Passeio de barco em Fernando de Noronha

Passeio de barco em Fernando de Noronha
  Por Jair Prandi
 

O passeio de barco em Fernando de Noronha é um programa obrigatório na ilha.
Do barco se pode ver as praias e formações rochosas por outro ângulo. Também se tem a possibilidade de ver os golfinhos rotadores acompanhando o barco, durante o percurso.

O Passeio de barco em Noronha acompanha toda a costa noroeste da ilha, no chamado “mar de dentro”. As principais atrações do roteiro, são os golfinhos, o Morro Dois Irmãos, e a parada para banho na praia do Sancho. Praia que foi eleita várias vezes a mais bonita do mundo.

Somente de barco é possível conhecer de perto a Ponta da Sapata ( um dos extremos da ilha). No outro extremos podemos ver de perto as outras ilhas que fazem parte do arquipélago de Fernando de Noronha.

Está planejando viajar para Noronha? Não deixe de ler depois nosso post completo de Fernando de Noronha. Um guia completo para viajar a este paraíso.

Como funciona o passeio de barco em Fernando de Noronha

Barco Fernando de Noronha
Barco no porto aguardando o embarque dos passageiros

Cada passageiro é buscado na pousada, por volta das 8h e levado até a Praia do Porto. Lá é o ponto de partida, onde é possível alugar os equipamentos de mergulho, que desejar.

Atenção! No porto, é necessário apresentar a carteirinha do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Você terá que ter feito a carteirinha com antecedência, então não faça este passeio no primeiro dia.
Para saber como fazer a carteirinha consulte esta página.

Porto Santo Antônio - Fernando de Noronha
Porto Santo Antônio – Fernando de Noronha

São vários barcos saindo no mesmo horário. Por isso, o porto fica meio tumultuado. O roteiro depende da agência contratada.

Os barcos fazem sequências diferentes nos pontos de visitação, para não chegarem todos juntos no mesmo lugar. Mas segue um padrão, os pontos visitados e a trajetória é a mesma, com o barco percorrendo o mar de dentro.

Passeio de barco em Fernando de NoronhaDurante o passeio, os guias vão contando histórias sobre o arquipélago, além de curiosidades sobre a ilha. Fizemos o passeio com a Noronha passeios e iremos mostrar a sequência que eles fazem.

Atrações do passeio de barco em Noronha

Ilhas menores do arquipélago

Arquipélago de Fernando de NoronhaO passeio iniciou-se na extremidade Nordeste da Ilha, onde ficam as ilhas menores do arquipélago. As ilhas decorrentes de atividade vulcânica possuem formações bem interessantes. O local é o ponto de encontro do Mar de Dentro com o Mar de Fora.

Golfinhos

Golfinhos em Fernando de Noronha
Encontro com golfinhos

Logo após a passagem de volta pelo área do Porto de Santo Antônio, tivemos o privilégio cruzar com um grupo de golfinhos. Segundo os guias, as chances de ver golfinhos no passeio de barco são de 90%. Portando é muito raro que eles não apareçam.

Eles ficaram por um tempo acompanhando e fazendo acrobacias ao redor do barco, depois mudaram de direção. No cainho de volta ainda tivemos a oportunidade de velos novamente em outro ponto.

Praias do Mar de Dentro

Na sequência o barco passou próximo à Pedra do Leão. O penhasco que fica abaixo da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios produz um som que lembra o rugido de um leão. O som é um fenômeno natural emitido pela força das ondas e do vento em uma fenda nas rochas.

Morro do Pico - Fernando de Noronha
bela paisagem da praia da Conceição e o Morro do Pico

Depois o passeio de barco em Fernando de Noronha segue acompanhando a sequência de praias da Costa Esmeralda. Passa primeiro pela praia do Cachorro, praia do Meio, praia da Conceição.

Logo vem o Morro do Pico. A magnífica formação rochosa é o ponto mais alto da ilha, com 323 m de altura. Na sequência vimos as praias do Boldró, do Americano, do Bode, Quixabinha e Cacimba do Padre.

Passeio de barco - Morro Dois Irmãos
Passagem pelo Morro Dois Irmãos

Depois da praia da Cacimba vem o Morro Dois Irmãos. O cartão postal mais conhecido de Fernando de Noronha. Na sequência (cercadas por penhascos) ficam as três belas baías. A Baía dos Porcos, baía do Sancho e baía dos Golfinhos.

O barco seguiu depois para a Ponta da Sapata. Esta parte da ilha é dominada por altíssimas falésias e formações rochosas. No final dela há uma formação curiosa que é uma grande abertura na rocha, conhecida como “Portão”.

Ponta da Sapata

Mergulho na Baía do Sancho

Na volta, há uma parada de 40 min para mergulho livre na Baía do Sancho. Você irá mergulhar na praia eleita por 4 vezes como a mais bonita do mundo. Foi escolhida em votação popular por milhões de leitores do TripAdvisor!

Baía de Sancho
Praia do Sancho vista a partir do barco

Cada um pode aproveitar o momento como desejar. Mergulhar com snorkel, flutuar com colete, com macarrão, ou simplesmente nadar ou boiar. No barco há coletes para alugar e macarrão de espuma de cortesia para flutuar.

Mergulho na Baía de Sancho

Dados do passeio de barco em Fernando de Noronha

  • O barco tem capacidade para até 50 pessoas.
  • O passeio percorre a ilha de ponta a ponta no lado do Mar de dentro.
  • O passeio tem o tempo de duração entre 3 horas e são percorridos cerca de 25 km (ida e volta).
  • É muito grande a possibilidade de se ver golfinhos.
  • No barco há opções de bebidas e petiscos (pagos à parte) para quem desejar.

Passeio de barco em Noronha

O passeio vale a pena?

Consideramos que vale a pena, sim! Deixe para fazer num dos últimos dias, quando já tiver curtido bastante as praias.

Através do passeio de barco em Fernando de Noronha é grande a possibilidade de ver os golfinhos de bem perto. No mirante da Baía dos Golfinhos você os verá também, mas de bem longe.

Este passeio também o levará a lugares onde não é possível chegar por terra. Como na Ponta da Sapata e às outras ilhas do arquipélago nas extremidades da ilha principal.
Este passeio oferece também uma visão com ângulos totalmente diferentes, a partir do mar.

Nota: Fizemos o passeio a convite da Noronha passeios. Porém procuramos mostrar com transparência e imparcialidade.

Reservar tour online!

Outros passeios em Noronha

Além do passeio de barco que é um dos passeios mais tradicionais em Noronha há muitas outras opções, como trilhas, Ilha tur, mergulho de cilindro, snorkel, entre outros, confira!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here