Cânion Boa Vista e Pedra da Catedral – São José dos Ausentes

O Cânion Boa Vista é um dos grandes cânions de São José dos Ausentes, com grandes penhascos e cachoeiras gigantes.

Cânion Boa Vista
Pedra da Catedral - Cânion da Boa Vista
  Por Jair Prandi
 

O Cânion Boa Vista é um dos grandes cânions de São José dos Ausentes, com penhascos e cachoeiras gigantes.

Este cânion é menos conhecido e visitado do que o cânion Monte Negro, mas não menos imponente. Nele estão duas das mais altas cachoeiras do Brasil, Cachoeira da Boa Vista e Diagonal, além das imensas paredes rochosas e ravinas profundas.

Com paisagens e cenários fantásticos, o Cânion Boa Vista já foi cenário de diversos anúncios publicitários e produções de TV. A última grande produção gravada no local foram várias cenas da novela “Além do Tempo”, da Rede Globo.

Vista aérea do Cânion da Boa Vista
Vista aérea do Cânion da Boa Vista – Drone Viagens e Caminhos

Uma das vantagens do cânion Boa Vista em relação aos outros é o fato de poder chegar de carro a poucos metros da borda. Saiba tudo sobre este cânion:

Cânion Boa Vista

O cânion Boa Vista tem aproximadamente 3 km de largura e mais de 500 m de profundidade. Em seu lado direito fica o Pontão, um platô elevado que se prolonga no vale. Em seu lado esquerdo fica a Pedra da Catedral, uma bela formação rochosa.

Lado esquerdo, ao Norte do Cânion da Boa Vista, próximo à Pedra da Catedral

Na parte central do cânion há um platô natural de onde se tem uma vista quase total do cânion. A parte plana no topo do cânion é de campo aberto, já o seu interior é coberto de vegetação e mata nativa.

Cânion Boa Vista
Formações pontiagudas do cânion com a Pedra da catedral ao fundo

O cânion é uma propriedade particular, porém a visitação é permitida com o pagamento de uma taxa em um valor simbólico. Basta chegar na pousada Ecológica dos Cannyons e pagar R$10 para ter acesso.

Nascer do Sol no Cânion da Boa Vista
Nascer do Sol no Cânion

O cânion Boa Vista faz a divisa natural entre São José dos Ausentes (Rio Grande do Sul) no lado de cima, e Morro Grande (Santa Catarina) no lado de baixo. A borda do cânion é a divisa entre os dois estados.

Cachoeira da Boa Vista

Cânion da Boa Vista - São José dos Ausentes

A cachoeira da Boa Vista se localiza ao lado esquerdo da parte central do cânion, visível logo no início dele. Tem 310 m de altura e é a sexta mais alta do Brasil, porém, com pouco volume d’água. No platô central há vários lugares que oferecem uma vista frontal da cachoeira.

Conheça as 15 cachoeiras mais altas do Brasil

Cachoeira Diagonal

Cascata Diagonal - São José dos Ausentes
Foto: Leomar Teichmann / Rafael Sgari

Esta é a segunda cachoeira, também entre as 20 mais altas do Brasil localizada no cânion da Boa Vista. Com 257 m de altura esta queda não é tão vertical, mas está entre as mais alta do país.

Ela se localiza à direita em um outro vértice do cânion e não é tão visível. Somente com drone para fotografar ela por inteiro.

Pontão Sul do Cânion da Boa Vista

Pontão sul do Cânion da Boa Vista
Pontão do sul do cânion

O pontão é um enorme platô localizado à direita que divide o cânion da Boa Vista com o Cânion Realengo. Este platô que adentra o vale em uma altitude elevada tem 2,3 km de extensão e larguras que variam de 50 a 500 metros.

O acesso para chegar até seu extremo é pela fazenda do Pontão e a caminhada é de 9 km (ida e volta). Para visitar o Pontão, é necessário o acompanhamento de um guia. Se preferir ir a cavalo, a pousada Ecológica dos Cânions organiza cavalgadas até o Pontão.

Pedra da Catedral

Pedra da Catedral - São José dos Ausentes
A Pedra da Catedral é uma formação rochosa cônica que se eleva a uma grande altitude no vale. A montanha pontiaguda fica próxima à borda do cânion e se localiza em um outro vértice no lado esquerdo dele.

