Parque das 8 Cachoeiras – São Francisco de Paula

O Parque das 8 Cachoeiras é uma área particular preservada de São Francisco de Paula. O parque conta com várias trilhas que levam as 8 cachoeiras.

5058
Cachoeira do remanso - Parque das 8 Cachoeiras

O Parque das 8 Cachoeiras é uma área particular preservada de São Francisco de Paula. O parque conta com várias trilhas que levam as 8 cachoeiras.

É um ótimo lugar para caminhadas em total interação com a natureza. A área é toda de mata nativa, porém as trilhas são bem definidas e sinalizadas, sem necessidade de acompanhamento de um guia.

Além das trilhas e belas cachoeiras, o parque oferece opção de pousada com chalés e áreas de camping, com toda a estrutura necessária.

Cachoeira do Remanso - São Francisco de Paula
Cachoeira do Remanso – Parque das 8 Cachoeiras

Parque das 8 Cachoeiras

Saiba como chegar, com é o parque e tudo sobre as trilhas e cachoeiras

O parque tem como atrações principais suas oito cachoeiras, além das trilhas, corredeiras e poços para banhos. Oferece também hospedagem em cabanas de madeira, e conta com área de camping bem estruturada.

Parque das 8 Cachoeiras - São Francisco de PaulaDentro do parque há também, lancheria e restaurante, para servir os hóspedes e visitantes.

O horário para as trilhas das 08:30 h ás 18:00 h
Valor da entrada: R$ 25 (preço de 2019)
Site: www.parque8cachoeiras.com.br

Sede do Parque das 8 Cachoeiras
Vista aérea da sede do parque

Como chegar ao Parque das 8 Cachoeiras

O parque está localizado a 2,5 km do Lago São Bernardo e 5 km da avenida central de São Francisco de Paula. Chegando no lago você terá que pegar a Rua Moinho Velho, à esquerda da parte central do lado. Basta seguir as indicações por 2,5 km até a portaria do parque.

Floresta do Parque das 8 Cachoeiras
Visual do parque a partir da sede

Trilhas do Parque das 8 Cachoeiras

As 8 cachoeiras são acessíveis por trilhas, divididas em 4 circuitos. Cada um leva a 2 cachoeiras, com distâncias e dificuldades diferentes.

Um dos quatro roteiros é numa parte mais elevada do parque e leva a duas cachoeiras. Os outros três são na parte de baixo e o caminho inicial é o mesmo, que leva a 6 das cachoeiras.

Trilha Parque das 8 Cachoeiras
Trilha da Cachoeira da Escondida

Para chegar a todas as 8 cachoeiras, considere levar o dia todo caminhando, com paradas incluídas, é claro. Você terá que caminhar cerca de 15 quilômetros para completar todo o circuito. Boa parte em lugares ruins.

As trilhas são bem definidas e sinalizadas. Em pontos mais críticos há escadas, cordas e pequenas pontes para facilitar a passagem.

Mapa do parque e das 8 cachoeiras

Conheça os 4 roteiros e as 8 cachoeiras do parque:

Roteiro 1: Cachoeira do Remanso e Cachoeira da Escondida

Cachoeira do Remanso

Cachoeira do remanso - Parque das 8 CachoeirasA Cachoeira do Remanso tem 75 metros e sua queda possui dois estágios. É imprópria para banho e antigamente funcionava uma pequena usina hidrelétrica nela que fornecia energia para o Parque.
Na base da queda, junto ao paredão de pedra há uma pequena caverna.

Percurso Total: 880 m – Percurso de 15 minutos (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 1 – Imprópria para banho.

Cachoeira da Escondida

Cachoeira Escondida - Parque das 8 CachoeiraA cachoeira da Escondida tem 40 m de altura e não é uma queda livre. A água escorre por uma parede rochosa que não é tão vertical. A trilha sinuosa acompanha o leito do riacho, com isso é preciso passar entre pedras e a vegetação.

Percurso Total: 1770 m – Percurso de 30 minutos (ida e volta). Esta distância inclui a visita às duas cachoeiras, já que a cachoeira do remanso fica na metade do caminho.
Grau de Dificuldade: 2 – Propicia para banho.

Roteiro 2: Cachoeira da Neblina e Cascata da Ronda

Cachoeira da Neblina

Cachoeira Neblina
Foto: Divulgação do parque

A cachoeira da neblina tem 45 m de altura e é uma das mais bonitas.

