O Parque das 8 Cachoeiras é uma área particular preservada de São Francisco de Paula. O parque conta com várias trilhas que levam as 8 cachoeiras.
É um ótimo lugar para caminhadas em total interação com a natureza. A área é toda de mata nativa, porém as trilhas são bem definidas e sinalizadas, sem necessidade de acompanhamento de um guia.
Além das trilhas e belas cachoeiras, o parque oferece opção de pousada com chalés e áreas de camping, com toda a estrutura necessária.
Parque das 8 Cachoeiras
Saiba como chegar, com é o parque e tudo sobre as trilhas e cachoeiras
O parque tem como atrações principais suas oito cachoeiras, além das trilhas, corredeiras e poços para banhos. Oferece também hospedagem em cabanas de madeira, e conta com área de camping bem estruturada.
Dentro do parque há também, lancheria e restaurante, para servir os hóspedes e visitantes.
O horário para as trilhas das 08:30 h ás 18:00 h
Valor da entrada: R$ 25 (preço de 2019)
Site: www.parque8cachoeiras.com.br
Como chegar ao Parque das 8 Cachoeiras
O parque está localizado a 2,5 km do Lago São Bernardo e 5 km da avenida central de São Francisco de Paula. Chegando no lago você terá que pegar a Rua Moinho Velho, à esquerda da parte central do lado. Basta seguir as indicações por 2,5 km até a portaria do parque.
Trilhas do Parque das 8 Cachoeiras
As 8 cachoeiras são acessíveis por trilhas, divididas em 4 circuitos. Cada um leva a 2 cachoeiras, com distâncias e dificuldades diferentes.
Um dos quatro roteiros é numa parte mais elevada do parque e leva a duas cachoeiras. Os outros três são na parte de baixo e o caminho inicial é o mesmo, que leva a 6 das cachoeiras.
Para chegar a todas as 8 cachoeiras, considere levar o dia todo caminhando, com paradas incluídas, é claro. Você terá que caminhar cerca de 15 quilômetros para completar todo o circuito. Boa parte em lugares ruins.
As trilhas são bem definidas e sinalizadas. Em pontos mais críticos há escadas, cordas e pequenas pontes para facilitar a passagem.
Mapa do parque e das 8 cachoeiras
Conheça os 4 roteiros e as 8 cachoeiras do parque:
Roteiro 1: Cachoeira do Remanso e Cachoeira da Escondida
Cachoeira do Remanso
A Cachoeira do Remanso tem 75 metros e sua queda possui dois estágios. É imprópria para banho e antigamente funcionava uma pequena usina hidrelétrica nela que fornecia energia para o Parque.
Na base da queda, junto ao paredão de pedra há uma pequena caverna.
Percurso Total: 880 m – Percurso de 15 minutos (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 1 – Imprópria para banho.
Cachoeira da Escondida
A cachoeira da Escondida tem 40 m de altura e não é uma queda livre. A água escorre por uma parede rochosa que não é tão vertical. A trilha sinuosa acompanha o leito do riacho, com isso é preciso passar entre pedras e a vegetação.
Percurso Total: 1770 m – Percurso de 30 minutos (ida e volta). Esta distância inclui a visita às duas cachoeiras, já que a cachoeira do remanso fica na metade do caminho.
Grau de Dificuldade: 2 – Propicia para banho.
Roteiro 2: Cachoeira da Neblina e Cascata da Ronda
Cachoeira da Neblina
A cachoeira da neblina tem 45 m de altura e é uma das mais bonitas.
Um pouco mais do que a metade da trilha é por um estrada plana e sem obstáculos. O restante dela atravessa a mata virgem, onde há muitos xaxins. No trecho mais complicado há uma escada para auxiliar a descida.
Percurso Total: 2160 m – Percurso de 30 minutos (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 3 – Imprópria para banho.
Cascata da Ronda
A cascata da Ronda é a mais alta de todas, com 100 m de altura.
É trilha segue a sequência da cachoeira da neblina, por uma caminho estreito e acidentado. A trilha passa por muitas pedras e subidas íngremes em seu trecho final, junto ao riacho.
No local há muitos xaxins e enormes pedras no leito do riacho que inviabilizam o banho no poço da cachoeira..
Percurso Total: 2460 m – Percurso de 40 minutos (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 3 – Imprópria para banho.
Roteiro 3: Cachoeira Pilões e Cachoeira Ravina
Cascata Pilões
A Cachoeira Pilões tem 30 m de altura e é a primeira de uma sequência de 4 cachoeiras. Para chegar até a queda é preciso descer uma escadaria íngreme de ferro com 25 metros. Não é indicada para pessoas com medo de altura. A mesma trilha leva a cachoeira Ravina.
Percurso Total: 1770 m – Percurso de 1 hora (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 4
Cachoeira Ravina
A cachoeira Ravina tem 35 m de altura. A trilha é uma continuação a da cachoeira Ravina. A trilha é de alto nível de dificuldade, exigindo bastante esforço físico. Além da escadaria é preciso percorrer um trecho dentro do rio. Em seu percurso há outras pequenas quedas, todas próprias para banho.
Percurso Total: 1870 m – Percurso de 1:30 horas (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 5 – Propícia para banho
Roteiro 4: Cachoeira do Quatrilho e Cachoeira Gêmeas Gigantes
Cachoeira do Quatrilho
A Cachoeira do Quatrilho tem 40 m de altura com sua queda dividida em dois estágios. Fica entre enormes paredões que formam um belo cenário.
Em sua trilha há uma ponte improvisada sobre o Rio Rolantinho e no final, próximo à cachoeira há uma escada de acesso. O poço da cachoeira se divide em quatro e recomendado para banho.
Percurso Total: 4880 m – Percurso de 2:30 horas (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 4 – Propícia para banho
Cachoeira das Gêmeas Gigantes
A Cachoeira das Gêmeas Gigantes tem 98 m de altura, a segunda mais alta do parque. São dois feixes de água que caem paralelamente.
A trilha é uma sequência da cachoeira Quatrilho. É recomendada apenas para pessoas com bom condicionamento físico, devido à distância e dificuldade de acesso. Durante o percurso é preciso atravessar por 22 vezes o arroio Malakow, em alguns pontos, com a água no joelho.
Esta trilha só pode ser iniciada antes do meio-dia e não é permitido fazer em épocas de chuva. Nas áreas de travessia há pedras lisas e é preciso tomar cuidado para não escorregar.
Percurso Total: 10180 m – Percurso de 5 horas (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 5 – Propícia para banho
Onde se hospedar
O próprio parque dispões de cabanas para hospedagem e também área de camping. Porém se preferir ficar na área urbana, a melhor localização está nos arredores do lago São Bernardo ou na avenida central.
Confira algumas ótimas opções:
Opções na cidade, em frente ao lago São Bernardo:
Hotéis na avenida central da cidade
Mais sobre esta região do Rio Grande do Sul
PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.
Eu e meu marido estamos planejando ir em janeiro nesse Parque das 8 cachoeiras, vi alguns comentários de que pode levar de 2-3 para completar o circuito. mas pelo que entendi, tem como fazer todas as cachoeiras em um mesmo dia?!/ No caso, essa seria nossa intenção