Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil. Uma pequena cidade localizada no alto da serra catarinense.

A cidade ficou famosa nos últimos anos pelo frio intenso, no inverno, com registros das temperaturas mais baixas do país, com frequência. Mas principalmente pela Cascata que Congela nos dias mais frios do ano, que é notícia nos principais jornais do país.

O destino possui poucos atrativos turísticos, sendo que um dia é o suficiente para conhecê-la. Considere ficar por mais tempo para aproveitar uma pousada ou hotel fazenda no interior. Ou ainda para curtir o frio do inverno.

Município de Urupema – SC

Urupema é um município novo, emancipado de São Joaquim em 1988, com cerca de 2.500 habitantes. A altitude junto à praça central é de 1335 metros e o ponto mais alto do município é o Morro das torres, a 1726 metros.

Vista aérea de Urupema
Vista aérea da pequena cidade de Urupema

Cidade mais fria do Brasil

Anteriormente, São Joaquim era considerada a cidade mais fria do Brasil. Porém, há poucos anos foi instalada a estação meteorológica do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM).

Esta nova estação passou a constatar que Urupema apresenta as temperaturas mais baixas do Brasil, com maior frequência.

Urupema
Registro de -6°C na praça de Urupema – Foto: Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema

Por fim, Urupema registra as temperaturas mínimas absolutas. Mas outras cidades como São Joaquim e Bom Jardim da Serra (no mesmo estado) e São José dos Ausentes (no Rio Grande do Sul), tem mínimas muito próximas.

Falamos de cidades mais frias. Mas há locais ainda mais frios na Serra Catarinense, como o Morro da Igreja (1822 m), Morro das Torres (1726 m) e o Morro da Boa Vista (1827 m).

Quando ir a Urupema

Como o frio é a maior atração da cidade, a melhor época é no inverno, especialmente entre junho e agosto. Mas podem ocorrer temperaturas negativas entre abril e novembro.
No verão dá apara aproveitar as atividades nas pousadas rurais e conciliar Urupema em um roteiro com outros destinos, como Urubici, Lages, São Joaquim e Bom jardim da Serra.

Como chegar a Urupema

Portal de Urupema
Portal de chegada a urupema – Foto: Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema

A cidade de Urupema se localiza no alto da Serra Catarinense, a 200 km de Florianópolis, com acesso todo asfaltado. O caminho é pela BR-282 em direção a Lages, entrando à esquerda para Rio Rufino pela BR-475, depois pela SC-112 até Urupema.

Para quem vem de Lages, são 55 km e a partir de São Joaquim, 78 km, tudo pavimentado. Pelas rodovias SC-114, depois SC-370.

A partir de Urubici, o trecho mais curto e direto é de 50 km, incluindo 30 km de estrada de terra até Rio Rufino. Para desviar a estrada de terra, são 90 km, via BR-282.

Para quem chega de avião, por Florianópolis ou outro aeroporto catarinense, e indispensável o aluguel de um carro para conhecer os destinos da serra.

Alugue um carro para sua viagem à Serra Catarinense
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Urupema – Hotéis e pousadas

A cidade possui pouca oferta de hospedagem, aproximadamente 200 leitos. Quando ocorrem as temperaturas mais baixas e a cidade lota, os moradores costuma hospedar turistas em suas casas.

Um dos destaques é a Fazenda do Barreiro, fundada em 1782. Foi uma das pioneiras do turismo rural no Brasil.

Fazenda do Barreiro pousada – Hotel fazenda

Chalés Vale das Araucárias – Na cidade

Pousada Morro das Torres – No interior, próximo ao Morro das Torres

Mais opções de hospedagem na cidade

O que fazer em Urupema – Pontos turísticos

Morro das Torres

Mirante do Morro das Torres
Mirante do Morro das Torres

O Morro das Torres é um dos pontos mais altos de Santa Catarina, com 1726 metros. Nos dias mais frios o morro fica todo branco, com a ocorrência de geada e as vezes, neve. É também o melhor local brasileiro para se observar o Nevoeiro Congelado (Sincelo).

