmar apartamentos, onde as pessoas possam ser vistas).

É claro que estas regras tem variações de um país para outro, mas no geral são bem parecidas.

Drone em Balneário Camboriú
Fazendo imagens dos prédios de Balneário Camboriú

Regra de uso de drone em cada país

Como falamos, alguns países tem regras bem severas para o uso irregular de drones. Quebrar estas regras pode resultar em vários problemas, como ter o drone confiscado, multas salgadas e até prisão.

Como exemplo, nosso amigo Guilherme Goss do blog Viajante Inveterado teve drone confiscado no aeroporto de Havana. Por sorte ele iria voltar pelo mesmo aeroporto e pode resgatar no voo de volta.

Já pensou se ele fosse seguir viagem por outro aeroporto. Teria que escolher entre perder o drone ou gastar muito mais para alterar sua viagem.

Mas como saber as regras do país que você pretende viajar com drone?
Essa é uma pergunta que muita gente faz e para facilitar o blogueiro Anil Polat criou um mapa Mundi com as leis de cada país.

Clicando no ícone de cada país você pode conferir as regras oficiais. O mapa registra as leis do órgão governamental apropriado de cada país e é atualizado com frequência.

Além das normas há links para os sites e formulários de registro para pedir permissão para voar em cada país. No caso dos EUA, como as leis variam de um estado para outro, há também leis estaduais separadas.

O mapa se divide em 4 categorias codificadas por cores:
Verde – O uso de drones é geralmente permitido.
Amarelo – O uso do drone é limitado ou pode exigir registros burocráticos.
Vermelho – O uso de drones é proibido ou possui restrições rigorosas.
Cinza – Não há leis estabelecidas e aplicáveis para drones (UAV).

Outro site que possui um mapa com as leis de drone por país é o Drone Regulations. Basta clicar no país desejado que abre a página com as informações.

Drone no cânion Itaimbezinho
Decolando o Drone no cânion Itaimbezinho

Como transportar o drone no avião

A ANAC não tem regras específicas sobre o transporte de drones em aviões. Porém as companhias aéreas tem suas próprias regras, principalmente para as baterias de Lítio.

O ideal é consultar minuciosamente as regras de bagagem perigosa no site da companhia aérea que vai viajar. Confesso que até agora, viajei sem fazer isso levando meu Mavic Pro como bagagem de mão junto com 2 baterias sobressalentes.

Bateria de Lítio do Mavic Pro
3 baterias de Lítio do Mavic Pro

Mas algumas companhias estão proibindo o drone como bagagem de mão e permitindo somente no porão. E quanto às baterias se aplica ao contrário, proíbem no porão e permitem como bagagem de mão. Veja o que diz as regras da Tap quando à drones.

Mochila do Mavic Pro
Mochila do Mavic Pro

Como a mochila original do Mavic é bem pequena, sempre levei dentro de outra mochila maior, junto coma câmera fotográfica e Gopro. Nunca tive problemas no Raio X, mas sempre há riscos, e cada vez mais, fico em dúvida se levo ou não na viagem. Já tive também um Phanton que era bem maior e quase sua mochila quase não se enquadrava como bagagem de mão.

Drone em frente a catedral de Vacaria
Decolando o Phanton (meu antigo drone) em frente a catedral de Vacaria

As regras para baterias de Lítio são meio confusas e depende do Wh (capacidade de watt-hora), que no caso do Mavic é de 44Wh. Lendo as regras da Latam, por exemplo, presumi que é permitido levar tanto drone (não cita especificamente), como as baterias na bagagem de mão.

As restrições sobre baterias de lítio se dão porque elas correm o risco de entrarem em combustão espontaneamente e pegar fogo. Existe para vender no mercado saquinhos com material isolante corta fogo para baterias, chamado de Lipo Guard. Comprei um no Mercado Livre para levar as 2 baterias reservas.

Lipo Guard

Carregue sempre a ota de seu drone junto para evitar qualquer problema com a alfândega na volta ao Brasil.

Vai viajar com seu drone – Chegue cedo no aeroporto

Uma dica simples se vai viajar com seu drone é chegar cedo no aeroporto. Desta forma se você tiver qualquer problema e não puder embarcar com ele terá tempo para um plano B.
Se tiver seu carro no estacionamento poderá levar até ele, deixar em um guarda volume até sua volta ou algo desta forma.

Voando seu drone em outro país

Depois que você passou pelos aeroportos, leu as regras sobre o uso de drone em outro país, tome todos os cuidados ao decolar seu drone.

Procure evitar qualquer tipo de complicação e voe somente em áreas seguras. Procure evitar grandes cidades, onde está sempre com movimento de pessoas e policiais. Em cidades grandes também é comum haver perda de sinal de GPS pela quantidade enorme de antenas e interferência de sinal de todas as formas.

Estas foram algumas dicas gerais para viajar com seu drone para outros países. Em breve iremos escrever um artigo com inúmeras dicas de como voar seu drone com segurança e evitar problemas.

Já passou por algum perrengue com seu drone em aeroportos ou outros países. Por favor deixe seu comentário abaixo!


