O Salto Barão do Rio Branco é uma das maiores cachoeiras de Prudentópolis, tem 64 metros de altura e um significativo volume de água.

A enorme cachoeira fica em um cânion do Rio dos Patos, numa área muito bonita, com penhascos verticais. A queda despenca sem obstáculos em um enorme poço. Poderia ter um volume ainda maior de água, porém uma parte é desviada para gerar energia elétrica.

O Salto Barão do Rio Branco fica numa propriedade privada, mas de livre visitação. No local há uma pequena Usina Hidrelétrica que é gerada através de uma tubulação.

Prudentópolis - Salto Barão do Rio Branco

O que ver e fazer no Salto Barão do Rio Branco

A cachoeira pode ser acessada por cima e por baixo. Há um mirante na parte superior ao lado da cachoeira. Para chegar à base do salto há uma escadaria metálica com 433 degraus.

Salto Barão do Rio Branco - Prudentópolis
Vista aérea (drone) Salto Barão do Rio Branco

A chegada é pela parte superior da cachoeira. Não há portaria nem qualquer estrutura para os visitantes. Estacione o carro no final da estrada e desça pelas primeiras escadarias que enxergar.

Mirante da cachoeira

Prudentópolis - Cachoeiras gigantesPara chegar ao mirante da parte superior, desça as primeiras escadarias e siga para esquerda, rumo ao topo da cachoeira. Este caminho leva ao mirante que fica bel ao lado da queda. O mirante possui cercado metálico de proteção e oferece belas vistas do salto e do cânion do rio dos Patos.

Mirante Cânion rio dos Patos - Prudentópolis
Vista do Cânion rio dos Patos

Parte inferior da cachoeira

Para chegar ao poço da cachoeira volte à escadaria e siga em frente onde há outras escadas que continuam descendo. São 433 degraus no total (eu mesmo contei) para chegar até a parte inferior do rio.

Escadaria do Salto Barão do Rio BrancoAs escadarias de metal estão um pouco mal cuidadas, mas aparentemente são seguras. Ao lado delas desce a tubulação que alimenta a pequena hidrelétrica lá embaixo.

Salto Barão do Rio BrancoLá embaixo ainda é preciso caminhar um pequeno trecho entre as pedras para chegar ao poço da cachoeira. Não é permitido nadar no local e o poço parece perigoso.

Vista aérea do Salto Barão do Rio Branco
Vista aérea do Salto Barão do Rio Branco

Como chegar ao Salto Barão do Rio Branco

O salto fica a 13 km do centro de Prudentópolis. São 8 km pela BR 373 (sentido Ponta Grossa) e 5 km por estrada de terra. Na rodovia há placas indicando a estrada de acesso à esquerda. Esta mesma estrada leva também ao Salto Manduri, que fica um pouco antes.

Para melhor entendimento acesse nosso guia de Prudentópolis onde tem uma mapa com a localização de cada cachoeira.

Conheça outros destinos desta região do Paraná:

O que fazer em Ponta Grossa

Parque estadual do Cânion do Guartelá

Pontos turísticos de Curitiba

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE. Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here