As Pirâmides de Teotihuacán são relíquias arqueológicas e estão entre as atrações mais visitadas no México.

O sítio arqueológico de Teotihuacán é gigantesco. Tem 2,4 km de extensão, com um corredor central, duas enormes pirâmides (do Sol e da Lua) e inúmeras outras pirâmides menores e outras construções de pedra.

O local oferece uma incrível viagem pela cultura e história dos antigos povos locais. Os visitantes podem caminhar livremente entre as construções, subir na Pirâmide do Sol e a da Lua e visitar os palácios.

Para quem visita a cidade do México este é um dos passeios imperdíveis. Fica a 45 km do centro da capital e há várias maneiras de chegar às Pirâmides de Teotihuacán, por conta própria ou através de tours.

Vista a partir da Pirâmide da Lua
Vista a partir da Pirâmide da Lua

História da antiga cidade de Teotihuacán

Estima-se que a antiga cidade de Teothuacán tenha vivido seu auge entre os séculos III e V, quando mais de 100 mil pessoas habitavam o lugar. Era a maior cidade da América nesta época.

Acredita-se que a cidade iniciada em torno de 100 a.C., e que os principais monumentos foram construídos continuamente até cerca de 250 d.C. A cidade pode ter durado até entre os séculos VII e VIII

Não se sabe ao certo a origem do povo de Teotihuacán. Acredita-se que tenha sido uma civilização formada por vários povos. Quando a cidade foi descoberta pelos Astecas já estava abandonada.

Vista aérea das Pirâmides de Teutihuacan
Vista aérea da Pirâmide do Sol e a da Lua ao fundo

Como é o complexo arqueológico de Teotihuacán

O sítio arqueológico de Teotihuacán é Patrimônio da Humanidade protegido pela Unesco desde 1987. Com uma área de 83 km² é um dos pontos turísticos mais visitados do país.

O complexo fica ao lado da cidade de Teotihuacán a 2300 m de altitude. É um passeio para fazer sem pressa, você irá caminhar em torno de 5 km para conhecer tudo e ainda tem a subida nas pirâmides que é bem cansativa nesta altitude.

Escadaria da Pirâmide do Sol
Escadaria da Pirâmide do Sol

O parque arqueológico tem 2,4 km de ponta a ponta e 5 portões de entrada. Se você entrar e sair pelo mesmo terá que caminhar 5 km para percorrer todas as atrações.
Uma alternativa para caminhar menos é iniciar em uma ponta, sair pela outra, e pegar um táxi de um portão ao outro. Conforme o mapa abaixo você pode entrar pelo portão 1 (P1) e sair pelo portão 3 (P3).

Confira as principais atrações de sítio arqueológico das Pirâmides de Teotihuacán:

Calçada dos Mortos

Vista aérea de Teutihuacan - México
Vista aérea de Teutihuacan e a Calçada dos Mortos no centro

A Rua dos Mortos é o eixo central da cidade, com pouco mais de 2 km de extensão e 45 m de largura. Inicia em frente da Pirâmide da Lua e termina na Cidadela. Praticamente todas as construções se situam nela ou próximo a ela.

Pirâmide do Sol

Pirâmide do Sol - TeutihuacanÉ a maior das pirâmides de Teotihuacán e também a segunda maior do México. Tem 65 m de altura e 5 níveis ligados por escadarias íngremes que leva até o topo. Lá do alto se tem uma ampla vista do todo o complexo arqueológico.
O seu núcleo (assim como as demais pirâmides do complexo) é feito de adobe (tijolos de terra crua, água e palha), posteriormente revestida com estuque e pedra.

Pirâmide da Lua

Pirâmide da Lua - TeutihuacanA Pirâmide da Lua tem 45 m de altura e se localiza na extremidade Norte do complexo. Apesar de ser mais baixa que a Pirâmide do Sol, fica em um terreno mais elevado, ficando com isso na mesma altitude.
De seu platô se tem a melhor vista do complexo, já que fica bem no início da rua dos Mortos e alinhada a ela.

