Templo Budista de Três Coroas Khadro Ling

O templo budista de Três Coroas, no Rio Grande do Sul é o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina.

Templo Budista de Três Coroas
  Por Jair Prandi
 

O templo budista de Três Coroas Chagdud Gonpa Khadro Ling, localizado no Rio Grande do Sul, é o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina.

O templo budista RS fica a 30 km de Gramado, pode ser visitado por qualquer pessoa. Quem mora na região da Serra Gaúcha, é uma opção de passeio de final de semana. Quem vem de longe para visitar Gramado e Canela, pode encaixar no roteiro.

O Templo Budista Khadro Ling de Três Coroas é um centro destinado ao budismo Tibetano Vajraiana. Fica no alto de uma montanha e abriga retiros, construções ornamentadas e adereços que fazem parte desta cultura.

Templo Budista de Três Coroas

Templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling

Fundado em 1995 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche, o templo budista se tornou um ponto turístico da região.

O que atrai os turistas são as belas construções tibetanas. As estátuas, as rodas de oração, as estupas, as cores vibrantes, e detalhes arquitetônicos, são detalhes que encantam os visitantes.

Visita ao Templo Budista de Três CoroasO mestre Chagdud Rinpoche idealizou o templo não só para os seguidores desta crença. Mas também, para todos que quiserem visitar, independente de suas crenças ou tradições religiosas.

O Chagdud Gonpa Brasil faz parte de uma rede internacional de centros tibetanos. O templo central é o Chagdud Gonpa no Tibete, fundado no século XV. O objetivo principal é oferecer ensinamentos e práticas de meditação da tradição Nyingma do Budismo Tibetano Vajraiana.

O lugar inspira o silêncio e oração. Um lugar para conhecer as tradições tibetanas e um pouco da filosofia budista.
Conheça as principais atrações do Templo Budista de Três Coroas:

Templo budista Khadro Ling

templo budista Três CoroasA construção principal do complexo já é bonita por fora. Por dentro então, é um espetáculo de detalhes e cores. É impressionante a riqueza de detalhes e adereços, que vão desde as paredes, aos utensílios, e até no teto.

templo budista Khadro Ling
Foto: Divulgação

Uma pena, que lá dentro, não é permitido fotografar nem filmar. Com isso não podemos mostrar estas imagens aos leitores. O lugar é restritamente reservado à oração.
Para entrar é necessário tirar os calçados e deixar na porta de entrada. O chão do templo é de madeira e pintado, por isso este cuidado especial.

Rodas de Oração

templo budista Chagdud Gonpa Khadro Ling - Três Coroas
Construção dedicada às rodas de oração

As Rodas de Oração são cilindros rotatórios com pinturas coloridas, tendo como cor principal o vermelho. Cada um contém milhares de mantras que giram em sentido horário, sem parar.

Rodas da Oração do templo budista do Rio Grande do SulConforme a tradição budista, o movimento giratória das Rodas de Oração, gera uma energia que se elevada ao céu e traz equilíbrio ao planeta.
Há duas construções repletas delas no local. A primeira é logo ao lado do templo principal. A outra é no terreno mais abaixo, ao lado das Estupas.

Estupas do templo budista

Templo Budista de Três CoroasSegundo Wikipédia, Estupa (também chamada de pagode ou dágaba) é um monumento construído sobre os restos mortais de uma pessoa importante dentro da religião budista. Elas representam também a mente de Buda

No templo budista de Três Coroas há oito delas, enfileiradas em um terreno desnivelado. Possuem a base quadrada e a parte superior pontuda e cônica. São brancas, com detalhes dourados.

Estátua do Buda Akshobia

Budda do Templo Budista de Três CoroasO monumento mais belo do lugar é a estátua de Buda. A obra é super ornamentada, com uma grande riqueza de detalhes. As cores que mais se destacam são o azul e o rosa. Fica em uma área externa, atrás das Estupas.

Estátua do Guru Rinpoche

Templo budista Chagdud Gonpa Khadro LingO Guru Rinpoche foi um dos principais mestres a levar o budismo Vajraiana ao Tibet. Ele é considerado o segundo Buda, ou o Buda do Tibete.
A estátua fica na parte mais baixa do complexo, junto às Rodas de Oração.

