Pedra Azul e Rota do Lagarto: Domingos Martins ES

Pedra Azul - ES
  Por Jair Prandi
 

Pedra Azul é uma das principais atrações turísticas do Espírito Santo. A região de Domingos Martins é repleta de belezas naturais, além de charmosas rotas como a Rota do Lagarto, com pousadas e restaurantes aconchegantes.

O cartão postal “Pedra Azul” é uma formação de granito com 1.822 m de altitude. A montanha rochosa adquire uma coloração azulada e esverdeada, conforme a movimentação da luz solar.

Além da natureza maravilhosa do local, tem os estabelecimentos requintados da Rota do Lagarto, que lembram muito a Serra Gaúcha. A estradinha de 8 km é repleta de pousadas charmosas, além de cafés e restaurantes aconchegantes.

Neste post iremos mostrar como são as trilhas do parque estadual da Pedra Azul, além de mostrar os pontos de interesse da Rota do Lagarto em Domingos Martins ES.

Imagem aérea da Pedra Azul
Pedra Azul e Pedra das Flores (imagem drone)

Pedra Azul e Rota do lagarto

Navegue por este post

Onde fica a Pedra Azul: Como chegar

Existe a cidade de Pedra Azul MG, que fica no Vale do Jequitinhonha, no Nordeste de Minas Gerais. Mas é da Pedra Azul do Espírito Santo que estamos falando.

O Parque Estadual da Pedra Azul fica no distrito de mesmo nome, que pertence ao município de Domingos Martins ES, situado a 50 km de distância da cidade. Porém, a cidade de Venda Nova do Imigrante é a mais próxima do parque, localizada a 17 km.

Como chegar na Pedra Azul em Domingos Martins ES

Pedra Azul ao longe vista da BR-262 para quem vem de BH

O principal acesso é pela rodovia BR-262 que liga Vitória a Belo Horizonte. Vitória fica a 103 km, enquanto Belo Horizonte fica a 425 km. O acesso de 2 km da BR-262 até o parque é feito pela Rota do Lagarto, uma charmosa estradinha turística.

Para quem chega de avião por Vitória e quiser conhecer a Pedra Azul, recomendamos alugar um carro. Não é uma boa ideia ir de ônibus e depois ficar a pé por lá.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Parque Estadual da Pedra Azul

O parque abriga um dos mais importantes cartões postais do Espírito Santo, a Pedra Azul com seus 1.822 metros de altitude. Ao lado dela fica a Pedra das Flores, com 1.909 metros. Outro ponto interessante é a Pedra do Lagarto que fica grudada à Pedra Azul.

Parque estadual Pedra Azul - Espírito Santo
Parque estadual Pedra Azul – Portão do posto avançado

Além do monumental conjunto rochoso, o parque é rico em vegetais como orquídeas, bromélias, e árvores nobres, com cedros e ipês. Há também várias espécies de animais que habitam o parque, além de cachoeiras e piscinas naturais, aliados ao clima úmido da região que é considerado um dos melhores do mundo.

Visitação ao Parque Estadual da Pedra Azul

De carro você chega até o portal do parque, que oferece estacionamento e uma cafeteria. Neste ponto já se consegue tirar boas fotos da Pedra Azul.

Entrada do Parque estadual Pedra Azull
Entrada do Parque estadual Pedra Azull

A partir daí é preciso caminhar por uma estrada de terra que leva até o posto avançado. Esta estrada tem 800m de extensão e é quase toda uma subida. O acesso de carro é permitido somente aos funcionários.

Pedra Azul - Espírito Santo
Estrada trilha que liga o portal ao posto avançado

O posto avançado possui um centro de visitantes, com guarda parques e uma estrutura com banheiros. Abre à visitação de terça a domingo, das 08h às 17h (é fechado nas segundas).

