O Salto Barão do Rio Branco é uma das maiores cachoeiras de Prudentópolis, tem 64 metros de altura e um significativo volume de água.

A enorme cachoeira fica em um cânion do Rio dos Patos, numa área muito bonita, com penhascos verticais. A queda despenca sem obstáculos em um enorme poço. Poderia ter um volume ainda maior de água, porém uma parte é desviada para gerar energia elétrica.

O Salto Barão do Rio Branco fica numa propriedade privada, mas de livre visitação. No local há uma pequena Usina Hidrelétrica que é gerada através de uma tubulação.

Prudentópolis - Salto Barão do Rio Branco

O que ver e fazer no Salto Barão do Rio Branco

A cachoeira pode ser acessada por cima e por baixo. Há um mirante na parte superior ao lado da cachoeira. Para chegar à base do salto há uma escadaria metálica com 433 degraus.

Salto Barão do Rio Branco - Prudentópolis
Vista aérea (drone) Salto Barão do Rio Branco

A chegada é pela parte superior da cachoeira. Não há portaria nem qualquer estrutura para os visitantes. Estacione o carro no final da estrada e desça pelas primeiras escadarias que enxergar.

Mirante da cachoeira

Prudentópolis - Cachoeiras gigantesPara chegar ao mirante da parte superior, desça as primeiras escadarias e siga para esquerda, rumo ao topo da cachoeira. Este caminho leva ao mirante que fica bel ao lado da queda. O mirante possui cercado metálico de proteção e oferece belas vistas do salto e do cânion do rio dos Patos.

Mirante Cânion rio dos Patos - Prudentópolis
Vista do Cânion rio dos Patos

Parte inferior da cachoeira

Para chegar ao poço da cachoeira volte à escadaria e siga em frente onde há outras escadas que continuam descendo. São 433 degraus no total (eu mesmo contei) para chegar até a parte inferior do rio.

Escadaria do Salto Barão do Rio BrancoAs escadarias de metal estão um pouco mal cuidadas, mas aparentemente são seguras. Ao lado delas desce a tubulação que alimenta a pequena hidrelétrica lá embaixo.

Salto Barão do Rio BrancoLá embaixo ainda é preciso caminhar um pequeno trecho entre as pedras para chegar ao poço da cachoeira. Não é permitido nadar no local e o poço parece perigoso.

Vista aérea do Salto Barão do Rio Branco
Vista aérea do Salto Barão do Rio Branco

Como chegar ao Salto Barão do Rio Branco

O salto fica a 13 km do centro de Prudentópolis. São 8 km pela BR 373 (sentido Ponta Grossa) e 5 km por estrada de terra. Na rodovia há placas indicando a estrada de acesso à esquerda. Esta mesma estrada leva também ao Salto Manduri, que fica um pouco antes.

Para melhor entendimento acesse nosso guia de Prudentópolis onde tem uma mapa com a localização de cada cachoeira.

Conheça outros destinos desta região do Paraná:

O que fazer em Ponta Grossa

Parque estadual do Cânion do Guartelá

Pontos turísticos de Curitiba


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here