Um pouco mais do que a metade da trilha é por um estrada plana e sem obstáculos. O restante dela atravessa a mata virgem, onde há muitos xaxins. No trecho mais complicado há uma escada para auxiliar a descida.

Percurso Total: 2160 m – Percurso de 30 minutos (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 3 – Imprópria para banho.

Cascata da Ronda

Cascata da Ronda - Parque das 8 CachoeirasA cascata da Ronda é a mais alta de todas, com 100 m de altura.

É trilha segue a sequência da cachoeira da neblina, por uma caminho estreito e acidentado. A trilha passa por muitas pedras e subidas íngremes em seu trecho final, junto ao riacho.
No local há muitos xaxins e enormes pedras no leito do riacho que inviabilizam o banho no poço da cachoeira..

Percurso Total: 2460 m – Percurso de 40 minutos (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 3 – Imprópria para banho.

Roteiro 3: Cachoeira Pilões e Cachoeira Ravina

Cascata Pilões

Cachoeira Pilões
Foto: Divulgação do parque

A Cachoeira Pilões tem 30 m de altura e é a primeira de uma sequência de 4 cachoeiras. Para chegar até a queda é preciso descer uma escadaria íngreme de ferro com 25 metros. Não é indicada para pessoas com medo de altura. A mesma trilha leva a cachoeira Ravina.

Percurso Total: 1770 m – Percurso de 1 hora (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 4

Cachoeira Ravina

Cachoeira Ravina - Parque das 8 cachoeirasA cachoeira Ravina tem 35 m de altura. A trilha é uma continuação a da cachoeira Ravina. A trilha é de alto nível de dificuldade, exigindo bastante esforço físico. Além da escadaria é preciso percorrer um trecho dentro do rio. Em seu percurso há outras pequenas quedas, todas próprias para banho.

Percurso Total: 1870 m – Percurso de 1:30 horas (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 5 – Propícia para banho

Roteiro 4: Cachoeira do Quatrilho e Cachoeira Gêmeas Gigantes

Cachoeira do Quatrilho

Cachoeira Quatrilho
Foto: Divulgação do parque

A Cachoeira do Quatrilho tem 40 m de altura com sua queda dividida em dois estágios. Fica entre enormes paredões que formam um belo cenário.
Em sua trilha há uma ponte improvisada sobre o Rio Rolantinho e no final, próximo à cachoeira há uma escada de acesso. O poço da cachoeira se divide em quatro e recomendado para banho.

Percurso Total: 4880 m – Percurso de 2:30 horas (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 4 – Propícia para banho

Cachoeira das Gêmeas Gigantes

Cachoeiras Gêmeas Gigantes
Foto: Divulgação do parque

A Cachoeira das Gêmeas Gigantes tem 98 m de altura, a segunda mais alta do parque. São dois feixes de água que caem paralelamente.

A trilha é uma sequência da cachoeira Quatrilho. É recomendada apenas para pessoas com bom condicionamento físico, devido à distância e dificuldade de acesso. Durante o percurso é preciso atravessar por 22 vezes o arroio Malakow, em alguns pontos, com a água no joelho.

Esta trilha só pode ser iniciada antes do meio-dia e não é permitido fazer em épocas de chuva. Nas áreas de travessia há pedras lisas e é preciso tomar cuidado para não escorregar.

Percurso Total: 10180 m – Percurso de 5 horas (ida e volta).
Grau de Dificuldade: 5 – Propícia para banho

Onde se hospedar

O próprio parque dispões de cabanas para hospedagem e também área de camping. Porém se preferir ficar na área urbana, a melhor localização está nos arredores do lago São Bernardo ou na avenida central.
Confira algumas ótimas opções:

Opções na cidade, em frente ao lago São Bernardo:

Hotel Cavalinho Branco

Chalé Suíço São Francisco

Hotéis na avenida central da cidade

Hotel Aconchego da Serra

Hotel Village da Serra

Mais sobre esta região do Rio Grande do Sul

O que fazer em São Francisco de Paula

Serra do Pinto e Rota do Sol

Cânions de Cambará do Sul


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Avatar
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

1 COMENTÁRIO

  1. Eu e meu marido estamos planejando ir em janeiro nesse Parque das 8 cachoeiras, vi alguns comentários de que pode levar de 2-3 para completar o circuito. mas pelo que entendi, tem como fazer todas as cachoeiras em um mesmo dia?!/ No caso, essa seria nossa intenção

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here