O Salto São Francisco é uma das maiores quedas d’água do Brasil, considerando sua altura e volume d’água.

Algumas cachoeiras são mais altas, mas com pouco volume d’água, outras tem volume, mas não são tão altas.
O Salto São Francisco tem 196 m de altura e fica dentro da área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança. A área faz a tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, no Paraná.

Além do São Francisco, há mais 2 saltos no parque: O Salto dos Cavalheiros (150 m acima) e uma Cachoeira Menor (um filete de água) que fica ao lado da principal e só aparece com o rio cheio.

Salto São Francisco
Salto São Francisco visto do mirante

Parque Municipal Salto São Francisco da Esperança

O parque é administrado pela Prefeitura de Guarapuava e o acesso é gratuito. Há um centro de controle, com banheiros e estacionamento.
O horário de funcionamento do parque: Das 8:00 h às 17:30 h e a entrada é gratuita.

Portaria do parque São Francisco
Portaria do parque

Trilha do mirante (superior)

As cachoeiras podem ser vistas a partir de uma trilha circular de 1,2 km, bem demarcada. O ponto mais importante é o mirante principal do salto São Francisco. Dele se pode ter uma bela vista quase frontal da queda e também do cânion abaixo.

Mirante frontal da cachoeira
Mirante frontal do Salto São Francisco

Depois a trilha segue até margem do rio onde fica o topo da queda, mas neste ponto. Dá para ver somente o cânion. Seguindo pela trilha, logo à frente, fica o Salto dos Cavalheiros, cachoeira com aproximadamente 5 m de altura.

Salto dos Cavalheiros - Prudentópolis
Salto dos Cavalheiros

Trilha da base da queda (inferior)

A trilha que leva ao poço do Salto São Francisco é difícil. Não chegamos a descer, mas segundo informações, são cerca de 2h para descer e 3h para subir de volta.
A trilha é bem batida, sendo difícil se perder, porém requer um bom preparo físico. O trecho final é feito às margens do rio em meio a muitas pedras e trechos desnivelados.

Trilha do Salto São Francisco
Trilha da parte superior. à direita, acesso á parte inferior

Como chegar ao Salto São Francisco

O Salto São Francisco fica na tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo. Há 2 estradas que levam ao parque, uma por Prudentópolis e outra por Guarapuava.

vista frontal da queda

Por Prudentópolis

Do centro de Prudentópolis são 50 km, dos quais 15 km são de asfalto pela Rota das Cachoeiras. Os outros 35 km são de estrada de terra pela Linha Vista Alegre. Quando fomos (em dezembro de 2018) a estrada estava bem razoável. Porém, com chuva, haverá áreas com lama e há trechos bem isolados.

Estrada do Salto São Francisco - Prudentópolis
Estrada de terra que dá acesso ao Salto São Francisco

Por Guarapuava

Por Guarapuava, o acesso é pelo Caminho de São Francisco. São 50 km também, onde quase todo o trecho é de uma estradinha estreita, mas asfaltada. Apenas os 6 km finais são de estrada de terra.

A estrada inicia um pouco antes do Jardim Botânico (na BR-277) para quem está chegando à cidade. É o melhor caminho, porém, para quem está em Prudentópolis conhecendo as outras cachoeiras fica muito longe. São 62 km entre as 2 cidades e mais os 50 km até a cachoeira.

Vista aérea da cachoeira
Vista aérea do Salto São Francisco

Dicas gerais sobre o Salto São Francisco

  • Se você pretende descer na parte de baixo da cachoeira, vá cedo. Levamos 1:20 h apenas para chegar ao parque. Depois vai precisar de mais 4 a 5 h para descer e subir. Ainda tem a visita ao mirante e a volta, o que irá totalizar umas 8 h, consumindo o dia todo
  • Se for visitar somente a parte superior, dá para fazer um roteiro incluindo o Salto São João e o São Sebastião, todos em 1 dia.
  • Antes de ir ao Salto São Francisco, é aconselhável se informar sobre as condições da estrada.
  • Não deixe de conhecer também as 15 cachoeiras mais altas do Brasil.

Outras cachoeiras de Prudentópolis

Salto São João

Salto Barão do Rio Branco

Cachoeiras e atrações de Prudentópolis


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here