A visitação é gratuita e as trilhas são liberadas, não sendo necessário fazer agendamentos. Basta chegar e preencher um termo de responsabilidade. Mas atenção! Tivemos informações que estão sendo permitidas somente 150 pessoas por dia nas trilhas, então, em época de férias, chegue cedo!

Telefones para informações: (27) 3248-1156 / (27) 99846-3489

Voltar ao índice

Trilhas na Pedra Azul ES

Mapa das trilhas da Pedra Azul
Mapa das trilhas da Pedra Azul

A partir do posto avançado, há quatro trilhas dentro do parque: Trilha das piscinas, do mirante, do lagarto e da base. Na verdade, as trilhas são todas conectadas e podem ser percorridas em conjunto, formando um roteiro circular.

No nosso mapa acima, você pode observar e ter uma noção exata da localização dos pontos de interesse e por onde passam as trilhas.

Trilha das piscinas naturais

Trilha das piscinas naturais da Pedra Azul
Trilha das piscinas naturais da Pedra Azul

Esta é a trilha mais legal da Pedra Azul, em Domingos Martins. É preciso fazer quase uma escalada na pedra. A subida só é possível com a ajuda de uma corda que fica fixa no local, presa em estacas metálicas, cravadas na pedra.

Piscinas naturais da Pedra Azul
Piscinas naturais

Após a exaustiva subida chega-se às corredeiras e piscinas naturais. Elas se formam numa parte lateral de altura intermediária da Pedra Azul. No local é permitido tomar banho nas áreas que se formam as piscinas.

Trilha das piscinas naturais da Pedra Azul
Parte mais legal da trilha, com ajuda de corda

Em dias de chuva os guardas parque fecham esta trilha devido ao perigo de trombas d’água, pois o local torna-se perigoso. Subi em um dia em que estava ameaçando chover, com isso não tomei banho nas piscinas, mas subi até as corredeiras.

Considere demorar de 02h30h a 03h ida e volta, se for tomar banho.

Trilha da Base da Pedra Azul e Lagarto e Mirante

Base da Pedra Azul
Trilha que passa pela base da pedra

Esta trilha é bem mais tranquila. Apenas o primeiro trecho é de subida, um pouco mais puxado. O restante é plano, de descida, e quase todo o percurso é pela sombra da mata.
As principais atrações desta trilha são as vistas aos pés da pedra gigante. Para percorrer esta trilha leva-se entre 01h e 01h30 ida e volta.

Trilha da Pedra Azul completa

Para fazer o circuito inteiro a distância é de aproximadamente 2 km. Porém há trechos de subida e quase escalada na pedra. Fiz a trilha completa em menos de 2 horas, porém não entrei no rio, mas subi a rocha pelas cordas, que considero a parte imperdível de todas as trilhas da Pedra Azul.

Para fazer o percurso completo, com calma e tomar banho nas piscinas naturais, reserve uma manhã ou uma tarde. Não esqueça de levar roupa de banho, lanche, água e protetor solar.
Atenção! O acesso às trilhas é de 08h às 14h30.

Escalada ao Pico da Pedra Azul

Pico Pedra Azul - ES
Parte inicial da escalada, antes das piscinas naturais

É possível subir ao pico da Pedra Azul, sem ter experiência, porém é preciso estar com um bom preparo físico. Este passeio leva o dia todo e só é liberado com a companhia de um guia local, experiente, pois há trechos onde há necessidade do uso de equipamentos.

Para fazer a escalada ao pico, entre em contato com um guia local um dia antes. O acesso à via de escalada é das 06h às 09h horas e o limite é de 28 pessoas por dia, sendo 20 agendadas e 8 livres.

Bosque de cerejeiras Kaoru Kumazawa

Bosque das Cerejeiras
Foto: Alcinete Franco Pereira Carneiro

O Bosque das Cerejeiras fica à direita da estrada, um pouco antes do posto avançado. Em 2008 foram plantadas várias cerejeiras em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Pena que elas ficam floridas poucos dias no ano.