Urupema - SC
Foto: Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema

No local é comum se formar cristais de gelo quando a água escorre da vegetação e congela antes de pingar. A sensação térmica no alto do morro já chegou a um pico de -30°C.
Por ser uma montanha bem alta e isolada, é um ótimo local para antenas de transmissão.

Morro das TorresLá no alto há um mirante, de onde se pode observar a cidade ao longe.
Fica a 7 km do centro, com acesso sinalizado. Os 2 quilômetros da subida são de estrada de chão batido.

Cascata que Congela

Cascata que congela
Cascata que congela no mês de setembro

A famosa cascata que congela na verdade são duas. Uma na margem da estradinha e a outra, um pouco mais acima, acessível por uma pequena trilha.
Como elas possuem pouco volume d’água, congelam nas noites e manhã dos dias com frio extremo.

Cascata que congela - Urupema
Foto: Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema

Localizada aos pés do Morro das Torres, a 1550 m de altitude, a cascata congela naturalmente quando acontece uma sequência de três ou quatro dias de temperaturas extremamente baixas.
Fica a 6 km do centro e o acesso é ao lado do Morro das Torres.

Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda

Praça central de Urupema
Vista aérea da praça central de Urupema

Bela praça, localizada em frente a igreja matriz, com espaços variados. Há um lago que congela nos dias mais frios, um termômetro e um letreiro da cidade.
Conta com um jardim suspenso, uma gruta, algumas araucárias, parquinho para as crianças. Tem também banheiro público e uma lanchonete, além dos jardins, é claro.

Igreja de Santana

Igreja matriz Sant'ana - UrupemaIgreja matriz de dedicada á padroeira da cidade. Urupema se chamava vila Santana até 1943. A igreja forma um belo cenário, entre araucárias e a praça á sua frente.

Trutas no Rio Caronas

O rio Caronas é o riacho localizado logo ao lado da praça central da cidade. É um dos únicos lugares no Brasil, onde as trutas Arco Íris vivem em habitat natural. Isso se deve à pureza e temperatura baixa das águas. As trutas podem ser vistas facilmente no riacho.

Fazenda do Barreiro

Fazenda do BarreiroFazenda histórica fundada em 1782 pelo português José Joaquim Pereira. Hoje a fazenda é administrada pela oitava geração da mesma família. No local há um museu, com vários objetos que retratam os mais de 200 anos de história da fazenda.

Em 1986, a fazenda do Barreiro começou a funcionar como pousada, se tornando uma das pioneiras do turismo rural no Brasil. São 23 apartamentos, e além da comida campeira, a fazenda promove cavalgadas, caminhadas, pescarias e outras atividades.
Fica a 50 km da cidade, por asfalto, no sentido São Joaquim.

Consultar disponibilidade para reservas.

Reserva Faldum Pousada de Montanha

Reserva Faldum Pousada da Montanha
Foto: Divulgação Reserva Faldum

A Reserva Faldum oferece belíssimas paisagens, com lagos, campos e araucárias. A reserva é lar de inúmeras espécies de pássaros e mamíferos, em especial aos papagaios Charão e de Peito Roxo.

No local funciona uma linda pousada integrada a natureza. A reserva oferece trilhas ecológicas, observação de pássaros, passeios de canoa pelo lago e deliciosas comidas serranas.

Fica a 6 km de urupema, no sentido Lages.
Mais informações no site oficial da Reserva Faldum

Dicas gerais sobre Urupema

Leve dinheiro – A maioria dos estabelecimentos comerciais de Urupema não aceitam cartão e a cidade só conta com caixas eletrônicos da Caixa e do Banco do Brasil.
Leve agasalhos – Nem precisa dizer mais nada. Considere que vai visitar a cidade mais fria do Brasil.

Conheça outros destinos da Serra Catarinense

O que fazer em Urubici

O que fazer em Bom Jardim da Serra

O que fazer em Lages

O que fazer em São Joaquim

VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE. Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here