O Parque Histórico de Carambeí é um museu histórico a céu aberto situado na cidade de Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná.

Inaugurado em 2011, o parque tem como objetivo preservar a memória e o legado histórico e cultural deixado pelos imigrantes holandeses na região. O parque é considerado um dos maiores museus a céu aberto do Brasil, ocupando uma área de 100 mil m².

No parque foi construída a réplica de uma vila de colonos da época da colonização. Cada construção está repleta de artigos daquele tempo, tornando a visita ao local como uma verdadeira volta ao passado.

Carambeí - Paraná

Parque histórico de Carambeí PR

O Parque Histórico de Carambeí está dividido em cinco alas: A Vila Histórica, a Casa da Memória, o Parque das Águas, o Centro Cultural Amsterdã e o Centro de Exposições.

Além de toda parte cultural, o parque é um lugar lindo, com gramados, belos jardins e espaços gastronômicos.

Parque histórico de Carambeí
Vista aérea da vila histórica de Carambeí

O acervo do Parque Histórico de Carambeí, em sua maior parte, foi doado pela comunidade de imigrantes. São objetos e utensílios variados que se encontram distribuídos pelas construções, como móveis, ferramentas, objetos agrícolas, e muito mais…

Museu Carambeí
Mobília de uma das casas da vila de Carambeí

Vila Histórica de Carambeí

A Vila história é composta de 16 construções em madeira, que retratam uma vila típica do início do século XX. O conjunto arquitetônico é rodeado por gramados e belos jardins, com uma mata atrás.
Cada casa na vila tem uma temática distinta. Tem uma bela capela que fica no centro, uma estação de trem, uma escola, um moinho, estábulo, entre outras…

Vista aérea da Vila Histórica de Carambeí
Vista aérea da Vila Histórica de Carambeí

Museu do Trator

O Museu do Trator retrata a história da agricultura na região e no Brasil. É composto de um acervo de 20 tratores bem preservados, além de diversas outras máquinas e ferramentas agrícolas.

Museu do TratorSão 2 galpões repletos de raridades que mostram a evolução das máquinas agrícolas desde o ano de 1911. O Museu do Trator é uma ala da Casa da Memória e conta com o apoio da Massey Ferguson e Valtra.

Parque das Águas

Vila holandesa de CarambeíInaugurado em 2015, o Parque das Águas retrata as paisagens alagadas holandesas dos moinhos de vento. É um conjunto arquitetônico e paisagístico composto por uma vila de casas típicas do interior da Holanda.

Vila Holandesa em CarambeíEsta ala do Parque histórico de Carambeí destaca as habilidades usadas pelos holandeses para usar os recursos hídricos. Um lago artificial emoldura a paisagem do lugar, com exemplos da engenharia hidráulica, com pontes, represas, e habitação sobre a água.

Vista aérea do Parque das Águas

Confeitaria e restaurante

O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante, localizado dentro do parque, oferece gastronomia típica holandesa e indonésia em um espaço aconchegante.
A confeitaria funciona de terça a domingo, das 11h às 19h. O restaurante, somente nos sábados, domingos e feriados, servindo almoços típicos com buffet livre, das 12h às 14h.

Parque Histórico de Carambeí
Endereço: Av. dos Pioneiros, 4050
Telefone: (42) 3231-5063
e-mail: [email protected]
Site: www.aphc.com.br

Horários:
Terça a Domingo: Das 11h às 18h
Segunda-Feira: Fechado
Confeitaria e Restaurante
Terça a Domingo: 11h às 19h
Segunda-Feira – Fechado
Souvenirs
Terça a Domingo: Das 13h às 19h
Segunda-Feira: Fechado

Preços:
Ingressos: R$20,00
Meia Entrada: R$10,00 Professores, estudantes, doadores de sangue regulares com documento comprobatório, pessoas com deficiência e grupos de terceira idade.
Isenções: Crianças de até 6 anos e acima de 60 anos.
Quarta-Feira: grátis para todos, exceto em feriados e para grupos

Estação Carambehy
Estação Carambehy, uma das construções da vila histórica

Onde se hospedar

Provavelmente você irá conhecer Carambeí de passagem, num roteiro pela região dos Campos Gerais. Desta forma indicamos ficar em Ponta Grossa ou Castro, que ficam a 23 km e tem as melhores opções de hospedagem.

Ficamos hospedados no Hotel Bourbon para as 2 noites que passamos.

Veja também a lista de hotéis em Ponta Grossa.

Confira aqui as opções de hospedagem na em Castro.

Ponte de Carambeí
Ponte que dá acesso à vila histórica

Como chegar à Carambeí Paraná

Carambeí fica a 23 km ao norte de Ponta Grossa, 23 km ao sul de Castro e 140 km de Curitiba. A melhor forma de chegar é de carro, mas fica puxado para ir e voltar de Curitiba no mesmo dia.

Se chegar de avião à Curitiba alugue um carro e trace um roteiro pelos Campos Gerais do Paraná, incluindo Carambeí. Faça sua cotação e reserve aqui!

De ônibus
A Viação Iapó é a empresa de ônibus que liga os municípios de Ponta Grossa, Carambeí e Castro.

Vídeo do parque histórico de Carambeí

Outros destinos da região:

Roteiro de 5 dias nos Campos Gerais do Paraná

O que fazer em Ponta Grossa

O que fazer em Castro

Prudentópolis e suas cachoeiras gigantes

Parque estadual do Guartelá


Reserve aqui no Viagens e Caminhos! Temos as melhores opções para organizar sua viagem! Nossos parceiros são os melhores do mercado!

HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com, maior site de reservas de hospedagem do mundo e o que tem os melhores preços! São milhares de hotéis, pousadas, resort e hostel em todo o mundo! Reserve antecipado e cancele quando quiser. Escolha e faça sua reserva!
SEGURO VIAGEM - Vai para o exterior! Faça Seguro Viagem! É obrigatório na Europa e muito recomendado para qualquer viagem ao exterior. Uma simples internação nos Estados Unidos tem um custo diário de 2.000 Dólares e um seguro viagem é bem barato! Faça uma cotação!
ALUGUEL DE CARRO – Somos parceiros da RentalCars, maior comparador de aluguéis de carro do mundo, e que garante também o melhor preço! Reserve em nosso site e pague em Reais, sem IOF, e com total segurança. Faça sua cotação online!
Jair Prandi
Editor, fotógrafo, videomaker, e influenciador digital do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog de viagens para compartilhar suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here