Como Planejar uma Viagem Internacional

Dicas gerais de como planejar uma viagem internacional de forma independente. Um guia prático para viajar ao exterior.

Como Planejar uma Viagem Internacional
  Por Jair Prandi
 

Dicas gerais de como planejar uma viagem internacional de forma independente. Um guia prático para viajar ao exterior.

Organizar uma viagem ao exterior dá trabalho. Independente se seja sua primeira viagem internacional ou mesmo que viaje com frequência, há muitas providências a tomar.

Para que tudo saia conforme o esperado ou o mais próximo disso, devemos pensar em vários detalhes importantes. Desta forma elaboramos um passo a passo para organizar sua viagem ao exterior, sem surpresas e atropelos de última hora.

Tirar o Passaporte

Está pensando em viajar para o exterior. Não espere a compra da passagem. Faça o pedido de seu passaporte o quanto antes. A menos que vá viajar para países da América do Sul, onde nosso RG já é suficiente.

Como tirar passaporte no BrasilO passaporte é obrigatório para a grande maioria dos destinos internacionais, exceto em alguns países sul americanos. Se você ainda não tem passaporte ou ele está com a validade vencida, providencie. Não deixe para a última hora.

Atenção: Alguns países exigem que o passaporte tenha o mínimo de 6 meses de validade. Consulte atentamente as regras do seu destino e faça as contas, considerando a data da viagem.

Comprar passagens aéreas

O correto seria já ter um destino definido e traçar um roteiro antes de comprar as passagens. Isso porque na hora da compra teremos que definir a quantidade de dias e a época da viagem.

Para muitos lugares o mês da viagem é importantíssimo. No Caribe, por exemplo, é desaconselhável visitar em setembro, que é a época com maior incidência de furacões.
Por isso, pesquise sobre o destino antes da compra, para escolher a melhor data e quantidade de dias para desenvolver um bom roteiro.

Como comprar passagens aéreas baratas
Voo da Latam sobrevoando o deserto do Atacama, na volta do Peru

Passagens aéreas baratas

A primeira dica é! Cadastre seu email no site Melhores Destinos. Eles divulgam diariamente, promoções de passagens aéreas e você receberá os alertas em seu email. Se não puder esperar uma promoção, pesquise em sites que comparem preços de várias companhias aéreas como o Voos Google.

Ás vezes surge passagens aéreas baratas para destinos que nem estavam em nossos planos. Nós mesmos já compramos muitas passagens assim. Para aproveitar a promoção.

Nesse caso, antes da compra passamos algumas horas pesquisando o que fazer e visitar no destino da promoção. Assim formulamos um esboço do roteiro definimos a quantidade ideal de dias e a melhor data da viagem.

Atenção! Isso precisa ser feito rápido antes que as promoções acabem.

Se você for comprar passagens para um país que não tinha planejado ir, antes da compra verifique também as exigências, como visto, vacinação, etc…

Existe também a possibilidade de adquirir passagens aéreas com milhas além de outras formas de economizar. Aprenda como acumular milhas e dicas de como viajar barato.

Solicitar o Visto

lista de países que não exigem visto para brasileirosCom o passaporte em mãos e a passagem comprada é hora de correr atrás do visto (se o país escolhido exigir). A maioria dos países sul americanos e europeus não exigem visto de brasileiros.
Já para outros, o processo é bem chato e gera gastos extras, como para os Estados Unidos. Alguns países fazem a cobrança das taxas e o visto no momento da imigração. Cada país tem suas regras.

Atenção: Preste atenção nas conexões na hora da compra da passagem. Se seu voo fizer alguma conexão nos Estados Unidos, mesmo que seu destino final seja outro país que não exija visto, será obrigatório o visto americano.

Autorização de Viagem ETIAS e ESTA

Autorização de Viagem ESTA – A autorização eletrônica de viagem chamada “ESTA” é um sistema de visto totalmente online de permissão de entrada nos Estados Unidos. Basta preencher um formulário e fazer o pagamento de uma taxa em dólar.

O ESTA já está em funcionamento desde 2009 e até o momento é permitida para cidadãos de 39 países. Por enquanto, está disponível apenas para brasileiros que tenham cidadania dupla de um desses países autorizados, desde que utilizem o passaporte dessa outra nacionalidade.

Saiba mais sobre a Autorização de Viagem ESTA

Autorização de Viagem ETIAS – É um registro obrigatório para isenção de visto que passará a ser exigido para ingressar na União Europeia a partir do final de 2022. A obtenção será totalmente online com o pagamento de uma taxa.

Saiba mais sobre a Autorização de Viagem ETIAS

Coronavírus: Restrições de viagem

Desde março de 2020 vivemos momentos incertos por conta desta terrível pandemia que afetou severamente o turismo internacional.

