Trilha do Piquinho – Fernando de Noronha

A trilha do Piquinho leva ao mirante mais alto de Fernando de Noronha, que oferece as melhores vistas de grande parte da ilha.

Piquinho - Fernando de Noronha
  Por Jair Prandi
 

A trilha do Piquinho leva ao mirante mais alto de Fernando de Noronha, que oferece as melhores vistas de grande parte da ilha.

Existem muitas trilhas em Noronha. Algumas de livre visitação, outras que podem ser realizadas somente sob agendamento ou com guia.

A trilha do Piquinho é livre e de curta extensão. Porém para chegar lá no alto é preciso passar por muitas pedras e por uma pequena escalada.

Saiba como é a trilha do Piquinho, em Noronha!

Como é a Trilha do Piquinho

A trilha do Piquinho é ainda uma atração recente em Fernando de Noronha. Há pouco tempo que ela começou a ser explorada por turistas e agências.

Trilha do Piquinho
Primeiro mirante da trilha

Este passeio pelas agências, é oferecido no início da manhã ou ao final da tarde. O objetivo é ver o sol nascer ou se pôr lá do alto. Nós preferimos ir no meio da manhã, com o sol um pouco mais alto para curtir melhor o visual.

Vista da trilha do Piquinho - Fernando de Noronha
Vista da trilha com o Morro Dois Irmãos ao fundo

A trilha leva a uma formação rochosa (chamada de Piquinho), localizada ao lado do Morro do Pico. O Morro do Pico tem 323 m de altura e é o ponto mais alto da ilha, visível, praticamente de qualquer ponto.

Vista do Piquinho - Noronha
Aeroporto e Baía do Sueste ao fundo

Estimamos que o Piquinho tenha em torno de 200 m de altura, em comparação ao Morro do Pico. A trilha do Piquinho tem apenas 400 m de extensão (800 m ida e volta). Porém, o acesso é íngreme, entre pedras, com pequenas escaladas no percurso.

Primeira parte da Trilha do Piquinho

Trilha do PiquinhoA primeira parte é plana em meio à mata, depois se inicia a subida, acompanhando as raízes das árvores, entre as rochas, por belos cenários. Logo se inicia um trecho de rochas, onde termina a mata.

Túnel na Trilha do Piquinho
Túnel na Trilha do Piquinho

Neste ponto há uma espécie de túnel entre as pedras que serve de passagem para a trilha.
Após este túnel tem um primeiro mirante. Dele já se tem belas vistas para a parte interna da ilha e o mar de fora.

Pedras da Trilha do Piquinho - Noronha

Segunda parte da Trilha do Piquinho

Após o primeiro mirante vem o trecho mais íngreme dobre as pedras para subir. Pela que se observa, este trecho com enormes pedras caídas foi resultado de um colapso de um desabamento do rochedo, no passado.

Trilha do Piquinho - NoronhaApós a subida desta ladeira se enxerga também parte do mar de dentro. A vista vai desde a praia do Boldró até a Ponta da Sapata. As outras praias do mar de dentro ficam encobertas pelo Morro do Pico.

Escalada na Trilha do Piquinho
Último trecho da trilha

Mas ainda há um último trechinho, onde há um certo risco e foram colocadas cordas para auxiliar no acesso. Agora, sim, chegamos ao topo do Piquinho.

O vento lá no topo é bastante forte (pelo menos no dia em que fomos). Foi preciso se afirmar se afirmar bem para se manter em pé. Mas a vista é incrível. Se enxerga quase toda a ilha, exceto a parte em que o Morro do Pico encobre a visão.

Vista do Piquinho e Morro do Pico
Vista do Piquinho e Morro do Pico

Como chegar ao início da trilha

Como o Piquinho fica próximo ao Morro do Pico (cerca de 300m), pode ser visto de boa parte da ilha. Pata chegar ao início da trilha você deve acessar a estrada da praia da Conceição.

Pegando a estrada a partir d BR-363, basta caminhar 200 m para encontrar o início da trilha. Fica logo depois da pousada e restaurante Teju-Açu. Não há sinalização, mas a trilha fica aparente, à esquerda.

Início da trilha do Piquinho
Ponto de acesso à trilha

Para fazer esta trilha não há necessidade de agendamento, nem acompanhamento de um guia. Porém, se você pretende assistir ao pôr do sol lá no alto, tenha em mente que quando descer vai estar escuro. Desta forma torna-se mais fácil se perder e talvez seja melhor contratar um guia.

Vista do Trilha do Piquinho - Fernando de Noronha
Mar de fora vista do Piquinho

O tempo para trilha é de menos de 1 hora (ida e volta). Então considere que vai levar em torno de 1,5 horas (incluindo o tempo de permanência lá no alto).

Trilha do Piquinho com agência

Se preferir vá com uma agência, acompanhado de um guia, para ter mais segurança. No botão abaixo tem o valor e informações complementares e também é possível fazer a reserva online!

Reservar passeio!

Outros passeios em Noronha

Além da trilha do Piquinho há muitas outras opções de passeios em Noronha, como trilhas, passeio de barco, mergulho de cilindro, snorkel, entre outros, confira!

Onde se hospedar

Durante nossa estadia em Noronha ficamos por 5 dias na Casa Noronha Fitness. É uma pousada com bom custo benefício, considerando os altos preços de Noronha.

Confira também a lista com muitas opções de pousadas em Noronha.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here