A Cidadela

Sítio arqueológico de Teutihuacan - México
Vista aérea da Cidadela ao fundo, à esquerda

A cidadela fica na ponta Sul do parque. Fica logo na entrada para quem chega pelo portão 1 e é constituída por um pátio com casas à sua volta. Neste local encontra-se o templo de Quetzalcóatl, onde se supõe que viviam os sacerdotes e os governantes.

Templo de Quetzalcóatl

Palácio de Quetzalcóatil - TeutihuacanLocalizado junto à Cidadela é uma pirâmide menor comparado a do Sol e da Lua, mas que chama atenção devido à sua decoração. Sua frente é repleta de mosaicos e cabeças de pedra bem ornamentadas.

Palácio de Quetzalpapálotl

Localizado a oeste da praça da pirâmide da Lua, supõem-se ter sido um dos mais importantes espaços da cidade. Era um local luxuoso, provavelmente a residência de um personagem influente.

Serviço

Próximo aos portões de acesso há lojas de souvenirs, artesanato, lanchonetes e banheiros. Os restaurantes ficam no lado de fora do complexo. No interior do complexo há muitos vendedores ambulantes de artesanato e artefatos regionais.

Artesanato de Teutihuacan
Artesanato típico de Teutihuacan

Horário: Segunda a domingo das 9:00 h às 17:00 h
Valor do ingresso (2019): 70 pesos (USD 4)
Gratuito para menores de 13 anos, maiores de 60 anos e pessoas com deficiência.
Gratuito aos domingos para mexicanos e estrangeiros residentes no país;
Site oficial: inah.gob.mx

Como chegar às Pirâmides de Teotihuacán

Há várias formas de chegar à Zona Arqueológica de Teotihuacán. As mais comuns são com ônibus turístico de linha, excursão de ônibus ou van, táxi com preço fixo ou ainda de carro alugado, como foi nosso caso.

Iremos detalhar as formas de chegar baixo e você deve definir a que se enquadra mais em seu roteiro. A Zona Arqueológica tem 5 portões de acesso e se você tiver liberdade de escolher poderá diminuir bastante sua caminhada lá dentro. Confira no mapa abaixo!

Mapa das Pirâmides de TeotihuacanO Portão é o mais próximo para quem vem da capital dá acesso à Cidadela. O Portão 3 fica na ponta oposta, próximo à Pirâmide da Lua e os portões 2, 4 e 5 estão mais próximos da Pirâmide do Sol.

Se seu tempo for curto e você tiver liberdade de escolha deixe o portão 1 e a Cidadela de lado. Entrando por qualquer outro portão dá para visitar as duas principais pirâmides e a parte mais bonita sem caminhar muito.

Pirâmides de Teutihuacan - México
Vista do parque arqueológico a partir da Pirâmide da Lua

Excursão de van ou ônibus

É a maneira mais fácil de visitar Teotihuacán, já que basta contratar o tour e seguir as orientações e horários deles.
Há muitas empresas que realizam este passeio que é facilmente encontrado nos hotéis e agências da capital. Também não é necessário reservar com antecedência, apenas no dia anterior é suficiente.

Este tour, normalmente, sai da Cidade do México pelas 9 h da manhã e inclui a visita à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. O tempo para visita a Teotihuacán é de 2 horas, bastante corrido. Você terá que apurar para percorrer todo o complexo e subir nas pirâmides.
Os preços deste tour custam em torno de USD 35.

Você pode escolher e reservar seu tour aqui!

Vantagens: Basta embarcar e fazer o passeio.
Desvantagens: O tempo de permanência no complexo é curto e você terá que cumprir os horários deles.

