O Cânion do Tabuleiro é um dos maiores de São José dos Ausentes, e também um dos menos conhecidos. A enorme cachoeira do Escorpião com sua sequência de quedas e corredeiras é a atração principal, espremida num vértice do cânion.

São José dos Ausentes se destaca por sua natureza belíssima de campos de araucária que são aparados por altíssimos penhascos. São pelo menos 8 cânions onde despencam cachoeiras gigantes.

Voltamos pela quarta vez a São José dos Ausentes. Desta vez visitamos alguns lugares inéditos. Conheça o Cânion do Tabuleiro e a Cachoeira do Escorpião.

Cânion do Tabuleiro

Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Uma das vistas do cânion no platô central

O Cânion do tabuleiro de São José dos Ausentes tem quase 5 km de largura e sua profundidade é de aproximadamente 500 metros. Possui 5 vértices e um platô que se destaca, adentrando mais de 1 km cânion adentro.

Vista aérea da parte central do Cânion do Tabuleiro

Para se ter uma noção de suas dimensões, para percorrer toda a sua borda, acompanhando as voltas do penhasco, daria uma caminhada de 18 km.

Cachoeira do Escorpião

Cachoeira do Escorpião
Vista aérea da Cachoeira do Escorpião

A cachoeira do Escorpião fica bem no centro da parte inicial do cânion, e tem aproximadamente 170 m de altura. A cachoeira é formada por duas quedas subsequentes, sendo as duas quase na mesma altura, a segunda, um pouco mais alta.

Cachoeira do Escorpião - Cânion do Tabuleiro - São José dos AusentesNo final da queda, o rio segue por corredeiras, mudando um pouco de direção até chegar ao fundo do cânion. Há outras cachoeiras espalhadas pelas bordas do cânion, mas com muito pouco volume de água.

Cachoeira do Escorpião - Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Vista parcial da cachoeira a partir do platô central

A cachoeira do Escorpião é de difícil visualização. Há dois pontos diferentes do cânion onde se tem uma vista parcial dela. Logo acima dela e do platô na parte central do cânion. Estas fotos onde ela aparece inteira foram tomadas com nosso drone.

Vídeo da Cachoeira do Escorpião

Como chegar ao Cânion do Tabuleiro e Cachoeira do Escorpião

O cânion do Tabuleiro se localiza entre a Serra da Rocinha e o cânion Amola Faca. Fica a 33 km da cidade de São José dos Ausentes e 17 km do distrito de Silveira.
Os acessos ao Cânion ficam na propriedade particular de uma fazenda, sendo necessário o acompanhamento de um guia autorizado.

Atenção! No momento o acesso ao cânion não está autorizado, nem mesmo com acompanhamento de um guia. Pela informação que tivemos a secretaria de turismo de Ausentes irá marcar uma reunião com o proprietário para tentar viabilizar a visitação.

Trilha do Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Iniciando a caminhada de volta após visitar o cânion

A estrada de acesso é de chão batido e ruim a partir da encruzilhada da estrada principal. Você deve combinar com o guia qual o ponto do cânion você quer visitar, já que são bem distantes.

Trilha do Cânion do Tabuleiro
Trilha do Cânion do Tabuleiro

Topo da cachoeira

Para ir ao topo da cachoeira, o carro vai até a sede da fazenda. São 3 km (6 km ida e volta) de caminhada até a cachoeira, na borda do cânion.

Platô no centro do cânion

Trilha do Cânion do Tabuleiro - São José dos Ausentes
Belíssima paisagem do caminho com a vista do cânion ao fundo

Para ir até a extremidade do platô que fica bem no centro do tabuleiro, o guia deixará o carro em um ponto da estrada. A partir da estrada é preciso fazer uma caminhada de 3,5 km (7 km ida e volta) até a ponta.

Cânion do Tabuleiro - São Jospe dos Ausentes
Vista aérea do cânion. A parte central é percorrida na caminhada

O trecho é plano na maioria do percurso, apenas com pequenos trechos de descidas e subidas.

Para ver a localização no mapa, acesse nosso guia de São José dos Ausentes, onde mostramos todas as atrações do destino.

Tour pelos cânions com agência

Infelizmente o acesso a este cânion não está liberado. Mas a Condor Ecotur faz vários passeios 4×4 e caminhadas aos outros cânions, como Amola Faca, Boa Vista e Monte Negro. inclusive há um tour 4×4 com visitação aos 3 principais cânions no mesmo dia!

Conheça todos os passeios 4×4 da Condor Ecotur

Para fazer cotação clique no botão do abaixo. Assim você já conseguirá 5% de desconto em qualquer passeio. Este botão leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur.
Envie a mensagem que aparece com o texto“Viagens e Caminhos 5%”, depois se apresente e combine o passeio desejado!

 Gerar cupom de desconto Condor Ecotur

Onde se hospedar

Não há pousadas muito próximas ao cânion. Ficamos na pousada Altos da Serra e recomendamos. Além da hospedagem a pousada conta com restaurante e lancheria no local.

Este é apenas um dos grandes cânions dos Ausentes. Se você fizer uma visita rápida poderá conhecer outros no mesmo dia. Aconselhamos visitar no mesmo roteiro, o Cânion Amola Faca e o Cânion Boa Vista.

Outras atrações de são José dos Ausentes e região:

O que fazer em São José dos Ausentes – Pontos turísticos

Cânion e Pico Monte Negro

Cambará do Sul e os maiores cânions do Brasil

O que fazer em Bom Jesus

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE. Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here