Saiba tudo sobre a Trilha da Lagoinha do Leste, indo pela praia da Armação e voltando pelo Pântano do Sul.

A Lagoinha do Leste é uma das mais praias mais bonitas de Florianópolis. Praia preservada, com costões, lagoa, mata nativa e paisagens fantásticas, tornaram esta praia uma das preferidas da ilha.

É uma praia preservada de difícil acesso. Não há estradas e os acessos são pelas praias vizinhas, através de longas trilhas pelas montanhas, ou com barco de pescadores.
Além da praia, há uma atração fantástica, que é o Morro da Coroa. Uma montanha bem alta ao lado da praia, com pedras que formam um magnífico mirante natural.

Morro da Coroa - Praia Lagoinha do Leste - Florianópolis - SC
Morro da Coroa e Praia Lagoinha do Leste

Como chegar à praia Lagoinha do Leste

A Praia Lagoinha do Leste se localiza no lado leste do sul da ilha de Florianópolis. Há três formas de chegar: De barco, pela trilha do Pântano do sul ou pela trilha da praia da Armação e praia Matadeiros.

Outra opção é a trilha completa (foi a que fizemos) que sai da praia da Armação, passa pela praia Matadeiros, Lagoinha do Leste, sobe o Morro da Coroa e a volta é pelo Pântano do Sul.

Trilha Lagoinha do Leste
Trilha pelo costão entre Matadeiros e lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste de barco

Na alta temporada há barcos de pescadores que fazem o translado da praia de Pântano do sul para Lagoinha do Leste. O desembarque é um pouco precário por conta da rebentação e as ondas fortes.

No verão os pescadores oferecem o transporte na beira da praia. Os valores são de R$ 50,00 (ida e volta) ou R$ 25,00 (apenas a volta) para quem vai pela trilha. O trajeto margeia o costão e leva em torno de 30 min.

Contato de um barqueiro que faz o transporte:
Telefone: (48) 98458-3390
Email: z11boattrip@gmail.com

Trilha pelo Pântano do Sul

Início da Trilha Lagoinha do Leste - Pântano do Sul
Início da Trilha pelo Pântano do Sul

A trilha pelo Pântano do Sul é a mais rápida e mais tranquila. O trecho de 2,2 km e percorrido no tempo médio de uma hora de caminhada. É o acesso mais utilizado e inicia na rua Manoel Pedro Oliveira.

A trilha é bem batida e o trajeto é praticamente todo pela sombra, no meio do mato. Há muitas pedras e terreno irregular no caminho e o trajeto consiste numa longa subida até o topo da montanha e depois uma descida até a praia.

Trilha pela praia da Armação

Lagoinha do Leste - Florianópoilis
A primeira vista da praia pela trilha que sai da Armação

Esta trilha é bem mais longa, porém oferece paisagens fantásticas dos costões e da própria praia no caminho. São quase 6 km de extensão e no mínimo 2 horas de caminhada para quem caminha rápido.

Quase todo o trecho é de terreno irregular com muitas pedras. Há trechos no meio do mato, trechos abertos no alto da montanha e trechos pelas praias.
A trilha inicia na ponte de pedestres que fica entre a praia da Armação e a praia do Matadeiro.

Mirante do Morro da Coroa

Morro da Coroa - Praia Lagoinha do Leste - FlorianópolisO Morro da Coroa proporciona a melhor vista da Praia Lagoinha do Leste através de seu mirante espetacular. Pedras pontiagudas que parecem uma coroa no topo do morro, se sobressaem, formando mirantes.

Para chegar lá é preciso subir a trilha que é bastante íngreme e cansativa. A subida tem quase 1 km e o tempo para subir é de 30 min. A descida é um pouco perigosa e escorregadia e precisa ser feita com calma.

Trilha Morro da Coroa ao Pântano do Sul

Trilha Lagoinha do Leste por MatadeirosPara quem subiu o Morro da Coroa e não vai mais curtir a praia da Lagoinha do Leste, há uma atalho que evita a descida perigosa. Basta subir mais um pouco até o topo da montanha e pegar a trilha no lado esquerdo.

A trilha entra mato adentro e segue costeando os morros. Aproximadamente 1 km adiante ela se junta com a trilha principal do Pântano do sul.
Esta trilha economiza a descida do Morro da Coroa e a subida da volta da Lagoinha. Porém o solo é bem irregular, com muitas pedras e raízes de árvores.

Trilha da Lagoinha do Leste – Relato da trilha completa

Optamos por fazer a trilha completa, indo e voltando por lugares diferentes. Consiste em iniciar pela praia da Armação, atravessar a praia Lagoinha do Leste, subir o Morro da Coroa e voltar pelo Pântano Sul.

Ida pela praia do Matadeiro

Passarela da praia da Armação
A trilha inicia nesta pequena ponte

Era 6:30 horas da manhã, quando atravessamos a passarela do riozinho da praia da Armação e começamos nossa aventura. Após passar por um trecho entre as pedras atravessamos a praia de Matadeiros, que tem cerca de 1 km de extensão.

No final da praia a trilha adentra o mato e começa a subida da montanha, acompanhando o costão. Este trecho é cansativo pela longa subida e pelas pedras do caminho.
São 2 km que mesclam trechos de mato com trechos de aberturas entre a vegetação alta. Depois da longa subida há trechos planos com subidas e descidas mais leves, mas sempre com muitas pedras.

