Cânion do Tabuleiro – São José dos Ausentes

O Cânion do Tabuleiro é um dos maiores de São José dos Ausentes, onde se encontra a enorme cachoeira do Escorpião.

2060
Cânion do Tabuleiro
Platô no lado norte do cânion

O Cânion do Tabuleiro é um dos maiores de São José dos Ausentes, e também um dos menos conhecidos. A enorme cachoeira do Escorpião com sua sequência de quedas e corredeiras é a atração principal, espremida num vértice do cânion.

São José dos Ausentes se destaca por sua natureza belíssima de campos de araucária que são aparados por altíssimos penhascos. São pelo menos 8 cânions onde despencam cachoeiras gigantes.

Já visitamos o cânion pelos dois lados, porém, atualmente, a visitação só é permitida no lado Sul. Neste artigo iremos mostrar como é e como chegar ao Cânion do Tabuleiro e a Cachoeira do Escorpião.

Cânion do Tabuleiro

Cânion do Tabuleiro
Platô no lado norte do cânion

O Cânion do Tabuleiro de São José dos Ausentes é um gigante! Tem em torno de 3 km de largura e quase 7 km de extensão. Estimamos que sua profundidade ultrapasse os 500 metros da parte superior até o leito do rio Rocinha.

Para se ter uma noção de suas dimensões, para contornar toda a sua borda, acompanhando as voltas do penhasco, daria uma caminhada de 15 km.

Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Uma das vistas do lado sul do desfiladeiro

Apesar da grande profundidade, o Cânion do Tabuleiro se distingue de outros cânion de Ausentes por não apresentar penhascos tão verticais, como o Cânion Monte Negro e Cânion Amola Faca.

Em algumas áreas, há sim penhascos, principalmente na área mais próxima ao vértice. Porém, no geral suas montanhas possuem formas de pirâmides com linhas diagonais.

No lado Norte há um platô que se destaca, adentrando mais de 1 km cânion adentro. No Lado Sul há vários platôs na borda que oferecem vistas incríveis. Seus dois principais destaques sã a Cachoeira do escorpião e os Morros dos Três Irmãos.

Cachoeira do Escorpião - Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes

Como chegar ao Cânion do Tabuleiro

O cânion do Tabuleiro se localiza entre o Cânion da Serra Velha/Rocinha e o Cânion Amola Faca. Fica a 21 km da cidade de São José dos Ausentes pelo lado Sul e 15 km do distrito de Silveira pelo lado Norte.

É possível chegar ao cânion pelos dois lados (Sul e Norte) e iremos mostrar como é cada um deles. Porém, é preciso passar por propriedades particulares de fazendas, e a visitação só é permitida em um deles, através de um tour 4×4 + caminhada com guia autorizado.

Lado Norte

Vista aérea da parte central do Cânion do Tabuleiro

Visitamos o lado Norte do cânion com um guia e autorização e iremos mostrar como é. Porém, a visitação a este lado não está sendo permitida pelos proprietários, pelo menos até o momento (outubro de 2020).

Trilha do Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Iniciando a caminhada de volta após visitar o cânion

O destaque deste lado é o platô localizado 1 km para dentro do cânion, que dá uma vista privilegiada. Dele pode-se ver parcialmente a espetacular Cachoeira do Escorpião.

Para chegar ao platô, deixamos o carro em um ponto da estrada de acesso ao Cânion Amola Faca. A partir de lá são 3 km de caminhada (6 km ida e volta) até o platô, por um trecho muito bonito, com alguns morros leves.

Atenção! Voltamos a ressaltar que a visitação por este lado não é permitida.

Lado Sul

Mirante do Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Visual dos Três Irmãos no Tabuleiro

O lado Sul do cânion também é acessado através de fazendas, mas ao contrário do lado Norte, a visitação é permitida, desde que com o guia autorizado.

Para chegar a este lado, o caminho a partir de Ausentes é pela BR-285, rumo à Serra da Rocinha. Quem leva é a operadora Ausentes ecoturismo e aventura, instalada no Vale das Trutas, de onde parte o passeio.

Tour 4×4 e trekking Cânion do Tabuleiro

A visitação ao cânion neste lado é feita através de um passeio que mistura 4×4 com trekking. A partir do vale das Trutas são 20 km ida e volta, sendo em torno de 17 km de 4×4 e uns 3 km de caminhada.