Não há uma data precisa para sua floração, que acontece entre o final de julho e início de agosto.

Voltar ao índice

Rota do Lagarto

A Rota do Lagarto é uma estradinha turística pavimentada, com 8 km de extensão, que circunda a Pedra Azul. Seu percurso desvenda belíssimas paisagens. Além disso, em suas imediações se instalaram charmosas pousadas e restaurantes.

Rota do Lagarto
Belíssimo cenário da Rota do Lagarto

A Rota do Lagarto inicia no km 89 da BR 262, em frente à Casa do Turista de Pedra Azul. Termina na conexão com a rodovia ES-164.
Conheça as principais atrações da rota:

Casa do Turista, pousada Peterle e restaurante

Logo no início da Rota do Lagarto fica a Casa do Turista, local de atendimento e informações sobre a rota e a Pedra Azul. No local há um termômetro e também o letreiro “Eu Amo Pedra Azul”.
Funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Em sua frente fica a Pousada Peterle, uma bela pousada em estilo rústico, onde as acomodações foram construídas com tronco de eucalipto. Em sua frente fica o restaurante de mesmo nome, todo construído em pedra.

Pousada Pedra Azul

Lago Negro - Pousada Pedra Azul
Lago Negro e o belo visual da pedra ao fundo

A Pousada Pedra Azul se tornou um importante ponto turístico e um dos cartões postais da região. Na pousada há um lago negro que proporciona um dos mais belos cenários com a Pedra Azul de fundo. Local imperdível para fotos.

Além do lago a pousada possui belíssimos jardins e até uma cachoeira, formada pela água que desce do lago. Além de pousada funciona um café no local, e o acesso aos jardins é liberado, mesmo para quem não tiver hospedado, havendo consumo no café.

Portal da Pedra Azul

Portal da Pedra Azul
Portal da Pedra Azul e área de estacionamento

No quilômetro 2 da Rota do Lagarto fica o portal do parque estadual da Pedra Azul. Do local já se tem uma vista fantástica da gigantesca pedra. Há uma bela construção de madeira, um café, o estacionamento, e o portão de acesso ao PEPAZ – Parque Estadual da Pedra Azul.

Do portão ao lado inicia a caminhada para o posto avançado, de onde saem as trilhas, como já explicamos acima. Ao lado do portão há uma loja de chocolates da Lugano, tradicional marca de chocolates de Gramado. Logo ao lado fica a bela pousada Recanto da Pedra.

Fjordland cavalgada ecológica

Fjordland Cavalgada Ecológica
Imagem de divulgação do Fjordland

Logo à frente fica o Fjordland, onde acontecem as Cavalgadas Ecológicas com vistas para a Pedra Azul. Os passeios guiados são realizados em magníficos cavalos noruegueses da Raça Fjord.

Mesmo para quem não for fazer o passeio a cavalo no Fjordland, vale a pena a visitação. No local há um café e uma casa de doces, com uma vista belíssima, além de ser possível visitar o estábulo, onde ficam os belos animais.

Vilarejo na Rota do Lagarto

Rota do Lagarto - Espírito Santo
Belíssima vista da pedra a partir do vilarejo

Chegando na metade da rota há um vilarejo muito charmoso onde se concentram alguns restaurantes e pousadas. Lá estão a Salumeria Delicatessen, o restaurante Don Due, o Café da Fazenda e a pousada Ter-Fiore.

Final da Rota

A parte final da estrada turística Rota do Lagarto é repleta de pousadas, restaurantes e até uma cervejaria. Os estabelecimentos possuem belíssimos jardins e ornamentos.

Lá estão as pousadas Rabo do Lagarto, Vale da Mata e Chácara Vó Cota. Tem os restaurantes Marrieta, Tuia gastronomia, Venda da Rota, Taruira, Casa Chef Ari e Blu Gelatos, Ateliê do Chocolate, além da cervejaria Azzurra.

