As Furnas Gêmeas de Ponta Grossa são dois grandes buracos rochosos, lado a lado, com vegetação em seu interior, inclusive uma araucária. As Dolinas Gêmeas (como também são chamadas) parecem dois olhos em meio a uma área plana.

Estas formações rochosas estão localizadas na região dos Campos Gerais do Paraná, no município de Ponta Grossa. Esta atração turística fica em uma propriedade privada, em meio a grandes plantações de soja.

Furna em Ponta Grossa
Ponto de chegada às Furnas Gêmeas

Como são as Furnas Gêmeas

As Furnas Gêmeas ficam lado a lado, são dois grandes buracos, cada um com 70 m de diâmetro e 38 m de profundidade. Rodeadas por paredes rochosas, as furnas possuem vegetação dentro.

Furnas Gêmeas - Ponta GrossaEntre as duas há uma parede rochosa. A primeira é mais bonita e chama a atenção por ter uma Araucária em seu interior.
Não existe infraestrutura turística no local e é preciso tomar cuidado com os penhascos.

Interior das Furnas Gêmeas
Interior das Furnas Gêmeas

Como chegar às Furnas Gêmeas

Vista aérea das Dolinas Gêmeas
Na foto de drone é possível ver ao fundo onde o carro ficou estacionado

A atração fica a 27 km do centro de Ponta Grossa, sendo 25 km de asfalto e 2 km de estrada de terra. O acesso é pela Rodovia do Talco. Chegando ao vilarejo do Passo do Pupo, onde há uma encruzilhada, você deverá parar na lanchonete à esquerda para comprar a autorização de acesso.

Autorização Dolinas Gêmeas
Encruzilhada de acesso

São R$ 10,00 para visitar somente as Furnas Gêmeas e R$ 15,00 para incluir a Dolina Grande também, que fica logo depois.

Estacionamento Dolinas Gêmeas
Estacionamento das Dolinas Gêmeas

Na encruzilhada siga á direita pela estrada de terra por 1,2 km até o portão de ferro á direita. Abra e entre, seguindo por mais 700 m até uma área alargada junto a uma cerca. Estacione ali!
Siga à direita, caminhando ao lado da cerca por 250 m, quando encontrar as rochas suba nelas e chegará às Furnas Gêmeas.

Dolinas Gêmeas

Como é a Dolina Grande

A Dolina Grande é bem maior, possui cerca de 300 m de diâmetro e é mais profunda. Há uma floresta de mata nativa com Araucárias no entorno e dentro da furna. É como um oásis em meio a uma enorme granja de soja.

Tivemos informações que há uma trilha para descer ao interior da Furna Grande, porém, não chegamos a ir.

Dolina Grande - Ponta Grossa

Como chegar à Dolina Grande

Para chegar à Dolina Grande, volte ao carro e continue pela mesma estrada que chegou às Gêmeas, em meio à granja de soja por mais 850 m até o cume da colina e estacione no lajeado. Atenção! Há um buraco menor à direita, mas não é este. Siga à esquerda costeando o mato e em 100 m chegará ao penhasco.

Vale a pena conhecer as Furnas Gêmeas e Dolina Grande

Se você fosse viajar somente para conhecer estas atrações talvez não valesse a pena. Porém estes pontos turísticos ficam no caminho ou próximos de outras atrações, como a Cachoeira da Mariquinha e o Buraco do Padre. Sendo assim, vale muito a pena montar um roteiro pelas atrações de Ponta Grossa e região.

Dolinas Gêmeas - Ponta Grossa

Leia também:

Formações do parque estadual de Vila Velha

Trilhas do Cânion Guartelá

Cachoeiras gigantes de Prudentópolis


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here