Sítio arqueológico de Teutihuacan
Vista frontal a partir da Pirâmide do Sol

Por conta própria de ônibus

É a maneira mais barata, mas também a que dá mais trabalho.
Primeiro pegue o metrô e siga até a estação Autobuses del Norte – Linha 5 Amarela. Junto a ela fica o terminal de ônibus Autobuses del Norte. De lá partem os ônibus da empresa Autobuses Teotihuacán, que opera o trecho entre a Cidade do México e Teotihuacán.

Ao comprar o bilhete explique que irá até as pirâmides, para ter certeza de comprar o bilhete correto. Também diga ao motorista que irá descer nas pirâmides para descer no ponto mais próximo ao portão 1 do complexo.

Os ônibus partem de hora em hora a partir de 7h da manhã e o preço da passagem (ida e volta) é de 88 pesos (USD 5).

Santuário de Guadalupe - México city
Santuário de Guadalupe, opção de passeio na volta

Retorno de ônibus
O ponto para pegar o ônibus de volta é logo depois da saída do Portão 2.
Dica: Na sequência você pode ir à Basílica de Guadalupe, desça no Terminal Autobuses del Norte (mesmo que pegou o ônibus na ida) e siga de metrô até a estação La Villa-Basílica – Linha 6 vermelha. A estação fica bem próxima ao santuário. Depois retorne de metrô até a estação mais próxima de seu hotel.

Vantagens: O passeio se torna bem mais barato e com total liberdade de horários.
Desvantagens: Deslocamentos entre estações de metrô e trajetos por conta própria.

Pirâmide do Sol - Teutihuacan - México
Chegando à Pirâmide do Sol

De táxi com preço fixo

Esta é a opção mais cara. Considere apenas se estiver com o tempo bem corrido.
Peça indicação no hotel de um taxista de confiança e negocie um valor fixo para viagem de ida e volta e o tempo de espera. Combine com ele o portão da volta de forma que diminua a distância dentro do complexo e se quiser ir também ao santuário de Guadalupe.

Recomendo entrar pelo portão 1 e sair pelo portão 3, para fazer o roteiro completo (caminhada de 3,7 km); ou se tiver com menos tempo, entrar pelo portão 2 e sair pelo portão 3, para deixar de lado a parte menos interessante (caminhada de 2 km).
O preço médio cobrado pelos taxistas é entre USD 80 e USD 100.

Vantagens: Comodidade, rapidez no trajeto e liberdade de horário.
Desvantagens: Preço bem mais alto.

Praça em frente à Pirâmide da Lua
Praça em frente à Pirâmide da Lua

De carro alugado

Esta opção é recomendada para quem quer fazer um roteiro fora da Cidade do México, incluindo outros lugares, como foi nosso caso. Desta forma você pode visitar as Pirâmides de Teotihuacán, depois seguir viagem para outro lugar.

Reservamos um carro com a Rentalcars no aeroporto e o preço foi de menos de R$ 100 a diária. Faça uma cotação com a Rentalcars e reserve aqui!.

Nosso roteiro de 3 dias foi o seguinte: Parque arqueológico de Tula, Grutas de Tolantongo, Prismas Basálticos de Huasca de Ocampo, cidade de Pachuca, Aqueduto Tembleque e Teotihuacán. No final do terceiro dia devolvemos o carro e ficamos mais 3 dias na Cidade do México.

Vantagens: Estender um roteiro de viagem por vários lugares e liberdade de horário.
Desvantagens: Enfrentar o trânsito.

Nossa experiência de visitar as Pirâmides de Teotihuacán de carro alugado.
Visitamos o complexo na volta de nosso roteiro, em um sábado. O local estava cheio, mas sem filas e atrapalhos. se puder, evite os finais de semana, quando muitos Mexicanos vão também.

Para retornar à cidade do México e devolver o carro foi bem tranquilo, usando o GPS. Se pretender alugar um carro no México, baixe o mapa off-line da área, ainda em casa. Assim não precisará de Internet para usar o GPS de seu celular.

Confira como foi nosso roteiro de 6 dias no México


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here