Voltar ao índice

Onde ficar em Pedra Azul e Rota do Lagarto

O entorno da Pedra Azul e da Rota do Lagarto conta com excelentes alternativas de pousadas. Todas são integradas à natureza da montanha, muitas delas com vista para o maciço rochoso da pedra Azul.

A maior parte das opções de hospedagem são de padrão médio ou alto. Mas nos arredores há também opções econômicas, especialmente em Venda Nova do imigrante.

Confira algumas das melhores opções, em variados níveis de preço:

Pousada Rabo do Lagarto – Nota: 9,5 – $$$$

Pousada Rabo do Lagarto
Foto: Divulgação da pousada

A pousada de campo Rabo do Lagarto é a mais luxuosa da Rota do Lagarto. Possui ambientes exclusivos, muito bem decorados, com lareira, banheira de hidro massagem e todo o conforto.

Pousada Pedra Azul – Nota: 8,5 – $$$

Pousada Pedra AzulA charmosíssima Pousada Pedra Azul é decorada com móveis rústicos em ambiente aconchegante. Seu restaurante é aberto, inclusive a quem não está hospedado.
Uma das partes mais charmosas desta pousada são seus jardins e o Lago Negro com a pedra de cenário de fundo e uma cachoeira ao lado da piscina.

Pousada Peterle – Nota: 8,5 – $$

Pousada Peterle
Foto: Divulgação da pousada

Localizada na estrada da Rota do Lagarto, a pousada Peterle apresenta um estilo rústico, com suas cabanas construídas num misto de troncos de madeira e pedra. Conta com restaurante anexo e fica a 2 km do parque.

Hotel Esmig – Nota: 7,7 – $

Hotel em Venda Nova do Imigrante
Foto: Divulgação do hotel

O hotel Esmig é uma opção econômica, localizado na cidade de Venda Nova do Imigrante. Oferece boas instalações e um variado café da manhã. É uma ótima alternativa para quem busca economia e quer conhecer a região.

Além das alternativas acima, há muitas outras pousadas na região, tanto na cidade como no interior. Escolha sua hospedagem entre dezenas de hotéis e pousadas na região.
Voltar ao índice

Outros destinos da região

Se você pretende esticar seu passeio por outros destinos interessantes desta região do Espírito Santo, temos algumas recomendações:

Pico da Bandeira – São 135 km para chegar por Alto Caparaó (lado mineiro), que dá acesso à trilha que leva ao pico da terceira montanha mais alta do Brasil.

Saiba tudo sobre a trilha do Pico da Bandeira

Gruta do Limoeiro – Castelo – a principal gruta do Espírito Santo é aberta a visitação e se localiza a apenas 39 km da pedra Azul.

Saiba mais sobre a Gruta do Limoeiro

Cachoeiro de Itapemirim – O município, que fica a 75 km, possui belas formações rochosas de grande beleza, como o Pico Itabira, a Pedra da Ema e a Pedra do Frade e da Freira, além de atrações urbanas.

Saiba o que fazer em Cachoeiro de Itapemirim

Guarapari – O principal destino de praias do espírito Santo fica a 110 km da Pedra Azul. Lá estão as mais belas praias do estado, recortadas por enseadas e formações rochosas.

Conheça as praias de Guarapari


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

18 COMENTÁRIOS

  1. Adorei seu blog! As i formações são muito úteis e num formato de fácil entendimento. Tenho uma casa bem próxima à Pedra Azul woe alugo pelo Airbnb. Gostaria de divulgar seu blog a eles. De que forma eu posso fazer isso sem ferir os direitos autorais?

    • Olá, Vera! Infelizmente estamos divulgando somente hospedagens que estão no Booking, que é nosso parceiro.

  2. Olá amigo.
    Gostaria de saber se existem serviços de aplicativos de transporte nessa região, para facilitar o deslocamento entre esses pontos? Ou será melhor alugar um carro pra desbravar esse roteiro?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here