Santuário Nossa Senhora de Guadalupe – México

O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é um complexo religioso, segundo templo católico mais visitado do mundo.

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
  Por Jair Prandi
 

O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe é um complexo religioso da cidade do México, o segundo templo católico mais visitado do mundo.

O santuário dedicado à Virgem de Guadalupe se localiza no Monte do Tepeyac, ao norte da Cidade do México. É considerado o principal templo da Igreja Católica das Américas e um dos mais visitados do mundo.

Os mexicanos são bastante católicos e o complexo religioso recebe cerca de 20 milhões de fiéis por ano. Perde somente para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma. Visitamos a basílica em um domingo e o complexo estava bastante lotado.
Confira como é o Santuário de Guadalupe!

Santuário de Guadalupe - México city
Santuário de Guadalupe, opção de passeio na volta

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

O santuário é composto de várias igrejas e capelas, além de áreas amplas para acolher os milhares de fiéis. O complexo possui também vários monumentos, um museu, jardins, além de oferecer uma bela vista da Cidade do México.

A Basílica de Guadalupe foi declarada santuário nacional do México e basílica menor pelo Vaticano. Tornou-se assim um dos primeiros santuários marianos da América Latina.

Basílica de Guadalupe
Interior da nova Basílica

Em 1974 uma nova basílica precisou ser construída porque a antiga, do século XVI, estava afundando. Hoje as duas (antiga e moderna) ficam lado a lado, próximas uma à outra.

No complexo tem toda estrutura com restaurante, lanchonete e banheiros. Nos arredores, como no corredor de entrada do santuário há inúmeras lojas com artigos religiosos.

Lembranças de Nossa Senhora de Guadalupe

Basílica Velha da Virgem de Guadalupe

A Antiga Basílica de Guadalupe (Templo Expiatorio a Cristo Rey), começou a ser erguida em 1531 e foi concluída somente em 1709. Foi consagrada basílica em 1904 pelo Papa Pio X.

Igreja velha de GuadalupeEm 1921 um terrorista explodiu uma bomba no altar da igreja causando enormes prejuízos. Na década de 70, foi descoberto o afundamento da igreja. Em 1979 iniciou-se de restauração para minimizar o impacto do afundamento e a igreja foi reaberta em 2001.

Ao chegar no santuário pudemos perceber facilmente o quando a igreja é torta. A parte frontal, onde estão as torres afundou mais que a parte traseira, deixando-a inclinada.

Santuário Virgem de Guadalupe - Cidade do México
Detalhe da igreja torta à direita

Esta questão do afundamento acontece também em diversas outras edificações antigas da Cidade do México. A capital foi construída em cima do solo instável do antigo Lago Texcoco. Como se não bastasse, a cidade ainda sofre com os terremotos, que acontecem eventualmente.

Nova Basílica de Guadalupe

Nova Basílica de GuadalupeA nova basílica (projetada por Pedro Ramírez Vázquez) foi construída na década de 1970, com um conceito totalmente diferente da antiga. Seu formato se parece com uma tenda em formato circular.

A estrutura que pode abrigar até 10 mil pessoas é suportada por 350 pilares. Seu desenho permite uma vista total do altar para os que estão no interior.

Capilla del Cerrito (San Miguel)

Mirante da Basílica de Guadalupe
Mirante da Basílica a partir da Capela do Cerrito

Localizada no alto da Colina de Tepeyac, esta igreja funciona hoje como Convento das Carmelitas. Em sua frente há um pátio que funciona como mirante do santuário. Além da vista do complexo, se tem uma ótima vista parcial da área central da cidade do México.

Paroquia de Santa María de Guadalupe

É a igreja que fica ao lado da Antiga Basílica e também está afundando. Antigamente (século XVIII) era um convento utilizado pelas freira capuchinhas. Aos domingos acontecem missas abertas ao público.

Parque de la Ofrenda

Parque La Ofrenda - GuadalupeAs escadarias que descem da Capilla del Cerrito levam a uma área com belos jardins. Nesta área há estátuas dos índios em adoração à Nossa Senhora, junto a uma fonte onde, formando um belo cenário.

Capilla del Pocito

Bela capela no estilo barroco mexicano, construída entre 1777 e 1791. Em seu interior há um poço que atraiu milhares de pessoas em busca de graças e curas.

Capilla de Indios

Datado de 1531, é o mais antigo templo do Santuário. Ao lado da capela está a casa onde Juan Diego Cuauhtlatoatzin, falecido em 1548, primeiro santo católico indígena americano.

Museu da Basílica de Guadalupe

Localizado nos fundos da antiga basílica, desde 1941, o museu abriga uma coleção de 1 500 peças religiosas, como pinturas, esculturas, entre outros. Possui obras dos mais importantes pintores da Nova Espanha.
Abre das 10 às 17:30 h

Carillón do Santuário de Guadalupe

Carillon de Guadalupe - MéxicoLocalizado no centro do pátio central do santuário, destaca-se um grande monumento. Nele se encontram os 19 sinos e os relógios da Basílica Nossa Senhora de Guadalupe. Além do relógio convencional tem um relógio astronômico, um solar, e um calendário asteca.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e outros benefícios. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

Santuário de Guadalupe - México

Como chegar ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

O santuário de Guadalupe se localiza no norte da cidade, a 9 km do centro. A maneira mais fácil de chegar é de táxi ou Uber, é claro. Mas você pode chegar facilmente de metrô, gastando muito pouco.

O acesso de metrô é pela estação La Villa – Basílica, Linha 6 vermelha. A estação fica a apenas 300 m da basílica onde há um enorme corredor para pedestres dedicado ao complexo.

Veja também nosso roteiro de metrô na Cidade do México

Acesso ao Santuário de Guadalupe
Calçadão de acesso ao Santuário de Guadalupe

A visita à Basílica Nossa Senhora de Guadalupe é faz parte também do tour que leva às Pirâmides de Teotihuacán, já que fica no caminho. Este tour pode ser feito através de excursões ou por conta própria.

As excursões geralmente fazem a visita ao santuário pela manhã e depois levam às Pirâmides, á tarde. Se você for por conta própria (de ônibus e metrô), faça primeiro a visita às pirâmides. Desta forma pegará menos sol e calor em sua caminhada por Teotihuacán e menos gente.

Se você estiver voltando das pirâmides de ônibus, basta descer no Terminal Autobuses del Norte (mesmo que pegou o ônibus na ida). Esta estação de ônibus é conectada ao Metrô. Siga até a estação La Villa-Basílica – Linha 6 vermelha.

Mais sobre a cidade do México


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Jair, meu nome é Rita. Eu e meu marido estamos planejando visitar o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe-México. Estamos pensando em fazer uma romaria, à pé, como a que existe para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida- Brasil. Fizemos uma pesquisa, mas não encontramos trajetos que já foram feitos e são oficiais. Você saberia me dizer se existe um trajeto oficial utilizado pelos romeiros ? Se puder nos orientar agradecemos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here