Norte do Cânion da Boa Vista
Norte do cânion próximo à Pedra da Catedral

O acesso à Pedra da Catedral se dá através de uma caminhada de 2,4 km (4,8 km ida e volta). Basta seguir pela borda do cânion á esquerda do acesso principal. É indicado o acompanhamento de um guia.

Como chegar ao Cânion Boa Vista

O cânion Boa Vista se localiza a pouco mais de 40 km da cidade de São José dos Ausentes e a 20 km do distrito de Silveira. Todo o trecho é de estrada de terra, sendo que dos Ausentes ao Silveira é bem razoável. Já o restante é bem pedregoso.

Estrada que dá acesso ao cânion

O acesso ao mirante do cânion é pela Pousada Ecológica dos Cannyons, onde se deve pagar a autorização de R$ 10. A partir da pousada são pouco mais de 500 m até o mirante. Este trechinho de estrada, que é bem ruim, pode ser percorrido de carro ou caminhando.

Cânion Boa Vista com agência

É indicado visitar este cânion com um guia local nas seguintes situações:

  • Para fazer a trilha da Pedra da Catedral.
  • Percorrer a trilha do Pontão.
  • Para não colocar seu carro nas estradas pedregosas.
  • Fazer o roteiro dos 3 principais cânions de Ausentes.

Tanto pela parte das estradas ruins, como pela parte de localização e segurança, fomos de 4×4 com o guia Guilherme, da Condor Ecotur.

4x4 Cânion Boa Vista
4×4 no Cânion Boa Vista

A Condor Ecotur faz vários passeios 4×4 e caminhadas, inclusive um tour de 8 horas que leva aos 3 principais cânions de Ausentes no mesmo passeio.

Recomendamos fazer este tour dos 3 cânions, que leva ao cânion Amola Faca, Cânion Boa Vista e Cânion Monte Negro. Este roteiro, saindo do Silveira compreende 66 km de estradas bem ruins.

Para fazer cotação do passeio, clique no botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine o passeio desejado!

 Contato Condor Ecotur
Para ver a localização no mapa, acesse nosso guia de São José dos Ausentes, onde mostramos todas as atrações do destino.

Conheça todos os passeios 4×4 e trekkings da Condor Ecotur

Onde se hospedar

Pousada Ecológica dos Cannyons
Pousada Ecológica dos Cannyons

A Pousada Ecológica dos Cannyons é a opção mais próxima do cânion Boa Vista. Fica a apenas 700 m da borda do cânion e funciona no estilo de pensão completa, que inclui café, almoço e janta.

Pousada Ecológica dos Cannyons
Pousada Ecológica dos Cannyons

Para consultar disponibilidade e preços, clique no botão abaixo que leva direto ao WhatsApp da pousada. Envie a mensagem automática do botão “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine a reserva na data desejada!

 Reservar!
Outra opção é ficar na pousada Altos da Serra na vila de Silveira, uma ótima localização para visitação aos cânions e atrações.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Jair, tudo bem? sou Giliardi da cidade de Alvorada/RS. Primeiramente gostaria de lhe dar parabéns pelo seu blog, ótimas dicas e muito clara suas informações. obrigado por compartilhar.
    Gostaria de lhe pedir uma dica, tenho 2 dias (sábado e domingo) pretendo sair de Porto Alegre ir direto a São Jose dos Ausentes (não conheço), depois Bom Jardim da Serra e terminar em Urubici, e voltar pela Serra do Corvo Branco(não conheço), o q vc acha desse trajeto ou tbm pensei em ir direto via BR101, Serra do Rio do Rastro e esquecer São Jose dos Ausentes?

    • Olá, Giliardi!
      Caraca, é muita estrada, quase 900 km para fazer em um final de semana, ainda mais que haverá trechos de estrada de chão.
      Acho muito corrido, melhor dividir em duas viagens para ter ter de visitar algumas atrações.
      Dá par subir o Rio do Rastro e descer o Corvo Branco ou vice e versa e deixar Ausentes para outra viagem.

      • Fala Jair, entendido, acho que vou direto a Bom Jardim da Serra via Rio do Rastro. obrigado pela dica. quando precisar de algo para esse lado só avisar.
        abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here