Conheça todas as praias de Fernando de Noronha. Saiba como são, como chegar e o que fazer em cada uma delas.

Noronha possui o mais belo conjunto de praias do Brasil. A praia do Sancho foi escolhida algumas vezes como a praia mais bonita do mundo, por milhares de usuários do site Tripadvisor.

Neste post iremos mostrar cada praia, suas atrações e peculiaridades. Também iremos mostrar as formas de chegar a cada uma, e em quais é preciso a carteirinha do parque marinho ou agendamento.

Escrevemos este post com o objetivo de mostrar melhor as praias de Fernando de Noronha. Para as demais informações, escrevemos em guia completíssimo, onde explicamos tudo: Quando ir, como chegar, taxas, pontos turísticos, trilhas, preços, e muito mais.

Não deixe de ler nosso guia de Fernando de Noronha.

Mirante da Baía dos Porcos
Mirante da Baía dos Porcos

Praias de Fernando de Noronha

Nas listas de 10 praias mais bonitas do Brasil, tem 3 praias de Noronha que quase sempre são apontadas como as 3 primeiras. A Praia do Sancho (também considerada a mais bonita do mundo), Baía dos Porcos e a Praia do Leão. Além dessas três, há várias outras praias da ilha de grande beleza cênica. E o melhor de tudo é que são todas preservadas.

Boa parte delas fica dentro do parque marinho, onde é preciso ter a carteirinha para acessar. Dois terços da ilha ficam dentro do parque e as quase todas as praias mais bonitas estão nele.

Ingresso do parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

A taxa do parque marinho custa R$106 por pessoa e é válida por 10 dias. Ao pagar a taxa você será cadastrado e receberá uma carteirinha com código de barras. Você precisará para passar as catracas de acesso ao parque.

PIC Sancho
PIC Golfinho Sancho

Há 4 locais na ilha para fazer a carteirinha: No Centro de Visitantes ou em um dos 4 postos de informação e controle, chamados de PIC.

  • Centro de Visitantes do ICMBio: Vila Boldró – Das 8h as 22h
  • PIC Sancho: Acesso à praia do Sancho – Das 8h as 18h30
  • PIC Sueste: Acesso à praia do Sueste – Das 9h as 16h30
  • PIC Leão: Acesso à praia do Leão – Das 8h as 18h30

Mapa das praias de Fernando de Noronha

A ilha principal de Fernando de Noronha tem um formato retangular, todo recortado por baías e penínsulas. Os dois lados da ilha são conhecidos como Mar de Dentro (norte e oeste da ilha) e Mar de Fora (sul e lesta da ilha).
Confira no mapa abaixo, a localização de cada praia de Noronha e atrações próximas.

Praias de Fernando de Noronha – Mar de Dentro

Das praias do Mar de Dentro, apenas a Baía dos Porcos do Sancho e dos Golfinhos ficam dentro do parque marinho e precisam da carteirinha. O restante fica fora e o acesso é livre.
Conheça as praias do mar de Dentro.

Praia do Porto de Santo Antônio

Praia do Porto - Fernando de Noronha
Praia do Porto vista do Forte Nossa Senhora dos Remédios

A praia de Santo Antônio é formada por uma baía natural, com 460 m de extensão, onde está o porto da ilha. No lado direito fica o quebra mar que protege o pequeno porto das ondas. Já o lado esquerdo possui áreas que alternam areia e pedras.

Praia do Porto - Fernando de NoronhaApesar de ser uma área portuária, suas águas são limpas e transparentes. Inclusive é um ótimo local para mergulho, com a presença constante de variada vida marinha, inclusive tartarugas. Inclusive há destroços de um naufrágio no local.

O Porto de Santo Antônio é local de saída de todos os passeios aquáticos na ilha. Entre eles, passeio de barco, mergulho com cilindro e canoa havaiana.

Barco Fernando de Noronha
Barco no porto aguardando o embarque dos passageiros

O lado direito da praia há sempre pequenos barcos e embarcações chegando e saindo. Há barracas com boa comida como a Barraca da Tia Graça e da Tia Regina. Tem também, cadeira e guarda sol para alugar.

