O Cânion Boa Vista é um dos grandes cânions de São José dos Ausentes, com penhascos e cachoeiras gigantes.

Este cânion é menos conhecido e visitado do que o Monte Negro, mas não menos imponente. Nele estão duas das mais altas cachoeiras do Brasil, Cachoeira da Boa Vista e Diagonal, além das imensas paredes rochosas e ravinas profundas.

Com paisagens e cenários fantásticos, o Cânion Boa Vista já foi cenário de diversos anúncios publicitários e produções de TV. A última grande produção gravada no local foram várias cenas da novela “Além do Tempo”, da Rede Globo.

Vista aérea do Cânion da Boa Vista
Vista aérea do Cânion da Boa Vista – Drone Viagens e Caminhos

Cânion Boa Vista

O cânion Boa Vista tem aproximadamente 3 km de largura e uns 500 m de profundidade. Em seu lado direito fica o Pontão, um platô que se prolonga no vale. Em seu lado esquerdo fica a Pedra da Catedral.

Lado esquerdo, ao Norte do Cânion da Boa Vista, próximo à Pedra da Catedral

Na parte central do cânion há um platô natural de onde se tem uma vista quase total do cânion. A parte plana no topo do cânion é de campo aberto, já as bordas e seu interior é coberto de mata nativa.

Cânion Boa Vista
Formações pontiagudas do cânion com a Pedra da catedral ao fundo

O cânion fica numa propriedade particular, porém a visitação é permitida com o pagamento de uma taxa em um valor simbólico. Basta chegar na pousada Ecológica dos Cannyons e pagar R$ 10 para ter acesso.

Cachoeira da Boa Vista

Cânion da Boa Vista - São José dos AusentesA cachoeira da Boa Vista se localiza ao lado esquerdo da parte central do cânion, visível logo no início dele. Tem 310 m de altura e é uma das mais altas do Brasil, porém, com pouco volume d’água. No platô central há vários lugares que oferecem uma vista frontal da cachoeira.

Conheça as 15 cachoeiras mais altas do Brasil

Cachoeira Diagonal

Cascata Diagonal - São José dos Ausentes
Foto: Leomar Teichmann / Rafael Sgari

Esta é a segunda cachoeira entre as 15 mais altas do Brasil localizada no cânion da Boa Vista. Com 257 m de altura esta queda não é tão vertical, mas está entre as mais alta do país.
Ela se localiza à direita em um outro vértice do cânion e não é tão visível. Somente com drone para fotografar ela por inteiro.

Pontão Sul do Cânion da Boa Vista

Pontão sul do Cânion da Boa Vista
Pontão do sul do cânion

O pontão é um enorme platô localizado à direita que divide o cânion da Boa Vista do Cânion Realengo. Este platô que adentra o vale em uma altitude elevada tem 2,3 km de extensão e larguras que variam de 50 a 500 metros.

O acesso para chegar até seu extremo é por uma fazenda e a caminhada é de 9 km (ida e volta). Para visitar o Pontão, é necessário o acompanhamento de um guia. Se preferir ir a cavalo, a pousada Ecológica dos Cânions faz cavalgadas até o Pontão.

Pedra da Catedral

Pedra da Catedral - São José dos AusentesA Pedra da Catedral é uma formação rochosa cônica que se eleva a uma grande altitude no vale. A montanha pontiaguda fica próxima à borda do cânion e se localiza em um outro vértice no lado esquerdo dele.

Norte do Cânion da Boa Vista
Norte do cânion próximo à Pedra da Catedral

O acesso à Pedra da Catedral é por outro caminho que leva também ao Cânion Coxilha. A estrada final é acessível somente com veículos 4×4 e é aconselhável o acompanhamento de um guia.

Como chegar ao Cânion Boa Vista

O cânion Boa Vista se localiza a 44 hm da cidade de São José dos Ausentes e a 22 km do distrito de Silveira. Todo o trecho é de estrada de terra, sendo que dos Ausentes ao Silveira é bem razoável e o restante mais pedregoso.

Estrada que dá acesso ao cânion

O acesso é pela Pousada Ecológica dos Cannyons, onde se deve deixar o carro e pagar a autorização de R$ 10. A partir da pousada são apenas 600 m de caminhada até a borda central do cânion.

Pousada Ecológica dos Cannyons

Se quiser conhecer também o Pontão e a pedra da Catedral recomendamos o guia Guilherme, da Condor Ecotur. Foi com ele que visitamos alguns cânions pouco conhecidos de São José dos Ausentes.
WhatsApp Guilherme: +55 48 9995-6678

Para ver a localização no mapa, acesse nosso guia de São José dos Ausentes, onde mostramos todas as atrações do destino.

Onde se hospedar

Quarto pousada Altos da Serra

Se sua intenção é conhecer as belas atrações naturais de São José dos Ausentes, recomendamos ficar no distrito de Silveira. Assim você irá economizar em deslocamentos pelas estradas de terra.

Ficamos na pousada Altos da Serra e recomendamos. Uma excelente pousada com restaurante anexo e bons preços.

Mais dicas de São da região:

O que fazer em São José dos Ausentes

Conheça o belíssimo Cânion Amola Faca

Cânion do Tabuleiro e Cachoeira do Escorpião

O que fazer em Bom Jesus


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here