Trilha Lagoinha do LesteAo chegar à Ponta do Falcão a vegetação fica escassa e se descortina um belíssimo costão, com belas paisagens. Este trecho tem aproximadamente 1 km e leva até a ponta da Lagoinha, onde tem um mirante natural, quase frontal da Praia Lagoinha do Leste.

Praia da Lagoinha do Leste
Primeira vista da praia da Lagoinha

A partir daí começa uma descida irregular entre muitas pedras até a praia, sempre com belas vistas. Chegando próximo à praia, há outro ponto em cima das pedras que serve como mirante.

Praia da Lagoinha do Leste - Florianópolis

Praia Lagoinha do Leste

Com 1,2 km de faixa de areia, a praia é bem preservada, cercada por costões e muita mata nativa. Fica numa área de preservação permanente, onde não é permitido construir casas, comércio ou estradas. A Lagoinha fica próxima a esta extremidade da praia.

As águas são limpas e cristalinas, com ondas fortes por conta do mar aberto. Há uma larga faixa de areia clara e fina, com algumas dunas. A lagoa de água doce é formada por riachos que descem do morro do Matadeiro.

Praia da Lagoinha do Leste e Morro da CoroaCom ondas fortes, a praia da Lagoinha do Leste é bastante procurada por surfistas. É também uma ótima praia para banho, mas é preciso ter cuidado com as ondas e os repuxes.

No lado direito da praia, junto ao início da trilha do Pântano do sul tem um barzinho bem simples. Lá tem também aluguel de equipamentos.

Subida ao Morro da Coroa

Trilha do Morro da Coroa
Subida íngreme do Morro da Coroa

Atravessamos a praia, que tem 1 km de extensão e chegamos aos pés do Morro da Coroa, onde é o acesso também da outra trilha. Iniciamos a subida íngreme (quase uma escalada) e foi bastante cansativo para chegar ao topo. Há lugares escorregadios com areia solta.

Mirante da Praia Lagoinha do Leste - Morro da CoroaMas a vista lá do alto compensa. A pedra suspensa que forma o mirante natural proporciona fotos incríveis. De lá se tem uma vista completa da praia e é de onde saem as fotos clássicas da praia.

Na temporada se forma uma fila para tirar foto em cima da famosa pedra. Como fomos no mês de outubro (numa terça), ficamos á vontade para as fotos.

Morro da Coroa - Florianópolis
Vista das pedras do Morro da Coroa por outro ângulo (imagem drone)

Volta pela trilha alternativa ao Pântano do Sul

Já estávamos pensando em como seria complicada a descida do Morro da Coroa e comentamos com dois rapazes que estavam lá no alto. Foi aí que nos falaram de uma trilha alternativa.

Essa trilha forma um atalho do Morro da Coroa até a metade da trilha principal que leva a praia do Pântano do Sul. O início dela fica logo á esquerda das pedras do topo da montanha, mais acima da pedra das fotos.

Segue quase toda por dentro do mato, entre pedras e raízes e tem cerca de 1 km de extensão. A vantagem é que segue costeando as montanhas, sem precisar descer a montanha até a praia e subir a outra do caminho de volta.

Em cima do morro ela se encontra com a trilha principal, que é bem batida e sinalizada. O caminho é estruturado, com degraus de madeira e todo dentro do mato.
Daí em diante bastou descer a montanha. Chegamos no final eram 11:30 horas da manhã.

Vista aérea do Morro da Coroa
Vista aérea do Morro da Coroa e a praia ao fundo

Da praia do Pântano do Sul à praia da Armação

Nosso carro estava em uma pousada na praia da Armação. Como saímos de um lado e voltamos por outro, tivemos que pegar um ônibus. Demos sorte de chegar bem junto com o horário do ônibus.

Nem pense em seguir a pé. São 4 km pelo asfalto e sol forte de uma praia á outra. Melhor esperar o ônibus, que pelo que vimos, passa a cada uns 15 minutos.

Conclusão e dicas da Trilha da Lagoinha do Leste

Fizemos a trilha da Lagoinha do Leste num ritmo forte. Iniciamos a trilha às 06:30 horas e terminamos às 11:30 horas. Foram 5 horas de caminhada, incluindo paradas. Mas li relatos de pessoas que levaram 7 horas.

Dicas gerais:

  • Para quem é meio sedentário recomendamos ir e voltar pelo Pântano do Sul.
  • A trilha do Pântano do sul é bem movimentada, já a de Matadeiros é pouco utilizada.
  • Não faça a trilha completa sozinho, pode ser perigoso.
  • Leve água, pois em épocas secas não há nascentes.
  • Leve um lanche para comer no caminho.
  • Não existe sinal de telefone na maior parte do trecho, pegou apenas no Morro da Coroa.
  • Não deixe de subir o Morro da Coroa. Lá saem as fotos mais bonitas.
  • Vá com um calçado que tenha boa aderência. Há pedras lisas no caminho.

Mais sobre Florianópolis

O que fazer em Florianópolis – Praias e atrações

Tudo sobre a praia Canasvieiras

Roteiro pelo centro histórico de Floripa


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

2 COMENTÁRIOS

  1. Cada vez que vejo algo sobre Florianópolis fico com mais vontade de lá ir, tudo parece tão, tão bonito (já fui muitas vezes ao Brasil, mas nunca a Floripa!). Obrigado pela partilha, ainda não conhecia esta trilha. Abraço desde Portugal.

    • Floripa é realmente um destino de muitas possibilidades. Cidade, história, praias, lagoas, dunas e trilhas que levam a lugares mágicos como este.
      Grande abraço! Filipe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here