Na chegada da praia fica o único posto de gasolina da ilha. Acima da colina fica a Capela de São Pedro, local que serve de mirante e também para apreciar o pôr do sol.

Logo abaixo ficam as ruínas do Forte de Santo Antônio e a ponta da Air France. À direita a e no outro lado fica o Museu dos Tubarões e o Buraco da Raquel. Atrás da capela, fica a Enseada dos tubarões, onde eles são facilmente vistos à tarde.

Como chegar: Fica no final da BR-363 e há uma parada de ônibus em frente à praia.

Praia da Biboca

Baía de Santo Antônio - Fernando de NoronhaBaía de Santo Antônio - Fernando de Noronha
Praia da Biboca à direita e do Porto ao fundo

A Praia da Biboca fica à esquerda da praia do porto, abaixo da Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios. Com 400 m de extensão, é pedregosa, com pouca areia e difícil acesso, por isso, pouco frequentada.

Como chegar: Esta praia é praticamente inacessível por terra, apenas de barco ou mergulhando.

Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro é a praia da Vila dos Remédios, a mais próxima do centro histórico. Com isso, uma das mais movimentadas e também uma das mais bonitas, fora do parque marinho.

Praia do cachorro - Fernando de NoronhaOferece um belo visual com o Morro do Pico ao fundo e suas águas são transparentes e calmas. Tem formato de maia lua e pouco mais de 100 m de extensão.

Fica abaixo da Fortaleza dos Remédios. Nas rochas de seu lado direito tem 3 belas piscinas naturais, acessíveis durante a maré baixa. Basta ir caminhando ao lado do costão para encontrar as piscinas em sequência.

Buraco do Galego - Fernando de Noronha
Buraco do Galego, na Praia do Cachorro

A primeira é o Buraco do Galego, praticamente um poço profundo ao lado do mar. O pessoal mais corajoso costuma saltar de cima das rochas e mergulhar no poço. A segunda (que não sabemos o nome) rende boas fotos com o a praia de fundo. A terceira é a Lasca da Velha, uma fenda estreita entre as pedras.

Piscina natural na Praia do Cachorro

O lado esquerdo da praia é formado por rochas. Na maré baixa revela belos corais e forma pequeninas piscinas onde peixinhos coloridos ficam presos até a maré subir novamente.
Logo acima da praia tem algumas atrações: O Forte Nossa Senhora dos remédios, que oferece uma vista incrível, a igreja matriz e ao Palácio São Miguel.

Na saída da praia tem chuveirinho para retirar a areia. Tem também, cadeira e guarda sol para alugar.

Como chegar: Dá para chegar de carro até o acesso a ela e a parada de ônibus mais próxima fica na vila, a 300 m.

Praia do Meio

Praia do Meio - Fernando de NoronhaA praia do Meio tem 300 m de extensão e fica entre a praia do cachorro e praia da Conceição. Apesar da proximidade da vila, parece uma praia deserta, com vegetação ao redor. É um pouco mais perigosa, com ondas mais fortes e areia fofa.

No lado esquerdo da praia fica o sofisticado Bar do Meio. Neste ponto também há uma pequena península e uma ilha rochosa chamada de Morro do Meio. Nesta ilha fica a piscina natural do Morro do Meio. A travessia até ela é possível na maré baixa.

Como chegar: Dá para ir caminhando a partir da praia do cachorro (150m) ou pela trilha no final da rua do bar do Cachorro. No lado esquerdo da praia dá para chegar pela rua, junto ao bar do meio.

Praia da Conceição

Praia da Concieção - Fernando de NoronhaCom formato de meia lua, a Praia da Conceição tem 1200 m de extensão. Fica entre o Morro do Meio e o Morro do Pico, a enorme pedra que é o ponto mais alto da ilha. A belíssima formação rochosa de 323 m de altura emoldura o belo cenário desta praia.

