Castro é uma cidade da região dos Campos Gerais do estado do Paraná, localizada às margens do Rio Iapó.

Além das belezas da região dos Campos Gerais, a cidade tem um legado histórico por estar no antigo caminho dos tropeiros. Esta herança está preservada no Museu dos Tropeiros e em algumas antigas fazendas nos arredores da cidade.

Para conhecer suas atrações, meio dia é suficiente. Aproveitamos a passagem pela cidade em nosso roteiro pela região, depois de conhecer o cânion Guartelá. Na mesma viagem visitamos Prudentópolis, Ponta Grossa e Carambeí.

Parque Lacustre
Parque Lacustre

Como chegar a Castro, no Paraná

Localizada a 160 km de Curitiba e 43 km ao norte de Ponta Grossa, a cidade fica na região dos Campos Gerais do Paraná. De Curitiba a Ponta Grossa você levará em torno de 1:40 h pela rodovia BR-376 toda duplicada e com pedágios.

A partir de Ponta Grossa o caminho é pela PR-151, com pista simples, por mais 43 km. Até o Parque estadual de Guartelá são mais 45 km, também de asfalto.
Se você chegar de avião pelo aeroporto de Curitiba, alugue um carro, pois precisará de um para conhecer as atrações da cidade e a região. Reserve um carro em Curitiba.

Quando ir a Castro – PR

Não existe uma data específica para visitar a região, não há uma época considerada mais seca ou chuvosa. Vá de preferência nos meses de verão para aproveitar as cachoeiras e piscinas naturais dos outros destinos da região.

Vista aérea de Castro - Paraná
Vista aérea da cidade de Castro

Onde ficar em Castro

Por ser uma cidade pequena, há um bom número de opções de hospedagem. Não chegamos a nos hospedar na cidade. Viemos de Prudentópolis, conhecemos o cânion Guartelá e Castro, depois seguimos à Ponta Grossa.
Porém, dependendo de seu roteiro e horários, considere passar a noite em Castro.

Confira aqui as opções de hospedagem na cidade

O que fazer em Castro – Pontos turísticos

Igreja matriz Nossa Senhora Sant’Ana

Igreja de Castro - PRA igreja Sant’Ana foi construída por escravos em 1704, passou por várias reformas e ampliações em datas diversas. Entre 1945 e 1960 foi reconstruída da forma que é atualmente. Fica em frente à praça principal da cidade.

Museu do Tropeiro

Museu do Tropeiro em CastroA casa onde foi instalado o museu foi construída no século XVIII, e restaurado em 1975 pela prefeitura de Castro. Além de ter sido como Patrimônio Histórico do Estado, a casa se tornou o Museu do Tropeiro, que conta com um acervo de aproximadamente 400 peças. O museu retrata a vida do tropeiro, com objetos históricos, documentos e utensílios.

Parque Lacustre

Parque Lacustre de CastroO Parque Municipal Prefeito Dr. Ronie Cardoso, mais conhecido como Parque Lacustre é composto por uma grande área de lazer. O espaço conta com um grande lago e áreas verdes, junto às nascentes do Rio Iapó.

O local é ideal para prática de esportes e caminhada. Possui parquinho infantil, pista de skate, academia ao ar livre, ciclovia e quadras de esportes.

Morro do Cristo

Vista aérea do Morro do Cristo e Parque Lacustre de Castro
Vista aérea do Morro do Cristo e Parque Lacustre de Castro

Situado num dos pontos mais altos de Castro, o monumento de Cristo pode ser avistado de praticamente toda a cidade. Não é uma estátua grande, mas do local onde se encontra se tem uma bela vista da cidade, especialmente do Parque Lacustre.

Prainha do Rio Iapó

Balneário PrainhaO Parque Balneário Dr. Libânio Estanislau Cardoso, conhecido como Prainha do rio Iapó, fica em pleno perímetro urbano de Castro. É um balneário fluvial que conta com uma ampla área de laser, com estrutura de lanchonete, campos de futebol, quadra de esporte, churrasqueiras, entre outras benfeitorias.

Colônia de Castrolanda

Centro cultural de Castrolânda
Centro cultural de Castrolanda

A Colônia de Castrolanda se desenvolveu a partir de uma comunidade de origem holandesa que criaram uma Cooperativa. Esta comunidade criou o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda, que preservou as tradições de seu país de origem.

Em Castrolanda foi construído, em 2001, um dos maiores moinhos de vento do mundo. De Immigrant (como é chamado) tem 37 m de altura e duas pás de 26 metros de envergadura. Seus pinos, engrenagens e encaixes foram feitos quase que totalmente em madeira.

O local é um centro cultural e além do moinho, a construção abriga salão de eventos, museu, restaurante, biblioteca e loja de artesanato.

Cânion Guartelá

Mirante do parque Guartelá
Mirante do cânion Guartelá

O cânion Guartelá fica no parque estadual do Guartelá a 46 km da cidade no sentido Tibagi. O parque oferece trilhas e belas paisagens naturais. Os destaques ficam para o mirante do cânion, a ponte natural de pedra, a cachoeira e os panelões.

Saiba mais sobre o cânion Guartelá

Parque histórico de Carambeí

Vila histórica de Carambeí
Vila histórica de Carambeí

O parque histórico fica ao lado da cidade de Carambeí, a 27 km de castro, no sentido Ponta Grossa.
É um enorme museu a céu aberto onde foi construída uma vila histórica, sendo que cada construção guarda utensílios e peças de época. Há também uma vila em estilo holandês e um museu repleto de tratores raros.

Saiba mais sobre o Parque Histórico de Carambeí

Outros destinos do Paraná

O que fazer em Curitiba – 40 pontos turísticos

O que fazer em Cascavel

Passeio de trem entre Curitiba e Morretes


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here