4x4 no Cânion do Tabuleiro
Trecho de 4×4 no tour

O trecho 4×4 é realizado em propriedades particulares por estradas de fazendas, com alguns trechos bem ruins. Chegando próximo aos cânion não há estradas e o trecho é complementado com caminhadas até as bordas.

Além do Tabuleiro, este tour leva a outros atrativos do caminho, na sequência, confira!

Nascente do Rio das Antas

Nascente do Rio das Antas
Nascente do Rio das Antas

No caminho, ao lado da estrada, a primeira parada é na nascente do Rio das Antas. É bem interessante ver onde inicia este importante rio que corta toda a Serra Gaúcha.
Na sequência, transforma-se em Rio Taquari, que mais adiante deságua no Rio Jacuí até se juntar ao Guaíba, em Porto Alegre.

Cânion da Serra Velha

Cânion da Rocinha / Serra Velha - Ausentes
Cânion da Rocinha / Serra Velha – Ausentes

A caminho do Tabuleiro fica o vértice do Cânion da Serra Velha, também conhecido por Cânion da Rocinha, onde mais para frente passa a estrada das serra.
Este cânion também é ponto de parada do tour, onde uma pequena caminhada leva até belas formações rochosas, e belíssimas vistas.

Mirante Morros Três Irmãos

Morro Três Irmãos - Cânion do Tabuleiro
Primeira vista do tabuleiro e os Três Irmãos

Os Morros Três Irmãos é formado por três montanhas sitiadas lado a lado, mas com tamanhos diferentes. O conjunto de montanhas revela uma bela paisagem com as montanhas semelhantes em perspectiva.

A partir da borda do Cânion do Tabuleiro no ponto de chegada, temos belas vistas desta harmoniosa obra da natureza.

Mirante do Cânion do Tabuleiro

Mirante do Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Um dos pontos de vista do cânion

As bordas do cânion formam mirantes espetaculares, que desvendam vistas de grande parte de seu interior. Há uma parte mais alta, no início e alguns morros arredondado, também, bastante fotogênico.

Desta área é possível ver parcialmente a cachoeira do escorpião, ao longe, no início do desfiladeiro.

Cachoeira das Sete Mulheres

Cachoeira das Sete Mulheres - São José dos Ausentes
Belo visual da cachoeira e matas de araucárias

Na volta, depois de uma caminhada de 1 km, ainda há uma visita à Cachoeira das Sete Mulheres. A queda tornou-se muito conhecida por ter sido um dos cenários d série da Globo “a casa das 7 mulheres”.

A cachoeira tem 30 metros de altura. A parte de cima é de campos planos, de onde ela despenca em uma grota, que mais adiante transforma-se em um vale.

Cachoeira do Escorpião

Cachoeira do Escorpião
Vista aérea da Cachoeira do Escorpião

A cachoeira do Escorpião fica bem no centro da parte inicial do cânion, e tem aproximadamente 170 m de altura. A cachoeira é formada por duas quedas subsequentes do Rio Rocinha, sendo que a segunda é um pouco mais alta.

No final da queda, o rio segue por corredeiras, mudando um pouco de direção até chegar ao fundo do cânion. Há outras cachoeiras espalhadas pelas bordas do cânion, mas com muito pouco volume de água.

Cachoeira do Escorpião - Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Vista parcial da cachoeira a partir do platô central no lado norte

A cachoeira do Escorpião é de difícil visualização. Há alguns pontos em diferentes partes do cânion de onde se tem uma vista parcial dela. Porém, estas fotos onde ela aparece inteira foram tomadas com nosso drone.

Para chegar ao lado do topo da cachoeira, basta combinar com a agência. Porém, o tempo de caminhada irá aumentar em 2 horas. Ela poderá ser vista de perto, mas parcialmente.

Vídeo da Cachoeira do Escorpião

Quem leva neste tour

A única operadora autorizada a realizar este tour é a Ausentes turismo e aventura. A agência está instalada junto ao Sítio Vale das Trutas, onde há também, pousada restaurante e pesque e pague.

O tour deve ser agendado diretamente com a operadora. O botão abaixo dá direto no whatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos” para identificação, depois combine o trekking.

Combinar passeio!

Para ver a localização no mapa, acesse nosso guia de São José dos Ausentes, onde mostramos todas as atrações do destino.

Outras atrações de são José dos Ausentes e região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here