Pachuca de Soto é uma importante cidade mexicana, moderna e também repleta de atrações históricas e culturais.

A cidade de Pachuca de Soto é a capital do estado de Hidalgo, no México. Localizada, 90 km ao norte da Cidade do México e a 2400 m de altitude, a cidade tem 270 mil habitantes e 350 mil na área metropolitana.

É uma cidade bonita, bem estruturada e moderna, com largas avenidas, praças e muitos monumentos. Além de seu lado moderno, Pachuca preserva um belo centro histórico, especialmente nos arredores da Torre do Relógio.

Pachuca teve sua origem na mineração de Ouro e Prata e é também uma cidade multicultural, já que cresceu sob três influências: a mexicana, a espanhola e a inglesa. Estas influências podem ser vistas na arquitetura da cidade é até mesmo no fato de ser reconhecida como “berço do futebol mexicano” (influência dos ingleses).

Relógio Monumental de Pachuca
Relógio Monumental de Pachuca

Como chegar a Pachuca de Soto

Pachuca de Soto fica a 90 km da cidade do México e é servida pelo Aeroporto Internacional Ingeniero Fernando Espinoza Gutiérrez. A companhia que opera o trecho da capital para Pachuca é a Aeroméxico.

Também existem várias empresas de ônibus que operam o trecho. O problema é que tanto de avião como de ônibus, quando chegar lá, você vai ficar a pé. A cidade é bem espalhada e você vai depender de outros transportes para visitar as atrações da região.

Av. Felipe Ángeles
Av. Felipe Ángeles

Considero, sem dúvida, como melhor opção alugar um carro. Foi assim que chegamos a Pachuca. Reservamos um carro com a Rentalcars a menos de R$ 100 por dia e fizemos um roteiro de 3 dias saindo da capital.

Faça sua cotação e reserve aqui!. Desta forma você fica à vontade para visitar as atrações da cidade e região.

Nossa passagem por Pachuca foi parte de nosso roteiro de viagem pelo México, onde visitamos também o Sítio arqueológico de Tula, Grutas Tolantongo, Prismas Basálticos de Huasca, Pachuca de Soto, Aqueduto Tembleque e Pirâmides de Teotihuacán. Depois devolvemos o carro e ficamos mais 3 dias na cidade do México.

Quando ir à Pachuca de Soto

Pachuca fica numa região semiárida a 2400 m de altitude, com temperatura média diária é de 14° C. Em geral a temperatura varia de 4 °C a 24 °C durante o ano e raramente é inferior a 1 °C ou superior a 28 °C.

Baseado nos índices de chuvas, os meses mais chuvosos vão de junho a outubro. Com isso a melhor época para visitar Pachuca é de novembro a maio. Já os meses mais quentes vão de março a junho.

Onde ficar em Pachuca de Soto

Hotel Las Avenidas
Escadaria na recepção do Hotel Las Avenidas

As melhores áreas para se hospedar em Pachuca de Soto ficam entre o centro histórico, próximo a Torre do relógio e a Zona Plateada. Nesta área se concentra as principais atrações, shopings, e restaurantes.

Passamos apenas uma noite na cidade ficamos no Hotel Las Avenidas. Foi uma ótima escolha na questão custo benefício.
Escolha a sua hospedagem em Pachuca, acesse a lista de hotéis na cidade.

O que fazer em Pachuca de Soto


Há muitas atrações na cidade que se dividem entre museus, parques, prédios históricos e monumentos. Porém há também vários lugares a explorar nas redondezas, confira abaixo as principais atrações:

Cristo Rey de Pachuca

O Cristo Rey é uma imponente estátua localizada no topo de uma das montanhas que circundam a cidade. O monumento de mármore tem 33 metros, a mesma altura do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Cristo Rei de PachucaA estátua do cristo com suas mãos estendidas para frente é visível de toda a cidade. Lá do alto se tem uma ampla vista panorâmica de Pachuca, cidade que fica em uma área plana, em sua maior parte.

Vista aérea de Pachuca - México
Imagem de nosso drone do Cristo Rey e a cidade de Pachuca ao fundo

A construção do Cristo Rey foi idealizada e realizada em 1992, por um grupo de e mineiros que trabalhavam na mina de Paricutín. Após sofrerem um acidente e ficarem presos na mina, prometeram fazer uma estátua de Cristo se sobrevivessem. Após se verem livres da morte cumpriram sua promessa.

Praça da Independência e Relógio Monumental de Pachuca

Torre do Relógio - Pachuca de SotoA praça da Independência é a principal área do centro histórico da cidade. No centro dela está o Relógio Monumental de Pachuca, uma bela torre de 40 metros de altura em quatro níveis.

A torre foi construída para comemorar o Centenário da Independência do México e tem belas esculturas de mármore e detalhes ao seu redor. Além da torre há outros belos prédios históricos no entorno da praça.

