Castelo de Chapultepec e Museu Nacional de História – México

O Castelo de Chapultepec é um belo palácio da Cidade do México, onde funciona o Museu Nacional da História Mexicana.

Castelo de Chapultepec
Castelo Chapultepec
  Por Jair Prandi
 

O Castelo de Chapultepec é um belo palácio da Cidade do México, onde funciona o Museu Nacional da História Mexicana.

O antigo palácio se destaca em uma colina em meio a enorme área verde do bosque Chapultepec. O parque é uma das maiores áreas verdes urbanas da América Latina, repleto de atrações naturais e culturais.

Usado por reis e presidentes no passado, hoje o castelo de Chapultepec preserva a história em seu museu. Além de sua bela arquitetura, belíssimas salas, vitrais, murais e jardins internos e externos completam a sua beleza.

Jardim do Castelo Chapultepec
Jardim do Castelo Chapultepec

História do Castelo de Chapultepec

O castelo foi construído no final do século XVIII, na época do Vice-Reino da Nova Espanha. Era a casa de verão do vice-rei Bernardo de Gálvez y Madrid.
Com o passar do tempo foi usado para diversos fins, desde armazém de pólvora até academia militar, em 1841. Depois foi usado como residência oficial do presidente até 3 de Fevereiro de 1939.

Castelo Chapultepec - Cidade do MéxicoNesta data o então Presidente Lázaro Cárdenas decretou uma lei estabelecendo o Castelo de Chapultepec como sede do Museu Nacional da História do México. O museu foi aberto à visitação no dia 27 de Setembro de 1944.

Saiba porque você deve contratar um Seguro Viagem para o México
O Seguro Viagem garante assistência médica e para bagagem extraviada.
Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia.
Não arrisque! Faça uma cotação aqui! Reserve e tenha 5% de desconto!

Castelo de Chapultepec

Mirante do Castelo Chapultepec

O palácio guarda características originais com arquitetura belíssima. Ao visitar cada espaço e cada sala temos uma ideia de como vivia a monarquia na época. Algumas áreas do castelo ganham mais destaque, mas no geral tudo é primoroso.

Vitral do Castelo
Vitral no interior do Castelo

O jardim externo do castelo é muito bonito, com estátuas e belas vistas da cidade do México. No andar superior também há uma área externa que circunda o palácio com um belo piso, também com vistas do bosque e da cidade ao fundo.

Mural do Castelo ChapultepecNa parte interna tudo é muito bonito. Na escadaria há belos murais, na parte frontal um belíssimo vitral. Já no centro há uma área aberta com um incrível jardim interno. E em cada sala belíssimos móveis e utensílios da época.

Museu Nacional da História do México

Museu nacional da história do MéxicoO museu integrado no palácio é composto por 19 salas, com um vasto acervo que ilustra a História do México.
As salas de exposição mostram como era o luxo imperial da época através da mobília e obras de arte. Além de objetos usuais do castelo há outros diversos como armaduras medievais, espadas, carruagens e canhões, entre outros.

Bosque de Chapultepec

Bosque Chapultepec
Castelo Chapultepec – Cidade do México

Após visitar o castelo tire o resto de seu dia para caminhar pelo Bosque de Chapultepec e curtir suas atrações. O parque é gigante e além das pistas de caminhada tem zoológico, lagos, jardim botânico, muitos monumentos e outros museus.

Além do castelo há o museu da Arte Moderna, o da arte contemporânea, e, principalmente o imperdível Museu Nacional de Antropologia. Em meio ao bosque há também muitas barracas com produtos e comidas locais.

Castelo Chapultepec
Bosque Chapultepec e cidade do México vistos do Castelo

Como chegar Castelo de Chapultepec

Se você se hospedar em um dos hotéis no Paseo de La Reforma , poderá ir caminhando até o bosque e o castelo. Se tiver mais longe, hospedado no centro histórico, por exemplo, a melhor forma de chegar é de metrô.

Siga até a estação Chapultepec – Linha 1 Rosa, do metrô. A estação fica na esquina ao lado da entrada principal do parque. Se não estiver próximo ao metrô você pode ir também de taxi ou Uber.

Vista do Castelo Chapultepec - Cidade do México
Avenida Paseo de La reforma e edifícios vistos do castelo

Entrando no parque você terá que caminhar por 1,2 km dentro do bosque para chegar à portaria do castelo. A entrada do parque é gratuita e no castelo o valor é de 75 pesos (R$ 15,00).

Horários: Terça a domingo, de 9 às 17h. Fechado às segundas-feiras.
Fique esperto! Evite ir aos domingos, pois costuma ficar muito lotado, pois a entrada é gratuita aos domingos para os mexicanos.

Mais atrações da Cidade do México:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here