Salto Barão do Rio Branco – Prudentópolis

O Salto Barão do Rio Branco é uma das maiores cachoeiras de Prudentópolis, tem 64 metros de altura e um significativo volume de água.

Vista aérea do Salto Barão do Rio Branco - Prudentópolis
  Por Jair Prandi
 

O Salto Barão do Rio Branco é uma das maiores cachoeiras de Prudentópolis, tem 64 metros de altura e um significativo volume de água.

A enorme cachoeira fica em um cânion do Rio dos Patos, numa área muito bonita, com penhascos verticais. A queda despenca sem obstáculos em um enorme poço. Poderia ter um volume ainda maior de água, porém uma parte é desviada para gerar energia elétrica.

O Salto Barão do Rio Branco fica numa propriedade privada, mas de livre visitação. No local há uma pequena Usina Hidrelétrica que é gerada através de uma tubulação.

Prudentópolis - Salto Barão do Rio Branco

O que ver e fazer no Salto Barão do Rio Branco

A cachoeira pode ser acessada por cima e por baixo. Há um mirante na parte superior ao lado da cachoeira. Para chegar à base do salto há uma escadaria metálica com 433 degraus.

Salto Barão do Rio Branco - Prudentópolis
Vista aérea (drone) Salto Barão do Rio Branco

A chegada é pela parte superior da cachoeira. Não há portaria nem qualquer estrutura para os visitantes. Estacione o carro no final da estrada e desça pelas primeiras escadarias que enxergar.

Mirante da cachoeira

Prudentópolis - Cachoeiras gigantesPara chegar ao mirante da parte superior, desça as primeiras escadarias e siga para esquerda, rumo ao topo da cachoeira. Este caminho leva ao mirante que fica bel ao lado da queda. O mirante possui cercado metálico de proteção e oferece belas vistas do salto e do cânion do rio dos Patos.

Mirante Cânion rio dos Patos - Prudentópolis
Vista do Cânion rio dos Patos

Parte inferior da cachoeira

Para chegar ao poço da cachoeira volte à escadaria e siga em frente onde há outras escadas que continuam descendo. São 433 degraus no total (eu mesmo contei) para chegar até a parte inferior do rio.

Escadaria do Salto Barão do Rio BrancoAs escadarias de metal estão um pouco mal cuidadas, mas aparentemente são seguras. Ao lado delas desce a tubulação que alimenta a pequena hidrelétrica lá embaixo.

Salto Barão do Rio BrancoLá embaixo ainda é preciso caminhar um pequeno trecho entre as pedras para chegar ao poço da cachoeira. Não é permitido nadar no local e o poço parece perigoso.

Vista aérea do Salto Barão do Rio Branco
Vista aérea do Salto Barão do Rio Branco

Como chegar ao Salto Barão do Rio Branco

O salto fica a 13 km do centro de Prudentópolis. São 8 km pela BR 373 (sentido Ponta Grossa) e 5 km por estrada de terra. Na rodovia há placas indicando a estrada de acesso à esquerda. Esta mesma estrada leva também ao Salto Manduri, que fica um pouco antes.

Para melhor entendimento acesse nosso guia de Prudentópolis onde tem uma mapa com a localização de cada cachoeira.

Conheça outros destinos desta região do Paraná:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here