Mural de Palmitas (Macromural de Pachuca de Soto)

Macromural Palmitas - Pachuca - México
Foto: Germen Crew – Wikimedia

O Mural de Palmitas é uma pintura gigante do bairro de Palmitas, em Pachuca, nos morros Palmitas e Cubitos. A pintura gigantesca pode ser vista de longe e o mural ficou mundialmente famoso.

O mural tem 190 cores. Foram pintadas 659 casas numa área total de 40.000 m². O trabalho durou 15 meses e os moradores da área participaram diretamente do trabalho.

Pisal de Byron Gálvez

Pisal de Byron Gálves - PachucaEl Pisal de Byron Gálvez é um muram gigante localizado dentro do Parque David Ben Gurión, em Pachuca. O mosaico tem 400 metros de comprimento 80 metros de largura, somando uma área de 32 mil m².

O trabalho foi nomeado por “Tributo às mulheres da Mundo”. O mosaico foi inaugurado em 2005 e é composto por cerca de 7 milhões de peças com 12 tamanhos diferentes em 45 cores.

Estádio Hidalgo (Estádio do Pachuca)

Estádio do Pachuca - México
Escadaria de acesso ao estádio

O Estádio Hidalgo foi todo reformado em 1993, possui capacidade para 30 mil pesoas e é a casa do Pachuca CF. Foi o primeiro clube de futebol do México criado por um grupo de mineiros ingleses.
Existe um tour chamado “La Experiencia del Fútbol” que além de outros lugares, contempla a visita ao estádio.
Site: tuzos.com.mx/t2017_/estadio.html

Centro interativo do futebol

Museu do Futebol de PachucaCentro interativo do futebol oferece ao visitante, experiências relacionadas ao esporte. São vários ambientes com diferentes temáticas onde o visitante pode interagir e se divertir.
O museu temático fica ao lado do Pisal de Byron Gálvez e a entrada custa 135 pesos (R$ 27). Para mais informações, acesse o site oficial.

Museu El Rehilete

Museu Helihete - Pachuca de SotoO Museu El Rehilete abriga um planetário, um jardim botânico e o “Dinoparque” com dinossauros em tamanho real e cenários que recriam a vida na pré-história.
O Dinoparque possui uma exposição composta por 40 estátuas de dinossauros feitos em tamanho real. Dividido em áreas o parque mostra como era a vida a 60 milhões de anos.

Ex-convento de San Francisco

Ex Convento San Francisco - PachucaConstrução histórica do final do século XVI que abrigou um convento. Em seu interior há pinturas a óleo da época. Atualmente o lugar abriga a Escola de Artes do Estado, o Museu Nacional de Fotografia e o Instituto Nacional de Antropologia e História.

Museu Mineiro de Pachuca de Soto

Museu Mineiro de PachucaLocalizado em um edifício do século XIX, do centro histórico o museu mineiro abriga a memória da mineração. São documentos e peças interessantes, como ferramentas e máquinas. O museu é composto por três salas de exposições, um pátio coberto e um jardim.

Monumento Bicentenário da Independência do México

Monumento ao Bicentenário da revolução Mexicana- PachucaInaugurado em 2010, o monumento fica em meio a uma grande praça. A estátua central retrata uma mulher segurando uma tocha de liberdade e fica ao centro com outras 4 de cavalos empinando ao seu redor.

Nos arredores de Pachuca de Soto

Além das atrações da zona urbana de Pachuca há muitos lugares interessantes na região. Confira algumas opções:

Prismas Basálticos

Prismas BasálticosLocalizado na localidade de Husca de Ocampo, o parque dos Prismas Basálticos é uma atração imperdível da região. É um pequeno cânion com formações rochosas incomuns.
São centenas de colunas de pedra com formato predominante hexagonal de grande beleza. Entre as formações há 3 quedas d’água que tornam o lugar ainda mais bonito.

Saiba mais sobre os Prismas Basálticos

Aqueduto Tembleque

Aqueduto do Padre Tembleque - MéxicoO Aqueduto do Padre Tembleque tem 45 km de extensão foi construído ha 450 anos.
Seu destaque fica por conta de uma grande construção em arcos que supera o vale do Papalote. Tem 68 arcos, 904 metros de extensão e 38,75 metros de altura em seu ponto mais alto.

Saiba mais sobre o Aqueduto Tembleque

Mineral Del Monte

Mineral del Monte - Hidalgo
Foto: Diego Delso

Mineral Del Monte ou Real del Monte (como também é chamada) é uma pequena cidade mineira localizada a apenas 17 km de Pachuca. O lugar se destaca pela bela paisagem urbana em geral, com arquitetura colonial espanhola bem preservada.

Em seus arredores algumas antigas minas se tornaram museus e pontos de visitação como a Mina de Acosta. Vale a pena visitar também o Mirador Pena del Cuervo e as rochas Peñas Cargadas.

Parque Nacional El Chico

O Parque Nacional El Chico é uma das áreas protegidas mais antigas do México, fundado em 1898. O parque possui variado ecossistema típico da região, com grandes florestas de coníferas, áreas rochosas e várias espécies de animais.
Fica a 25 km do centro da cidade.


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here