Como chegar: A praia da Conceição tem 3 acessos:
Caminhando através da praia do cachorro e do meio, pela trilha da Costa Azul.
Pela estrada de pedra que liga a Vila dos Remédios à península do bar do meio (500 m).
Pela estrada de pedra que liga a Vila dos Remédios ao centro da praia (700 m).
Na parte central da praia tem guarda sol e cadeiras para alugar.

Praia do Boldró

Praia Boldró - Fernando de Noronha
Corais na Praia do Boldró

Praia do Boldró fica próxima à Vila Boldró. Tem 700 m de extensão e se localiza no lado do Morro do Pico. Possui uma larga faixa de areia e ondas de média intensidade. Em seu lado esquerdo tem uma área de recifes com corais que ficam visíveis na maré baixa.

Como chegar: A partir da Sede do ICMBIO, onde para o ônibus, são 900 m de caminhada até a praia. Junto ao posto de observação há um atalho que desce no meio da praia, mas é um acesso bastante íngreme entre as pedras, um pouco perigoso.

Praia do Americano

Praia do Americano - Fernando de NoronhaA praia do Americano tem 220 m de extensão. É uma pequena, mas bela praia, cercada por falésias e pedras. Possui mar cristalino, ondas fracas e areia fofa. Em suas extremidades há dois mirantes: O do Forte do Boldró e da Praia do Bode.

Como chegar: Os acessos a esta praia são: Descendo pelo mirante do Boldró ou descendo o costão pelo acesso da praia do Bode, à direita. Fica a 400 m da parada de ônibus mais próxima. Também dá para acessar pela trilha da Costa Esmeralda através das outras praias.

Praia do Bode

Praia do Bode - Fernando de NoronhaBelíssima praia com 220 m que divide espaço com a praia Quixabinha, à esquerda. Possui águas muito transparentes e ondas fracas. No lado direito (próximo ao acesso da praia) há um mirante natural que proporciona belas vistas.

Como chegar: Possui uma estrada de acesso e o ponto onde desce o costão, fica a 500 m da parada de ônibus mais próxima. Também dá para acessar pela trilha da Costa Esmeralda através das outras praias.

Praia do Quixabinha

Praia do Quixabinha - Fernando de NoronhaPequena praia com apenas 150 m, que divide espaço com a Praia do Bode. Possui ondas um pouco mais fortes. No seu lado esquerdo há uma passagem entre as pedras para a Praia Cacimba do Padre, na maré baixa.

Como chegar: Mesmos acessos da praia do Bode.

Praia da Cacimba do Padre

Praia da Cacimba do Padre - Fernando de NoronhaA Praia da Cacimba do Padre é a última praia antes da área protegida do parque marinho. Na sua extremidade esquerda fica o Morro Dois Irmãos. Forma um belo cenário e possui ondas mais fortes.

É uma das praias mais longas de Noronha, como 500 m de extensão. Há cadeiras e guarda sóis para alugar. Junto à área de estacionamento fica a Barraca das Gêmeas.

Como chegar: É uma das praias com acesso mais distante por ônibus. Possui uma estrada própria de acesso que fica a 1,3 km da parada de ônibus mais próxima. É acessível também pela trilha da Costa Esmeralda.

Praia da Baía dos Porcos

Baía dos Porcos - Fernando de NoronhaA Baía dos Porcos fica entre o Morro Dois Irmãos e a Praia do Sancho. É toda recortada por formações rochosas, corais e cercada por altas falésias. É uma ótima opção para mergulho na maré baixa.

Fernando de Noronha - Morro Dois Irmãos
Mirante inferior do Morro Dois Irmãos

Em sua extremidade direita se localiza o mirante inferior do Morro Dois irmãos. Em sua esquerda tem uma belíssima piscina natural com peixinhos coloridos. É proibido entrar nela devido a presença de corais.
Apesar de estar dentro do parque marinho, não exigência da carteirinha para acessar esta praia.

