Itapema é um destino de belas praias. É o terceiro município que mais recebe turistas em Santa Catarina. Sua localização é privilegiada, às margens da BR 101, entre Balneário Camboriú e Florianópolis.

As belezas de seus 7 km de praias com águas calmas, de cor verde esmeralda e sua excelente infraestrutura atrai cada vez mais turistas. A altura dos edifícios a beira mar é controlada para que a sombra não invada a faixa de areia.

Mesmo fora da alta temporada, tudo funciona. No verão, o movimento é intenso nas praias, que são invadidas por famílias e jovens. A noite também é movimentada nos shoppings, bares e restaurantes com música ao vivo, na avenida principal de Meia Praia.

A cidade oferece também ótimas opções de compra, principalmente de roupas, que tem preços bem em conta nos shoppings de fábrica.

Vista aérea de Itapema
Vista aérea da Meia Praia

Quando ir a Itapema – Santa Catarina

Itapema é um dos destinos mais procurados do litoral de Santa Catarina. Na alta temporada a praia fica cheia de turistas, inclusive muitos estrangeiros, principalmente argentinos, que buscam as águas quentes que o verão proporciona.

Então se você curte bastante movimento e agito noturno, essa é a época certa para você.
Mas a cidade também pode ser visitada fora da temporada. Uma boa para quem gosta de curtir o sossego, acompanhado de belas paisagens. Nesta época é melhor ainda para fazer passeios pela região.

Nesse período também se paga bem mais barato nas hospedagens, então você pode descansar sem gastar muito.

Praia da Ilhora
Praia da Ilhora, última praia ao norte de Itapema

Onde fica Itapema – Como chegar

Itapema fica na região da Costa Esmeralda de Santa Catarina. Fica 72 km ao norte de Florianópolis, 15 km ao sul de Balneário Camboriú, e 234 km de Curitiba.
Quem decidir ir de avião, terá 2 boas opções.

O aeroporto Internacional de Florianópolis (Hercílio Luz) é o que recebe mais voos e está a 78 km de distância. A outra opção é o Aeroporto Internacional de Navegantes (Ministro Vitor Konder), que fica que fica a 49 km.

Depois terá que decidir uma forma de se deslocar para Itapema, podendo alugar um carro ou ir de ônibus.
Alugar um carro é uma ótima opção para aproveitar e conhecer outros vários destinos desta região.

Alugue um carro para sua viagem pata Itapema Santa Catarina
Reserve um carro com antecedência com a RentCars. Compare várias locadoras simultaneamente, e encontre o melhor preço!
Faça sua cotação e reserve aqui!

De carro o acesso para a cidade é pela BR-101, tanto para o pessoal que vem do Sul (Florianópolis-Porto Alegre), quanto para quem vem do norte (Curitiba-Joinville).

Ir de ônibus também é uma boa escolha para quem fica parado curtindo a praia. Empresas como a Pluma, Itapemirim, Catarinense e Reunidas, oferecem viagens em diversos horários e partindo de várias capitais brasileiras.

Itapema - Av. Nereu Ramos
Avenida. Nereu Ramos

Onde se hospedar em Itapema e Meia Praia

Itapema é um dos principais destinos de férias de verão do Sul do Brasil. A excelente estrutura hoteleira e principalmente de apartamentos de aluguel, aliados a ótima estrutura, trás muitos turistas à cidade.

As duas principais áreas de hospedagem são a praia Central de Itapema e Meia Praia. Há também um resort de alto padrão localizado na praia da Ilhota, no caminho para Balneário Camboriú.

Confira abaixo algumas ótimas opções de hotéis e apartamentos em Itapema e Meia Praia:

Resort na praia Ilhota – Itapema Beach Resort

Hotéis na Praia Central a uma quadra do mar

Hotel Solis Praia

Hotel Recanto Natural

Hotel Passos

Apartamentos à beira mar da Praia central

Ap com vista para o mar – 7 pessoas

Ap Um Sonho ao seu Alcance – 6 pessoas

Alguns hotéis em Meia Praia

Laghetto Stilo Itapema – 5 estrelas

Hotel Enseada

Hotel Itapema Meia Praia

Alguns apartamentos em Meia Praia

Ap em Itapema – 8 pessoas

Ap Itapema Meia Praia – 8 pessoas

Ap Perto do mar na área central de Meia Praia – 5 pessoas

Lista com dezenas de hotéis e apartamentos em Itapema

Escolha sua hospedagem por localização. Confira as multiplas opções no mapa abaixo:


Booking.com

Onde comer em Itapema

Praia do Centro - ItapemaItapema conta com uma grande variedade estabelecimentos para comer, como churrascarias, pizzarias, lanchonetes. A maioria se encontra na Avenida Nereu Ramos em Meia Praia. É a principal avenida que corta quase toda a cidade. No canto da praia há também restaurantes especializados em frutos do mar.

