Atlantes de Tula e a cidade dos Toltecas – México

Os Atlantes de Tula são parte da zona arqueológica de Tollan Xicocotitlan, a antiga cidade dos Toltecas, no México.

Atlantes de Tula
  Por Jair Prandi
 

Os Atlantes de Tula são parte da zona arqueológica de Tollan Xicocotitlan, a antiga cidade dos Toltecas, no México.

O Sitio arqueológico de Tula (Tollan-Xicocotitlan) foi a capital do império dos Toltecas e o que mais se destaca são as estátuas de pedra chamadas de Atlantes de Tula.

Estima-se que este povo tenha vivido no local entre 800 a 1200 d.C. onde foi um próspero centro comercial com mais de 30.000 habitantes, entre os séculos X e XII. Na época, os Toltecas dominaram grande parte do centro do México e influenciaram a cultura asteca.

Zona arqueológica de Tula

Pirâmides de TulaA Zona arqueológica de Tula fica ao lado da cidade de Tula de Allende, no estado de Hidalgo, no México. O que hoje são ruínas com aproximadamente 1000 anos de história, no passado foi a cidade dos Toltecas.

Zona arquelógica de Tula - MéxicoEstima-se que a construção de Tollan Xicocotitlan iniciou-se no século VII. A cidade teve o fim de sua hegemonia em meados do século XII devido à incursão de grupos rivais e disputas internas.

Zona arquelógica de TulaAs principais atrações do complexo são os Atlantes de Tula, estátuas de pedra dos guerreiros imperiais, situadas no topo de uma pirâmide. Outro detalhe que chama atenção é o número de colunas (hoje em ruínas) do palácio Burned. Já na base da pirâmide, há figuras em baixo relevo, como jaguares, coiotes, águias e outros animais.

Pinturas Toltecas - Tula
Pinturas Toltecas em relevo nas ruínas de Tula

Há também um museu no local e sua visita está incluída no valor da entrada. Porém quando visitamos Tula o museu estava em reformas e não foi possível visitar.

Os Atlantes de Tula

Os atlantes são majestosas estátuas de guerreiros Toltecas entalhadas. São trabalhados em blocos de basalto e montados, com 4,5 metros de altura.

Atlantes de Tula - MéxicoAs estátuas dos atlantes possuem detalhes característicos desta cultura, como o peitoral de borboleta, os dardos, uma faca e uma arma curva.
Posicionadas acima da pirâmide mais alta do complexo, os Atlantes de Tula são visíveis de longe. O propósito original das estátuas era apoiar a cobertura de um templo.

Serviço
Horário: de segunda a domingo, das 9:00 às 17:00

Parque de Tula - México
Entrada do Parque de Tula

Como chegar às Pirâmides de Tula

O Sitio Arqueológico de Tula fica a 100 km do centro da cidade do México e colado à cidade de Tula de Allende. Para nós, estrangeiros, há basicamente duas maneiras de chegar. De carro alugado ou de ônibus.

De carro alugado

Foi a maneira que escolhemos. Ainda no Brasil salvamos o mapa off-line do México e reservamos um carro pela Rentalcars para 3 dias. O parque arqueológico de Tula foi o primeiro lugar que visitamos neste Roteiro de 6 dias na cidade do México e arredores.

Alugue um carro para sua viagem pelo México
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF. Faça sua cotação e reserve aqui!

Na sequência conhecemos a estrada do cânion Tolantongo, as Grutas Tolantongo, a cidade de Pachuca, os Primas Basálticos de Huasca de Ocampo, o Aqueduto Tembleque e as Pirâmides de Teotihuacán. Depois devolvemos o carro e ficamos mais 3 dias na cidade do México.

Ruínas de Tula - Hidalgo - México

De ônibus

Primeiro siga até o Terminal Norte da Cidade do México, de onde partem os ônibus para a cidade de Tula de Allende. Procure o guichê da empresa Ovnibus que faz este trecho para cidade de Tula, que leva mais ou menos 2 horas de viagem.

Na rodoviária de Tula, a melhor forma é pegar um táxi. Não vai custar muito caro, pois são menos de 3 km de distância. Se quiser economizar dá para ir caminhando, mas o sol castiga e é melhor deixar para caminhar lá dentro já que ainda há uma trilha da entrada até as ruínas.

Trilha na Zona Arqueológica

trilha para as pirâmides de Tula
Cactos na rilha para as pirâmides de Tula

Depois de chegar ao complexo há um centro de visitantes onde há um museu e toda uma estrutura. Para chegar às ruínas é preciso fazer uma caminhada de 1 km por um caminho bem demarcado entre os cactos.

Onde ficar em Tula de Allende

Como nossa passagem por Tula foi ainda pela manhã, não passamos a noite na cidade. Mas dependendo do horário que você sair da cidade do México, poderá dormir na cidade para seguir viagem no dia seguinte.

Confira as opções de hotéis em Tula de Allende

Seguro Viagem para o México

O Seguro Viagem não é exigido para viajar no México. Mas eu não arriscaria viajar sem.

Saiba porque você deve contratar um Seguro Viagem
O Seguro Viagem garante assistência médica e para bagagem extraviada.
Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia.
Não arrisque! Faça uma cotação aqui! Reserve e tenha 5% de desconto!


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito legal seu relato. Obrigado pelas informações. E como é a condição das estradas que você pegou?

    • Olá, Daniel!
      Viajamos pelo México em fevereiro de 2019. Na época as estradas por onde passamos estavam em boas condições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here