Como chegar: O único acesso a Baía dos Porcos se dá pela Cacimba do Padre, somente na maré baixa. Na maré alta torna-se perigosa a passagem entre as pedras.

Praia do Sancho / Baía do Sancho

Praia do SanchoPraia mais bonita do mundo. Esta foi a escolha por vários anos consecutivos, dos milhares de leitores do Tripadvisor.
A praia é mesmo um espetáculo. Uma baía de águas transparentes, cercada por falésias cobertas de vegetação, ótima para banho e mergulho.

Escada da Praia do Sancho
Escada de acesso a Praia do Sancho

Para descer do alto da falésia à praia há escadarias entre as fendas do penhasco. São duas escadas encravadas na rocha e uma terceira de pedra.
Como as fendas que dão passagem são bem estreitas, não é possível o trânsito nos dois sentidos nas escadas. Com isso, foram determinado horários para descer e subir, confira:

  • 8h às 10h30 somente desce
  • 10h30 às 11h30 somente sobe
  • 11h30 às 12h30 somente desce
  • 12h30 às 13h30 somente sobe
  • 13h30 às 14h30 somente desce
  • 14h30 às 15h30 somente sobe
  • 15h30 às 16h30 somente desce
  • 16h30 às 17h30 livre
  • 17h30 às 18h somente sobe
Praia do Sancho - Praia mais bonita do mundo
Incrível transparência das águas da Praia do Sancho

Seguindo à direita por 250 m pelas trilhas de madeira, chega-se ao mirante da Baía dos Porcos e Morro Dois Irmão. É a vista mais famosa e principal cartão postal de Fernando de Noronha.

Para acessar a praia do Sancho é necessário ter pago a taxa do parque marinho de Fernando de Noronha. Se ainda não tiver pago, pode ser pago no PIC Sancho, no acesso da praia.

Como chegar: O PIC de entrada do Sancho fica a 1 km da parada de ônibus mais próxima, por estrada de terra. Depois de passar a carteirinha no PIC tem uma trilha de 300 m em passarelas de madeira até o mirante. Depois a descida pelas escadas.

Baía dos Golfinhos

Mirante dos Golfinhos - Noronha
Mirante dos Golfinhos

A baía dos Golfinhos não é uma praia, mas uma baía de águas calmas entre falésias e rochedos, com águas calmas. Também não é possível descer até a água, apenas observar do alto de um mirante.

No dia em que fomos havia aproximadamente 100 golfinhos nadando na baía. Junto ao mirante há binóculos que os turistas podem utilizar para visualizar melhor os animais.

Como chegar: Até a portaria do PIC Sancho Golfinho o acesso é o mesmo da praia do Sancho. A partir daí há outra trilha por passarelas de madeira, com 1 km de extensão que leva até o Mirante dos Golfinhos.

Mirante da Praia do Sancho na trilha Golfinho
Mirante da Praia do Sancho na trilha Golfinho

Na volta pegue a trilha Golfinho Sancho, à direita. Ela leva por outro caminho que descortina vários mirantes para praia do Sancho, por outros ângulos.

Praias de Fernando de Noronha – Mar de Fora

Todas as praias do Mar de Fora ficam dentro do necessário passar a carteirinha: Leão e Sueste. Já outras, o acesso é possível somente com agendamento de trilhas no ICMBIO, como Atalaia.

Praia do Leão

Praia do Leão - Fernando de NoronhaA Praia do Leão é belíssima, considerada uma das mais bonita do Brasil. Porém, é considerada perigosa para banho. Seu nome se deve a ilha rochosa que fica a sua esquerda, que lembra um leão marinho. À direita fica a Ilha do Morro da Viúva.

A parte alta há um mirante com vista espetacular. Ao lado há uma trilha de 300 m que desce até a praia. É preciso passar a carteirinha na catraca para acessar a praia.

Como chegar: O último acesso de ônibus é na praia Sueste. Do Sueste até o PIC Leão são 1000 m de estrada de terra. Do PIC ao mirante são apenas 100 m por passarela de madeira.