Pontos turísticos de Itapema

É claro que as principais atrações da cidade de Itapema são suas praias. Mas além delas há outras belas trações, confira!

Mirante do Encanto

Mirante do Encanto - Itapema - SC
O Mirante do Encanto se localiza no alto do Morro do Cabeço, no extremo norte da praia de Itapema. Lá do alto se tem uma vista fantástica de toda a orla de Itapema, Meia Praia e Porto Belo.
O acesso é asfaltado, pelo canto da praia e o mirante conta com escadas e elevador. O acesso é gratuito.

Parque do Calçadão de Meia Praia

Calçadão de Itapema
O calçadão beira mar, na orla da meia praia possui ótima estrutura para laser. Pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, chuveiros, rampas de acesso à praia, bancos, árvores, gramados e reintrodução da vegetação.

No verão o calçadão fica bastante movimentado. Quem vai a praia e precisa atravessar o calçadão, e bom tomar cuidado. Sempre há ciclistas passando e pessoas correndo.

Canto da Praia de Itapema

Canto da Praia - Itapema
O canto esquerdo da praia central oferece uma bela paisagem de frente para toda orla. No local há uma pequena vila de pescadores, restaurantes especializados em frutos do mar.
Lá fica também o píer Porto das Águias, de onde sai o passeio de barco pela orla de Itapema e Porto Belo.

Ponte dos Suspiros

Pontes dos SuspirosA Ponte dos Suspiros é uma linda ponte em arco, toda feita de pedra. Sua parte central é coberta e ela forma uma belo cenário à beira mar. Fica junto à foz do Rio Bela Cruz e faz a ligação para pedestres entre dois lados do rio.
A ponte é bastante utilizada para fotos, por sua bela arquitetura e paisagismo.

Praias de Itapema

Praia de Itapema Centro

Praia central de ItapemaCom mar calmo e cristalino, divide espaço com grandes hotéis, bares e restaurantes. recentemente esta praia ganhou um calçadão e paisagismo, assim como a Meia Praia. No Canto da Praia, concentra-se um reduto de pescadores, restaurantes com frutos do mar, um costão e passeios de barco, alem de uma ótima vista da orla.

Meia Praia – Itapema SC

Meia Praia - ItapemaCom 5 quilômetros de orla, Meia Praia é a maior e mais conhecida praia de Itapema. É onde está concentrada a maior estrutura de serviços em geral. Possui calçadão e as principais opções noturnas, como lojas, shoppings, restaurantes e diversões em geral.

Meia Praia - ItapemaEsta praia é uma das mais visitadas de Santa Catarina e vem crescendo a cada ano. A orla é tomada por edifícios, repleto de apartamentos, que comporta milhares de visitantes na temporada. inclusive, vem sendo bastante visitada mesmo fora do período de verão.

Praia Grossa

Praia Grossa - ItapemaÉ a praia selvagem de Itapema, emoldurada por uma grande área verde e mar propício ao surf. Distante 2 quilômetros da praia do centro, possui acesso por trilhas a partir do Canto da Praia.

Praia da Ilhota

Vista aérea da Praia da Ilhora - ItapemaDistante 3,5 quilômetros da cidade, a praia Ilhota conserva sua beleza natural. Possui águas cristalinas e ondas fortes, vindas do mar aberto.

Esta praia se divide em três partes: Á direita fica o luxuoso Itapema Beach Resort. A parte central tem ondas fortes e é deserta. Já o lado esquerdo tem casas, apartamentos e calçadão, mais indicado para o turismo em geral.

Passeios em Itapema

Além de seus encantos, Itapema fica próximo de muitos outros polos turísticos de Santa Catarina. Confira algumas dicas de passeios e destinos da região:

Passeio de barco em Itapema

Passeio de barco ItapemaO barco Piratão sai do canto da praia e faz um passeio pelas orlas das praias Central de Itapema e Meia Praia e Perequê. Depois segue para enseada de Porto Belo, Ilha de Porto Belo, fazendo uma parada para banho na enseada do Caixa D’aço.

O barco tem capacidade para 300 passageiros e conta com toda estrutura necessária. O passeio dura 2,5 horas e sai com um mínimo de 30 passageiros.

