O que fazer em Lapa – Cidade histórica do Paraná

Lapa é uma cidade histórica do Paraná que possui o maior conjunto arquitetônico preservado do estado.

Praça Joaquim Lacerda - Lapa - PR
Praça Joaquim Lacerda - Lapa - PR
  Por Jair Prandi
 

Lapa é uma cidade histórica do Paraná, a que possui o maior conjunto arquitetônico preservado do estado.

São 258 construções históricas tombadas pelo patrimônio nacional. A cidade guarda também heranças da época dos tropeiros e exploração da erva-mate. Foi também palco de fatos históricos que aconteceram no passado.

O Cerco da Lapa foi um dos acontecimentos históricos mais marcantes. Uma batalha militar da Revolução Federalista de 1894 que impediu o avanço das tropas contrárias à proclamação da República.

Praça General Carneiro - Lapa
Praça General Carneiro

O que fazer em Lapa – Pontos turísticos

O principal atrativo de Lapa é mesmo seu conjunto arquitetônico repleto de casarios históricos. Entre eles existem museus e monumentos que se destacam. No alto do morro, a atração é a gruta do Monge.
Confira os principais pontos turísticos de Lapa.

Centro histórico de Lapa

O centro histórico de Lapa conta com 258 construções históricas tombadas pelo patrimônio nacional. São várias quadras que dão ao visitante a impressão de voltar ao passado.

As atrações são próximas e você pode visitar caminhando, além das construções, também, alguns museus. Há um passaporte que permite conhecer três deles por apenas R$ 3: Museu Histórico, Museu de Armas e Theatro São João.

Monumento ao Tropeiro

Monumento ao Tropeiro - LapaO Monumento ao Tropeiro fica na entrada da cidade de Lapa, no trevo de acesso à cidade, na BR 476. É um painel com um mosaico de azulejos feito pelo artista paranaense Poty Lazzarotto. O painel retrata os tropeiros com suas mulas que paravam em Lapa em suas viagens do Rio Grande do sul a São Paulo.

Santuário de São Benedito

Santuário São Benedito - LapaSantuário de São Benedito é a igreja mais imponente de Lapa. Sua construção foi iniciada em 1947 e concluída somente em 1962, 15 anos depois. É uma bela igreja localizada em uma área alta da cidade.

Teatro São João

O Theatro São João foi construído em 1873. Possui estilo neoclássico e chegou a receber a visita do Imperador D. Pedro II. Durante o Cerco da Lapa o teatro virou uma enfermaria improvisada e foi atingido por balas de canhões.

Teatro São João - Lapa
Teatro São João e Museu histórico ao lado

Museu Histórico

O pequeno Museu Histórico guarda um acervo de documentos e objetos relacionados ao Cerco da Lapa. Em sua maioria os objetos do museu pertenciam ao General Carneiro (herói da batalha). Lá está sua antiga espada, carabina, medalhas, entre outras coisas.
O Museu Histórico se localiza ao lado do teatro São João.

Museu das Armas

Museu das Armas de LapaO Museu das Armas fica na antiga Casa de Câmara e Cadeia. Possui um belo acervo de armas da Revolução Federalista. Tem canhões, metralhadoras, fuzis, e outros materiais bélicos. O museu funciona no piso superior, enquanto no de baixo funciona a Câmara de Municipal de Lapa.

Panteon dos Heroes

Panteon dos Heroes - LapaO panteon guarda os restos mortais do General Gomes Carneiro e de outros militares. Em sua frente há uma bela praça com canhões originais enfeitando o lugar.
Ao lado do Panteon se concentram belas casas históricas, entre elas a Casa da Memória, conhecida também como a Casa dos Cavalinhos.

Casa Lacerda

Casa LacerdaA Casa Lacerda casarão construído entre os anos de 1842 e 1845 pela família. Foi transformado em um museu que mostra aos visitantes como era o lar da família no século XIX. Todos os ambientes são mobiliados com objetos da época.

O local tem importância histórica, por ter servido como quartel da Segunda Brigada durante a Revolução Federalista de 1894. Nos fundos há uma ampla varanda com um jardim.
Fica bem em frente ao Phanteom dos Heroes.
Aberto para visitação de terça a domingo.

Gruta do Monge

Gruta do Monge - Lapa - PRA Gruta Do Monge faz parte do Parque Estadual do Monge, localizado acima de um rochedo próximo à cidade. O lugar possui formações rochosas que serviram de abrigo ao lendário Monge João Maria D’Agostini. Por isso ficou conhecida como Gruta do Monge.

Gruta do MongeAlém de ser um belo lugar o local se tornou um centro de peregrinação religiosa. Uma escadaria de 224 degraus leva primeiro a um local onde os devotos acendem velas fazem orações. Depois a trilha continua ao lado de um paredão de pedra e leva a um labirinto de formações rochosas.

Trilha da Gruta do Monge
Trilha da Gruta do Monge

O parque do Monge fica a 3,5 km do centro e depois da área de estacionamento é preciso caminhar 750 m até a gruta. Além da gruta o parque oferece um mirante e áreas verdes, um ótimo lugar para caminhada e um piquenique.

Onde ficar em Lapa – Hotéis e pousadas

A melhor localização para se hospedar na cidade é mesmo nas imediações do centro histórico. Confira 3 boas opções de hospedagem em Lapa:

Como chegar à Lapa

Lapa fica a apenas 64 km de Curitiba, acessível, totalmente por estrada pavimentada. O acesso é pela BR-476 e para quem sai da capital paranaense, dá para ir pela manhã e voltar à tarde.

Para que chegou a Curitiba de avião, o ideal é alugar um carro.

Alugue um carro em Curitiba para sua viagem a Lapa
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Se optar por ir de ônibus, a empresa Expresso Maringá faz o trecho ida e volta em vários horários por dia.

Conheça outros destinos da região. Nossa passagem por Lapa foi parte de nosso roteiro de 5 dias pelos Campos Gerais do Paraná.

Conheça outros destinos turísticos da região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here