Ponta das Caracas / Ruínas do Forte São Joaquim

ponta do Sueste - Noronha
Bela paisagem da ponta do Sueste

Existem dois lugares para visitara no local, mas que não são praias. A ponta do Caracas e as ruínas do forte São Joaquim.
A Ponta da Caracas, consideramos que não vale a pena visitar, a menos que esteja de buggy, e vá embarcado até lá. É uma península que oferece uma vista, praticamente só para o mar.

Já a trilha do Forte São Joaquim do Sueste, sim, vale muito a pena. As ruínas do forte se resumem a dois cachões, porém o lugar é muito bonito, com vista de ilhas secundárias e um belo cenário.

Ponta do Sueste - Fernando de Noronha
Canhão do Forte São Joaquim do Sueste

No caminho fica o mirante da praia do Sueste, de onde se tem uma vista da praia ao longe e dá para avistar tartarugas e peixes. Para esta trilha não é preciso ter o ingresso do Parque Marinho, já que não precisa passar nas catracas.

D estrada de acesso, começa a trilha de 650 m (1,3 km ida e volta). A partir da praia do Sueste são 1,5 km. 3 km ida e volta (incluindo o trecho de estrada).
Início da trilha: Estrada da ponta do Caracas ou da praia do Sueste.

Como chegar: De ônibus, é possível seguir até a praia Sueste. Depois tem mais 800 m de estrada á direita, e por final mais 650 m de trilha, somente para ir.

Praia do Sueste

Praia do Sueste - Fernando de Noronha

É uma praia muito bonita, rica em vida marinha. A baía forma um aquário natural, onde é comum avistar tubarões, tartarugas e diversos tipos de peixes, um ótimo local para mergulho com snorkel.

Há três áreas, uma à direita dedicada a flutuação com colete e snorkel, no centro, livre para banho, e a da esquerda, onde é proibido entrar, por ser área de alimentação de tubarões.

Filhotes de tubarão na Praia do Sueste

Nesta praia é bastante comum ver tubarões passando entre as ondas e os filhotes costuma brincar na praia, com poucos centímetros de água.

Como chegar: É uma praia bem acessível, com parada de ônibus, bem em frente. Para entrar na praia é preciso passar a carteirinha no PIC Sueste, onde há banheiros, lojinha, lanchonete e chuveiros.

Enseada dos Abreus

Enseada dos Abreus
Foto Abreus – Rogério Paula

Enseada sem faixa de areia com belas paisagens e duas piscinas naturais que se formam na maré baixa. A flutuação na piscina natural é permitida com colete e snorkel. O acesso é permitido, somente através de agendamento no ICMBIO.

Como chegar: A trilha inicia na praia do Sueste e o percurso é de 1,2 km (2,4 km ida e volta).

Praia do Atalaia

Praia do Atalaia - Fernando de Noronha
Praia do Atalaia – Foto: Marcel Favert – ICMBIO

A Praia de Atalaia é uma bela piscina natural rica em vida marinha. É permitido visitar a praia somente através de agendamento no ICMBIO. A entrada na água é permitida somente com colete, pois não é permitido pisar nos corais.

Saiba mais sobre o agendamento em nosso guia de Fernando de Noronha.

Como chegar: O acesso a trilha fica no final da Vila do Trinta e a parada de ônibus fica a 350 m do início da trilha. A trilha até a praia tem 1,5 km (3 km ida e volta).

Enseada da Caieira

Enseada Caieira - Fernando de NoronhaÉ uma bela enseada de águas azuis. A praia tem bem pouca areia, com muitas pedras. É uma praia mais para contemplação, onde é comuns ver tartarugas e outros animais.
Como chegar: Fica a 200 m da para da de ônibus do porto de Santo Antônio, atrás do posto de gasolina.

Buraco da Raquel

Buraco da Raquel - Fernando de NoronhaO Buraco da Raquel é uma formação rochosa, com um buraco no meio, que fica em uma praia de cascalho. Não é permitido descer, somente observar as ondas que entram e saem no buraco.
Na parte de cima, onde fica o mirante, fica o Museu do Tubarão, onde estão expostas inúmeras arcadas dentárias do temido animal.

