Salto Ventoso – Farroupilha

Salto Ventoso é uma cachoeira da Serra Gaúcha situada sobre uma caverna em forma de ferradura em Farroupilha.

Passarela debaixo da cachoeira
  Por Jair Prandi
 

Salto Ventoso é uma cachoeira da Serra Gaúcha situada sobre uma caverna em forma de ferradura onde é possível atravessar por trás da queda d’água.

Localizada no interior do município de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, a cachoeira Salto Ventoso tem 55 m de altura. A caverna abaixo dela tem 200 metros de comprimento e 25 metros de altura, onde é possível atravessar de um lado ao outro através de uma passarela.

O principal diferencial desta cachoeira é a possibilidade de atravessar e visualizar por trás da água. O local é também procurado por praticantes da escalada e rapel em rocha, com 30 vias de escalada de todos os graus de dificuldade. Além disso serviu de cenário para o filme “O Quatrilho”, de Fábio Barreto.

Salto ventoso – Farroupilha

Como chegar ao Salto Ventoso

O Salto Ventoso se localiza na Linha Muller, Distrito de Nova Sardenha, a 12 km do centro de Farroupilha. De Caxias do sul, são 30 km, Bento Gonçalves (25 km) e Carlos Barbosa (12 km).

Para quem vem de Caxias do Sul, basta pegar a RS-122, sentido Porto Alegre. Depois deve entrar na Av. Pedro Grendene ao lado do Centro de Compras Farroupilha e seguir as placas indicativas. Os últimos 5 km são de estrada de terra, mas bem conservada.

Portaria do parque
Portaria do parque

Para quem vem de Bento Gonçalves e região de Porto Alegre o acesso é pela BR-470. Em Carlos Barbosa, pegar a Estrada Desvio Machado e poucos metros à frente a estrada de Santa Lúcia por mais 9 km de estrada de terra em bom estado.

O que fazer no parque Salto Ventoso

Parque do Salto VentosoO Parque Salto Ventoso fica numa área de mata nativa e possui uma parte alta e a parte abaixo da cachoeira em um vale profundo. Há uma boa estrutura no local, com portaria, lanchonete, área de camping com churrasqueiras, trilhas, mirantes e áreas de escalada.

Mirante do Salto Ventoso
Mirante do Salto Ventoso na chegada para quem vem de Farroupilha

Ainda mesmo antes de entrar no parque, o Salto Ventoso pode ser admirado do mirante localizado às margens da estrada de acesso que vem de Farroupilha. O mirante fica à esquerda da estrada e de frente para cachoeira.

Trilha que leva a parte de baixo da cascata

O parque anteriormente possuía pouca estrutura e áreas perigosas. Porém, recentemente, a prefeitura de Farroupilha realizou melhorias em toda a estrutura tornando o lugar mais seguro. Foram construídos mirantes e passarelas metálicas na parte inferior da cascata, instalado bancos, lixeiras e um foi feito um trabalho de paisagismo.

Mirante do Salto Ventoso
Mirante de cima da cascata

A cascata de 55 m de altura pode ser observada de vários ângulos, do mirante externo ainda na estrada, de dois mirantes ao lado da parte superior, da trilha se acesso da parte inferior, da passarela em baixo da queda, e ao longe através das trilhas.

Passarelas na parte inferior da cachoeira
Passarelas na parte inferior da cachoeira

Para chegar à parte inferior são apenas 300 metros de trilha em meio a mata. A parte que fica de baixo da queda é composta por uma passarela metálica que atravessa por trás, de um lado ao outro, oferecendo total segurança. Anteriormente era molhado e escorregadio.

Outra trilha leva às ruínas de uma residência imponente, construída pela família Aguiar em 1950, onde hoje, restam apenas algumas ruínas.

Vista lateral da cachoeira
Vista lateral da cachoeira

Para quem curte a prática do rapel, a operadora No Limits oferece a atividade nos paredões ao redor da cachoeira. A atividade é oferecida aos sábados e domingos, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h ou durante a semana através de agendamento (R$ 50 por pessoa).

Salto Ventoso
Entrada: R$ 10,00
Telefone: (54) 3259 1091
Email: [email protected]

Gruta do Salto Ventoso
Vista da passagem por baixo da cachoeira

Onde se hospedarem Farroupilha

O hotel mais bem avaliado na cidade é o Di Capri hotel com nota 9,6 no Booking, com preços bem razoáveis.

Mais atrações da região


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here