Bandeiras do templo budista Khadro Ling

Templo budista na Serra GaúchaAs bandeirinhas não são apenas decorativas na cultura budista. Elas tem mantras e preces, que tem como finalidade espalhar bênçãos pela região. É como se o vento da montanha que movimenta as bandeiras espalhasse as orações escritas nelas.

Jardim das 21 Taras

Jardim das 21 TarasTara é a mãe da compaixão, na cultura budista e representa a generosidade suprema. O belo jardim tem em sua parte central uma espécie de quiosque onde ficam as 21 estátuas.
As 21 estátuas de Tara foram esculpidas em arenito, por artistas de Orissa, na Índia.

Templo Terra Pura

Terra Pura é a única replica da morada celestial de Padmasambava (construção que foi a morada de Rinpoche). Foi inspirado no monastério Zangdok Palri no vale de Dzogchen, no Tibet.

Templo da Terra PuraUma belíssima construção com arquitetura na forma tradicional ocidental. O local abriga a Estupa com as cinzas de Chagdud Tulku Rinpoche, além de painéis nas paredes que ilustram e contam a sua historia.

Livraria do templo

Abaixo do templo principal há uma lojinha e livraria. Nela é possível encontrar obras literárias sobre o budismo e artigos religiosos sobre esta crença.

Visita ao centro budista de Três Coroas

Além dos templos e monumentos, o complexo é composto por uma comunidade de moradores. Estes (além de trabalhadores voluntários) são responsáveis pelas atividades e também pela manutenção do local.

O templo budista Khadro Ling é uma organização sem fins lucrativos, onde a visitação não é cobrada. Porém, contribuições voluntárias em dinheiro são aceitas.
Para quem quiser participar, o templo oferece práticas de meditação abertas ao público, aos domingos, às 8h. Recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência.

Como chegar ao templo budista de Três Coroas – RS

De carro

O templo budista do Rio Grande do Sul se localiza a 7 km do centro de Três Coroas. O trecho é quase todo asfaltado, sendo que apenas os dois últimos quilômetros alternam entre calçamento e um pequeno trecho de chão batido.

Para quem vem de Porto Alegre, são 102 km de distância, 31 km de Gramado, 38 km de Canela 22 km de São Francisco de Paula. O caminho é sinalizado, mas o ideal é utilizar o GPS do celular para facilitar.

Para quem chega de avião, a partir de Porto Alegre, e pretende alugar um carro. Aproveite para passar no templo budista antes de ir para Gramado e Canela.

Alugue um carro em Porto Alegre para sua viagem à Serra Gaúcha
Reserve um carro com antecedência com a RentCars, comparador de aluguéis de carro, com os melhores preços! É fácil e seguro!
Faça sua cotação e reserve aqui!

De ônibus

A empresa Citral tem uma linha de ônibus de Porto Alegre a Três Coroas e Gramado. Porém, da rodoviária de Três Coroas será necessário pegar um táxi até o centro budista.

Onde se hospedar

Fizemos um roteiro onde visitamos também algumas cachoeiras da região, como a Cascata do Chuvisqueiro de Riozinho e a Cascata das Andorinhas de Rolante.

Templo budista de Três Coroas – Horários

  • Templo Budista Khadro Ling
  • Estrada Linha Água Brancas,1211 – Três Coroas – RS
    Tel. (51) 3546-8201
  • Horário de visitação: Quartas às sextas, das 9h30 até 11h30 / das 14h às 17h.
  • Sábados, domingos e feriados: Das 9h00 até 16h30.
  • Segundas e terças: fechado para visitação
  • Quanto: acesso gratuito, mas doações solidárias são bem-vindas.
  • Tempo de visitação: 1h30.
  • Importante: não há restaurantes ou lanchonetes no local.
  • Grupos devem entrar em contato por telefone.
  • Site oficial: www.templobudista.org/

Roteiro pela região

Segue algumas dicas de lugares que visitamos nas proximidades que você pode incorporar ao seu roteiro pela região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here