Outros destinos turísticos da região

  • Florianópolis = 76 km (BR 101, sentido sul)
  • Porto Belo = 10 km – é só seguir pela avenida principal da Meia Praia.
  • Bombinhas = 17 km – é só seguir pela avenida principal da Meia Praia. (para frente de porto Belo).
  • Balneário Camburiú = 16 km (BR 101, sentido norte. Uma boa opção é deixar a BR 101, antes do túnel e ir pela Interpraias para conhecer todas as praias do caminho)
  • Itajaí = 30 km (BR 101, sentido norte)
  • Beto Carrero World = 50 km (BR 101, sentido norte)
  • Brusque = 55 km (BR 101 norte e BR 486 oeste) Polo de compras de roupas.
  • Caverna de Botuverá = 100 km (45 km, depois de Brusque)
  • Santuário Madre Paulina = 50 km (BR 101, sentido sul até Tijucas e SC 411 sentido oeste)

Leia também: 10 dicas de passeio a partir de Itapema e Balneário Camboriú


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

23 COMENTÁRIOS

  1. EU E MINHA FAMILIA ANTES IAMOS APENAS PARA O NORDESTE(RECIFE, FORTALEZA, NATAL) E DEPOIS QUE CONHECEMOS ITAPEMA PRATICAMENTE ESQUECEMOS O NORDESTE. ITAPEMA É MUITO BOM, POVO EDUCADO, NAO HA PEDINTES, É LIMPA E MEU FILHO TEVE UMA VIROSE E FOI PRONTAMENTE ATENDIDO NO POSTO DE SAUDE MUNICIPAL. PARABENS ÁS PESSOAS QUE CUIDAM E VIVEM NESSE LOCAL, ESPERO UM DIA, SE DEUS QUIZER, IR MORAR LÁ. SOMOS DE PORTO VELHO – RO.

  2. Estou em dúvida pra onde ir neste final de ano. Itapema seria uma boa opção? Queremos sair de férias mas nem por isso gastar horrores. Como são os preços por lá? Alguém pode me orientar por favor?

  3. Jair, estamos querendo ir sem alugar nada.Queremos sair de onde moramos e ir devagar, sem pressa, visitando algumas cidades. Será q qdo chegarmos lá acharemos uma kitchennet, chalé, ap. ou algo nesses termos?

  4. Q bom! Nas férias passadas fomos pra Praia Grande. Dizem q quem conhece as praias de SC não troca mais. Pelo q vejo nas fotos não tem nem comparação não é? Por isso q pretendemos mudar o roteiro esse ano, apesar de ser bem mais longe! Mais acho q vai valer a pena! Obrigada pelas dicas!

  5. Olha, sou suspeito, mas depois que conheci Itapema – Meia Praia, não quero mais ir a lugar algum, estou vendo os preços de apartamentos para quem sabe comprar uma residência por lá.

  6. Estive lá em 2017 precisamente em outubro, gostei muito cidade pequena boa p/ se morar e viver tranguilo.
    Estou pensando em viver por lá.

  7. Adorável Itapema! realmente vale a pena visitar toda a região!! mas ATENÇÃO! MUITO CUIDADO, vem crescendo uma onde de furtos e arrombamento a carros na região, no Mirante tivemos uma grande decepção, o carro de um amigo foi arrombado no estacionamento do Mirante e levaram bolsa, celulares, dinheiro e tudo que puderam carregar, ai fomos correndo avisar o responsável pelo mirante, (que foi muito atencioso)nos informou que isso acontece de 2 A 3 vezes ao dia! e que a policia não tem feito nada para conter isso. (achamos isso um absurdo) Ligamos para a policia e quando a mesma chegou nos deu uma enorme bronca, porque um dos carros estava estacionado fora da faixa (tem muito pouca vaga no local) e ai ao invés de fazer o B.O a policia queria nos multar, (e a revolta foi maior ainda) e assim a própria policia também confirmou a onda de furto no local e entornos.

  8. Estou com viagem marcada para itapema em janeiro, estamos em familia e com bebês e carros alugados. Minha duvida é sobre roteiro de passeis e qual melhor dia da semana para ir ao Beto Carrero? Sugestões?

    • Olá, Cícero! Não é a melhor época para pegar praia, mas é ótimo para conhecer toda a região, incluindo Bombinhas e Camboriú, com menos movimento.

  9. Eu queria uma sugestão sempre em todas as férias vou pra nordeste. Gostaria de saber se Itapeva é lugar pra curtir as praias e qual melhor mês pra passear.

    • Olá, Patrícia!

      Se sua intenção é aproveitar as praias em Itapema, sugiro ir entre
      dezembro e março. Em setembro á água tende a estar gelada ainda. Porém
      setembro é uma boa época para conhecer toda a região, como Bombinhas,
      Balneário Camboriú, entre outros.

      No Nordeste, sugerimos Fernando de Noronha, que é o top das praias brasileiras. Natal e Fortaleza também são ótimas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here