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

26 COMENTÁRIOS

    • Olá, Fábio! O Mavic Pro é um ótimo equipamento, com tecnologia de ponta. Percebi que começou a fazer imagens aéreas

  1. Olá Jair, acabo de ler seu blog e ótimas dicas acerca de como viajar com drones. Tb tenho um Mavic Pro e será a primeira viagem (internacional) com ele. Verifica-se a cada dia, novas e mais restritas regras ao equipamento. Na verdade, teria uma dúvida pontual. Estarei fazendo conexão em Paris/França de onde parto para o destino final, Grecia via AirFrance. Quanto a cia aérea as dúvidas já foram tiradas, incluindo impressão das normas e regras para transporte em bagagem de mão, ficando apenas a exatidão de baterias portáveis. O Mavic tem 03 no total, sendo 02 extras. Poderia levar todas? Todavia, também não estou tendo clareza acerca de como e de que forma me assegurar se não encontrarei problemas na França, mais precisamente na imigração, dadas as repercussões e medidas antiterrorismo. Quanto a Grecia, ok. Já está tudo mais ou menos legal. Segundo informação da hotelaria, não há restrições exceto as comumente adotadas pela segurança na maioria dos países. Se tiveres alguma informação ou pista de onde posso obtê-las te agradeço. Abraços

    • Olá, Leandro! Também não tenho estas informações precisas. Costumo levar as 2 baterias extras em um saco anti chamas Lipo Guard conforme está no post, dentro da mochila.

    • Olá, Tamara! É bem tranquilo voar com drone na república Dominicana. Apenas tenha cuidados básicos.
      * Os pilotos devem manter os drones dentro de uma linha visual visual.
      * Drones só podem ser usados ​​em boas condições climáticas.
      * Os drones não podem sobrevoar propriedades privadas.

  2. Possuo um DJI Spark mas nunca fiz nenhum tipo de registro. Gostaria de saber quais registros necessarios. Na proxima semana embarco para Argentina e Uruguai. Vi na publicação que a argentina cobra algum documento. Qual seria esse documento?

    • Olá, Julio!
      O site da ANAC Argentina parece bem confuso. Mas, me parece que as regras são parecidas com as brasileiras.
      O Spark é bem pequenino e você não deve ter problemas no aeroporto. O que sempre faço é evitar voar em locais mais movimentados, por cimas de pessoas.

      • Jair, tudo bem contigo? Espero que sim!
        Tenho uma dúvida, andei pesquisando sobre a regulamentação de drones na Argentina e também achei confusa, tenho DJI Mini SE e queria sua opinião sobre levar ou não levar ele, estou indo para Buenos Aires passar uns 10 dias lá.

        • Olá Francisco, realmente é tudo muito confuso e não tenho mais informações.
          Procuro não levar em países que são mais restritos e decolar em locais mais tranquilos nos outros para evitar qualquer problema.
          Em Buenos Aires não sei como é, nas cidade da Espanha por exemplo é quase tudo bloqueado.

  3. Estou indo para Espanha
    Tenho DJI mini 2, preciso fazer registro dele aqui no brasil p viajar com mas tranquilidade ou não é necessário para levar na viagem!!! Sendo q ele pesa 249g.

    • Tenho um Mavic Pro registrado aqui no Brasil. A Espanha não exige o registro brasileiro, mas tem suas próprias regras lá.
      Levei para Espanha sem fazer qualquer tipo de registro lá, porém usei somente em lugares mais tranquilos, nas grandes cidades é tudo bloqueado (no fly zone).

  4. Os mapas me parecem um pouco desatualizados.
    Informaçao parece ser antiga.
    Em Portugal por exemplo, entrou em vigor algumas leis. Porem gostaria de saber se elas se aplicam….

    • Olá, Anon! Infelizmente este mapa não é de minha autoria, apenas compartilhei. Uma pena que o autor não esteja mais atualizando.

  5. Olá, estou em Portugal e vou para o Brasil em novembro 11/2022. Tenho um DJi mini 2 e estou em dúvida e como transporta lo. Foi comprado aqui em Portugal

    • Olá, Lourenço!
      Em minha viagem do Brasil para Portugal e outra para a Espanha levei meu Mavic Pro que é maior na mala de mão e não tive qualquer problema. Vindo para o Brasil acredito que seja bem tranquilo também.

  6. Opa Jair! Estou querendo comprar um DJI Mavic Air para viajar, fazer um mochilão no Chile, Bolívia e Peru. Fiquei um pouco confuso devido as informações ai, acha que terei algum problema em levar? Não vou subir em áreas específicas como Machu Picchu que é logicamente proibido, vou subir mais perto das montanhas e lagoas, no Peru. Vi que na Bolívia não tem problema, porém, alguns locais com maior circulação de pessoas vou evitar e no chile só se for no Atacama ou quando for esquiar (menos provável eu subir com ele, por causa do fluxo de gente). Seria mais mesmo no Peru e Bolívia. Agradeço desde já e tenha um bom dia! Abraço!!

    • Olá, Pedro!
      O mapa que está incorporado ao post e mostra as regras de cada país não é de minha autoria e parece que o autor parou de atualizar.
      Infelizmente não sei te informar como são as regras atuais de cada país. O jeito é você pesquisar.
      Dos países que citou só usei drone na Bolívia e não tive qualquer problema.

  7. Boa noite a todos , irei fazer uma viagem a Marrocos , existe alguma restrição para o drone Dji mini pro ?

    Obrigado

  8. Olá, tenho um dji mini 3 e estou pensando em levar pro Chile, vc sabe se precisa da licença pra levantar ele lá?

    • Olá, Bruno! Vou pro Chile em setembro também.
      Pedi estas informações para um amigo que tem agência lá, ele disse que no Atacama é proibido o uso de drone, já em outros destinos como nos arredores de Santiago não tem problema desde que usado com coerência. Essa foi a informação que ele me passou.

  9. Bom dia! Estou indo viajar para o Salar de Uyuni na Bolívia.
    Gostaria de levar o drone e fazer algumas filmagens lá no deserto e lugares mais remos.
    Vocês tem alguma informação ou cuidados que preciso. Vou de carro saindo de Santa Catarina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here