Cachoeira do Perau Branco – São José dos Ausentes

Cachoeira do Perau Branco
Cachoeira do Perau Branco
  Por Jair Prandi
 

A cachoeira do Perau Branco é uma atração natural pouca conhecida de São José dos Ausentes.

Na verdade são duas belas cachoeiras do rio Sepultura.
A primeira é a bela cachoeira Perau Branco,situada em meio ao campo e araucárias, com fácil acesso. A segunda é a cachoeira Lindaura, em meio á mata fechada e com acesso mais difícil.

Estas duas belas cachoeiras estão as inúmeras atrações de São José dos Ausentes. Este destino dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, possui 8 grandiosos cânions e inúmeras cachoeiras.

Cachoeira do Perau Branco

A cachoeira do Perau Branco é formada pelo Rio Sepultura, um afluente do rio Pelotas. Fica numa propriedade privada e não há sinalização. Mas é liberado para visitação.

Cachoeira do Perau Branco - São José dos AusentesA queda tem 25m de altura e forma um lindo cenário com vários tons de cores. Os campos com tons de verde amarelado e o verde escuro das araucárias ao fundo e mata nativa, na parte inferior.

Cachoeira do Perau BrancoAs pedras são esbranquiçadas com musgos ao redor da cascata, porém onde a água escorre são negras, dando um contraste bem forte.
Bem em frente à queda há um mirante natural, um excelente lugar para contemplar e tirar fotos. Logo abaixo há belas formações rochosas, apelidadas de sentinelas.

Cachoeira do Perau Branco

Cachoeira Lindaura

A Cachoeira Lindaura fica 600 m rio abaixo a partir da cachoeira do Perau Branco. Fica numa área de mata fechada, de difícil acesso. Não recomendamos ir sem um guia acompanhando.

Cachoeira Linda Áurea - São José dos AusentesNão chegamos a ir até ela. Enviamos nosso drone a partir do Perau Branco para fotografar. Segundo nosso guia, ela tem 40 m de altura.

Como chegar á cachoeira do Perau Branco

A cachoeira do Perau Branco fica a 40 km de São José dos Ausentes pela estrada que leva a Bom Jardim da Serra. É a mesma que leva ao Cânion do Monte Negro, mudando somente o trechinho final.

Acesso a Cachoeira do Perau Branco
Local de acesso a Cachoeira do Perau Branco

Ao chegar à bifurcação triangular, em vez de seguir à direita para o cânion, continue reto por mais 2,2 km. Ao chegar na pequena ponte do Rio Sepultura, estacione o carro no local.

A partir daí começa a caminhada de 1 km até a cachoeira. Depois da pequena ponte, atravesse por baixo da cerca no barranco à esquerda. Há uma subida íngreme, no início, mas depois o terreno fica plano, com uma descida no final.

Trilha da Cachoeira do Perau Branco
Belo visual de campos e araucárias da trilha

Para ver a localização da cachoeira, acesse nosso guia completo de São José dos Ausentes, onde tem um mapa com todos os pontos turísticos.

Cachoeira perau Branco e Lindaura com agência

Se preferir não colocar o carro nas estradas de cascalho e visitar também a cachoeira Lindaura, recomendamos ir com guia. A Condor Ecotur faz este e outros vários passeios 4×4, com caminhadas.

Para fazer cotação clique no botão do abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine o passeio desejado!

 Contato Condor Ecotur

Conheça todos os passeios 4×4 e trekkings da Condor Ecotur

Cachoeira do Perau Branco - São José dos Ausentes
Vista aérea da cachoeira

Onde se hospedar

Recomendamos se hospedar no Distrito de Silveira. Fica no centro das atrações de Ausentes, evitando idas e vindas da cidade.

Ficamos na pousada Altos da Serra e recomendamos. Uma excelente pousada com restaurante anexo e bons preços.

Cachoeira Linda Áurea
Vista aérea da Cachoeira Linda Áurea e parte do Perau Branco acima

Roteiro de 1 dia em Ausentes

Quando for visitar a cachoeira do Perau Branco, dá para montar um roteiro bem legal com outras atrações próximas. Vá primeiro na cachoeira, depois no Cânion Monte Negro.
Almoce na Fazenda Monte Negro. À tarde siga para o Cachoeirão dos Rodrigues e depois ao Desnível dos Rios.


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here