A Furna do Buraco do Padre e a Fenda da Freira são belíssimas formações rochosas dos Campos Gerais do Paraná.

O Buraco do Padre é uma furna com cerca de 30 metros de profundidade, onde surge uma cachoeira e forma um cenário espetacular. A Fenda da Freira é uma estreita passagem entre dois penhascos.

Estas duas formações incríveis são atrações do Parque Nacional dos Campos Gerais do Paraná. É um dos vários lugares do município de Ponta Grossa onde as formações rochosas formam belos cenários.

Buraco do Padre

Buraco do Padre - ParanáO Buraco do Padre é uma falha geológica causada pela erosão subterrânea do arenito nas rochas arenosas. A furna tem aproximadamente 30 m de profundidade e 20 m de diâmetro.

Cachoeira do Buraco do PadreAlém da beleza das formações rochosas, uma bela cachoeira surge de um buraco no interior da furna. O poço da cascata é bem raso e é possível circular nele, inclusive em baixo da cascata.

Entrada do Buraco do Padre
Entrada do Buraco do Padre

O acesso ao interior da furna é pelo leito do Rio Quebra-Pedra, numa belíssima entrada natural entre os penhascos. As paredes rochosas formam um belo contraste em sua coloração, misturada ao verde dos musgos, devido à umidade do local.

O nome do local foi dado por caboclos e tropeiros que passavam por lá e viam os Padres Jesuítas no local. Eles usavam o lugar como refúgio, meditação e práticas religiosas.

Trilha do Buraco do Padre

Passarelas do Buraco do Padre
Passarelas de madeira que levam ao interior da furna

Para chegar ao interior do Buraco do Padre há uma trilha de 1,2 km a partir da área de estacionamento. A trilha é bem demarcada por um caminho de brita, com uma parte final com rampas de madeira.
Também dá para chegar até a parte superior da furna através da trilha da fenda da Freira. Há uma bifurcação na trilha, onde se deve seguir à esquerda.

Fenda da Freira

Fenda da FreiraA Fenda da Freira é uma passagem estreita entre as rochas de arenito entre dois penhascos. A fenda permite a passagem de apenas uma pessoa por vez em alguns pontos, de tão estreita.
Um pouco antes da fenda há um local propício para escalado, chamado de Pedra do Favo.

Trilha da Fenda da Freira (Trilha do Favo)

Trilha do Buraco do Padre
Á esquerda, a trilha do Buraco do Padre e no portão à direita, trilha da Fenda da Freira

A trilha é a mesma da parte superior do Buraco do Padre até onde tem uma bifurcação. Lá você deve seguir à direita conforme a placa indicativa.
A caminhada para visitar os 3 lugares: Buraco do Padre (por baixo e por cima) e a fenda da Freira é de 3 km. Uma parte dela é de subida.
A parte inferior do Buraco do Padre é acessível até mesmo para cadeirantes, a parte de cima, não.

Parte superior do Buraco
Parte de cima do Buraco do Padre

Toca do Morcego

A Toca do Morcego é uma piscina natural onde é possível tomar banho de rio. Logo ao lado há uma espécie de túnel onde a água desce para o interior do buraco e forma a cachoeira.
O acesso é pela mesma trilha da parte superior da furna, fica logo ao lado direito.

Toca do Morcego

Como chegar ao Buraco do Padre

O parque fica no município de Ponta Grossa, no Paraná a 30 km do centro da cidade. O acesso é pela Rodovia do Talco (PR 513), no km 14 e depois à direita até a sede do parque. São 22 de asfalto e 8 km de estrada de terra. O trajeto é bem sinalizado.

Portaria do parque
Portaria do parque

Parque do Buraco do Padre

O parque consta na área do Parque Nacional dos Campos Gerais, criado em 2006, porém é uma área particular. O proprietário mantém o monumento natural aberto para o acesso público.

Estrutura do parqueO parque oferece uma boa estrutura, com estacionamento, banheiros e churrasqueiras. As trilhas demarcadas e passarelas de madeira na trilha principal. Tem também uma pequena lancheria, mas que funciona somente nos finais de semana.

Serviço:
O parque abre todos os dias das 9 h as 17 h.
Valor da entrada: R$ 20,00
Meia entrada: R$ 10,00 (crianças de até 6 anos e maiores de 60, estudantes e professores)
Site: buracodopadre.com.br

Furna Buraco do Padre

Conheça outras atrações de Ponta Grossa:

O que fazer em Ponta Grossa

Parque Estadual Vila Velha

Furnas Gêmeas e Dolina Grande

Cânion e Cachoeira São Jorge


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here