Como chegar: Fica a 250 m da para da de ônibus do porto de Santo Antônio.

Enseada dos Tubarões

Enseada dos TubarõesA Enseada dos Tubarões é um ponto de descanso de tubarões. Eles costumam ficar por lá em pouca profundidade, onde são vistos com facilidade. Inúmeros tubarões de 2 metros podem ser observados de cima de um pequeno penhasco.

Como chegar: A parada de ônibus mais próxima é a do Porto. Basta caminhar por 500 m. Fica logo depois da Capela São Pedro. A partir dela basta contornar a enseada até o outro lado para ver melhor os tubarões.

Ponta da Air France

Ilha tour no mirante Air France
Mirante Air France. Uma das extremidades da ilha com vista para ilhas secundárias

A Ponta da Air France é uma das extremidades da ilha principal. O local marca o encontro do Mar de Fora com o Mar de Dentro. Não é uma área para banho, apenas para a contemplação do mar e das ilhas secundárias.
A origem do nome se deu porque na década de 20 os franceses instalaram uma base de apoio á aviação.

Como chegar: Fica 500 m depois do porto e da parada de ônibus.

Onde se hospedar em Noronha

Pela questão do parque marinho e área de preservação, muitas das praias de Fernando de Noronha não oferecem opção de hospedagem nas proximidades.

As pousadas mais próximas ao mar são as da Vila dos Remédios e a praia mais próxima é a do Cachorro. Mas você não vai a Noronha para ficar numa praia só, com certeza. Então de uma forma ou de outra onde ficar vai depender de transporte e caminhadas.

A grande maioria das pousadas da ilha se concentra entre a Vila dos Remédios, Vila Floresta e nos bairros Vila do Trinta e Colina. Há três categorias de pousadas, mas todas com preços muito altos, se comparando ao Nordeste continental. Mesmo pagando caro, não espere muito conforto. A ilha tem um perfil rústico.

Pousadas econômicas

Os valores giram em tornos de R$300 a R$350 o casal. São pousadas domiciliares, anexas às casas dos nativos. São limpas, com boas camas, ar condicionado, frigobar e oferecem também um kit cozinha. Quase um quitinete.

Confira algumas pousadas domiciliares bem avaliadas por quem já se hospedou. As duas primeiras, testamos e aprovamos.

Casa Noronha Fitness – Nota: 9,4 – R$350 casal – Vila do trinta

Casa da Tati – Nota: 9,9 – R$350 casal – Vila do trinta

Casa Berna – Nota: 9,7 – R$340 casal – Vila dos Remédios

Martinelli Residence – Nota: 9,0 – R$335 casal – Vila dos Remédios

Pousadas de valor intermediário

São pousadas com melhor infraestrutura e preços em torno de R$600 para um casal, com café da manhã.

Confira algumas opções bem avaliadas:

Pousada Corveta – Nota: 9,5 – R$790 casal – Vila dos Remédios

Pousada Magia – Nota: 9,1 – R$610 casal – Vila do Trinta

Pousada Santuário – Nota: 9,4 – R$680 casal – Porto Santo Antônio

Pousada Canto Boldró – Nota: 9,2 – R$650 casal – Praia Boldró

Pousadas de categoria superior

São pousadas para quem prefere uma acomodação de luxo e pode pagar pelo conforto. As diárias custam em torno de R$1000 ou mais a diária.

Conheça duas pousadas de luxo em Noronha:

Pousada Maria Bonita – Nota: 9,4 – R$1330 casal – Vila dos Remédios

Pousada Filó – Nota: 9,1 – R$990 casal – Vila Floresta

Escrevemos também outros artigos ricos em informações para sua viagem a Noronha. Confira!

Fernando de Noronha: onde fica, como chegar e o que fazer

Ilha tour Fernando de Noronha

Passeio de barco em Fernando de Noronha


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here