Quem viaja para o exterior tem que seguir duras regras para retornar ao Brasil. Saiba mais sobre as novas regras para retornar de viagem para o Brasil.

No momento (maio de 2023) as restrições para viagens por causa do Covid foram praticamente extintas. Mas vale pesquisar o seu destino se ainda mantém alguma restrição.

Certificado Internacional de Vacinação

Alguns países exigem comprovante internacional da vacina contra a febre amarela. Certifique-se se o país que irá viajar faz esta exigência. Se fizer você terá que estar vacinado e ter em mãos o comprovante internacional, que é concedido pela Anvisa.

Consulte o site da ANVISA onde tem as instruções para emitir o comprovante. Veja também onde fica o posto de atendimento ANVISA mais próximo, pois você terá que comparecer pessoalmente já vacinado com carimbo do posto de saúde.

Contratar um seguro de viagem internacional

Em alguns países é exigência, em outros não. Mas é fundamental fazer um seguro viagem para o exterior. Para viajar à Europa o Seguro Viagem é obrigatório para todos os turistas, além de outros países que seguem o Tratado de Schengen.

Mesmo que o país que irá visitar não exija. Nunca embarque para o exterior sem um seguro de saúde internacional. Uma simples internação por intoxicação alimentar pode custar uma pequena fortuna no exterior. Já um seguro viagem tem preços bem acessíveis e cobrem todo tipo de atendimento médico e internações.

Além da questão da saúde, a maior parte dos planos cobre também a perda de bagagem e dão suporte para cancelamentos de voo. Tudo isso custa pouco mais de R$ 10 por dia.

Atenção! Verifique se o país que vai viajar exige seguro viagem que cubra internação por Covid.

Saiba porque você deve contratar um Seguro Viagem Internacional
O Seguro Viagem garante assistência médica e para bagagem extraviada.
Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia.
Não arrisque! Faça uma cotação aqui! Reserve e tenha 5% de desconto!

Programe o roteiro de sua viagem

De carro alugado no Peru - Estrada entre Moquegua e Arequipa
Estrada entre Moquegua e Arequipa (trecho do deserto montanhosodo Peru)

Uma das partes mais trabalhosas é a definição do roteiro. Nós passamos horas e até dias pesquisando as atrações possíveis de serem visitadas dentro de nosso tempo disponível no lugar.

A partir desta definição iremos decidir os meios de transporte. Se iremos alugar carro ou não, e onde iremos nos hospedar em cada dia da viagem. Quando definimos o roteiro começamos a fazer as reservas.

Reserve os hotéis

Conforme o destino, a época escolhida e a localização do hotel ou pousada, se torna essencial fazer a reserva das hospedagens com antecedência. Desta forma você poderá escolher conforme seu gosto e que caiba no seu bolso.

Tanto as opções de alto padrão, como as opções baratas que tenhas um bom custo benefício, podem lotar mais facilmente. Sempre reservamos pelo Bokking, que oferece opções de todos os tipos.

Iniciamos com uma busca com as datas definidas, depois vamos filtrando as que são mais bem localizadas e avaliadas, de acordo com nossa necessidade.

Faça sua busca no Booking.com

Reserve um carro

Sempre costumamos locar um carro para conhecer o máximo possível dos lugares que visitamos. É claro que dependendo de seu roteiro e de sua programação, pode não compensar.

Alugar carro no México
Carro que alugamos no México

Em nossa última viagem no México, por exemplo, alugamos um carro por 3 dias para conhecer alguns lugares no norte da capital. Depois devolvemos o carro e utilizamos o metrô para conhecer as atrações da Cidade do México.

Sempre utilizamos o serviço da Rentcars, que é um comparador de preços. Com a Rent você pode escolher os melhores preços entre dezenas de locadoras do mundo todo. Faça o pagamento online com toda segurança. reservando com antecedência, os preços são mais baixos.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Reserve passeios, transfer e excursões

Nada melhor do que viajar já com passeios e tours definidos. Você pode até deixar para combinar um passeio no local. Mas corre o risco de não conseguir vaga e também pode perder tempo durante suas férias para combinar o passeio.

Nos links abaixo você poderá fazer suas reservas de passeios, trasfer e excursões.

 

Reserve Passeios e translados pelo mundo

Compre Dólar ou a moeda do país

Viagem ao exterior, usar cartão ou trocar dinheiroPor mais que você faça todas as reservas com cartão de crédito você irá precisar da moeda local para pequenos pagamentos. Esta questão de usar cartão no exterior ou dinheiro vivo é complexa.

