O Cânion Amola Faca, também conhecido como Cânion da Encerra é um dos mais belos de São José dos Ausentes.

Em nossa última visita a São José dos Ausentes fomos conhecer este belíssimo cânion, pouco conhecido e divulgado para o turismo. Além dos incríveis penhascos, tem também a Cachoeira Amola Faca, com 241 m de altura, para completar o cenário.

Na parte central do cânion há um platô que se estende formando um mirante natural. Dele se tem uma vista da cachoeira e de dois vértices do cânion.

Cânion Amola Faca - São José dos Ausentes

Cânion Amola Faca / Encerra

O Cânion Amola Faca é chamado também de Cânion do Encerra e fica numa propriedade particular. A visitação é gratuita e permitida somente caminhando, porém dá para ir de carro e deixar a 1 km de distância.

Cânion Amola Faca - São José dos Ausentes
Anteriormente se permitia que entrasse de 4×4, porém o terreno é úmido e estava formando enormes valetas e estragando o terreno. Com isso o acesso 4×4 ou com qualquer veículo foi proibido.

Platô do Cânion Amola Faca
Platô do Cânion Amola Faca e o Cânion Realengo ao fundo

O melhor ponto para conhecer o Amola Faca é através do platô que adentra uns 200 metros cânion adentro formando um mirante natural. De lá se tem uma vista frontal da cachoeira e de quase todo o cânion.

Vista aérea do Cânion Amola Faca
Vista aérea do Cânion Amola Faca

Considerando que a cachoeira tem 241 m (medição oficial) estimamos que o cânion tenha mais de 600 m de profundidade.

Cachoeira Amola Faca

A Cachoeira Amola Faca tem 241 m de altura e é a que possui a maior queda livre da região Sul do Brasil. Anteriormente se dizia que era o Salto São Francisco de Prudentópolis, mas este tem 196 m, porém com volume de água bem maior.

Cânion Amola Faca - EncerraA medição desta cachoeira foi realizada pelo “Projeto Cachoeiras Gigantes” em 12 de junho de 2016. Atualmente (com as medições realizadas) é a 13ª cachoeira mais alta do Brasil.

Cachoeira Amola Faca – 241 m

Para ver ela de frente basta ir ao platô central do cânion de onde se tem uma vista fantástica. A queda possui pouco volume d’água, pois o rio nasce a poucos quilômetros dali, mas o visual entre os penhascos forma um cenário espetacular.

Lado Norte do cânion

Cânion Realengo - São José dos AusentesO lado Norte do Amola Faca, logo após o platô central não tem paredes tão verticais. Seus penhascos tem uma linha mais diagonal em várias camadas. Saindo do platô e caminhando em seu sentido, chega-se a outra cachoeira. Basta atravessar a cerca e ir até a beira do penhasco para vê-la melhor.

Cânion Realengo - São José dos Ausentes
Cachoeira do Cânion Realengo

Como chegar ao Cânion Amola Faca

O cânion Amola Faca localiza-se a 33 km da cidade de São José dos Ausentes e 17 km do distrito de Silveira. A partir do Silveira, a estrada de acesso fica 2,5 km à esquerda de que está indo á cidade.

É uma estrada secundária toda de terra, sendo que a parte final é bem ruim. O ideal é ir com um carro 4×4 ou alto, fomos de Ecosport. A partir da encruzilhada são mais 15 km. Siga sempre em frente, pois há somente uma bifurcação onde você deve pegar à direita.

Estacionamento Cânion Amola Faca
Ponto em frente a antena, onde deve ficar o carro

Tenha como referência uma antena de medição dos ventos. Quando chegar até ela, estacione se carro, atravesse a cerca e siga em caminhando em direção à antena, passando ao lado direito dela. Siga por 1,1 km em direção aos pinheirinhos até a borda do cânion.

Fomos com o amigo Ederson da pousada Altos da Serra, que mora no Silveira e conhece a região. O ideal é ir com um guia local.

Roteiro pelos cânions de São José dos Ausentes

É possível conjugar a visita ao cânion Amola Faca com o cânion Boa Vista, desta forma você fará um circuito economizando 34 km. Veja o exemplo:
Do Silveira ao Amola cânion Amola Faca, ida e volta: 34 km
Do Silveira ao cânion Boa Vista, ida e volta: 44 km
Circuito do Silveira conjugando o cânion Amola Faca e o Boa Vista, voltando ao Silveira: 44 km.

Estrada do Cânion Amola Faca
Estrada entre o Cânion Amola Faca e Boa Vista

Porém o trecho entre os 2 cânions é bem pedregoso não indicado para carro baixo. Também é preciso passar algumas porteiras (por propriedades particulares) e por encruzilhadas. Para fazer este trajeto é indicado a presença de um guia local.

Também é possível incluir o Cânion Monte Negro no mesmo roteiro. São mais 22 km ida e volta a partir da encruzilhada que leva ao Boa Vista.
Distância se visitar os 3 cânions individualmente: 120 km
Distância se visitar os 3 cânions de forma conjunta: 66 km

Mais sobre a região dos cânions:
Pontos turísticos de São José dos Ausentes
Pousada Altos da Serra – Dica de pousada no Silveira
Cânions de Cambará do Sul


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

1 COMENTÁRIO

  1. quando quiseres passar uma noite por lá, tenho uma cabana muito bem construida, e será um prazer lhe ceder, fica na nascente do rio silveira, há 800m do amola faca, do lado esquerdo da antena que citou acima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here