O que fazer em Fraiburgo – Melhores pontos turísticos

Fraiburgo é conhecida como Terra da Maçã, terra de araucárias e atrações de estilo alpino.

Fraiburgo
  Por Jair Prandi
 

Fraiburgo é conhecida como Terra da Maçã, terra de araucárias e atrações de estilo alpino que chamam a atenção.

O município de Fraiburgo se localiza no meio oeste catarinense e é um dos maiores produtores nacionais de maçã. Além disso a cidade preserva as culturas alemã, italiana e austríaca, onde destaca-se também a arquitetura, artesanato e gastronomia.

Sua altitude é de 1.048 metros e sua população é de aproximadamente 36 mil habitantes, mas aumenta no período de safra da maçã (de janeiro a março). Dependendo da época do ano os turistas podem conhecer o processo de produção da maçã, desde a colheita até a produção da fruta e derivados.

Praça Maria Frey - Fraiburgo
Praça Maria Frey – Fraiburgo

Quando ir a Fraiburgo

No inverno (entre junho e agosto) se prepare para pegar frio que pode chegar a -5°C nos dias mais extremos. No verão é época da colheita, que vai de janeiro a março.

Nessa época há um tour chamado Maçã tur que é um passeio pelos pomares durante a Colheita da Maçã. O passeio que dura 1h30, é feito com os Jagunbus ou Jagunço, que são veículos peculiares. Os passeios são feitos sob agendamento através do contato (49) 99195 5678.

Onde ficar em Fraiburgo

Hotel Renar - Fraiburgo
Hotel Renar, imponente acima da colina

Há duas boas opções de hotéis em Fraiburgo. O melhor é o belo e imponente Hotel Renar, localizado em cima de um morro de frente para o lago das Araucárias. O hotel possui arquitetura alpino-germânica e uma área de 150 mil m² em meio à natureza. Outra opção mais econômica é o Hotel Fraiburgo, localizado às margens da SC-355.

O que fazer em Fraiburgo

Conheça os principais pontos turísticos da cidade de fraiburgo:

Castelinho de Fraiburgo

Castelinho de FraiburgoInaugurado em 1966, o castelinho fica em cima de um morro com vista da cidade, construído ao estilo das casas da Normandia (estilo francês). A história do castelo está diretamente ligada a economia do município.

A construção do castelinho foi uma forma encontrada pelos irmãos Frey para que o engenheiro francês Roger Biau (especialista em frutas), permanecesse em Fraiburgo e acompanhasse a produção. A mulher de Roger só deixaria a França e adotaria Fraiburgo se fosse edificada a casa de seus sonhos.

Lago das Araucárias

Lago das Araucárias - FraiburgoO lago artificial construído na década de 40 para abastecer a primeira serraria de Fraiburgo se tornou um belo ponto turístico. Hoje é ponto de encontro dos habitantes e visitantes.

Além da bela paisagem, o perímetro do lago com seus 1.750 metros serve como pista de caminhadas e corridas. É uma área de lazer com parquinhos, ciclovia, quadra de futebol de areia e academia ao ar livre.

Praça Maria Frey

Praça Maria Frey - FraiburgoInaugurada em 1994, a praça leva o nome da esposa de René Frey (um dos fundadores da cidade). O destaque da praça é o monumento que parece um castelinho ou um portal em frente á várias araucárias.

Chama a atenção também, o termômetro em coluna de vidro, que é considerado um dos maiores da América Latina, e os entalhes em madeira feitos por artesãos locais.

Praça da Chaminé

Praça da Chaminé - FraiburgoSituada na parte central da cidade, a Praça possui escadarias e uma enorme chaminé de tijolos na altura de um prédio de 12 andares. A Chaminé foi construída em 1939 e fazia parte da serraria de René Frey e Irmão. Hoje simboliza a época das atividade madeireiras que era a principal atividade econômica da cidade.

Parque Ecológico René Frey

Parque ecológico Renê Frey - FraiburgoO parque René Frey é um paraíso ecológico localizado em plena área central de Fraiburgo. São 50 hectares de mata nativa com árvores centenárias, com araucárias e imbuias, além de alguns animais.

O local dispõe de trilhas ecológicas e belas paisagens, onde podem ser feitas caminhadas e cavalgadas, entre outras atividades. Uma atividade diferente realizada no local é o passeio de Kaigang, que é um Jeep 4×4 que percorre a mata nativa em meio a campos e lagos.

Para eventos específicos consulte os responsáveis pelo parque pelos contatos: (49) 3246 1729, (49) 99924 1862, (49) 99950 5529.
Aberto diariamente das 8:30 h às 12 h e 13:30 h às 17:30 h.

Portal Turístico de Fraiburgo

Portal de FraiburgoConstruído em 1995, o enorme e belo portal é um dos cartões-postais da cidade. No local é possível adquirir as variedades de maçã e seus derivados, além de outras frutas da estação e peças de artesanato local.

O que fazer na região – destinos próximos

Para você montar um roteiro nesta região de Santa Catarina indicamos dar uma passada no centro de Videira, depois passar 1 dia em Treze Tílias, cidade de imigrantes tiroleses. Depois siga para região de águas termais e no caminho passe por Joaçaba e conheça o Monumento ao Frei Bruno.

Por final, aproveite um ou mais dias na Termas Leonense, próximo a Capinzal, em Piratuba ou em Itá. Se tiver mais tempo pode conhecer também as Termas de Machadinho e Marcelino Ramos no lado gaúcho.


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here