O cartão internacional cobra a taxa IOF de 6,38% para operações internacionais. Na hora de fazer câmbio você também sempre acaba perdendo algo parecido com isso. Não há muito para onde fugir.

A dica é não trocar dinheiro nas casas de câmbio dos aeroportos, ou somente o necessário para pegar um táxi. A cotação oferecida nos aeroportos é péssima. Nas cidades turísticas, geralmente tem casas de câmbio nas áreas centrais, com melhor cotação.
O ideal é sempre levar uma quantia em dólar e ir trocando conforme vai precisando.

Compre um chip Internacional 4G

WhatsApp, Instagram, Facebook, Google Maps, Uber. Enfim, Internet em geral. Ninguém mais vive sem.
Sabemos que usar no chip lá no exterior, precisa configurar e vai custar uma fortuna. Então as opções são, comprar um chip local no país ou um chip 4G Internacional, ainda aqui no Brasil.

O problema do chip local é a configuração complicada que você terá que fazer no país da viagem. Já pensou ter que estar ligando para atendentes em outro idioma para configurar. Complicado, não?

Por isso, a melhor solução é já sair do Brasil com um chip internacional ilimitado para o celular. Com este tipo de serviço seu chip já chega configurado e você já desembarca no aeroporto conectado.

Compre seu Chip ainda no Brasil e Viaje Conectado

Desbloqueie seu cartão de crédito internacional

Por medida de segurança, os cartões de crédito estão bloqueados para usar no exterior. Antes da viagem você terá que desbloquear avisando ao banco a data e país de sua viagem. Isso pode ser feito diretamente no banco ou através do site de seu banco.

Permissão Internacional para Dirigir

Como tirar a PIDVai alugar um carro e dirigir em outro país? Consulte as regras do país que vai visitar. Alguns países permitem a nós, brasileiros, dirigir com nossa CNH nacional. Porém, outros exigem a Permissão internacional para dirigir.

A PID (Permissão internacional para dirigir) nada mais é de que nossa CNH impressa em vários idiomas. A PID é emitida pelo Detran de cada estado brasileiro, com o pagamento de uma taxa.

Saiba como tirar a Permissão internacional para dirigir

Salve os mapas off-line da região que vai viajar

Sempre salvo os mapas off-line de toda a região que vou circular durante a viagem. Desta forma podemos usar o Google Maps (mesmo sem Internet) na função GPS. Usamos até mesmo quando estamos caminhando em uma grande cidade para achar um local.

Para salvar um mapa off-line é bem simples. basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o Maps em seu celular
  2. Pesquise o lugar desejado (país ou cidade que vai viajar).
  3. Clique no nome da cidade ou país (parte inferior esquerda).
  4. Clique em DOWNLOAD.
  5. Selecione seu mapa. Vá movendo a caixa de seleção até enquadrar a área desejada.
  6. Clique em DOWNLOAD e baixe o mapa.
  7. Renomeie o mapa.

Pronto! Quando precisar usar o mapa que foi salvo basta entrar no Maps de seu celular (mesmo sem Internet) e pesquisar o lugar que quer ir. Claro que você deverá estar dentro da área que foi salva em seu mapa.

Como é dirigir no México
Utilizando o mapa offline como GPS no México

Faça um checklist da viagem

Muito importante fazer uma lista de tudo que você vai precisar levar para a viagem que definiu. Comece com uma lista dos documentos, depois para os comprovantes de reservas, e anotações de seu roteiro. Costumo fazer um texto no Word com meu roteiro de cada dia.

Na sequência liste os equipamentos, como celulares, carregadores, câmeras, Notebook, etc. Depois liste todos os itens pessoais, como roupas, itens de higiene, etc…

Arrume as malas com antecedência

Para viagens internacionais, o ideal é fazer as malas um dia antes. Deixe para arrumar um pouco antes da saída apenas o que não puder guardar antes. Repasse seu cheklist e veja se não está faltando nada.

Conclusão

Como puderam acompanhar neste posts, não é tão simples a tarefa de organizar uma viagem ao exterior. Estas foram nossas dicas de como planejar uma viagem internacional. Siga estas orientações e minimize a possibilidade de ter problemas em suas tão desejadas férias. Uma boa viagem!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Nossa eu não sabia que se meu destino fosse um país e pra chegar até ele teria que passar pelos EUA eu teria que ter o visto, adorei a informação muito obrigada

  2. Diria ainda que o seguro viagem aos poucos passará a ser fundamental para qualquer viagem internacional, além da confirmação da vacinação. O que você pensa? Bem importante ficar de olho nesses pontos! Um seguro viagem com cobertura COVID será imprescindível. O TripHero é uma opção: https://triphero.com.br/ com cobertura extra para despesas médicas e hospitalares para COVID.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here