A Gruta do Limoeiro é uma atração turística da cidade de Castelo, no Espírito Santo, destaque natural, geológico e histórico.

O interior da caverna é considerado o mais importante sítio arqueológico da pré-história do Espírito Santo. Além disso, a Gruta do Limoeiro se destaca no cenário natural por sua formação geológica e beleza.

Considerada a mais importante gruta do estado, possui vários salões internos e belas formações rochosas de calcário. Em seu interior foram encontrados vestígios de presença humana datados de mais de 5000 anos.

Gruta do Limoeiro - Castelo

História da Gruta do Limoeiro

A história do local começou em 1935, quando uma professora encontrou ossos e objetos cerâmicos na gruta.

Um estudo mais detalhado só aconteceu em 1979, quando o arqueólogo Celso Perota, começou iniciou uma pesquisa no local. Em suas escavações, encontrou 11 esqueletos. As pesquisas científicas revelaram que tinham cerca de 4.500 anos.

Depois disso, em 1984, a gruta do Limoeiro foi tombada como Patrimônio Histórico do Espírito Santo, considerada um sítio arqueológico.

Gruta do Limoeiro

Entrada da Gruta do Limoeiro
Entrada da gruta

A entrada da gruta fica na encosta de um morro, acessível através de uma trilha curta, de apenas 150 metros. Um grande paredão de cor avermelhada se destaca em meio ao verde da vegetação local.

Gruta do Limoeiro - ES
Parte inicial da caverna

Próximo à boca da caverna há uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, onde os devotos costumam rezar. Ainda na parte externa, outra atração é a Pedra do Sino, assim nomeada pelo seu formato e pelo som que produz. Porém, não é mais permitindo bater na pedra.

Gruta do Limoeiro - Espírito SantoA gruta não é iluminada, porém, durante a visitação, que é monitorada por um guia, inclui a lanterna. No início há algumas passarelas de madeira, mas a maior parte do trajeto se faz pelo chão da caverna.

Visita à Gruta do Limoeiro
Uma das passagens estreitas da caverna

Há vários salões que podem ser visitados. Alguns deles com passagem estreita e com pouca altura, sendo necessário se abaixar para passar. As formações a estrutura das rochas calcárias são bem variadas.

A presença de morcegos é bem comum, durante nossa visita tivemos a oportunidade de observa-los bem de perto.

Gruta do Limoeiro
Observando os morcegos de perto

Como chegar Gruta do Limoeiro

A gruta fica a 15 km do centro da cidade de Castelo. O acesso é pela rodovia ES-166 que liga Castelo a Venda Nova do Imigrante. No local há placa sinalizando e há um trecho de apenas 300 metros da rodovia até o centro de visitantes.

Visitação á gruta

Hoje a gruta do Limoeiro é administrada pela prefeitura do município de Castelo. Conta com centro de visitantes, onde há exposições que contam a história da gruta.

Acesso a Gruta do LimoeiroAs visitas são monitoradas por guias capacitados que acompanham o visitante durante todo o passeio. O visitante recebe capacete e lanterna e o guia conta a história e fatos curiosos da gruta, durante ao passeio.
No centro de visitantes há uma lojinha, chamada de “Paiol da Gruta” e banheiros.

Centro de visitantes da Gruta do LimoeiroFuncionamento: De terça a domingo, das 9 às 16 h.
Visita individual ou pequenos grupos: Não é preciso agendar.
Para grupos de 20 pessoas ou mais, é preciso fazer o agendamento pelo telefone: (28) 99986 1542.

Conheça outros do Espírito Santo nas redondezas

O que fazer em Cachoeiro de Itapemirim

Praias de Marataízes

Gruta Azul e Rota do Lagarto

Pedra do Frade a Freira


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here