Trilha do Gravatá – Florianópolis

A trilha do Gravatá leva a belíssima praia do Gravatá, escondida no costão entre as praias da Joaquina e Mole, em Florianópolis.

Trilha do Gravatá - Florianópolis
  Por Jair Prandi
 

A trilha do Gravatá leva a belíssima praia do Gravatá, escondida no costão entre as praias da Joaquina e Mole, em Florianópolis.

Este pequeno pedaço do paraíso é desconhecido até mesmo por muitos moradores de Florianópolis. A pequena praia é cercada por belíssimos costões e áreas de gramados naturais.

A praia é acessível somente por trilha ou barco e há somente dois barracos de pescadores no local. Além da praia, a trilha leva à ponta do Gravatá e seu belo conjunto de pedras, e à Pedra do Urubu, de onde se tem uma vista de 360° de várias praias.

Saiba agora como é e como chegar a trilha do Gravatá, em Florianópolis!

Pedra do Urubu - Gravatá - Florianópolis
Topo da Pedra do Urubu e a praia Gravatá ao fundo

Como chegar à trilha do Gravatá em Florianópolis

O início da trilha fica junto á rodovia SC-406, estrada asfaltada que liga o bairro retiro da Lagoa (Lagoa da Conceição) e a praia Mole.

Quem vem do centro, deve atravessar a lagoa e ir até o final da Avenida das Rendeiras. Encontre um lugar para estacionar seu carro por lá, pois no ponto de acesso à trilha, não tem acostamento na rodovia.

Início da trilha do Gravatá
Início da trilha do Gravatá

Siga caminhando pela subida de acesso à praia Mole. São 550m do cantinho da lagoa até o início da trilha. Fica junto a uma rampa de concreto e há uma placa indicando a trilha no local.

Leia também: O que fazer em Florianópolis: Praias e pontos turísticos

Trilha do Gravatá

A trilha começa com uma subida forte com 300m de extensão, mas ao chegar ao topo do morro se torna tranquila. Para chegar à praia do Gravatá são 1,4 km, porém, considere 3 km de ida e volta para visitar as outras atrações.

Trilha do Gravatá
Parte inicial da trilha

A trilha é conhecida também como Caminho dos Pescadores. Considerando ainda que não há onde deixar o carro no início da trilha, considere caminhar mais de 4 km no total.

Mirante praia Mole e rampa de voo livre

Logo no início da trilha, após a subida, chega-se a uma área aberta toda gramada. Esta área funciona tanto como mirante da Praia Mole e Galheta, como também, é uma rampa de voo livre com parapente.

Mirante da Praia do Mole
Mirante da Praia do Mole e rampa de voo livre

Praia do Gravatá

Gravatá é um tipo de planta espinhosa, também conhecida como Caraguatá. Esta planta que é comum no morro e nas proximidades da praia, que deu o nome a ela.

A praia do Gravatá é pequena, tem apenas 75 metros de extensão. Porém é emoldurada por um belíssimo cenário, com águas esverdeadas, entre belas formações rochosas e gramados naturais.

Praia do Gravatá - Florianópolis
vista a partir da trilha, já próximo à praia

A praia é praticamente deserta. Há somente dois barracos de pescadores no local. Por não possuir acesso por estrada, é uma praia desconhecida até mesmo pela maioria dos moradores de Florianópolis.

Praia do Gravatá - Florianópolis

Costão da Ponta do Gravatá

Junto à praia e logo depois dela há um costão belíssimo. Enormes pedras formam um cenário fantástico entre o verde da vegetação e o mar. Do alto do costão é possível avistar as Praia da Joaquina e Praia Mole.

Ponta do Gravatá - Florianópolis
Belo costão da Ponta do Gravatá

O local é eventualmente utilizado por praticantes do Slackline que atravessam de um lado ao outro, com aproximadamente 100 metros de distância. No dia em que fomos havia alguns praticantes no local.

Slackline na Ponta do Gravatá - Florianópolis
Praticantes de Slackline na Ponta do Gravatá

Pedra do Urubu

Para chegar á Pedra do urubu é preciso fazer um desvio por uma bifurcação da trilha. Fica no meio do caminho da trilha principal, no topo da montanha. E tem um Urubu que morá lá mesmo!

pedra do Urubu - Trilha do Gravatá
Pedra do Urubu e a Lagoa da Conceição ao fundo

Do alto da pedra se tem uma vista espetacular de 360°. Dá para ver grande parte da Lagoa da Conceição, as praias do Gravatá, Mole e galheta, além de parte do norte da ilha.

Onde se hospedar

Esta praia fica em uma área preservada e não possui alojamentos, porém, há boas pousadas na área próxima ao acesso à trilha. Confira duas boas opções de hospedagem:

Informações gerais da trilha do gravatá

Nível de dificuldade: fácil.
Atrativos: Mirantes, praia, costão e mata Atlântica.
Distância: 1,4 km. Considerar mais de 4 km o percurso completo.
Tempo: 30min para ir e 1,5 horas ida e volta com paradas.
Como chegar: Deixar o carro no canto da Lagoa da Conceição e seguir a pé até o início da trilha.
O que levar: Chapéu, óculos de sol, protetor solar, câmera fotográfica traje de banho e toalha (se for entrar na praia).

Mais sobre Florianópolis:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here