Trilha do Morro do Macaco – Bombinhas

A Trilha do Morro do Macaco é a mais bonita de Bombinhas, pela belíssima vista que oferece.

Morro do Macaco - Bombinhas
  Por Jair Prandi
 

A Trilha do Morro do Macaco é considerada a mais bonita de Bombinhas, pela belíssima vista que oferece.

A trilha que começa no Canto Grande leva ao topo de uma montanha que oferece diversos mirantes. Lá do alto se tem vistas de várias praias de Bombinhas: Praia da Conceição, Canto Grande, Mariscal, Quatro Ilhas, Morrinhos e Zimbros.

Não é uma trilha longa, porém se torna cansativa por ter seu trajeto inteiro de subida. Saiba como é e como chegar até a trilha do Morro do Macaco, em Bombinhas.

Conheça todas as praias de Bombinhas

Como chegar à trilha do Morro do Macaco

O início da trilha fica no final da praia no Canto Grande, no Mar de Dentro. Basta seguir até a Rua jequitibá (última rua da praia) e ir até o final dela, que fica próximo ao trapiche.

Mirante da trilha do Morro do Macaco
Mirante da trilha do Morro do Macaco

Deixa seu carro por lá, e siga à esquerda pela areia por 30 metros até umas grandes pedras. Lá encontrará a placa que indica o início da trilha. Ela começa por um corredor, entre duas construções.

O ponto inicial da trilha, no final da praia de Canto Grande fica a 10 km do início da praia de Bombas, para quem está chegando em Bombinhas. Há dois caminhos diferentes: Por Bombinhas – Mariscal, ou pelo acesso à praia de Morrinhos.

Trilha do Morro do Macaco

A trilha tem aproximadamente 1,2 km de extensão e leva-se de 30 a 40 minutos para subir. Como todo o trajeto é de subida, em alguns pontos bem íngreme, torna-se cansativa. Porém, depois, a descida, é bem mais tranquila.

Início da trilha do Morro do Macaco
ponto inicial da trilha

O ponto de partida, no final da praia de Canto Grande é o mesmo da Trilha da Tainha. A 200 metros depois do início da trilha há uma bifurcação. À da esquerda leva ao Morro do Macaco e a da direita, à praia da Tainha.

Trilha do Morro do Macaco
Primeira parte da trilha, no meio da mata entre grandes pedras

A trilha começa por um trecho em meio ao mato e vai até a metade dela. Na segunda metade não há mato, apenas vegetação de média altura e o sol começa a castigar. A dificuldade da trilha é de grau médio, pela subida íngreme e por ter trechos escorregadios, com areia solta, pedras e terreno irregular.

Trilha do Morro do Macaco - Bombinhas
Trechos mais íngremes com areia solta

Em alguns pontos há trilhas secundárias que foram fechadas em trechos degradados em decorrência dos processos erosivos.

Mirante do Morro do Macaco - Bombinhas
Primeiro mirante do Mar de Dentro

A vista lá do alto é fantástica e recompensa o esforço. São 191 metros de altitude, com vista panorâmica em 360°. Lá do alto dá para visualizar várias praias de Bombinhas e até mesmo de municípios vizinhos, como Governador Celso Ramos.

Pedra do Morro do Macaco
Pedra do Morro do Macaco (ponto mais alto)

Existem 3 mirantes lá no alto. O primeiro fica ao lado da trilha, na chegada, que oferece vistas para o mar de dentro. O segundo é o principal, e mais alto, com vistas 360°. O terceiro é voltado mais para praia da Conceição.

Morro do Macaco - Vista da Praia da Conceição
Praia da Conceição vista do morro

Dizem que o pôr do sol visto do mirante é fantástico, porém fomos pela manhã e preferimos as vistas com o sol alto, quando as vistas ficam com melhor nitidez.

Parque Natural Municipal do Morro do Macaco

O Parque Natural Municipal do Morro do Macaco foi criado em 2009 e hoje toda a área do morro é uma unidade de conservação. É uma grande área que oferece diversos mirantes naturais e locais com vistas panorâmicas.

Praias do canto Grande e Mariscal, vista do mirante direito

Os destaques ficam para o topo do Morro do Macaco (191m – visita gratuita) e para o Mirante Eco 360º (218m – visitação paga). O Mirante Eco 360º tem acesso pela estrada da praia da Tainha, com trilha de apenas 200m.

Mirante 360
Mirante 360 graus, com acesso pela estrada da praia da Tainha

Conclusão

O mirante do Morro do Macaco é uma atração imperdível em Bombinhas. Mesmo que você não seja adepto de trilhas, vale muito a pena fazer um esforço, pela vista que o mirante proporciona.

Mais sobre Bombinhas e região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here